Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Bem com a crise, surgem constantemente medidas para se apertar ainda mais o sinto mas não existem mais buracos.
    De entre as muitas medidas destaco as seguintes:

• Um pequeno caderno com íman no frigorífico para se ir anotando as necessidades e depois efectuar-se as compras semanais respeitando a lista (isto fez-me poupar 50% em compras de supermercado)

• Comprar produtos da marca do supermercado pois a maioria são de qualidade a preços muito mais reduzidos

• Em relação à casa, caso se pretenda investir no conforto como por exemplo com a aquisição de aparelhos de ar condicionado, consultar o maior número de estabelecimentos num raio de 30 kms e comparar preços (o preço deverá ser sempre o total dos equipamentos mais os serviços) mas é importante que se invista em equipamentos de categoria A inverter pois depois paga-se o investimento acrescido com a poupança na factura mensal da electricidade

• Evitar restaurantes e usar a imaginação e na Internet encontra-se sempre novas receitas

• Em relação à roupa, será mesmo necessário 15 pares de calças ?

• Tentar manter sempre um valor mínimo de segurança na conta bancária pois imprevisto acontecem e nunca quando se esperam

• Utilizar seguros automóveis online que não utilizam estabelecimentos e que são muito mais baratos e por vezes até se consegue seguros baratos contra todos os riscos e todos os seguros são bons desde que não precisemos deles

Estas são apenas algumas das medidas e apesar disso, decidi ir mais além e fazer uma gestão mais rigorosa das minhas poupanças pessoais e para tal decidi acrescentar à lista, o registo das minhas operações bancárias (despesas/receitas) por forma a analisar a evolução das poupanças versus despesas e gostaria ainda de poder maximizar o retorno do IRS e como tal fui à procura de uma aplicação com estas características mas que fosse voltada para o utilizador doméstico e não um administrador de banco, que corre-se no navegador e de preferência no nosso idioma e claro que fosse gratuito e com tantas aplicações espalhadas pela net, não encontrei uma que satisfize-se a quantidade de requisitos que eu necessitava, logo decidi ocupar um pouco do pouco tempo livre e desenvolver uma aplicação destas para mim mesmo e acabei por deixar que outros se registassem e tive-se o seu próprio espaço neste local [pub]http://hugo.myetrayz.net/personalfinances [/pub]
    Estas pessoas agradeceram este comentário: PBarata, moraisdd
  2.  # 2

Colocado por: hugo.ferreiraDe entre as muitas medidas destaco as seguintes:
    e acrescento algumas minhas:

Analise de todas as despesas mensais e recorrentes, procurando alguns excessos ou ineficiências, como:
    1) Televisão, Net e Telefone, procurar e negociar o melhor pacote possível (na Zon por exemplo, passando para o departamento de "desligamento", oferecem muitas e boas hipoteses de negocio só para manter o cliente);

2) Seguros de Saude, verificar se são de facto necessários e, dado que para cobertura identicas podemos encontrar diversos preços, adaptá-los às reais necessidades da família (há já por exemplo seguros que permitem excluir a cobertura de gravidez para homens e crianças);

3) Ginásios, como há cada vez mais parques com equipamentos de manutenção ao ar livre e exercícios físicos, que me parece de facto um pequeno luxo;

Roupas de criança e afins... comprar em saldos este ano, um tamanho acima de modo a que a criança tenha roupa do seu tamanho no inicio da estação seguinte (e não comprar camisolas à pressa em Outubro porque afinal as que tem já não servem...)
  3.  # 3

Sim de facto, essas medidas também as pratico.

Contactei o meu serviço de Internet só para saber informações acerca de como me desligar e baixaram-me o preço em 5 €.
    Em relação à TV Cabo, tenho à menos de um ano mas quando chegar à altura certa, tentarei também o mesmo processo.
    Telefone não tenho e uso só telemóvel com o tarifário mais barato pois a lista de contactos no meu caso é curta.
    Perto de casa foi construído um parque com equipamentos de manutenção e utilizei-os durante todo o período do verão que para além de ser bom para descontrair do trabalho de escritório, a carteira agradece.

Mas agradeço-te lembrares de mais estes pontos importantes pois uma das características que quero dotar na minha aplicação é a capacidade de se efectuar análises por categoria e detectar ineficiências e sugestões pelo sistema de onde e como melhorar.
  4.  # 4

Os seguros online só servem para quem não precisa deles. Ou seja, para ter a cobertura mínima obrigatória do seguro automóvel. Em caso de sinistro, se a culpa for sua, o outro desgraçado é que vai ter de se entender com eles, passar horas ao telefone e apanhar uma carrada de nervos.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: dutilleul
  5.  # 5

Porreiro Hugo,
    Eu fazia-o numa folha de cálculo no Google Docs, mas vou experimentar a sua aplicação.

Acho que vale a pena ir adicionando mais sugestões de poupança dia-a-dia. Muitas das que aqui estão já aplico, mas se me surgirem outras contibuo.

Cumprimentos
  6.  # 6

AugstHill,

Durante 10 anos conduzi sempre carro velhos, sendo que por razões de força maior fui "obrigado" a comprar uma nova viatura para me deslocar para o trabalho tendo apostado numa viatura nova com GPL de fábrica (o que se revelou no meu caso outra forma de poupança apesar do custo da viatura) e como foi a primeira viatura adquirida em estado novo, decidi colocar um seguro contra todos os riscos mas barato de um empresa muito conhecida e azar dos azares, em 10 anos não tive um único sinistro e após 1 mês de ter a viatura, passou um carro em alta velocidade, tendo largado a traseira do veículo na direcção do meu (algo tirado de um filme não !!!), sem que eu tive-se conseguido tirar a matrícula e posso-te dizer que em menos de uma semana foi efectuada a peritagem e a reparação do veículo.

Apesar de ser óbvio que o seguro contra todos os riscos aplicaria-se neste caso, um simples contacto telefónico e envio de papelada digitalizada por e-mail resolveu rapidamente as coisas, sem grande burocracias e custos para mim.

Este tipo de seguros contra terceiros não sei se funcionará também assim, pois felizmente ainda não precisei de tal.
  7.  # 7

aleixomatos, obrigado pois a ideia é precisamente que a aplicação seja simples para o utilizador, na medida em que este só precise de introduzir dados numa grelha (já feito este parte) e depois de uma forma automática possa ter análises sobre o sistema com esta informação que aqui é partilhada. É como se um motor de conhecimento olha-se para os dados da nossa conta e disse-se: "olha que aqui com esta medida ou aquela podes poupar x %" :)
    •  
      FD
    • 27 outubro 2010

# 8

Colocado por: hugo.ferreiraComprar produtos da marca do supermercado pois a maioria são de qualidade a preços muito mais reduzidos

Nem sempre, nem sempre. Muitas vezes há em que o produto da marca do supermercado é mais caro por causa disso mesmo, porque se criou uma percepção de que eram mais baratos.
    Da mesma forma que vamos ao hiper porque achamos que é mais barato, porque eles dizem que é mais barato, porque as promoções costumam ser mais baratas, etc.
    É tudo uma questão de percepção.

O que costumo fazer no supermercado, quanto a mercearias, é nunca olhar muito para o preço de venda das coisas.
    Olho só para o preço por quilo, preço por litro ou preço por unidade.
    Isso sim, permite-nos perceber qual o produto mais barato...

Um exemplo: iogurtes.
    Todos os copos de iogurtes são de 125g, e o preço é normalmente nas marcas, muito similar.
    Engano. A Danone diminuiu o peso dos seus iogurtes mas manteve o preço e o tamanho da embalagem. Os copos de iogurte da Danone têm 120g e não 125g.
    Ou seja, entre 4 copos de iogurte da Danone a 1€ e 4 copos de iogurte Mimosa a 1€, qual é o mais barato?
    Para nós pode não fazer grande diferença 5g por copo mas, para a Danone faz... e se escolherem os copos Danone estão-lhes a dizer: sim, eu não me importo que me tirem quantidade, continuo a pagar o mesmo preço.

Outro exemplo, as batatas fritas da Matutano. Durante anos custaram +/-1€. Durante anos o produto era vendido com um peso de 200g.
    Vão lá ver agora quanto é que pesam: 170g. E antes pesaram 190g e 180g mas, como viram que as pessoas só queriam um pacote de batatas a 1€ e não 200g de batatas, foram baixando, foram baixando e neste momento já há algumas variedades com a mesma embalagem (volume) mas com... 140g!

Este é um truque que as marcas têm usado muito, manter o tamanho da embalagem, manter o preço mas, baixam o peso, o volume ou o número de unidades.
    Por isso é muito importante olhar para as letrinhas pequeninas das etiquetas onde aparece o preço por unidade (quilo/litro/etc.).
    Estas pessoas agradeceram este comentário: eu, moraisdd, dutilleul, sousal
  8.  # 9

É verdade FD, boa contribuição para a lista :)
    Já aplicava um pouco disso mas mais para as unidades (papel higiénico e de cozinha, etc ...).
  9.  # 10

Colocado por: FD

Exacto. E verifiquem uma coisa: muitas vezes uma embalagem maior (p.ex. 5Kg de arroz), que deveria ficar mais barata é na verdade mais cara (preço/Kg) do que 5 embalagens de 1Kg. E lá se vai a economia de plástico e o ambiente, mas só se conseguirmos que as marcas deixem de nos enganar com estes truques elas dexarão de os usar.

Em relação aos produtos da marca do supermercado: muitos são tão bons ou melhores que as marcas, outros nem por isso. Às vezes só experimentando...

Quanto às promoções, a regra e básica (pelo menos para mim): preciso mesmo do artigo e vou utilizar a maior quantidade ou as embalagens extra? Se sim, compro, se não, ignoro.
    Atenção também às "ofertas": muitas vezes aparecem as embalagens de um produto com oferta de outro (p.ex. champõ c/ oferta de amaciador), mas na verdade não é oferta nenhuma, pois está a pagar-se mais do que levando só o primeiro artigo. Também aproveito estas promoções, mas apenas se o 2º artigo é algo que preciso na altura.
  10.  # 11

Colocado por: FDO que costumo fazer no supermercado, quanto a mercearias, é nunca olhar muito para o preço de venda das coisas.

Se fizer compras pelo Continente Online ou pelo Jumbo Online pode ordenar os produtos por preço/quantidade. É a maneira mais rápida de saber qual o mais barato. Agora, não sei se as lojas online praticam preços mais caros que outras lojas...
  11.  # 12

Sim, a compra on-line também é uma boa solução, pelo menos para a compra maior do mês e o que se paga na entregue, poupa-se no combustível e a cumprir a lista para quem tem mais dificuldade.
  12.  # 13

Fantástica a ideia deste tópico -parabéns!

O meu contributo:
    -Estou sempre atenta às promoções dos 50% ou 60%: artigos como detergentes de roupa, louça e casa só compro nessas promoções! Bem como artigos sem prazo de validade! - É claro que, como nunca sei quando vão estar em promoção, tenho sempre stock de reserva :)

- Produtos de higiene pessoal : compro quase tudo em Espanha pois vou lá com alguma frequência - Que me desculpem os que acham que temos de movimentar a nossa economia mas, não entendo como uma embalagem de pasta de dentes que lá custa em 0.90 e 1€, cá custa quase 3€!
  13.  # 14

O meu agregado é de 4 pessoas, tenho 2 filhos menores de 12 e 8 anos

- Quando recebemos o ordenado retiro logo algum para uma conta-poupança que é absolutamente sagrada, é como se não existisse

Temos o empréstimo da casa para pagar que é único, e a gestão que faço é :

- o meu ordenado tem que dar para pagar todas as despesas fixas sem recorrer ao ordenado da minha mulher :

prestação da casa, seguros, impostos como o IMI, luz, água, gás, zon triple-play, condomínio

- o ordenado da minha mulher é para gastos variáveis da casa, comida e vestuário...são despesas variáveis e que sempre pode controlar

tento sempre controlar as despesas para nunca chegar ao fim do mês com conta negativa
  14.  # 15

Outras sugestões anti-crise, aqui , aqui , aqui e aqui...

Aproveito para acrescentar que no IKEA, quando se pede um café ou um refrigerante, só se paga o primeiro. Portanto, é só levar um cantil de casa e fica a família abastecida para a semana toda...
  15.  # 16

Uma técnica que comigo está a resultar, é pagar tudo em dinheiro, ou seja, semanalmente "lavantamos x€, aqueles que nós estipulamos que podemos/devemos gastar por semana, e as compras são feitas em prol desse valor. "Custa" mais ver as notas saírem da carteira, do que passar o multibanco para pagamento.

Outra dica, tudo aquilo que não é "mesmo" indispensável, deixar para comprar amanhã, se amanhã continuar a "precisar" daqueles sapatos/mala/casaco/... então compro, senão é porque afinal não precisava assim tanto, e quantos coisas afinal nós compramos e afinal não nos fazem assim tanta falta.

Um dos meus pequenos vicios são os livros, hoje em dia, cada 2 que leio 1 é comprado, outro é trazido da biblioteca municipal.
  16.  # 17

A parte de levantar dinheiro parece-me um pouco chato para além do problema de segurança (apesar de valores não muito altos) e nesse sentido o que faço é precisamente ser eu a ir às compras (deve ir o mais "poupadinho") e simplesmente sigo a lista, nem mais, nem menos e claro dentro de cada produto tentar cumprir aquilo que foi falado nesta discussão (agora talvez até de forma mais eficiente).

Aquilo que até posso depois vir a precisar quando chegar a casa e não estava na lista é porque não é assim tão importante e virá na próxima lista ou se não chegar a vir é porque de facto não fazia falta.

Em relação aos livros, é uma boa contribuição às já aqui faladas. Outra forma é caso de tenha colegas com mesmo "vicio", comprar alguns livros que os outros não tenham e tentar trocar.
  17.  # 18

A aplicação foi actualizada e está agora disponível a versão 0.5 alpha 2

Melhorias no ecrã de movimentos de caixa:

* Caixa de escolha das categorias agrupada por despesas e receitas;
    * Cores distintas nos valores de despesas e receitas na grelha;
    * Campo de saldo do mês com cores em função do valor do saldo
    * Ao adicionar um novo registo, a grelha passou a posicionar-se nesse novo registo

Novo ecrã disponível para alterar/actualizar os dados do utilizador.
  18.  # 19

Bem, o projecto que tenho estado a desenvolver entrou agora na fase beta 1, ou seja, está completo e entra num período de testes beta até ao final do mês de Dezembro.
  19.  # 20

Já não postava à algum tempo aqui e dia 1 de Janeiro foi de facto publicada a versão 1.0 oficial ao qual dei o nome de código "New Year".

Entretanto já se encontra em desenvolvimento a versão seguinte, foram publicados alguns vídeos no YouTube e foi desenvolvida a página oficial da aplicação no Facebook [pub]http://www.facebook.com/pages/Personal-Finances/160778140635613[/pub]

Após a passagem do ano e a versão final publicada, o número de utilizadores aumentou significativamente mas após ter criado a página no Facebook, verificou-se um aumento exponencial de tráfego.

0.0229 seg. NEW