Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 41

    Colocado por: bcoolQuer dizer abrir uma entrada de modo a que o ar siga o seu curso natural pela chaminé para a rua?

    Não.
    Fazer entradas de ar na hotte em baixo e saída em cima. Assim por convecção vai aquecer mais ar e arrefecer a hotte e o recuperador

    São aquelas grelhas nas laterais
    Estas pessoas agradeceram este comentário: bcool
    •  
      bcool
    • 30 outubro 2010

     # 42

    Ok! agora entendi. :P

    Acho que o ar já entra junto à parte superior do recuperador, embora só tenha uma grelha de saída ao centro. Vou ver se arranjo uma foto para por aqui...
    BC
  2.  # 43

    Valter Ferreira

    A lã de rocha não se devia ver, como já foi dito por muitos que já tiverem problemas.
    Se for só nessa zona até pode conseguir tapar, mas quem fez esse "lindo" trabalho deve ter feito pior lá para baixo. Tente tirar uma foto para se ver como está por baixo.
    E aí de lado não tem grelhas para entrar o ar? deveria ter, mas dá mais rendimento mas cuidado porque vai libertar mais pó.

    Em Relação ao cheiro é da tinta a pára depois de queimar bem. Há um cheiro inicial que é tb do oleo da conduta de fumos, mas esse passa ao fim de uma hora.
    Mas se tiver lá de rocha encostada ao recuperador e não for de mto boa qualidade pode cheirar a queimado para sempre ou melhor até a tirar.

    Cuidado que se o recuperador, se estiver todo forrado com lã e se o carregar bem com lenha ele pode aquecer demais e facilmente começa a danificar as costas e o deflector.

    A marca parece ser Ferlux

    O sr. Paramonte é que vez bem... cortou o mal pela raiz. Na verdade as salamandras aqueçem muito, (mesmo as de má qualidade) porque todo o calor é libertado.

    Enquanto nos recuperadores mal instalados tampam o calor todo com lã de rocha e perde-se muito calor. Por isso se deve isolar com ar em convecção. Repare que se libertar muito calor a sala aquece mais a acaba por colocar menos lenha, e só por isso já o calor é menos dentro da hotte.

    Bem mas já vi bem piores que o seu !
  3.  # 44

    Colocado por: bcoolOk! agora entendi. :P

    Acho que o ar já entra junto à parte superior do recuperador, embora só tenha uma grelha de saída ao centro. Vou ver se arranjo uma foto para por aqui...
    BC


    Colocado por: bcoolOk! agora entendi. :P

    Acho que o ar já entra junto à parte superior do recuperador, embora só tenha uma grelha de saída ao centro. Vou ver se arranjo uma foto para por aqui...
    BC


    Entra por cima do recuperador ? humm duvido !

    Por ai deve ser a saída de ar para a sala e não a entrada para a hotte, a não ser que tenham colocado uma rede por cima do recuperador.

    Essa asneira de colocar só uma grelha é o mais normal que há.

    Bem se calhar pode pode ter uma entrada de ar exterior agente é que não a vê :-)
  4.  # 45

    Colocado por: Jorge Santos - FaroBem se calhar pode pode ter uma entrada de ar exterior agente é que não a vê :-)

    Deve pois...:)
    O instalador que fez aquele serviço com a lã de rocha ia mesmo se lembrar de colocar uma entrada de ar exterior...
    É que é tão fácil fazer bem, que não percebo como fazem sempre os mesmo erros os instaladores.
    •  
      bcool
    • 31 outubro 2010 editado

     # 46

    Devo dizer que o recuperador foi adaptado a uma lareira existente, não estando de forma alguma "estanque".

    De facto existe uma abertura com cerca de 3cm ao longo de toda a largura do recuperador (linha amarela na imagem).

    Entretanto estive a pensar e em alternativa à fita de alumínio, que pode sempre descolar, estou a ponderar colocar uma linha de massa refractária ao longo da junção da lã de rocha com a parede, ou então mandar cimentar as verguinhas (linhas vermelhas) que estão a suportar a lã de rocha, neste caso usando cimento refractário suponho, criando um tecto isolando completamente a lã...

    Parecem soluções válidas?
    Cumprimentos,
      lareira.jpg
  5.  # 47

    Quando se diz estanque no caso, é a ligação do tubo de fumos à chamine...
  6.  # 48

    E ja tirou a foto que referi ?

    Meta a maquina na grelha e fotografe para baixo e para cima para ver com está a lã colocada em baixo e em cima.
    EU aposto que não é só aqui que está um nojo.

    A massa refractária não serve para esse fim ou usa gesso com ou fita de alumínio de boa qualidade.

    Note que já deve ter fite em outra zona das uniões das placas e não vai colocar cimento nessas juntas pois não ?
    •  
      bcool
    • 31 outubro 2010 editado

     # 49

    Acabei de o fazer :)

    A parte que queria cimentar era esta:
    tecto
    E se for com cimento normal? qual o problema do cimento?

    O interior está assim:
    interior
      DSCF0010.JPG
      DSCF0004.JPG
  7.  # 50

    Eu já estou a ver de onde vem e vira sempre o odor.Vai ter que tirar o recuperador.Penso eu...Isto nem é nem deixa de ser.
  8.  # 51

    Esta instalação até quase não tem lã de rocha...o cheiro não é da lã de rocha...
    •  
      bcool
    • 31 outubro 2010 editado

     # 52

    Colocado por: goldocEsta instalação até quase não tem lã de rocha...o cheiro não é da lã de rocha...

    Eu não tenho cheiros :) Penso que esse era o problema do Valter Ferreira que abriu o tópico...

    Foi a discussão em torno da lã de rocha que me despertou a curiosidade de ver como estava o meu, e de facto há pontos onde ela não tem a película de aluminio, nomeadamente nas extremidades e junções com a parede.

    Relativamente a cimentar a parte com ferros, qual seria o inconveniente?
    BC?
  9.  # 53

    Se não tem cheiros...devia ter quando muito quente.quanto ao cimentar a aparte com ferros não tem problema desde que o la consiga segurar.o gesso seria melhor com sisal para lhe dar estabilidade.resiste melhor ao calor.se colocar cimento deite um pouco de sal para não estalar.Continuo a não entender como naõ tem odores quando muito quente...ainda bem para si.Deveria sentir um odor a fumo.
  10.  # 54

    Colocado por: bcool
    Eu não tenho cheiros :) Penso que esse era o problema do Valter Ferreira que abriu o tópico...
    BC?


    Como não tem cheiros ? Tem que ter, pois esses restos de resina deita um fedor que tresanda ...

    A não sei que o calor e o seu cheio se escape em volta dessa armação em lã de rocha e sendo assim não lhe sai calor algum pela abertura frontal.

    E tal como eu esperava não vedaram com a fita a lã de rocha, ou seja está mala aplicada, quem instalou isso é um criminoso, ou então apredeneu com um criminoso.

    For alguma firma de lareiras não me parece, deve ter sido feito por algum ajudante de servente :-)

    Bem agora se quer fazer bem tem que tirar tudo para fora, raspar e escovar esse fumo todo e depois barrar tudo com gesso até desaparecer o cheiro que voçê não cheira mas está lá, tente meter o nariz nessa grelha para comprovar.

    Depois de tudo limpo faz então essa laje em cimento normal e deixa espaço ao meio com alguma folga, para passar o tubo, depois enfia o tubo nesse espaço e veda-o com gesso e sisal.

    E ai sim vai poder aproveitar o calor todo do recuperador sem perigo e sem cheios.
    Convém que esse tubo inox seja certificado pelo que vejo não me parece e deve seguir até ao fim da conduta para no futuro o poder limpar.

    Para fazer a laje, pode fazer uma armação definitiva em chapa (cofragem perdida) ou então em madeira por baixo desses ferros e depois tira a madeira como é obvio.
    Isto depois de tirar a lã de rocha toda para fora.

    Para encher a laje pode fez-lo com calma pela zona onde depois ira enfiar a conduta de fumos.

    Por fim abre umas boas entradas de ar no lados da lareira.

    Ou então deixa tudo como está mas tapa a abertura frontal, e já agora tb a que tem entre os tijolos por baixo da porta, porque se não tem cheiros da fuligem em casa o calor está a "fugir" pela chaminé.

    Bom trabalho de depois post ai umas fotos para ajudar os outros, Se precisar de umas fotos tb lhe posso arranjar

    Atentamente
    Jorge Santos
  11.  # 55

    Colocado por: Jorge Santos - FaroValter Ferreira

    A lã de rocha não se devia ver, como já foi dito por muitos que já tiverem problemas.
    Se for só nessa zona até pode conseguir tapar, mas quem fez esse "lindo" trabalho deve ter feito pior lá para baixo. Tente tirar uma foto para se ver como está por baixo.
    E aí de lado não tem grelhas para entrar o ar? deveria ter, mas dá mais rendimento mas cuidado porque vai libertar mais pó.

    Em Relação ao cheiro é da tinta a pára depois de queimar bem. Há um cheiro inicial que é tb do oleo da conduta de fumos, mas esse passa ao fim de uma hora.
    Mas se tiver lá de rocha encostada ao recuperador e não for de mto boa qualidade pode cheirar a queimado para sempre ou melhor até a tirar.

    Cuidado que se o recuperador, se estiver todo forrado com lã e se o carregar bem com lenha ele pode aquecer demais e facilmente começa a danificar as costas e o deflector.

    A marca parece ser Ferlux

    O sr. Paramonte é que vez bem... cortou o mal pela raiz. Na verdade as salamandras aqueçem muito, (mesmo as de má qualidade) porque todo o calor é libertado.

    Enquanto nos recuperadores mal instalados tampam o calor todo com lã de rocha e perde-se muito calor. Por isso se deve isolar com ar em convecção. Repare que se libertar muito calor a sala aquece mais a acaba por colocar menos lenha, e só por isso já o calor é menos dentro da hotte.

    Bem mas já vi bem piores que o seu !


    Boas,

    Por aquilo que tive a ver, todo o resto está bem isolado (também pensei que estivesse pior), e sim tem um holle de lado para entrar ar.
    A marca não é Ferlux mas sim LAUDEL.
    Já comprei fita de alumínio para isolar, mas vou estar atento para ver se vai aparecendo alguma parte que se destape.

    Cumps,
  12.  # 56

    Pois, na verdade são parecidos, e antes até eram fundidos os dois na mesma fundição.

    Agora se o resto está bom, não sei. Eu quando vejo esses descuidos desconfio logo do resto, mas sem fotos não consigo dizer nada mais.

    Se o cheio voltar, já sabe pode ser a lã de rocha a queimar
    •  
      bcool
    • 27 novembro 2010

     # 57

    Qual o preço por metro do tubo inox de parede dupla para recuperadores de 200mm?

    Estão a pedir-me 25E e queria perceber se está dentro dos valores "normais"...
    Obrigado.
    • HFR
    • 5 dezembro 2010 editado

     # 58

    Olá a todos.
    Não querendo tomar de assalto este topico, aproveit para vos contar a minha experiência sobre mau cheiro em lareiras.

    Eu tive uma casa com lareira aberta cujo unico mal era queimar a lenha rapidamente e deixar aquele aroma a lareira, que até não era muito. Entretanto comprei uma outra casa com "recuperador de calor", lareira fechada embutida na parede. A lareira tem um ventilador que nunca ouvi (nem sei onde ligará o ventilador para ter energia), já o liguei e não o oiço. Nem na posição 1, nem na 2. Nem quando ligo a lareira, nem quando já passou 30 min. Nunca ouvi.
    A lareira tem uma grelha na parede em que está colocada, lá em cima. Mais nenhuma. Tem aquele "slide" que permite entrar mais ar para a queima ou menos, as ditas 2 ventoínhas com 1 grelha cada, e no topo, por cima da porta, parece ter uma entrada também.

    A lareira até faz MUITO calor para a lenha que coloco. Mas agora o pior :

    - O Cheiro !! Quando a acendi pela primeira vez, o cheiro era fortíssimo e fez até uma pelicula de fumo visivel. Passado 20 min apaguei lentamente com um borrifo.
    - Hoje, decidi acender novamente e tapei a saída do recuperador lá em cima com fita de isolar automoveis para ver se não saía cheiro. Saiu menos, mas assim que voltou a ficar muito quente (30 minutos depois), já se senti ao cheiro que parecia sair pela porta da lareira juntamente com calor. Ou seja vinha lá de dentro.

    O Cheiro é tipo plastico, borracha ou algo do genero a queimar. Chega a ser insuportável e receio fazer mal à saude. A lareira tem umas placas laterais e ao fundo tipo " madeiras contraplacado", mas que nao ardem. Será isso? Será a dita Lã de rocha?

    Quando se fala em " ao fim de 2 ou 3 utilizações já não cheira ", que tipo de cheiro estamos a falar? Como saber se realmente isto é normal? É que de resto a lareira faz um calor enorme e consome pouca lenha.
    Mas com este cheiro, não a acendo mais vez nenhuma. A casa fica a cheirar muito mal.

    Tenho que tirar a grelha do recuperador lá em cima e fotografar por dentro para ver se é da lã de rocha? E o ventilador? Aquilo não se mexe !

    Obrigado a todos.
    • ze79
    • 5 dezembro 2010

     # 59

    boas.

    HFRhá

    A lareira até faz MUITO calor para a lenha que coloco. Mas agora o pior :

    - O Cheiro !! Quando a acendi pela primeira vez, o cheiro era fortíssimo e fez até uma pelicula de fumo visivel. Passado 20 min apaguei lentamente com um borrifo.
    - Hoje, decidi acender novamente e tapei a saída do recuperador lá em cima com fita de isolar automoveis para ver se não saía cheiro. Saiu menos, mas assim que voltou a ficar muito quente (30 minutos depois), já se senti ao cheiro que parecia sair pela porta da lareira juntamente com calor. Ou seja vinha lá de dentro.

    isso é normal .não tape a saída do ar .faça arder a lareira ao máximo e areje a casa.

    o cheiro é a tinta a secar.

    espero ter ajudado;)
    upsss;)))))
  13.  # 60

    Colocado por: HFRTenho que tirar a grelha do recuperador lá em cima e fotografar por dentro para ver se é da lã de rocha? E o ventilador? Aquilo não se mexe !


    A tinta a cozer e a libertar o cheiro, isso até deve estar escrito no livro de instruções que é obrigatório fornecer com o recuperador.


    Mas faz mto bem tirar essas fotografias

    Para ver se não virá a ter tb disto.

    la de rocha queimada
 
0.0241 seg. NEW