Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 381

Coloquei as minhas duvidas e depois por outros motivos não tenho acompanhado o debate, mas...
    conforme adiantei as orientações solares das minhas janelas, independentemente de ter estores baixos(pvc) ou as janelas que de tarde ficão a sombra, o verão passado foi mesmo um forno como já alguém referiu, por isso o vidro deve ser mesmo rasca.
    Detectei apenas a inscrição de "vidrosintra" naquele "espaçador" entre vidros, já enviei um mail a pedir referencias do material utilizado mas a resposta deve ter sido dada numa pedra de gelo (ahahahaha)
    Já anteriormente me passou pela cabeça a colocação de estores térmicos em alumínio mas pelos vistos não é solução, estou certo?
  2.  # 382

Colocado por: FernandezJá anteriormente me passou pela cabeça a colocação de estores térmicos em alumínio mas pelos vistos não é solução, estou certo?

Qualquer coisa que tape o sol é sempre solução.
    Será que os seu estores são escuros ? cuidado em não colocar estores pretos ou verde escuros, pois esses nos dias de verão aquecem a mais de 100 º depois embora componente de radiação directa seja cortada totalmente pelo estore o vidro acaba sempre por aquecer, embora muito menos. Note que alumínio é um dos melhores condutores de calor e de frio e que de térmico só tem o nome.

Digo isto porque já fiz várias medições, e não por ter "ouvido dizer"

Mas no seu caso e se tem estores claros será que as paredes estão bem isoladas ? E as vigas ? A uns tempos "apanhei" uma casa que tinha a parede a poente pintada a vermelho, estores em alumios claro e uma boa caixilharia e bons vidros.

Com o termómetro de ultra-sons apanhamos a fonte de calor... Ou seja a viga que não estava isolada e que por causa da parede vermelha o calor no quarto na zona da viga andava pelos 38 º e como se sabe a viga leva toda a noite a libertar o calor.

No verão meça todas as paredes ao fim do dia e fica logo a saber, ou então se tiver estores pretos ou escuros pinte-o de branco :-)
  3.  # 383

Colocado por: FernandezDetectei apenas a inscrição de "vidrosintra" naquele "espaçador" entre vidros, já enviei um mail a pedir referencias do material utilizado mas a resposta deve ter sido dada numa pedra de gelo (ahahahaha)

A vidrossintra não tem vidro de características com control solar nem baixo emissivo.
  4.  # 384

Colocado por: FernandezJá anteriormente me passou pela cabeça a colocação de estores térmicos em alumínio mas pelos vistos não é solução, estou certo?

Colocado por: Fernandezindependentemente de ter estores baixos(pvc) ou as janelas que de tarde ficão a sombra, o verão passado foi mesmo um forno

Por acaso não tinha lido bem. Agora sim e percebo que tem estores em PVC, se os tem o vidro está protegido dos raios, é evidente que os pode melhorar, resta saber se vale a pena e se o problema é mesmo dos vidros.

No verão tem que fazer as medições ao fim do dia, nas paredes. Zona da vigas e laje se for o ultimo piso. Podem ter roubado no isolamento.

Tenho um apartamento com estores em PVC e vidros simples virado ao sul e não aquece bem menos que um outro como vidro especiais duplos virado a poente.

Pode tb fazer um teste simples numa dos quartos... Corte à medida da janela uma placa de esferovite que caiba entre o estore e o vidro deixe ficar um dia inteiro, depois compare com outro quarto que tenha a mesma orientação solar.

Aqui na minha zona existe um empresa que fabrica vidros duplos, mas quando o cliente quer melhores e empresa logicamente que os comercializa.
    Agora comprarem vidros mais baratos e querem do melhor é que aqui ninguém consegue e penso que em Sintra tb não.

Aposto que se lhes quiserem comprar dos "bons" eles tb vendem ou então se não os vendem devem ter a "barriga mto cheia"
  5.  # 385

Agradeço aos entendidos as respostas dadas na tentativa de melhorar o conforto térmico principalmente no verão,
    pela minha analise, o calor passa mesmo pelos vidros porque já analisei as paredes em pleno verão e apresentavam uma temperatura baixa(paredes duplas e grossas), a parte de alumínio das janelas também não estava quente, apenas nos vidros detecto calor excessivo ao ponto de não aguentar a mão no vidro, mas o que mais confusão me faz é as janelas que ficão á sombra a partir da 10:30/11H também apresentavam uma temperatura acima do aceitável, todas as janelas estão protegidas ligeiramente pelas varandas do vizinho de cima que sempre faz um pouco de sombra.
    Ainda hoje (20/03/011) ao fim da tarde nas janelas viradas ao sol fiz uma experiência: peguei no termómetro digital (aqueles de ver a febre, eu sei não é com esse termómetro que tenho dados exactos) continuando, encostei o termómetro ao vidro de dentro que já se sentia quentinho e ainda não estamos no verão, e já deu uma temperatura de 38.5º.
    Tenho que ir a uma ou duas casas de alumínios e pedir orçamento para substituir os vidros, ou é melhor numa "vidreira" ?
  6.  # 386

Caro Fernandez...só tem é que usar vidro de control solar...e caso tenha algum frio no Inverno;de baixo emissivo também e ponto final...como eu sempre disse;as palas ou estores ou outra coisa qualquer não funcionam para reter o calor da rua...pois na generalidade esses também são bons condutores,mesmo que sejam em pvc,deixam sempre passar calor por reflexão...existem outros tipos de vidro para quando não estão sujeitos aos raios solares directos é zonas cálidas que se chamam neutros...esses protegem mais desses efeitos que se chamam(reflexo energético)com a sigla Pe,e (absorção energética)com a sigla Ae...
    Os vidros de control solar na generalidade quando se coloca a mão no interior mesmo com o sol a bater;estão muito mais frios que os caixilhos,e que as pedras,e muitas vezes as alvenarias...ao contrário do que alguns dizem aqui no fórum.

Cumps
  7.  # 387

8.  # 388

Colocado por: sergyioentão não se ganha nada mesmo que tenhamos estores em aplicar planistar ou solarlux, certo?

ganhar pode ganhar, se não lhe apetecer baixar os estores por exemplo, ou se não estiver em casa para os baixar.
  9.  # 389

Colocado por: two-rokganhar pode ganhar, se não lhe apetecer baixar os estores por exemplo, ou se não estiver em casa para os baixar.

Ganhar pode ganhar?Claro que ganha...basta observar os dois últimos comentários de Fernandez...para além disso ao contrário do que algumas melgas dizem;Os vidros de control solar(bons vidros)ficam com os vidros com temperaturas absolutamente diferentes...por exemplo os solarlux ficam com o vidro virado para a habitação muito mais frio...e os neutralux s com características diferentes aquecem o vidro interior,mas reflecte em grande escala o calor pelo vidro exterior.

Cumps
  10.  # 390

Por que carga de trabalhos terei eu que ter sempre luzes acesas ou não possa ver a paisagem?
    Estas pessoas agradeceram este comentário: serginh0
  11.  # 391

Colocado por: Jorge RochaGanhar pode ganhar?Claro que ganha...basta observar os dois últimos comentários de Fernandez...para além disso ao contrário do que algumas melgas dizem;Os vidros de control solar(bons vidros)ficam com os vidros com temperaturas absolutamente diferentes...por exemplo os solarlux ficam com o vidro virado para a habitação muito mais frio...e os neutralux s com características diferentes aquecem o vidro interior,mas reflecte em grande escala o calor pelo vidro exterior.

Sim tem razão, mas eu estava a falar entre um baixo emissivo e um controle solar, não entre um float e um controle solar.

Não se esqueça das senhoras friorentas que adoram o "solinho", o controle solar pode ser bom e pode ser mau, depende de quem vai morar para cada casa :)

Colocado por: Jorge Rochaor que carga de trabalhos terei eu que ter sempre luzes acesas ou não possa ver a paisagem?

felizmente existem vidros para todos os gostos :D
  12.  # 392

Colocado por: two-rokNão se esqueça das senhoras friorentas que adoram o "solinho", o controle solar pode ser bom e pode ser mau, depende de quem vai morar para cada casa :)

Se colocar o 70-40;esse problema não se pode colocar porque a capacidade que esse vidro tem de absorção dos infravermelhos até cerca de 20º;permite que o vidro seja optimo até para o Inverno caso esteja virado para o sol.(claro que a partir de vinte e tal graus o vidro fornece a possibilidade de repelir o calor em excesso)

Cumps
    Rocha
  13.  # 393

Até uma determinada medida de calor...para isso existem vidros com maior capacidade.
  14.  # 394

Colocado por: Jorge RochaSe colocar o 70-40;esse problema não se pode colocar porque a capacidade que esse vidro tem de absorção dos infravermelhos até cerca de 20º;permite que o vidro seja optimo até para o Inverno caso esteja virado para o sol.(claro que a partir de vinte e tal graus o vidro fornece a possibilidade de repelir o calor em excesso)

eu pessoalmente também tenho preferência pelo 70/40 para a maioria dos casos, mas quando a ideia é poupar dinheiro na caixilharia e haja protecção solar exterior, não acho necessário.
  15.  # 395

16.  # 396

Colocado por: sergyioque me dizem do vidro Climaguard?

http://www.sunguardglass.es/SunguardProducts/PerformanceComparisonTool/View/index.htm?id=11001734&coatingid=5249

Assim de repente parece-me um Solarlux Supernatural 70/40
    É um bom vidro "4 estações"
  17.  # 397

como se chama o sistema de janela de correr mas que ao fechar o puxador roda e a janela aperta(sentes-se a janela a vedar mesmo)?
  18.  # 398

Colocado por: calhaucomo se chama o sistema de janela de correr mas que ao fechar o puxador roda e a janela aperta(sentes-se a janela a vedar mesmo)?

osciloparalela???
  19.  # 399

não sei, estou a perguntar porque vi esse sistema à uns meses e gostei, como estou a iniciar construçao e estou a estudar varias soluçoes para muitas questoes que me vao surgindo, venho aqui ao forum (grande ajuda) para ir tirando duvidas. Obrigado sergyio
  20.  # 400

Colocado por: calhaucomo se chama o sistema de janela de correr mas que ao fechar o puxador roda e a janela aperta(sentes-se a janela a vedar mesmo)?

Oscilo-Paralela
    Corredora Elevatória
    ou uma simples corredora com fechos multiponto

só mesmo com fotos (ou mais pormenores) é que dá para identificar ao certo

0.0252 seg. NEW