Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Boa tarde a todos,

Há relativamente pouco tempo, pedi um orçamento para portas em madeira a uma empresa.
    O preço que me foi apresentado foi este:
    Portas novas em laminado de madeira de Pinho da Lapónia com respectivos
    acessórios de fixação: fechaduras, dobradiças e aduelas.
    Dim: 175 x 65 1 € 1.200,00
    Dim: 190 x 90 1 € 1.850,00
    Nota: Acresce IVA à taxa de 20%

Hoje a "vasculhar" no forum encontrei isto:
    As exteriores em madeira maciça laminada/lamelada com isolamento interior entre painéis em lã de madeira, variam conforma as medidas entre os 600 e os 900€,
    O preço para cada porta com 90 x 210, sem vidro; é de 636€ com IVA incluído
    As de 90 x 210 é de 525€ já com IVA.

É suposto eu não sentir-me decepcionada com isto?
  2.  # 2

Claro que não... já viu que as suas, a madeira vêm da Lapónia, com um bocado de sorte enquanto arvore ainda serviram de encosto ao Rudolfo ( A rena... lololol), isso não tem preço.....

desculpem lá a brincadeira... mas achei piada...

Vamos a coisas serias.. pediu um orçamento a uma empresa de um determinado produto, de uma determinada marca... e deram-lhe um preço... esse senhor que postou ai esses valores deu uma estimativa do preço de umas portas exteriores sem referênciar muito sobre elas....

Ou seja nao pode comparar pois não se tratam dos mesmos produtos...

Acha que quem compra um Audi A4 por 40000€ e depois ve um anuncio de um Kia CEED por 20000€ fica desconsolado.....?????

ambos tem 4 rodas e dão para andar....lolol

cumps
  3.  # 3

Caro costa3333,

Gostei da ideia do Rudolfo encostado..

Não ficaria decepcionada por qualquer "palha" .
    Infelizmente, as portas em questão são o mesmo produto, o mesmo material e o mesmo fornecedor.
    Por isso deixo de acreditar. Não percebo esta mentalidade que vigora.
  4.  # 4

Colocado por: CMartinCaro costa3333,

Gostei da ideia do Rudolfo encostado..

Não ficaria decepcionada por qualquer "palha" .
    Infelizmente, as portas em questão são o mesmo produto, o mesmo material e o mesmo fornecedor.
    Por isso deixo de acreditar. Não percebo esta mentalidade que vigora.

Bem se diz que é tudo igual... veja se os acessórios ( dobradiça, fechos etc) estão incluídos... mas os valores são muito dispares... é caso para dizer... aqui anda coisa...lol

Por isso é que se deve pedir bastantes orçamento... eu para fazer uns flyers publicitários teve orçamentos de 40 € a 150€ ... o mesmo material e quantidade e qualidade...

cumps
  5.  # 5

Colocado por: CMartinBoa tarde a todos,

Há relativamente pouco tempo, pedi um orçamento para portas em madeira a uma empresa.
    O preço que me foi apresentado foi este:
    Portas novas em laminado de madeira de Pinho da Lapónia com respectivos
    acessórios de fixação: fechaduras, dobradiças e aduelas.
    Dim: 175 x 65 1 € 1.200,00
    Dim: 190 x 90 1 € 1.850,00
    Nota: Acresce IVA à taxa de 20%

Hoje a "vasculhar" no forum encontrei isto:
    As exteriores em madeira maciça laminada/lamelada com isolamento interior entre painéis em lã de madeira, variam conforma as medidas entre os 600 e os 900€,
    O preço para cada porta com 90 x 210, sem vidro; é de 636€ com IVA incluído
    As de 90 x 210 é de 525€ já com IVA.

É suposto eu não sentir-me decepcionada com isto?

Claro. Está a contribuir para o melhor funcionamento da economia nacional.
  6.  # 6

É como os preços da Zon, há clientes a pagar 35€ por um serviço e outros a pagar 60€ pelo mesmo serviço, depende da capacidade de cada um regatear, é como nas feiras, este país está entregue a ciganos.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: aquapego, dutilleul
  7.  # 7

Preços fresquinhos:

Porta de Entrada Esquerda (1) Porta de
    Entrada Direita (2), Divisao com barra,
    Quadrícula falsa dupla, 2 x panel
    Width x Height: 1100 mm x 2050 mm
    IV 68 Plus Portas
    Ferragem: Portas
    Puxador Asa & Bola
    1249€ + IVA

Double-sash window 2 sash Batente Esq.
    (2) Oscilobatente Dir. (1), Divisao com
    barra, Quadrícula falsa dupla, 2 x panel
    Width x Height: 1100 mm x 2050 mm
    1100€ + IVA
  8.  # 8

Estive na Tunísia, como alguns saberão, este ano de férias. A Tunísia, como também se calhar sabem, é uma verdadeira feira gigante, para tudo tem que se regatear, e, mesmo assim, fica-se sempre com a estranha sensação que, mais provavelmente, não pagámos o correcto. Um exemplo entre todos: Para um café eu paguei 1 dinar e paguei 4 dinares. O câmbio está sensivelmente a 51centimos. Então eu paguei 51centimos e paguei 2 euros por um café.
    Peguemos agora, Paulo Correia, para onde está a querer levar a discussão, e poderíamos dizer: mas um café foi bebido no quiosque da esquina ao lado do cocó do camelo e outro café foi bebido no Club Med.
    Mentira.
    Não houve diferenciação de qualidade: Nem do café em si. Nem do local onde se tomou o café.

O mesmo acontece aqui com as portas.
    Os preços fresquinhos do Paulo Correia são válidos obviamente para determinado produto.
    Os preços “acima da tabela” que me foram dados para mim também me pareciam válidos, pois achava eu que se deveria a qualidade do produto e do serviço. Deixaram de o ser apenas ontem, quando constato os preços para precisamente o mesmo produto – em igualdade de circunstâncias – são inferiores. O café a um dinar e o café a 4 dinares.

O que acontece na Tunísia, para quem conhece, é que se torna tão cansativo regatear e desconfiar de tudo, que pura e simplesmente passamos a fazer questão de pagar o que nós achamos que está correcto. Deixa de haver moral, deixa de haver equilíbrio, porque não se sabe a quantas se anda. Se se continuar neste caminho aqui acaba por acontecer o mesmo: Exigirmos sempre o preço mais baixo porque acima disso achamos que nos estão a enganar. E todos se queixarão e ninguém terá razão.

Eu não pensarei duas vezes em regatear até onde me der mais jeito: até ao limite da decência!
  9.  # 9

Isto é como tudo na vida. Posso-lhe dar o exemplo do meu negócio, somos uma loja especializada em determinada área na zona da Grande Lisboa. Os nossos preços não são baratos porque pagamos uma renda muito cara e temos um funcionário especializado .que ganha mais do que é habitual para quem atende o público. As lojas da "concorrência" grande parte das vezes têm preços mais baixos porque:

- São proprietários dos imóveis onde estão;
    - São importadores e vendedores ao mesmo tempo (nós compramos-lhes pouco mais barato que o público em geral);
    - Não são especializadas, têm mau atendimento e vendem sem aconselhar ou aconselhando mal (mas vendem). Nós somos conhecidos a nível nacional pela qualidade e pela variedade, mas apercebemo-nos que muitos clientes vêm muitas vezes para tirar dúvidas e no momento da compra vão à concorrência.

Depois temos o outro lado do negócio, que são os que matam os negócios

Abrem lojas on-line, compram a PP obtendo desconto e a única margem que põem no produto é a diferença desse desconto. Ao fim de um tempo fecham porque isto dá trabalho e pouco dinheiro arrastando outras lojas com eles entretanto.

Mas cada negócio é um negócio e eu não trabalho com portas para lhe dizer o porquê dessa descrepância.

Luís Guerreiro
    Estas pessoas agradeceram este comentário: two-rok
  10.  # 10

Considero-me uma pessoa razoavelmente decente e dentro dos parâmetros normais da inteligência. Sei o que diz, porque é natural que assim aconteça – a concorrência entre as empresas de diferentes dimensões e diferentes “modus operandi” e diferentes qualidades, pode ser desleal.
    O que eu não compreendo é que se continue hoje em dia, vós próprios como empresas da especialidade a prejudicarem o vosso negócio. Perante os olhos do cliente, por exemplo, o cliente sabe ou deverá estar crente que os preços são distinguidos por alguma lógica de mercado. Isso deixar-nos-ia mais confiantes. Aquela tal lógica, como diz Luis Guerreiro, da empresa ser maior e ter mais encargos, ou da empresa ser melhor qualitativamente, logo, o diferencial de preços, ou ainda cumprirem prazos estipulados ou prazos mais curtos, ser uma mais valia, etc. Essas diferenças que podem ser interpretadas por nós clientes como uma mais valia e a tal ponto que estejamos dispostos a pagar mais por essa mais valia.
    Não haver lógica aparente, neste caso da porta – mesmo fornecedor, mesmo produto, preços bastante diferentes – que muitos vezes acontece e não é só comigo certamente (não sei se conforme a cara do cliente) apenas prejudica a imagem que transmitem aos clientes.
    Tenho um amigo que se convence que é conforme a cara do cliente, diz-me que lhe dão um orçamento, quando se vai a casa ver a coisa, o carro à porta, a casa em si, influencia logo a fórmula do cálculo para o preço. Pessoalmente não acredito que seja assim em geral, mas a minha duvida é que se calhar ele tem mesmo razão.
    Acho que devem ter uma preocupação em manter alguma lógica que explique os diferentes preços perante, o cliente isso só favorecerá a confiança e o vosso negócio.
    Eu preferia ter ficado com a sensação de que o preço da porta assim o era porque o material era bom a valer e da Lapónia, fiquei decepcionada de verdade saber que afinal o preço não é este e que aparentemente estava a ser induzida em erro. Vamos deixando de acreditar nos orçamentos!
  11.  # 11

Mas, por outro lado, acho que esta conversa sobre preços está tão gasta por todos que tudo já deverá ter sido dito mais de mil vezes. A minha intenção é, se calhar, dar-vos esta outra perspectiva, para que não se destrua a confiança dos clientes que se calhar ainda valham qualquer coisita : Sejam mais coesos nas políticas de preços, tenham alguma lógica (as acima mencionadas) que certamente funcionará melhor para todos. (Feirantes há os em quem vende e há os em quem compra – e depois ainda existem os outros que não são tão feirantes assim e que até querem acreditar e prosseguir com alguma confiança com as suas obras sem estas constantes decepções que nem sequer temos conhecimentos para conseguir saber medir!).
  12.  # 12

Por outro lado ainda, como diz o rjmsilva, este país está entregue a ciganos, e assim, não vejo porque exijo que a área da construção há-de dar o exemplo.Se calhar o mal está em todos.
    De facto.
  13.  # 13

O que acontece na Tunísia, para quem conhece, é que se torna tão cansativo regatear e desconfiar de tudo, que pura e simplesmente passamos a fazer questão de pagar o que nós achamos que está correcto. Deixa de haver moral, deixa de haver equilíbrio, porque não se sabe a quantas se anda. Se se continuar neste caminho aqui acaba por acontecer o mesmo: Exigirmos sempre o preço mais baixo porque acima disso achamos que nos estão a enganar. E todos se queixarão e ninguém terá razão. Eu não pensarei duas vezes em regatear até onde me der mais jeito: até ao limite da decência!

Toda uma forma de pensar que nos levou até onde estamos...
    Os preços são e devem ser livres. Quem vende pede o que entende, quem compra paga o que entende. Não há qualquer "moral" nisso. A ideia de que vender mais caro é "enganar" está muito arreigada na nossa cultura e revela muito sobre nós.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: two-rok
  14.  # 14

(..) As lojas da "concorrência" grande parte das vezes têm preços mais baixos porque:

- São proprietários dos imóveis onde estão; Beneficiam de rendas congeladas (100 euros por um armazém com 300 m2 em plena cidade de Lisboa?)

- São importadores e vendedores ao mesmo tempo (nós compramos-lhes pouco mais barato que o público em geral);
    - Não são especializadas, têm mau atendimento e vendem sem aconselhar ou aconselhando mal (mas vendem). Nós somos conhecidos a nível nacional pela qualidade e pela variedade, mas apercebemo-nos que muitos clientes vêm muitas vezes para tirar dúvidas e no momento da compra vão à concorrência.
  15.  # 15

A ideia de que vender mais caro é "enganar" está muito arreigada na nossa cultura e revela muito sobre nós.

Não me faça zangar consigo. Está muito claro o que eu estou a dizer. Precisamente o contrário: eu acredito por natureza que o preço paga-se por questões de qualidade. Eu descubro que isto é uma grande balela, como é este caso que descubri por pura vasculhice no forum. Fico decepcionada. Não está arreigada na nossa cultura, fazem-nos pensar assim.
    De resto os preços são livres, cubram o que querem, mas depois não nos queixemos dos danos colaterais desta forma de estar!
  16.  # 16

Colocado por: CMartinPeguemos agora, Paulo Correia, para onde está a querer levar a discussão, e poderíamos dizer: mas um café foi bebido no quiosque da esquina ao lado do cocó do camelo e outro café foi bebido no Club Med.

Por acaso estava só a dar-lhe cotação das portas em madeira que recebi esta semana e que se podem aplicar ao seu caso, dado ser uma quantidade pequena (6un)

De resto, vai-me desculpar mas estou demasiado cansado para tentar perceber o que se passou, ou então, percebi à primeira e não entendo minimamente qual é a sua dúvida acerca da forma como se compôe um preço. Voce imagina (erradamente) que um preço é pura matemática, eu tenho a certeza que na maioria das vezes são feitos sem qualquer lógica. é quase religioso,são assim, porque sim
    •  
      FD
    • 29 outubro 2010

# 17

Colocado por: PauloCorreiaum preço é pura matemática, eu tenho a certeza que na maioria das vezes são feitos sem qualquer lógica. é quase religioso,são assim, porque sim

Diz o marketing que um preço é formulado com base no que o consumidor está disposto a pagar por ele.
    Depois (ou antes), há que criar no consumidor essa disposição para pagar o que a empresa quer que ele pague.

Ou faz algum sentido matemático que um frasquinho de 50ml de perfume custe 50€?
    Ou que uma garrafa de água custe 1€?
  17.  # 18

Colocado por: luisvvToda uma forma de pensar que nos levou até onde estamos...
    Os preços são e devem ser livres. Quem vende pede o que entende, quem compra paga o que entende. Não há qualquer "moral" nisso. A ideia de que vender mais caro é "enganar" está muito arreigada na nossa cultura e revela muito sobre nós.

Concordo com isto.
  18.  # 19

Por acaso estava só a dar-lhe cotação das portas em madeira que recebi esta semana e que se podem aplicar ao seu caso, dado ser uma quantidade pequena (6un)

Obrigada. (Pensei que houvesse "nó na ponta". Sorry).

Ou faz algum sentido matemático que um frasquinho de 50ml de perfume custe 50€?
    Ou que uma garrafa de água custe 1€?

Faz sentido sim. Se, tal como diz FD
    um preço é formulado com base no que o consumidor está disposto a pagar por ele
    para além do que se vê, do que se consome, do que é de facto o produto, existem outros factores que contribuem para um preço de um tipo de produto.
    Neste exemplo da água, e usando como exemplo as diferentes marcas de água, uma garrafa da água Evian custará bastante mais que 1€. A publicidade feita à marca focou precisamente a diferença de “estilo de vida” que leva alguém a gastar mais dinheiro numa Evian. http://www.eurorscg.com/flash/#/Our-Work/Creative-Business-Ideas/EVIAN/The-Challenge?id=3.2.8.2
    Eu acho que há lógica no estabelecimento de preços.
      untitled3.JPG
  19.  # 20

A lógica é a de colocar o preço mais elevado que o consumidor esteja disposto a pagar...

0.0243 seg. NEW