Iniciar sessão ou registar-se
    • angedy
    • 27 outubro 2010 editado

# 1

Boa tarde. Os meu pais vivem em união de facto à quase 30 anos. A 10 anos comprarem casa em nome de ambos. No entanto somente o meu pai é que pediu empréstimo e a conta aonde é retirada o prestação da casa está somente no nome dele. A minha mãe nunca ajudou no pagamento do empréstimo (aliás quem paga as contas todas de casa é o meu pai desde que estão juntos) somente ela dava ajuda para compra de comida. Neste momento eles continuam a morar na mesma casa mas separadamente. No entanto a minha mãe quer que ele saia de casa mas que continue a pagar a prestação da casa por inteiro. O meu pai quer vender a casa mas ela recusa-se. Gostaria que me dessem uma opinião em relação a esta situação. Desde já agradeço as respostas..
  1.  # 2

Boa Tarde angedy

como referiu no seu post a casa foi comprada pelos dois, na escritura / hipoteca da mesma consta o nome de ambos correcto?

se sim for, são ambos proprietários, ou seja o seu pai e a sua mãe são co-proprietários da casa independentemente da relação que existe entre o seu pai e a sua mãe e independentemente de quem esteja a pagar a prestação.

assim sendo a vontade da sua mãe do seu pai sair e continuar a pagar a prestação só eventualmente poderá ser possível se existir um conjunto de situações em que um tribunal "ordene" ao seu pai que continue a pagar a prestação, de outro modo para que o seu pai "saia" de casa por vontade da sua mãe, só se a sua mão comprar a parte da casa pertencente ao seu pai (50% da casa do valor já pago da casa) e tendo que a sua mãe assumir a prestação do empréstimo remanescente.

A hipotese do seu pai só vender a casa só será possível com o consentimento da sua mãe, sendo o valor da venda terá que ser dividido por ambos (50% para cada um).

aqui no fundo o que acontece é que se o nome de ambos estiver na escritura da casa:
    -aos olhos da lei existe uma co-propriedade, tanto o seu pai como a sua mãe são donos de 50% da casa (50% do seu pai + 50% da sua mãe)
    se a escritura da casa estiver no nome de apenas um
    - aos olhos o único dono "legal" da casa é a pessoa que tiver o nome no registo

isto tudo independentemente de quem pagou, ou de quanto pagou
  2.  # 3

angedy,

Se eu fosse Juiz (e ando muito longe de o ser) e tivesse de decidir isso, obrigava-os a pôr a casa à venda (ou punha-a a leilão).

O produto da venda serviria para liquidar o resto do empréstimo ao banco, e SE sobrasse alguma coisa dividia-se pelos seus pais. SE faltasse dinheiro para liquidar o empréstimo bancário, cada um teria de entrar com metade do valor em falta.
    (isto não impedia que algum dos seus pais licitasse para comprar a casa).

E ia cada um para seu lado.
  3.  # 4

Se o credito é só do marido, ou ela pagou a pronto metade da casa, ou duvido que a casa esteja em nome dos dois...o que é um grande embroglio!!

Se estiver em nome dos dois, ele pode obrigar a venda da casa, nem que seja a ela.
    Ela quer que ele saia, mas continua a pagar a casa é um abuso!! Mas se ele aceitar...

Se a casa estiver registada apenas em nome dele......vai dar molho......no minimo mete advogados ......ou pior!

Sendo que o pior, é ela não ter direito a nada!!

Falem com advogado e já!
  4.  # 5

Mas vivendo em união e facto à mais de 30 anos não é o mesmo que ser casado?
    Mesmo que a propriedade esteja só em nome de um, não será dos dois?

Dúvidas que tenho!!!

Cmps
  5.  # 6

aqui existe um conceito moral e outo legal.

Se a casa está regstada unicamente no nome de um elemento do casal, legalmente, sem recorrer a juisados/ tribunais a casa só pertence a esse elemento. A única hipotese de assim não ser é através da existência de documentos legais no qual a partilha da propriedade da casa esteja expressa. Num tribunal, o outro elemento do casal terá de fazer prova do "dinheiro" que investiu para poder ser recercido desse valor.

Moralmente já é outra história.

0.0118 seg. NEW