Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Estou em vias de meter (ou não) fecho centralizado de estores na instalação eléctrica...
    Vou usar um sistema (relés) da marca Efapel que para 20 estores fica em cerca de 600€ (para além dos interruptores normais).
    A minha questão é se de facto vale a pena este investimento... pois parece-me que numa utilização normal do dia-a-dia não se vai usar muito: há sempre janelas que ficam a arejar de dia com o estore não totalmente fechado, outras abertas, etc.. Ou seja, parece-me que só fará sentido nas férias ou quando se passa um fim-de-semana fora... e mesmo aí não sei se não convém deixar alguns estores abertos a simular gente em casa!
    Gostaria de ter a opinião de quem tem sistemas de controlo centralizado de estores instalados sobre a sua verdadeira utilidade.
    Obrigado.
  2.  # 2

    Colocado por: calom
    Vou usar um sistema (relés) da marca Efapel que para 20 estores fica em cerca de 600€ (para além dos interruptores normais).



    Acho muito caro, eu pus uma solução igual a essa e apenas tive de pagar mais cerca de 100 euros. Esse valor provavelmente já será também com os "interruptores normais". para além disso também é preciso passar mais dois fios entre todos os comandos.
  3.  # 3

    Para além de fecho centralizado, esse sistema também dá para programar uma subida e uma descida dos estores, e fazer interligações com sensores de chuva e outros.
    No meu caso acho que vale bem a pena. Chega-se ao fim de tarde e os estores fecham todos sozinhos
    • calom
    • 27 outubro 2010 editado

     # 4

    Acho que não... para ter o comando centralizado é necessário colocar em cada comando local de estore um relé com o custo de 30€!... e como diz passar mais 2 fios a percorrer todo o circuito dos estores.
    Pode dar-me mais pormenores da sua solução? Todas as pessoas com quem tenho falado também me dizem que fica caro... pelo que 100€ era óptimo!
  4.  # 5

    Junto a cada estore coloquei um comando eléctrico (não é aquelas tradicionais de dois botões, tipo para ligar as lampadas), pelo que não presisou de levar nenhum rele, mas lá está cada comando penso que ficou na casa dos 30/40euros
  5.  # 6

    ok... então vai dar ao mesmo... :)
    No meu caso são 600€ que estão em causa!
    Obg
 
0.0112 seg. NEW