Colocado por: TDBom dia a todos
A minha dúvida prende-se ao que é possível fazer num restauro sem que seja necessário o licenciamento na CM.
Um familiar pretende restaurar uma vivenda R/C junto ao local onde pretendo construir, e as obras vão coincidir no mesmo momento do tempo.
Em conversa ele disse-me que pretende manter as paredes exteriores, não modificando em nada o exterior da casa, mas que por dentro pretende partir a maior parte da casa, ou seja, do que é hoje em dia a cozinha e um quarto pretende fazer apenas uma grande cozinha, do que é um corredor e um quarto, pretende aumentar o quarto e do que é um corredor e uma cozinha que não é usada pretende fazer um novo quarto e aos dois wc pretende apenas mudar a canalização, deixando apenas intocados um quarto e a sala.
Eu aconselhei-o a falar com um arquitecto, mais não fosse para saber no que se ia meter, para ter mapas e poder controlar melhor a obra e foi aí que a conversa descambou, começou a discutir comigo, que não era preciso arquitectos para nada, que já tinha falado com pessoas na CM e que lhe tinham dito que se não mexesse nas fachadas não tinha de por projecto à CM, ora pelo que eu já tenho lido por aqui, isso não é inteiramente verdade, caso ele queira deitar a baixo uma parede que seja estruturante, ou não?
Faço estas perguntas, porque não quero estar a insistir com uma pessoa de quem gosto e no fim descobrir que estive a stressar as pessoas sem necessidade, mas caso seja necessário legalizar as obras (a casa está legal neste momento), quero que os meus familiares estejam informados dos riscos que correm apenas por teimosia, em vez de os correrem por estarem mal informados.
E como já referi a minha casa será construída na mesma altura, por isso creio que existirão fiscais na zona, o que pode aumentar a probabilidade de problemas.
Que ele deveria controlar melhor a obra, em vez de a deixar nas mãos do empreiteiro é um facto, mas cada um faz como quer. O que eu pretendo é saber se tem de legalizar a obra, relembro que a fachada ficará como está, mas que o interior será totalmente modificado.
Digam-me de vossa justiça, experiências que já tiveram, problemas que já vos aconteceram.
Obrigada
Colocado por: system32...as exigencias variam de camaara camara ( As vezes de dia para dia, de pessoas para pessoa).
Colocado por: TD... que não era preciso arquitectos para nada, que já tinha falado com pessoas na CM e que lhe tinham dito que se não mexesse nas fachadas não tinha de por projecto à CM, ora pelo que eu já tenho lido por aqui, isso não é inteiramente verdade, caso ele queira deitar a baixo uma parede que seja estruturante, ou não?SE (sublinho o SE) a parede a demolir é estrutural terá de ser substituída por uma viga ou por um pórtico. E aí já obriga a haver um projecto aprovado pela Câmara, a existência de cálculos de estrutura, técnico responsável pela obra, etc.
De qualquer maneira, como o seu familiar IRÁ seleccionar um empreiteiro responsável, com alvará e tudo, ele informá-lo-à dos riscos que corre.
O mais certo é que no dia em que começar a partir uma parede lá aparecer a fiscalização, a obra ser embargada, ter de pagar uma coima, e só poderá desbloquear a situação depois de o projecto dessa obra ser aprovado.
Colocado por: zedasilvaEm principio não necessita de licença mas necessita de notificar a câmara das obras que vai executar, apresentando um empreiteiro com alvará e o respectivo seguro.
Necessita ainda de notificar a ACT sobre estas obras, elaborar um PSS e de nomear um coordenador de segurança.
Colocado por: TDOk vamos lá, eu não disse que a obra seria feita de forma ilegal de propósito, bem pelo contrário, o meu familiar já se informou na CM e o que lhe disseram foi só sobre a fachada, daí as minhas perguntas sobre as paredes interiores.
Quanto ao empreiteiro, este ainda não foi seleccionado, mas será alguém com alvará e a obra será feita no tempo necessário, mas que se espera curto, afinal, vivem pessoas nessa casa.
Colocado por: zedasilvaOra vamos lá fazer uma contas.
Isso é obra para 1/2 ano à vontade.
6 meses x 22 dias = 132 dias
132 x 4 homens = 528 dias. Tem que comunicar a abertura de estaleiro
Essa é uma obra com riscos especiais atigo 7º do DL 273/2003. Tem que ser elaborado um PSS
Essa é uma obra que vai mais que duas entidades executantes. O empreiteiro, o picheleiro/electricista e pelo menos o carpinteiro. Tem que ser nomeado um coordenador de segurança
Colocado por: FDDuas coisas:
- obras interiores nem sempre são isentas de problemas:Embargo de obras em melhorias de habitação
Riscos especiais????? .... é muito relativo...... mas nunca vi ninguém ser multado neste tipo de obra por não o ter...
neste tipo de obra normalmente os empreiteiros tem mão de obra para executar todas as tarefas...