Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Boa noite,

    Agradeceria a quem me pudesse esclarecer algumas dúvidas.

    Eu e uma colega estamos numa situação em que vamos trabalhar para o estrangeiro. Ora, a empresa para onde vamos oferece-nos um subsídio de alojamento, mas para isso também temos de ter habitação em Portugal (isto porque a empresa teria benefícios fiscais, etc.).

    Como somos os 2 jovens não temos propriedade em nosso nome, mas sabemos que seria suficiente um contrato de arrendamento cá em Portugal. A nossa ideia seria os nossos respectivos pais arrendarem-nos as próprias casas pelo valor mínimo possível, mas continuarem a viver lá.

    As dúvidas que temos são:
    - Isto teria algum inconveniente para os nossos pais (se perderiam alguns direitos, etc.)?
    - Qual seria o valor mínimo necessário (segundo li, 1% do salário mínimo)?
    - O que é que precisaríamos para tal (pelo que investigamos, precisamos de um contrato assinado entre as partes, requerer à câmara uma licença habitacional e entregar o contrato nas finanças onde pagaríamos o imposto de selo; depois os senhorios teriam de declarar os ganhos no IRS)?
    - As contas da água e da luz etc. teriam obrigatoriamente de passar para nosso nome?

    Obrigado pelo vosso tempo.
    •  
      FD
    • 16 agosto 2008 editado

     # 2

    Inconvenientes:
    - pagam mais IRS, o valor a mais, como é lógico, só é possível descobrir sabendo todos os valores em causa
    - se a casa ainda não estiver paga ao banco podem existir problemas, porque os créditos à habitação são para habitação própria e permanente e não para arrendar

    Onde é que leu que existe um valor mínimo para arrendar?

    Os procedimentos são exactamente esses, se bem que a entrega do contrato nas finanças não é obrigatória. O imposto de selo é pago independentemente de entregar ou não o contrato nas finanças.

    Os titulares dos serviços básicos podem continuar a ser os proprietários.
  2.  # 3

    Muito obrigado pela resposta.

    Vi isso do valor mínimo no Portal do Cidadão: http://www.portaldocidadao.pt/PORTAL/entidades/MAOTDR/IHRU/pt/SER_rendas.htm (no fim, antes da secção "Outras informações", no início do último bloco de texto).
    "O valor da renda não pode exceder o valor do preço técnico nem ser inferior a 1% do salário mínimo nacional."


    Quanto à entrega do contrato nas finanças não ser obrigatória, então basta assinar um contrato entre as partes, pagar o imposto de selo e o IRS a mais e não é preciso mais nada? Fica tudo "oficial" assim? E aonde podemos pagar o imposto de selo?

    Considerando que a casa é arrendada pelo valor mínimo possível, suponho que o custo final com os impostos todos seja bastante baixo, certo?

    Obrigado pela atenção.
    •  
      FD
    • 19 agosto 2008 editado

     # 4

    Não faço ideia de onde é que vem esse 1%...

    O imposto de selo paga-se nas finanças, acho eu.

    Se se ganha pouco, paga-se pouco.
  3.  # 5

    Colocado por: nunofMuito obrigado pela resposta.

    Vi issodovalormínimono PortaldoCidadão:http://www.portaldocidadao.pt/PORTAL/entidades/MAOTDR/IHRU/pt/SER_rendas.htm(no fim, antesdasecção "Outras informações", no iníciodoúltimo bloco de texto).
    "Ovalordarendanãopodeexcederovalordopreçotécniconemserinferiora1%dosaláriomínimonacional."


    Quanto à entregadocontrato nas finançasnãoserobrigatória, então basta assinar um contrato entre as partes, pagaroimposto de selo eoIRSamais enãoé preciso mais nada? Fica tudo "oficial" assim? E aonde podemos pagaroimposto de selo?

    Considerando queacasa é arrendada pelovalormínimopossível, suponho queocusto final com os impostos todos seja bastante baixo, certo?

    Obrigado pela atenção.


    Leu mal. Releia o texto do link que aqui colocou e verá que o valor mínimo se refere ao regime de renda apoiada.
  4.  # 6

    Colocado por: FDNãofaço ideia de onde é que vem esse1%...

    Oimposto de selo paga-se nas finanças, acho eu.

    Se se ganha pouco, paga-se pouco.


    O imposto do selo paga-se nas finanças, mediante apresentação do contrato.
  5.  # 7

    Obrigado pelo esclarecimento.

    Acho que já temos todas as informações de que precisamos.
 
0.0134 seg. NEW