Iniciar sessão ou registar-se
    • lebasi
    • 29 outubro 2010 editado

# 1

boa tarde... tenho uma dúvida sobre hipotecas... se eu tiver dinheiro para comprar um T0 a pronto... e nesse mesmo ano quiser comprar um T2 (que custa o dobro do valor), mas não tenho mais dinheiro porque o gastei todo no T0... se eu hipotecar o T0, o banco aceita fazer o resto a credito?!... quanto é que tenho de pagar a mais por essa hipoteca extra?!...
    •  
      FD
    • 29 outubro 2010

# 2

Colocado por: lebasise eu hipotecar o T0, o banco aceita fazer o resto a credito?!... quanto é que tenho de pagar a mais por essa hipoteca extra?!...

Isto só um banco lhe pode responder. Eles são como nós, livres de emprestarem dinheiro a quem quiserem e nas condições que quiserem.

Hipoteca o T0, recebe 80% da avaliação, usa esse dinheiro para comprar um T2 e quer pedir o resto num crédito pessoal? Parece-me improvável mas... é como disse acima.
    Hipoteca o T0, recebe 80% da avaliação, usa esse dinheiro para comprar um T2 e quer pedir o resto num crédito à habitação? É possível mas, entra muito mais em conta para a aprovação do que apenas isto. Como lhe dissemos anteriormente, a taxa de esforço por exemplo, conta mais que isto.
  1.  # 3

desculpe mas não percebi a última parte... consegue ser mais esclarecedor?!... obrigada
    •  
      FD
    • 29 outubro 2010

# 4

Colocado por: lebasiconsegue ser mais esclarecedor?!

Consigo se a lebasi também conseguir.
    Explique lá melhor o que quer fazer.
  2.  # 5

ok... compro um T0 a 90.000€ a pronto... arrendo... hipoteco esse T0 para comprar um T2 para mim por 180.000€... peço crédito para pagar o restante, tendo os meus pais como fiadores, visto terem vários imóveis em seu nome e esse não ser um problema... uso o aluguer do T0 para pagar a prestação (estou a falar de apartamentos em Lisboa)... digamos que é um negócio que está no sangue, na família (aluguer de casas)...
    •  
      FD
    • 29 outubro 2010

# 6

Colocado por: lebasihipoteco esse T0 para comprar um T2 para mim por 180.000€... peço crédito para pagar o restante

Percebe que pagará duas prestações, certo? Uma pelo T0 e outra pelo T2.
    Percebe que o banco, sendo o T0 arrendado, não lhe vai fazer as mesmas condições que faria se fosse habitação própria e permanente, certo?
    Percebe que, independentemente de ter o T0, a sua taxa de esforço (a percentagem que as prestações ao banco representam no seu rendimento disponível) deve ser sempre inferior a 30%, certo?

É preferível comprar o T2 por 180.000€ e pedir um empréstimo apenas para esse.
    Não terá duas prestações, as condições do empréstimo serão melhores, ficará sempre com um imóvel seu (sem hipoteca), não gastará despesas com duas hipotecas (registos, imposto de selo, seguros, etc.), e por aí fora...
    O banco considerará os rendimentos do arrendamento, pelo que a possibilidade de aprovar o crédito é melhor, se calhar ao contrário do que aconteceria se fizesse a hipoteca sobre o T0.

O banco quase de certeza que lhe dirá que sim, se quer comprar um casa e vai dar duas de hipoteca... mas quanto a mim, quem perde é a lebasi.
  3.  # 7

lebasi,
    Quem tem esse negócio no sangue sabe (TEM DE saber) fazer contas.

Diga-me onde errei:

Aparentemente você tem 90mil e quer comprar duas casas de 90+180 =270mil.

Independentemente de como utilizar o dinheiro, ficará a pagar um ou dois empréstimos no valor total de 180mil.

180 mil a 30 anos, a 4%, dá uma prestação mensal de uns 850euros, fora as despesas (seguros, comissões, etc.).

A renda do tal T0 dará quanto? 250,00euros/mês ?
    Faltam-lhe, talvez, uns 650 a 700euros.
    E terá de ter em conta a taxa de esforço.

Portanto, creio que sim, que os bancos lhe emprestarão o dinheiro... SE você ganhar uns 2.000euros líquidos por mês
  4.  # 8

um T0 no centro de Lisboa mobilado custa 450€/550€
  5.  # 9

250€ mês custa um quarto (e dos maus) em Lisboa... eu vivo em Lisboa, e os meus pais têm casas em Lisboa, acredite que conheço bem o mercado Alfacinha... e como é óbvio, não vou dizer aqui qual é o meu ordenado...
  6.  # 10

Ok... Mas para esse valor (450/550), não basta estar no centro e mobilado.

Teria de ser um T0 de 120mil (isto é, com estacionamento e outras vantagens).

Refazendo as contas para uma renda de 500euros/mês. »Faltam-lhe, talvez, uns 400 a 450euros.
    E terá de ter em conta a taxa de esforço.

Portanto, creio que sim, que os bancos lhe emprestarão o dinheiro... SE você ganhar uns 1.500euros líquidos por mês»
    MAS ATENÇÃO, que os bancos poderão não aceitar este rendimento de 500euros/mês como «favas contadas».
  7.  # 11

Colocado por: lebasium T0 no centro de Lisboa mobilado custa 450€/550€

Mas tem despesas associadas.
  8.  # 12

É certo que c\ as restrições ao crédito aumentou a procura de casas para alugar, mas tb é certo que existem cada vez mais problemas com inquilinos que não pagam, de modo que o meu conselho é: se o pagamento dessa hipoteca depender das rendas, é uma operação arriscada, caso contrário, porque não?

0.0203 seg. NEW