Iniciar sessão ou registar-se
    • PFrade
    • 27 outubro 2010 editado

# 1

Gostaria de saber opiniões sobre uma moradia com quase 50 anos, em termos de canalizações de águas e esgotos.
    A mesma vai sofrer remodelações, nomeadamente a nível da cozinha e WC.
    A dúvida é: que se saiba a casa não tem problemas de canalizações, mas com esta idade o que aconselham? Mudar todas as tubagens de águas e esgotos? Ou se não tem problemas, não se mexe?
    •  
      FD
    • 27 outubro 2010

# 2

Colocado por: PFrademas com esta idade o que aconselham? Mudar todas as tubagens de águas e esgotos?

Mudar. Se não o fizer agora, quando é que o fará?
  1.  # 3

È que nem pense noutra coisa... MUDE TUDO. Por muito boa (pensa você) que a canalização esteja não lhe passa pela cabeça como é que estão aqueles canos. Falo por experiencia própria. Remodelei o meu apartamento (tinha + ou - menos 52 anos) e a canalização até funcionava em condições. Como ia fazer obras totais decidi investir e mudar tudo. Bom... só vendo é que se acreditava o estado daqueles canos e aquilo que as pessoas andavam a beber. A ferugem era tanta que vários literalmente se desfizeram nas minhas mãos.
    Alem disso com 50 anos provavelmente a entrada de água na habitação é feita através de cano de chumbo o que é (segundo os entendidos) altamente cancerigeno.
    Espero ter sido util.
    Cumprimentos e boa sorte na remodelação.
    • PFrade
    • 27 outubro 2010 editado

# 4

Sr. FD:
    Não sei. A dúvida é essa mesmo. Talvez quando fosse realmente preciso por qualquer problema.
    É que não faço a mínima ideia dos custos de mudar toda a canalização de água e esgotos.

Sr. João Dias:
    Quanto lhe custou essa obra, sabe? (bem sei que depende de muita coisa, mas...talves dê para ter uma ideia)
  2.  # 5

Colocado por: PFradeNão sei. A dúvida é essa mesmo. Talvez quando fosse realmente preciso por qualquer problema.
    É que não faço a mínima ideia dos custos de mudar toda a canalização de água e esgotos.

Mais vale trocar tudo agora do que depois com a casa toda pronta e arranjadinha e lá a morar. A não ser que seja um problema de dinheiro e ai sugiro-lhe que investigue muito bem pois por experiencia própria lhe digo que vai gastar muito mais do que aquilo que pensa... Mesmo que seja por orçamento falta sempre alguma coisa.
    E já agora aproveite e compre comprimidos para as dores de cabeça... Vai precisar LOLLLL.

Cumprimentos
    •  
      FD
    • 27 outubro 2010

# 6

Colocado por: PFradeTalvez quando fosse realmente preciso por qualquer problema.

Economia de escala, sabe o que é?

Dou-lhe só um exemplo muito pequeno.
    Imagine que vende batatas. Há um comprador que lhe diz: quero um saco de batatas.
    Como faz entrega ao domicílio, vai-lhe entregar o saco de batatas a casa.
    Quanto é que custou a entrega? Simplificando, o ordenado de uma hora do motorista e o combustível da carrinha.
    Imagine que esse custo são 20€.
    O custo final do saco de batatas foi 20€ da entrega + 5€ das batatas = 25€
    Agora, imagine que o comprador quer 10 sacos e não 1. Qual será o custo?
    20€ da entrega + 50€ das batatas = 70€
    Qual foi a opção em que as batatas ficaram mais caras?

Numa remodelação de uma casa é a mesma coisa.
    Quantas mais obras fizer em conjunto mais baratas ficarão as obras individuais.
  3.  # 7

Colocado por: PFradeSr. FD:
    Não sei. A dúvida é essa mesmo. Talvez quando fosse realmente preciso por qualquer problema.

Sr. João Dias:
    Quanto lhe custou essa obra, sabe? (bem sei que depende de muita coisa, mas...talves dê para ter uma ideia)

Seguramente menos que aquilo que lhe custará depois, quando tiver que desfazer algo que já fez agora (azulejos, sanitários, pinturas, etc).
  4.  # 8

Colocado por: luisvv

Seguramente menos que aquilo que lhe custará depois, quando tiver que desfazer algo que já fez agora (azulejos, sanitários, pinturas, etc).

O meu caso não é exemplo pois a relação preço qualidade foi muito mas muito boa...
    Alem disso já remodelei á 5 anos por isso os preços não tem nada a ver nem os materiais...
    Tente-se informar directamente com um canaliazador.
    Cumprimentos
  5.  # 9

Obrigado a todos os que opinaram.
    Claramente que o melhor é não arriscar e colocar essa tarefa como prioridade também, pois a opinião foi unânime.
    Vamos lá a ver o que me diz€m.
    Mais uma vez, obrigado.
  6.  # 10

O meu apartamento já tem 30 e tal anos, e tenciono mudar as canalizações quando começar a remodelação daqui a uns dias

Que tipos de tubagem existem actualmente no mercado ?

Sou um leigo, mas ja reparei que existem :

>Inox

>umas que se unem a quente, ou seja as uniões, cotovelos, vão a uma maquina que as aquece e depois é só encaixar.

>Mais recentemente, reparei tambem que há uns tubos cinzentos, em que os acessorios são todos os em plastico tambem , e é tudo de enroscar

>Falaram-me tambem num sistema que funciona como nos tubos da electricidade, ou seja, possibilita que um dia mais tarde se troque o tubo no interior do tubo principal

O que aconselham ?

Obrigado
  7.  # 11

>umas que se unem a quente, ou seja as uniões, cotovelos, vão a uma maquina que as aquece e depois é só encaixar.
    chama-se PPR
    >Mais recentemente, reparei também que há uns tubos cinzentos, em que os acessórios são todos os em plástico também , e é tudo de enroscar
    possivelmente hidronil
    >Falaram-me também num sistema que funciona como nos tubos da electricidade, ou seja, possibilita que um dia mais tarde se troque o tubo no interior do tubo principal
    será pex
    O que aconselham ?
    colocaria multicamada/uponor que não salientou, não desfazendo nos que mencionou, mas e a minha opinião e vale o que vale
  8.  # 12

Boas!

Em que consiste e quais as vantagens do tal multicamada/uponor ?

Obrigado
  9.  # 13

Em que consiste e quais as vantagens do tal multicamada/uponor ?
    eu uso porque e mais fácil trabalhar e considero um bom material não só para canalizações como para outros trabalhos por exemplo aquecimento central, não vou comentar se e melhor ou pior do que os outros, apenas digo que qualquer um quando aplicado seguindo todas as regras são bons materiais, apesar de o pex levar as caixas de colectores que pessoalmente não gosto de ver, tem a sua vantagem de poder substituir em caso de problema, mas dispenso isso
  10.  # 14

não...deve ser o Polibutileno.
    provavelmente, não sei, se o ver identifico
  11.  # 15

Agradeço as vossas opiniões!

Sou teso, mas este é daquelas coisas em que não quero poupar, pois não vale a pena poupar.

Para mim é importante que as tubagens dêm-me garantias de :

-Longevidade (só quero voltar a mudar os tubos em 2095) :P

-Eficiencia energetica na agua quente, ou seja, que se perca pouco calor no circuito da agua quente

-Sistema fiavel , à prova de erros de montagem .... ou seja, que não haja grandes probabilidades de ter que voltar a abrir a parede por algo ter ficado mal encaixado

-Seguro para a saude, ou seja, algo que não meta dioxinas & afins na agua

É pedir muito ? :)
  12.  # 16

-Sistema fiavel , à prova de erros de montagem .... ou seja, que não haja grandes probabilidades de ter que voltar a abrir a parede por algo ter ficado mal encaixado

Convém testar a rede com pressão antes de fechar os roços...
  13.  # 17

Estive aqui a ver os catalogos da

heliflex ( http://www.heliflex.pt/ficheiros/catalogo2011.pdf )
    e da uponor (http://www.uponor.pt/~/media/Files/Uponor/Portugal/Tarifa/PT_Tabela%20Uponor_%202011.ashx )

E ainda estou mais confuso!

Help Please!!!
  14.  # 18

Colocado por: rjmsilva

Convém testar a rede com pressão antes de fechar os roços...

Pressão da rede ou mesmo com algum aparelho a injectar pressão nas tubagens ??
  15.  # 19

Sinto-me confiante em relação ao meu lado bob o construtor ... Qual o melhor sistema para que eu mesmo (que sou habilidoso mas nunca fiz uma canalização na minha vida) , possa fazer as canalizações por mim mesmo ?
  16.  # 20

Já decidi , vou para ppr :)

0.0244 seg. NEW