Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Olá, ando com uma dúvida e ainda bem que descobri este forum :)
    Desde ja advirto para o facto de não perceber muito sobre o assunto, daí a minha questão:

Tenho um encargo de 350€ mensais, ganho 750€, será que posso obter um credito habitação no valor de 50 000€ (tenho fiador)
    ou será que nem vale perder tempo?

Gostava que algum entendido na materia desse a sua opiniao, ou alguem que tenha passado por uma situação semelhante.

antecipadamente grata.

Sofia M.
  2.  # 2

Posso desde já adiantar-lhe que será complicado, pois tem uma taxa de esforço muito proxima dos 50 %.
  3.  # 3

Cara sofiamesquita, tente procurar a informação que deseja em Tudo sobre crédito à habitação - coloque aqui as suas dúvidas.

Cumprimentos.
  4.  # 4

Boas Tardes Sofia

A melhor coisa é usar um simulador para verificar a prestação "simulada"

Ou seja necessita do valor que consta na declaração de IRS do ano passado, pois é esse o valor usado para calculo da taxa de esforço

assim sendo imaginando que têm uma decalaração de IRS de 2009 com um valor global de 10.500€ (assumindo ordenado de 750€ brutos x 14 mêses)

simulando um empréstimo de 50.000€ o simulador devolve 3 valores

soma as despesas mensais associadas ao crédito (seguros, comissões, etc) -> 56€

-> prestação actual ->170€ + 56€ -> prestação mensal ->226€
    -> prestação actual +1% -> 201€ + 56€ -> prestação mensal ->257€
    -> prestação actual +2% -> 235€ + 56€ -> prestação mensal ->291€

assim munida desses valores multiplica a prestação actual + 2% por 12
    291€ x 12 mêses = 3.492€

assumindo a despesa mensal que indica 350€ temos que a multiplicar por 12
    350€ x 12 mêses = 4.200€

isso significa que emtermos de despesas fixas passará a ter:
    3.492€ + 4.200€ = 7.692€

verificando a sua taxa de esforço

10.500€ (rendimento) ----------> 100%
    7.692€ (despesa anual) --------> x (Taxa de esforço)

Taxa de esforço = (7.692€ * 100) / 10.500€ = 73,26%

Logo como os bancos para fazerem empéstimos sem viador exigem uma taxa de esforço máxima entre os 30%/35% necessitará sempre de fiador, mas mesmo assim com esta taxa de esforço a meu ver muito dificilmente conseguirá arramjar um fiador visto que a probabilidade de as coisas darem para o torto é enorme.

no fundo o que estas contas querem dizer é que têm por mês disponível pouco mais de 200€ (contando com subsidios que só recebemos a meio e no fim do ano) para gastar em:
    -luz, água, telefone
    -alimentação
    -transpostes
    -vestuário
    -etc.

sei que estes numeros são duros, e espero que a tenha esclarecido.

Cumprimentos
    Estas pessoas agradeceram este comentário: sofiamesquita
  5.  # 5

Colocado por: sofiamesquitaTenho um encargo de 350€ mensais, ganho 750€, será que posso obter um credito habitação no valor de 50 000€ (tenho fiador)
    Sofia,
    DEPENDE em que é que consiste esse encargo mensal de 350€.
    É NOUTRO empréstimo?

Caso não seja com empréstimos bancários, a sua taxa de esforço rondará os 30-35%, o que é aceitável para a maioria dos bancos.

(nota: 50mil euros a 25 anos, com taxa de 3,5% representam uma mensalidade de cerca de 250eur, i.e. cerca de 3.000eur/ano)

PS: amartins, a comissão+seguros NÃO PODE ser 56,00euro/MÊS!
    Ou pode? :-)
  6.  # 6

os 350 são de um credipo pessoal....
  7.  # 7

A probabilidade de obter um empréstimo, mesmo com fiadores muito baixa... se não nula mesmo...

Pois como se viu somando os dois encargos, ia ficar com apenas cerca de 200€ por mês ... não falando que dai ainda tem o pagamento de àgua, luz, etc... ou seja seria muito difícil você cumpriu o pagamento...

Mesmo assim o banco ainda lhe vai exigir um spread altissimo e outros produtos do banco, como cartões credito.. ou outros serviços...

resumindo... nem vale a pena tentar... com essas condiçoes.
  8.  # 8

Claro que vale a pena tentar! O mais difícil já conseguiu.

Se tem um fiador que o aceita ser nessas condições, é só encontrar o banco certo para o efeito. Da sua parte está descansada, quando não conseguir pagar, o fiador chegar-se-á à frente. Simples!
  9.  # 9

PS: amartins, a comissão+seguros NÃO PODE ser 56,00euro/MÊS!
    Ou pode? :-)

esse 56€ são um arredondamento dos encargos mensais que existe no simulador
    como exemplo:

Comissão de processamento (IS incluído) 1,45 euros
    Seguro multi-riscos paredes (1) 5,80 euros
    Seguro de vida habitação 4,83 euros
    Seguro de desemprego e baixa médica 4,05 euros
    Serviço Pessoal de Saúde Multicare (Essencial) 36,12 euros

isto assumindo um imóvel avalido em 100.000€ e um empréstimo e registo de 50.000€
  10.  # 10

Colocado por: nunoneiva75Claro que vale a pena tentar! O mais difícil já conseguiu.

Se tem um fiador que o aceita ser nessas condições, é só encontrar o banco certo para o efeito. Da sua parte está descansada, quando não conseguir pagar, o fiador chegar-se-á à frente. Simples!

è à conta desta mentalidade que temos este país... por acaso não se preocupa se depois o fiador possa pagar o empréstimo.... muitos fiadores agora tiveram de vender as casas deles pois aceitaram ser fiador sem saber o que estavam a assinar e as responsabilidades que estavam a assumir.... e agora estão metidos em grandes encrencas...

Tambem não estou a ver a lógica de querer viver com menos de 200 euros por mês... é que só nas escrituras e burocracias, impostos de selo, etc etc... gasta pra ai uns 3000€ que já lhe dá para pagar muita renda.....
  11.  # 11

bem, estou a ver que vou ter q desistir.

muito obrigado a todas as opiniões
  12.  # 12

Boas Costa3333,

Esses "coitadinhos" que abram a pestana que já têm idade para não serem ingénuos. No entanto, eu estava a ironizar no meu comentário.

0.0161 seg. NEW