Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Boa tarde,

Já há algum tempo que ando por aqui, mas só hoje resolvi inscrever.
    Estou na fase de construção da minha casa, mas de qualquer maneira gostava de ouvir opiniões sobre o projecto.
    Gostava também de saber opiniões, sobre quais são os melhores isolamentos para casas. Na cave não levará isolamento, apenas tem aqueles blocos que já fazem caixa de ar. No piso Térreo levará aquele esferovite azul ( não sei o nome, pois sou completamente leiga nestas coisas ). Acham que é boa apção???

Obrigada !!!
      lastscan2.jpg
  2.  # 2

Esqueci-me de dizer que este não foi o projecto definitivo.. por isso tem as medidas a lápis. Alterámos as pequenas janelinhas da frente da casa, que dão luminosidade á escada, para só uma e mais larga. Retirámos a escada da parte de trás da casa, que dá para o quintal (pois temos a ideia de daqui a uns tempos ampliar o pequeno terraço que liga á escada, e então nessa altura faremos a escada). A cave tem a mesma é ampla (pra já) e ocupa o mesmo espaço do piso térreo.
  3.  # 3

Se o projectista que contratou diz que sim, é porque é.
  4.  # 4

não devia ter contratado"" um desenhador/engenheiro
  5.  # 5

Bom dia!

O projecto foi feito por um gabinete de projectos onde trabalham engenheiros e arquitectos, mas o nosso projecto foi feito por uma arquitecta.
    Mas porque diz isso que é um desenhador/engenheiro?

Obrigada!
  6.  # 6

Colocado por: alebanaBom dia!

O projecto foi feito por um gabinete de projectos onde trabalham engenheiros e arquitectos, mas o nosso projecto foi feito por uma arquitecta.

Obrigada!

Como disse o Fernando o desenho não parece de um arquitecto, a nível de desenho facilmente se percebe isso.
    Posso ainda lhe dar alguns pontos que não me parecem ter sido pensados por um arquitecto por exemplo:

- Esse corredor é enorme, numa casa com esta configuração é perfeitamente supérfluo, existem outras formas de chegar aos quartos sem ser através de um corredor com estas dimensões...
    - A porta da suite está (na minha opinião) do lado oposto onde devia estar, por duas razões, 1º ficaria mais junto dos outros quartos (zona intima) e depois libertaria espaço junto à cama, para além de que entrar para cima de uma cama não é muito interessante...
    -Já falei de zona intima, ora bem isso é coisa que não existe, se um convidado precisar de usar a I.s. tem de atravessar toda a casa, facilmente se retiravam 4m2 à cozinha e se organizava uma i.s. de serviço...

Entre muitos outros aspectos que vou deixar para os restantes colegas.
    Resumindo, pondere bem o antes de avançar com o projecto.

Cumps
    Márcio Carvalho
  7.  # 7

alebana
    Eu não sou arquitecto e sou o ultimo a defender a grande maioria da classe, mas concordo com o que atráz já foi dito.
    No minino esse projecto é de desenhador e/ou engenheiro e daqueles tipo chapa 7 que dão para encaixar em quase todos os terrenos.
  8.  # 8

Colocado por: alebanaBom dia!

Obrigada!

alebana garanto-lhe que isso não foi feito por um arquitecto.
    isso é um projecto de gaveta"", ou seja uma cópia"".
    cheio de erros e hábitos.
    a cozinha é maior que a sala, a casa basicamente é um corredor e portas onde estão os outros compartimentos.
    a casa de banho é mais comprida 2x que a largura
    o bidé está afastado da sanita.
    uma cozinha tão grande com uma porta tão pequena.
    repetição de comunicações(portas)
    alinhamentos não justificados.
    pilares com distancias irregulares
    pilar em conflito com percurso de entrada.
    não se percebe que escada é aquela posterior.
    etc
    etc
  9.  # 9

Fico com os olhos em bico só de olhar para isto... enfim
  10.  # 10

O projecto foi feito por um gabinete de projectos onde trabalham engenheiros e arquitectos

Longe de mim querer generalizar, mas acredite Alebana, que o facto de entregar o projecto a um gabinete de engs e arqs, pode não ser sinónimo de qualidade. O projecto da minha casa foi executado por um gabinete com ambos e com 10/12 anos no activo e, tanto a arquitectura ( por ex chaminé piso r/c a passar quase no meio de um quarto) como a engenharia ( isolamento deficiente com n de pontes termicas) demonstram a qualidade/formação desses profissionais. Não faça o que eu fiz...simplesmente confiar. Faça um pouco de pesquisa (aconselho este forum) e confronte sempre o gabinete com os detalhes que lhe parecam que possam prejudicar a qualidade da sua casa...é para toda a vida...

Há por aí (e por aqui) muitos bons profissionais, mas só o facto de terem o canudo não implica conhecimento e/ou formação adequada...

Quanto ao tipo de isolamento que questiona, se a cave estiver enterrada deverá levar no minimo uma tela de borracha para isolar. No piso habitavel alem do xps para isolar as paredes, exija zero pontes térmicas e coloque tectos falsos com isolamento manta ( corta a ponte termica da lage) e vai poupar muitos €€ no aquecimento da casa.

Abraço, Pedro
  11.  # 11

Relativamente a isolamentos, no meu caso levou:

na Cave enterrada

- Muros em betão com 20 cm, pelo exterior levou: betuminoso, tela pitonada e geotextil, no fundo dos muros levou o tubo de dreno envolvido em geotextil, brita em volta e geotextil a separar a brita da terra que vai encostar. pelo interior levou caixa de ar com 3cm, XPS com 3 cm e pano de tijolo de 9.

nas Zonas habitadas

- Pano exterior em tijolo de 20, caixa de ar com 3cm, XPS com 3cm, lã de rocha com 3cm e pano de tijolo de 9.

Após falar com alguns entendidos esta foi a forma que cheguei à conclusão que seria mais consensual para não ter problemas com humidades. Pedia aos entendidos do forum a vossa opinião.
  12.  # 12

Colocado por: sassaRelativamente a isolamentos, no meu caso levou:

nas Zonas habitadas

- Pano exterior em tijolo de 20, caixa de ar com 3cm, XPS com 3cm, lã de rocha com 3cm e pano de tijolo de 9.

Após falar com alguns entendidos esta foi a forma que cheguei à conclusão que seria mais consensual para não ter problemas com humidades. Pedia aos entendidos do forum a vossa opinião.

XPS de 3cm + lã de rocha de 3cm? Não está a fazer confusão?
  13.  # 13

Colocado por: m.carvalho

XPS de 3cm + lã de rocha de 3cm? Não está a fazer confusão?

Normalmente isto resulta de falta de compatibilidade entre os projectos. O térmico diz XPS, o acústico diz lã de rocha e o empreiteiro põe os dois.
  14.  # 14

Não, não estou a fazer confusão e não há incompatibilidade entre os projectos...

Ambos os projectos tinham XPS 3cm + Caixa de ar, relativamente à espessura dos panos (interior e exterior) não sei o que diziam e não tenho os projectos aqui...

Foi uma sugestão do empreiteiro... Segundo ele isso é uma vais valia porque assim não se ouve tanto o que se passa dentro de casa... Em suma a casa fica melhor acusticamente... O que acham das soluções apresentadas?
  15.  # 15

A lã de rocha é melhor acusticamente, é um facto, mas a não ser que você tenha uma rua em frente a casa com muito trânsito, ou algo exterior que imita muito ruído, na minha opinião não vejo vantagem. Pense sim em aumentar ao XPS, menos de 4cm é pouco. Mas para resolver isto tudo é muito simples "o que diz o seu projecto de térmica" ? Sim porque os projectos servem para isso, são feitos cálculos e obtidos resultados concretos, e não são meras opiniões de empreiteiros.

Cumps
    Márcio Carvalho

0.0202 seg. NEW