O que é uma marca portuguesa? É um artigo desenhado em Portugal? É um artigo feito em Portugal? E se for desenhado por um português e feito por um chinês? E se for desenhado por um chinês e feito por um português? E se for desenhado por um português feito por um chinês e o patrão for um alemão?
Afinal o que é um artigo português? O vinho do porto é português?
De facto, nos tempos que correm, é difícil dizer o que é 100% de algo.... (desde a matéria prima, ideia, energia, mão-de-obra, ...) Mas pronto, a ideia é indicar marcas e modelos que mais promovam a nossa economia.... Assim sendo, talvez indicando marcas/modelos cuja maior mão-de-obra seja portuguesa seja um bom ponto de partida....
Voltamos ao mesmo? O que é português ou não é português :-) Mencionei algumas, de muitas, com produção em Portugal, que para a discussão penso que era o que interessava: "Que marcas "ajudam" mais a economia portuguesa?" OLI tem produção em Aveiro.
Oli tem a sua sede em aveiro a sua produção em mecanismos de descarga bem como autclismos em plastico e totalmente nacional,,, tem uma parceria com o grupo fondital (italiano) que para alem de expandir a nossa marca alem fronteiras cria novos desafios a empresa num constante desenvolvimento e investigaçao continua,
eu so falo daquilo que sei e tenho absooluta certeza... oli e 50%portuguesa e 50%do grupo fundital,,, para alem do presidemte do conselho de admininstraçao ser o filho do fundador da oli... os autoclismos oli sao bem portugueses,,,
lol tornasse engraçado a ignorancia mas nao vale a pena,,,continue entao a fazer bons comentarios e boas compras sempre em italiano para ver se ainda me pagam o subsidio de natal
Estas pessoas agradeceram este comentário: maria carolina
para uma informação mais detalhada o empresa oli criou em italia uma outra empresa cm o nome oliver e essa sim sob a gestao da fundital,,, qualque escarecimento extra passa por uuma pesquisa em qualquer motor de busca
obviamente qu eo grupo fundital tem umpresidente so nao percebo kual a duvida quando ja lhe referi que a empresa OLI TEM 50%DO CAPITAL..nao perceb o que o presidente o grupo tem haver directamente com a oli sendo esta uma empresa com dois soxios um portugues outro italiano,,,enfim,,, se dix que e italiana pois bem
Em relação a produtos portugueses convém definir bem o que se entende por produtos nacionais.
Temos de ter em atenção que o nosso país não é rico em materiais primas, logo muita da base de produção é importada. Logo produtos 100% nacionais são muito poucos. Mas não vejo como um drama. Com a globalização generalizada há muito poucos produtos em todo o mundo que sejam exclusivamente de um único país.
Por exemplo, o Magalhães. Todos sabemos que os componentes são estrangeiros. Mas têm fábrica de assemblagem em Portugal, tem operários em Portugal que recebem o seu ordenado cá e contribuem para os impostos da nação. Claro que seria excelente que tudo fosse produzido cá, mas não sendo é preferível ter uma parte da cadeia de valor a dar rendimentos a Portugal.
Para mim produtos nacionais são os que as empresas que tem empregados e pagam impostos em Portugal.