Antes de mais, quero dizer que sou novato nestas andanças e não percebo muito sobre construção. Agora que tenho um terreno escolhido e reservado dei inicio ao moroso e difícil processo para poder construir a minha casa. Neste momento, tenho um arquitecto, familiar meu, que está já a avançar com o projecto de arquitectura da casa. Estou por isso, mesmo no inicio de todo o processo. No entanto, e após muita pesquisa aqui no fórum, surgem-me muitas dúvidas, ao qual agradeço já toda a vossa colaboração:
- Assim que o projecto de arquitectura estiver feito a quem devo pedir caderno de encargo e medições? Terei de contratar um Engenheiro? - Terei de escolher já todos os acabamentos para a casa, de modo a constar já no mapa de medições? Ou depois, quando for pedir orçamentos é que escolherei os acabamentos? -No orçamento deverá vir contemplado os materiais específicos (já escolhidos por mim) ou deverá ser uma estimativa de preço dentro do qual terei de escolher á posteriori? -Tenho cerca de 6 meses para conseguir aprovação de crédito no Banco (terreno + Orçamento de construção) de modo a não perder a reserva do terreno. Acham possivel? (Vivo nos Açores - Ponta Delgada). No caso de não ser tempo suficiente, existe alguma forma de conseguir um crédito para compra do terreno (sem taxas de juro absurdas) que possa depois vir a ser englobado no credito habitação?
Peço desculpa se alguns temas possam ser confusos mas como já disse não percebo muito disto.
há muito material por aqui no forum a elucidar sobre tudo isso, no entanto o seu familiar arquitecto já poderia ter avançado com pelo menos metade dessas respostas.