Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Boas,
    O que se passa é que começaram ontem a fazer o meu furo e já furaram até aos 160m e ainda não encontraram água e querem parar pois não garantem que encontrem, sabendo eu que um vizinho (mais ou menos a 10m) conseguiu encontrar água aos 150m de profundidade.
    Ora as minhas questões são:
    -Não encontrando água e não garantindo que o furo venha a ter água, tenho que pagar pela totalidade do serviço?
    -Não havia nenhuma forma de se certificarem se encontrariam água antes de começar a furar?

    Cumprimentos.
  2.  # 2

    Também gostava de saber, é que ainda é uma bocado de dinheiro para ir às cegas. Quero ter a certeza ou pelo menos quase a certeza que não vou pagar para ao fim de cento e tal metros me dizerem "desculpe lá mas não encontramos água"...
  3.  # 3

    Colocado por: sraoliveiraTambém gostava de saber, é que ainda é uma bocado de dinheiro para ir às cegas. Quero ter a certeza ou pelo menos quase a certeza que não vou pagar para ao fim de cento e tal metros me dizerem "desculpe lá mas não encontramos água"...


    Esta é das tais...
    Conheço dois casos em que o dono da empresa que foi abrir os furos garantiu os mesmos com água
    ficando á exploração a profundidade entre máxima a 200 metros como condicionante para o custo final
    (se for menos paga os efectuados).
    que deram água deram, o tipo dizia que era "vedor" com um galho em forma de Y explorou o terreno
    e assinalou aonde havia água (coisas antigas ou talvez não), mas que neste caso resultou.
    Quem está a fazer o furo não lhe deu essas garantias?
    Então fique a saber que á quem as dá, com orçamento dependente dos metros a furar com garantia do máximo
    de metros a perfurar, a partir daí não paga mais, se não der agua não paga nada.

    cumps
    • adan
    • 28 outubro 2010

     # 4

    Colocado por: salapismoBoas,
    O que se passa é que começaram ontem a fazer o meu furo e já furaram até aos 160m e ainda não encontraram água e querem parar pois não garantem que encontrem, sabendo eu que um vizinho (mais ou menos a 10m) conseguiu encontrar água aos 150m de profundidade.


    E com esse vizinho a 10 metros conseguiu fazer o seu furo... Autorizaram-lhe o furo???

    A mim não, por ter um vizinho a 95 metros com um furo: NÃO... Diziam que o podia prejudicar... apesar de ele estar do outro lado da colina...
  4.  # 5

    Colocado por: salapismoBoas,
    O que se passa é que começaram ontem a fazer o meu furo e já furaram até aos 160m e ainda não encontraram água e querem parar pois não garantem que encontrem, sabendo eu que um vizinho (mais ou menos a 10m) conseguiu encontrar água aos 150m de profundidade.
    Ora as minhas questões são:
    -Não encontrando água e não garantindo que o furo venha a ter água, tenho que pagar pela totalidade do serviço?
    -Não havia nenhuma forma de se certificarem se encontrariam água antes de começar a furar?

    Cumprimentos.


    Um dos furos é ilegal... ou não?
  5.  # 6

    Colocado por: salapismoBoas,
    O que se passa é que começaram ontem a fazer o meu furo e já furaram até aos 160m e ainda não encontraram água e querem parar pois não garantem que encontrem, sabendo eu que um vizinho (mais ou menos a 10m) conseguiu encontrar água aos 150m de profundidade.
    Ora as minhas questões são:
    -Não encontrando água e não garantindo que o furo venha a ter água, tenho que pagar pela totalidade do serviço?
    -Não havia nenhuma forma de se certificarem se encontrariam água antes de começar a furar?

    Cumprimentos.


    Ora bem,

    isso tudo depende do que foi acordado entre as partes. Se não negociou a abertura do furo, poderá ter de pagar mesmo que não encontre água, mas normalmente as empresas que executam esse tipo de serviço colocam as condições logo no ínicio (pelo mesnos as empresas sérias). A questão do seu vizinho ter água aos 150 metros, nada quer dizer, pois basta o seu furo estar fora do lençol freatico que o furo do seu vizinho apanhou, voçê até pode furar 300 metros que não encontra água.

    Aproveito para perguntar. Pediu licença para a abertura do furo?
  6.  # 7

    Afinal não é a 10m mas sim a 30m, mas seja como for obtive a licença, quem tratou disso foi a empresa que está a fazer o furo.
  7.  # 8

    Colocado por: speedsteerAproveito para perguntar. Pediu licença para a abertura do furo?


    Sim pedi, e obtive a licença.
  8.  # 9

    Colocado por: salapismoAfinal não é a 10m mas sim a 30m, mas seja como for obtive a licença, quem tratou disso foi a empresa que está a fazer o furo.


    Se o seu tem licença o mais provável é que o dele não tenha.

    Quanto ao tema em si, devia ter acautelado essas questões antes de fazer o furo. Eu estou na mesma situação e a empresa que me vai fazer o furo garante-me que num furo com X metros tem um caudal Y, se não atingir isso eu não pago o furo. Mas também sei que depende das zonas, há zonas onde as empresas que fazem os furos têm muitas mais dificuldades em dar essas garantias por haver pouca água nos solos..

    Cumps
  9.  # 10

    Como é uma ciência não-convencional, não faço juízos de valor, mas um dos empreiteiros que contactei para obter orçamentos para construção alegava que tinha o dom de conseguir "sentir" o local ideal para se fazer um furo, para tal, bastava ter um pau em forma de Y... este senhor reside no concelho de Almada e ainda tenho o seu contacto, se quiser diga qq coisa.
  10.  # 11

    Colocado por: nunoneiva75Como é uma ciência não-convencional, não faço juízos de valor, mas um dos empreiteiros que contactei para obter orçamentos para construção alegava que tinha o dom de conseguir "sentir" o local ideal para se fazer um furo, para tal, bastava ter um pau em forma de Y... este senhor reside no concelho de Almada e ainda tenho o seu contacto, se quiser diga qq coisa.


    Esses são os famosos "vedores", que utilizam técnicas antigas de prospecção de água. Não sei como, mas que encontram água, encontram. Em casa dos meus pais foi assim que funcionou, e aos 13 metros tinhaágua a cair em cascata (é um poço e não um furo).
  11.  # 12

    Colocado por: nunoneiva75Como é uma ciência não-convencional, não faço juízos de valor, mas um dos empreiteiros que contactei para obter orçamentos para construção alegava que tinha o dom de conseguir "sentir" o local ideal para se fazer um furo, para tal, bastava ter um pau em forma de Y... este senhor reside no concelho de Almada e ainda tenho o seu contacto, se quiser diga qq coisa.


    trata-se do truque da vara verde... como já disseram atrás... tem de ser um pau em forma de Y depois de retroce-lo fica com a ponta do Y virada para o ar... começa-se a andar pelo terreno e onde apanhar uma veia de água, a ponta move-se do ar em direção ao solo... como por magia...

    Mas isto já se usa há milhares de anos.. e a ciência trata-a por "Radiestesia"....

    Há coisas Fantásticas não há?????
    Estas pessoas agradeceram este comentário: king25
  12.  # 13

    trata-se do truque da vara verde... como já disseram atrás... tem de ser um pau em forma de Y depois de retroce-lo fica com a ponta do Y virada para o ar... começa-se a andar pelo terreno e onde apanhar uma veia de água, a ponta move-se do ar em direção ao solo... como por magia...

    Foi assim que aconteceu comigo...
  13.  # 14

    Colocado por: Rui A. B.

    Se o seu tem licença o mais provável é que o dele não tenha.

    Quanto ao tema em si, devia ter acautelado essas questões antes de fazer o furo. Eu estou na mesma situação e a empresa que me vai fazer o furo garante-me que num furo com X metros tem um caudal Y, se não atingir isso eu não pago o furo. Mas também sei que depende das zonas, há zonas onde as empresas que fazem os furos têm muitas mais dificuldades em dar essas garantias por haver pouca água nos solos..

    Cumps


    Realmente pelos vistos na minha zona à pouca água nos solos, esta manhã depois de chegar aos 160m acumulou alguma água e deve ser suficiente pelo menos para a rega. De qualquer forma e visto não haver muita água a empresa que fez o furo que me tinha dado um orçamento de 22€ o metro, disse que eu apenas pagaria 10€ por cada metro já que a quantidade de água encontrada foi abaixo daquela que a empresa esperava encontrar e que nós clientes pretendíamos.

    Cumprimentos.
  14.  # 15

    Colocado por: marjoaotrata-se do truque da vara verde... como já disseram atrás... tem de ser um pau em forma de Y depois de retroce-lo fica com a ponta do Y virada para o ar... começa-se a andar pelo terreno e onde apanhar uma veia de água, a ponta move-se do ar em direção ao solo... como por magia...

    Foi assim que aconteceu comigo...


    Também foi assim no meu terreno... e eu a pensar que o senhor era "chanfrado"... :-)

    Cumprimentos.
  15.  # 16

    Colocado por: salapismo

    Realmente pelos vistos na minha zona à pouca água nos solos, esta manhã depois de chegar aos 160m acumulou alguma água e deve ser suficiente pelo menos para a rega. De qualquer forma e visto não haver muita água a empresa que fez o furo que me tinha dado um orçamento de 22€ o metro, disse que eu apenas pagaria 10€ por cada metro já que a quantidade de água encontrada foi abaixo daquela que a empresa esperava encontrar e que nós clientes pretendíamos.

    Cumprimentos.


    Mas repare, a vantagem é ficar com "reservatório". Tem que ver a quantos metros apanhou água, pois se apanhou água aos 155 metros só fica com 5 metros de reservatório. A ser assim era preferível ir mais uns metros para garantir "stock"..

    Cumps
  16.  # 17

    No total foi até aos 170m, aos 160m encontrou alguma água mas pouca, depois disso andou mais 10m, até aos 170m mas a quantidade de água pouco ou nada aumentou. O que eu lhe perguntei foi se continuasse a furar se encontrava mais água, ao que ele respondeu que o mais provável era não encontrar, portanto que se continuasse ia aumentar o custo do trabalho mas não tinha garantias de que encontrasse mais água do que aquela que encontrou até agora, que pela sua experiência era o mais provável de acontecer.

    A explicação dele foi mais técnica mas a conclusão foi esta.

    Cumprimentos.
  17.  # 18

    Boas Salapismo,

    Desculpe a questão mas estou curioso: Não tem água canalizada no seu lote? Fez um estudo custo/benefício para o furo? O custo do furo será rentabilizado em quantos anos?

    Cumprimentos,

    Nuno Neiva
  18.  # 19

    Tenho água canalizada, mas quero o furo para utilizar no exterior, rega, lavar pátio, lavar carro, etc... Quanto a essas contas todas, na verdade não as fiz..., mas pelos testemunhos de quem tem furo cheguei à conclusão que compensa, para esses usos que referi.

    Cumprimentos.
  19.  # 20

    Tenho água canalizada, mas quero o furo para utilizar no exterior, rega, lavar pátio, lavar carro, etc... Quanto a essas contas todas, na verdade não as fiz..., mas pelos testemunhos de quem tem furo cheguei à conclusão que compensa, para esses usos que referi.
    e nao so podera tambem liga-la a instalação de casa, e aproveitar para outros fins, se compensa? sempre nem vale a pena fazer contas

    cumps

    David Marques
 
0.0207 seg. NEW