Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Boa tarde vou construir uma moradia na zona da Guarda.Estou(MUITO) indeciso em relação ao melhor sistema de aquecimento arrefecimento.~Qual o melhor sistema,preços,rentabilidade?Agradeço todo o tipo de informação sobre este tema.
    Obrigado
  2.  # 2

    Ar condicionado. O melhor na relação preço de aquisição/eficiência/conforto para aquecer e arrefecer...Atenção que com temperaturas baixas ( a partir aí dos -3 graus) começam a perder rendimento, aquecem mas com menor rendimento. Como é para a Guarda, aconselho o sobre-dimensionamento do sistema, bem como um cuidado especial na colocação das unidades exteriores.

    Abraço, Pedro
  3.  # 3

    Eu tenho AC porque não construi de raiz, mas acho que se puder use piso radiante com uma Bomba de calor. Associa-se o rendimento dos AC's com o conforto do piso radeante.


    Colocado por: Pedro FernandesAr condicionado. O melhor na relação preço de aquisição/eficiência/conforto para aquecer e arrefecer...Atenção que com temperaturas baixas ( a partir aí dos -3 graus) começam a perder rendimento, aquecem mas com menor rendimento. Como é para a Guarda, aconselho o sobre-dimensionamento do sistema, bem como um cuidado especial na colocação das unidades exteriores.

    Abraço, Pedro
  4.  # 4

    se puder use piso radiante com uma Bomba de calor.


    Pois...mas o Manuel tb falou que quer arrefecimento...e aí, só piso radiante não chega...se fosse só para aquecer tudo bem, mas ainda assim há que ter em conta que a instalação de piso radiante com bomba de calor deverá andar pelo dobro dum sistema equivalente de ac...

    Abraço, Pedro
  5.  # 5

    Chega sim!! e é mesmo com bomba de calor!!


    Colocado por: Pedro Fernandes

    Pois...mas o Manuel tb falou que quer arrefecimento...e aí, só piso radiante não chega...se fosse só para aquecer tudo bem, mas ainda assim há que ter em conta que a instalação de piso radiante com bomba de calor deverá andar pelo dobro dum sistema equivalente de ac...

    Abraço, Pedro
  6.  # 6

    Não sabia...mas custa-me a acreditar que sem tectos radiantes se consiga arrefecer uma casa assim...e nesse caso ficará a um preço quase injustificável (para mim)...

    A que temperatura minima circula a água arrefecida por uma bomba para o efeito?

    Abraço, Pedro
  7.  # 7

    Uma outra hipótese é o uso de uma bomba de calor com ventiloconvectores
  8.  # 8

    Para arrefecimento a serio esqueça o pavimento radiante, atenção às bomba de calor em zonas como a Guarda pois são locais com Invernos rigorosos onde as temperaturas baixas são inimigas de bons COPs.
    Ventiloconvectores e bomba de calor são boas soluções, mas eu não descuraria uma caldeira dada a zona do pais que estamos a falar.
    Cumps,

    AP
    • apires
    • 29 outubro 2010 editado

     # 9

    Estas coisas aqui são fáceis de dizer porque não se gasta dinheiro, mas uma situação ideal para essa zona do pais seria sim uma bomba de calor para fazer frio no verão e calor nas meias estações frias e uma caldeira de queima para apoiar a BC no alto inverno, mas claro todo este equipamento custa dinheiro e nem sempre se está disposto a pagar a situação ideal.
    Eu só quis referir no post anterior que as bombas de calor seriam uma boa solução e em principio (desconheço a instalação) irá funcionar perfeitamente mas temos de ter consciência que em alto inverno a sua eficiência cai de forma considerável.
    Resumindo e complicando, solução ideal bomba de calor e caldeira de apoio para ventiloconvectores, solução real bomba de calor bem dimensionada para ventiloconvectores, solução económica ar condicionado de qualidade (aqui é mesmo importante) e claro que bem dimensionado.

    Cumps,
    AP
    Estas pessoas agradeceram este comentário: curioso82
  9.  # 10

    Quando digo uma caldeira, seria um equipamento de queima, quanto ao combustível depende dos disponíveis no local em termos de tecnologia já sabemos quanto melhor e mais eficiente for a caldeira a mais cara será, seja como for, o ideal seria sempre uma de condensação no caso do gás natural ou gasóleo, no caso de lenha com gasificação do tipo Viessmann, mas gostos são gostos e dependem sempre da carteira de cada um.

    Cumps, AP
    • A123
    • 4 novembro 2010

     # 11

    será que alguém me pode explicar como é que uma bomba de calor por ventiloconvectores arrefece o ambiente? Já procurei essa explicação na net mas ainda não encontrei!!

    neste momento estou no momento decisivo de escolher ou A/C por condutas ou bomba de calor por ventiloconvectores! Neste momento já tenho painel solar com deposito de 300 lts pra AQS e a ideia inicial era acopla-lo a um esquentador simples para atingir a temperatura que se pretendia no inverno. No entanto ao falar no A/C por condutas confrontaram-me com as bombas de calor pra aquecer e arrefecer e fazer circuito com os painéis solares aproveitando a energia que daí vinha. Em termos de custos disseram-me que apenas variava o preço da dita bomba que era mais cara que os aparelhos de a/c porque os a aplicação/instalação dos ventiloconvectores ou das condutas do a/c seria o mesmo.

    Outra questão: Será que a bomba de calor consegue atingir as temperaturas de arrefecimento que o a/c tem? será que compensa o investimento comparando o consumo dos 2 tipos de instalação?
  10.  # 12

    De uma forma resumida uma bomba de calor produz agua quente e/ou fria essa agua é depois distribuída numa rede hidráulica (lógico) e ao passar nos VC estes arrefecem o ar, estamos a falar, em frio, de temperaturas de água na casa dos 7 a 12ºC, pelo que um A/C será mais rápido a arrefecer o espaço, no entanto, os VC produzem uma sensação de conforto superior.

    Cumps, AP
  11.  # 13

    mas em termos de custos as soluções a agua custam quase o dobro ou mais de uma solução centralizada por condutas,

    as condutas têm que ser muito bem dimensionadas caso contrario terá com certeza problemas de circulação de ar e ruído,
    as condutas têm também grandes problemas devido ás dimensões necessárias para as mesmas, quando bem feitas é uma excelente solução pois não existem maquinas nas paredes somente umas discretas grelhas na parede e actualmente até já é possivel cada divisão controlar a sua temperatura independente, para os menos entendidos as condutas deveram são em chapa galvanizada com isolamento pelo exterior para evitar fungos e bactérias prejudiciais,
    atentamente
    Jorge Alves
  12.  # 14

    Colocado por: Manuel NabaisBoa tarde vou construir uma moradia na zona da Guarda.Estou(MUITO) indeciso em relação ao melhor sistema de aquecimento arrefecimento.~Qual o melhor sistema,preços,rentabilidade?Agradeço todo o tipo de informação sobre este tema.
    Obrigado


    Penso que poderia utilizar um sistema da Daikin, o modelo Alterma, que aquece agua com bom rendimento e usar um piso radiante que precisa de menos temperatura de agua para trabalhar, logo consome menos.
    E para arrefecimento use a mesma central e instale uns ventilo-convectores, esta solução é do melhor que se pode encontrar, se bem que muita gente até aqui neste fórum, não concorde comigo,

    o AC tradicional no seu caso tem algumas limitações no campo da potencia disponível, porque com a zona onde pretende fazer a casa é uma zona onde as temperaturas podem chegar a muitos graus abaixo de 0º, tem que ter algum cuidado com a escolha das maquinas a instalar senão pode ter a desagradável surpresa de descobrir que o limite inferior de funcionamento é de -5º em aquecimento sendo que a grande maioria dos equipamentos com condensação a ar não vai além dos -15º, e se isto não é preocupante já começa a ser a partir do momento em que com temperaturas negativas começam a perder capacidade chegando a 50% de perda nalgumas marcas para temperaturas exteriores de -2 ou -3, não falo em marcas especificas para não ofender ninguém mas saliento por exemplo que as maquinas domesticas da Daikin funcionam até -15º,
    Jorge
  13.  # 15

    Vou apenas acrescentar alguma informação, o facto de ser condutas ou não nada ter a ver com ser AC ou sistema a agua, qualquer um pode ser por condutas, fungos e bactérias e muito lixo aparecerá sempre nas condutas com o passar dos anos e o mais certo é não terem sido de feitas de forma a poderem ser limpas como manda o regulamento. a única vantagem das condutas é mesmo não se ver nada nas paredes, mesmo no AC as unidades murais estão a anos luz em tecnologia das unidades de conduta.

    Cumps, AP
  14.  # 16

    Colocado por: apiresVou apenas acrescentar alguma informação, o facto de ser condutas ou não nada ter a ver com ser AC ou sistema a agua, qualquer um pode ser por condutas, fungos e bactérias e muito lixo aparecerá sempre nas condutas com o passar dos anos e o mais certo é não terem sido de feitas de forma a poderem ser limpas como manda o regulamento. a única vantagem das condutas é mesmo não se ver nada nas paredes, mesmo no AC as unidades murais estão a anos luz em tecnologia das unidades de conduta.

    Cumps, AP


    Peço desculpa, mas não percebi a parte de "mesmo no AC as unidades murais estão a anos luz em tecnologia das unidades de conduta" poderia explicar melhor?

    atentamente
    Jorge Alves
  15.  # 17

    O que eu disse tem a ver com as unidades murais, uma vez que representam uma fatia maior nas vendas dos fabricantes, estes desenvolvem-nas mais e com um custo de produção inferior. A grande partes das unidades murais tem sistemas de filtragem todos xpto funcionando de mil e uma maneiras, o que não acontece com as unidades de conduta que apenas tem simples filtros de rede (não quer dizer que não haja excepções mas quando há são sempre muito dispendiosas).

    Cumps, AP
  16.  # 18

    segundo deduzo as maquinas murais estão muito mais avançadas que as de condutas, se assim for estou completamente de acordo consigo,
    Jorge
  17.  # 19

    Sim era isso que queria dizer, devido ao volume de venda e de produção os custos ficam mais baixos e as tecnologias mais baratas e acessíveis, logo as unidades murais são mais avançadas tecnologicamente (principalmente ao nível dos sistemas de filtragem) do que as de conduta.

    Cumps, AP
 
0.0204 seg. NEW