Iniciar sessão ou registar-se
    • lebasi
    • 25 outubro 2010 editado

     # 1

    é possível comprar casa com o namorado (ficando a casa em nome dos dois) quando ele paga a entrada... e eu só vou contribuir em pagar metade das prestações???... ou seja, existe algum contrato/registo que se faça, para um dia mais tarde se não resultar e se vender a casa, esteja esclarecido que ele recebe o valor da entrada de volta mais metade da parte que se foi pagando ao longo do tempo???
  1.  # 2

    Penso que pode comprar sem ser 50/50, é fazer as contas de qual a percentagem que fica a cada um

    Por ex. o seu namorado dá a entrada de 10%, o resto da casa é a dividir por 2.
    Voce fica com 45% da casa o seu namorado com 55%.

    É uma questão de registar assim.

    Um conselho... Se não tem a certeza que vai resultar... Não compre... Alugue.
    Concordam com este comentário: SofiaPV
  2.  # 3

    O problema é que no início temos sempre a certeza que vai resultar e depois......
  3.  # 4

    E só um comprar a casa e o outro ajudar apenas nas despesas diárias? Assim sabe-se sempre de quem é a casa. Não é viável?
  4.  # 5

    Por acaso conheço 2 casos em que não resultou, mas não quer dizer que aconteça consigo, mas nestes houve sempre um deles que ficou prejudicado. Boa sorte.
  5.  # 6

    Colocado por: lebasié possível comprar casa com o namorado (ficando a casa em nome dos dois) quando ele paga a entrada... e eu só vou contribuir em pagar metade das prestações???... ou seja, existe algum contrato/registo que se faça, para um dia mais tarde se não resultar e se vender a casa, esteja esclarecido que ele recebe o valor da entrada de volta mais metade da parte que se foi pagando ao longo do tempo???


    Sim, isso pode ficar registado na escritura, é fácil. Acho a sua atitude muito honesta, parabens!
  6.  # 7

    Escolha namorados que sejam sérios. Se não der certo divide-se tudo com base no que é o justo. Eu parto sempre deste (bom) princípio e nunca me arrependi. Comprei tudo a meias e com grandes misturas. Sei que pode não dar certo mas confio que escolhi uma pessoa séria que antes de ser meu namorado é meu amigo, meu partner :) ("partenere como dizia a outra!).

    Acredito nas pessoas até prova em contrário e não faço o contrário porque até acho que isso atrai o azar. :)
  7.  # 8

    @ Princesa,

    Às vezes o problema não é tanto das pessoas mas com quem elas convivem (pais, amigos, outros namorados, etc.)
  8.  # 9

    Até pode ser... cada caso será um caso.

    Mas acho que numa relação antes de tudo existem dois amigos. Duas pessoas que partilharam tudo e que por isso estão de certa forma unidas para a vida, nem que seja nas memórias do passado. E por isso cada um saberá, acima de qualquer outra pressão ou opinião, o que se passou e o que é que é justo fazer quando se pretende "separar" a parte material do resto.

    Não seria capaz de misturar rancores com dinheiros e/ou com filhos, é feitio e é como digo, é o que penso hoje, nada obsta a que amanha concorde convosco. Mas se parto para qualquer coisa, é com vontade de ganhar e não de perder. Se estou numa relação estou por inteiro porque não sei sequer ser diferente.

    Mas a um filho eu diria outra coisa... claro!
  9.  # 10

    Casa com namorado???? .... mas com o namorado já incluído ou como extra??? é que se aínda tiver que pagar por ele, esqueça, compre só a casa e peça que lhe descontem o namorado!!!!! e depois se não combina com o resto da mobília??!!??!?!
    LOL



    Foi só uma piada. Quando comecei a minha casa, e, entretanto já tinha também comprado o terreno, comprei juntamente com a minha actual companheira, mulher, ou aquilo que lhe queiram chamar visto não sermos casados. Compramos o terreno e registámos, como não éramos casados tivemos que registar metade do terreno para cada um. Imagina os gastos extra que isto nos trouxe??? 2 registos, 2 impostos, 2 conservatórias... enfim. Quando pensamos em construir foi exactamente o mesmo... como o terreno era dos 2, o processo teve que entrar em nome de ambos e toca a pagar....
    Quer um conselho!!??!? não compre, não case, não namore.... nada! este país é assim. "Tente viver às custas dos seus pais enquanto não vive às custas dos seus filhos!"
  10.  # 11

    Colocado por: nelito-gandamaluco "Tente viver às custas dos seus pais enquanto não vive às custas dos seus filhos!"


    Chiça, que frase. Se os filhos também pensarem assim, bem que podem morrer todos à fome. Quanto ao resto, dou-lhe razão, serão sempre custos a dobrar nos registos e afins. Como eu já disse anteriormente, o ideal era ser só um a comprar e os dois a participarem nas despesas diárias.
  11.  # 12

    Caro Nelito. É caso para se dizer: Ganda maluco mesmo! :)

    Isso seria exactamente TUDO igual caso fossem casados. O que pagou foi 50% do imposto para cada pessoa. O que seria igual em termos de impostos do que pagar 100% no caso de comprar casa sozinho (2X50%)... Por isso e nesse ponto não tem mesmo razão quando refere ou dá a entender que foi prejudicado...´Até lhe digo que o prejuízo é para quem é casado, em termos de IRS. É normalmente pior apresentar IRS em conjunto obrigatoriamente do que poder decidir como fazê-lo quando não se é casado.

    Está a ver as coisas ao contrário portanto, e mais, está também a fazer confusão (ilusão) no que respeita a viver á conta dos filhos. Não sei se tem filhos mas se não tem, prepare a carteira. lol
  12.  # 13

    Lebasi, aluguem uma casa...
  13.  # 14

    Isso, e paguem cada um metade da renda e metade das despesas. Nada mais simples e fácil de desfazer! :)
    Concordam com este comentário: SofiaPV
    •  
      FD
    • 26 outubro 2010

     # 15

    Isto é só alarmes. :)

    Se é a lebasi que está a tentar que o namorado não fique prejudicado aquando de uma eventual separação...
    Se fosse o namorado a colocar a pergunta, haveria uma incógnita (não saberíamos o que a lebasi pensaria), assim, não me parece que vão existir problemas em cada um receber o que contribuiu... ;)
  14.  # 16

    Muito bem observado. Se é ela, então está tudo tranquilo. Ela saberá o que há-de-devolver ao namorado :) Só não o fará se entretanto o "caldo entornar"...
  15.  # 17

    Uma pequena história: era uma vez um homem que estava tão apaixonado que utilizou a data do casamento como código de abertura da porta do prédio. 6 meses depois a discussão foi de tal forma que se ouviu no prédio todo quando ela bateu com a porta.
    P.S- Uns 2 anos depois, o amor ainda era tanto que ele lhe chamava de vigarista para baixo, e ela se recusava a aceitar a venda da casa comum para evitar o acumular de dívidas, até porque não tinha património e os fiadores do empréstimo eram os pais dele.
    O amor é lindo.

    Afinal, outra pequena história: era uma vez 2 pombinhos que casaram em Outubro, e em Maio do ano seguinte já ele vivia na casa comum com outra.
  16.  # 18

    Ups - esqueci-me da que mais me marcou, contada por um fotógrafo de casamento: o casal que discutiu no caminho da Igreja para o copo-de-água. A coisa foi tão gira que nem chegaram a ir buscar as fotografias do casamento.
    •  
      FD
    • 26 outubro 2010 editado

     # 19

    Está visto que o luisvv tem a predisposição certa para escrever o argumento de um chick flick... :P
    • luisvv
    • 26 outubro 2010 editado

     # 20

    Na minha profissão contacto com muita gente, e vejo muita coisa. E nos últimos 2 anos, a quantidade de divórcios e cenas tristes a que tenho assistido é assustadora.

    (Por outro lado, conheci a minha mulher há 16 anos, e não nos largamos desde essa altura - e no nosso grupo de amigos só me recordo de 1 divórcio)
 
0.0192 seg. NEW