Iniciar sessão ou registar-se
    • afmf
    • 29 outubro 2010 editado

# 1

Olá.
    Antes de mais gostaria de felicitar pela boa ideia deste fórum e ela preciosa ajuda a quem se inicia nesta área e procura respostas ou soluções.
    Sou da zona de Leiria.
    Sou completamente leiga nos assuntos de construção, materiais, tramites legais, projectos, etc... Em resumo, não percebo mesmo nada!! Mas até quero construir entretanto e queria saber por onde começar... Preciso de ajuda...
    Pontos de partida:
    - temos 1 terreno com cerca de 900m2 (sem grandes inclinações) numa aldeia,
    - gostaríamos de uma casa térrea até 200m2 (incluindo garagem, com 1suite s possível, 2quartos, 1cozinha, 1sala, 2WC, 1despensa),
    - gostamos de "linhas direitas" (desculpem os termos), ou seja, simples, janelas sem cantarias, "sem telhado" (..visível) ou a ter as tradicionais telhas de apenas 2águas, "arquitectura moderna", sem acabamentos de luxo (apenas o reboco com tinta... ;P); Acima de tudo, utilizaríamos o mais baratinho... claro que não pondo de parte o conforto e comodidade...
    - não temos dinheiro!!

Como tal, lanço as minhas dúvidas...
    - 1crédito de 100mil€ chega p tudo? ou será que estou a sonhar alto demais?
    - como começar? pelo arquitecto? pela câmara? pelo banco?

Agradeço a todos a vossa disponibilidade neste tópico. Conheço algumas pessoas que agradecerão o vosso contributo uma vez que estão na mesma situação que eu...
    Estas pessoas agradeceram este comentário: arquivolta
    •  
      FD
    • 29 outubro 2010

# 2

Já fizemos este "exercício": Construir moradia com 100.000€ é possível?, por aqui conta com 717 comentários, divirta-se durante as próximas horas. :)
    Estas pessoas agradeceram este comentário: afmf
  1.  # 3

100.000€ para 200m2 = 500€/m2
    Segundo vários relatos aqui pelo fórum, sim é possivel.
    Ainda por cima assumindo como assume que quer utilizar tudo baratinho.

Tenha atenção aos arranjos exteriores.
    Colocado por: afmfcomo começar? pelo arquitecto? pela câmara? pelo banco?

Não tem dinheiro como disse. Comece pelo banco. Não vale a pena gastar qualquer cêntimo sem ter a minima ideia se vai conseguir o financiamento.
    Se conseguir, passe ao arquitecto.
    Escolha com calma e bem. Não tente "poupar" aqui... escolha sempre um projecto o mais completo possivel, que dê o minimo de margens a derrapagens.
    Diga desde o inicio o seu limite orçamental ao arquitecto.
    Adjudique "chave na mão", se conseguir o tal projecto bem executado e com projecto de execussão bem completo. Inclua TUDO que éobra a executar.
    Assim qd receber os orçamentos vai ter a ideia GLOBAL dos custos.
    Se ultrapassarem o valor definido, junte o empreiteiro escolhido e o arquitecto, para entre todos decidirem aonde se pode "cortar".
    Tem de ter à partida todas as certezas possiveis que a obra fica dentro do dinehiro que vai ter....
  2.  # 4

750 euros m2 é o valor de mais consenso no forum.
  3.  # 5

atenção afmf

eu também sou leigo nestas andanças, mas não se esquça:
    * o terreno que detêm permite ou não construir? Ou seja a zona está classificada no PDM da sua câmara como sendo àrea de expanção urbanistica ou não?
    Se estiver dentro do PDM, tudo bem, se não estiver não vai conseguir construir.
    permitindo a construção, terá:
    * de pagar a um arquitecto / projecionista para "desenhar" a sua casa
    * pedir a aprovação do projecto na câmara
    Se tudo correr bem é que após pagar a liçensa de construção poderá iniciar a construção propriamente dita
    Após a construção terá de pagar para registar a casa.

Com tudo isto, o que quero chamar a atenção é que antes de efectivamente construir irá gastar dinheiro. Ou seja para construir a sua habitação vai precisasr:
    - € para projectar e ter as licenças de construção
    - € para construir (seja "chave na mão" ou administração directa
    - € para registar a construção

Atenção, eu não digo que não consiga construir pelos valores que pretende, o que pretendo referir é que existem outros passos que as pessoas normalmente se esquecem, e só depois quando a "factura" lhes chegas às mãos é que vêm que fizeram mal as contas.
  4.  # 6

Conheço uma empresa aqui no norte que faz casas modulares em betão pré-fabricado para esses preços ou menos...
    • TOM
    • 29 outubro 2010

# 7

Podes colocar o nome?
  5.  # 8

olá, estou quase como a afmf, também é a primeira vez que vou reconstruir uma moradia , deixando apenas paredes exteriores, e preciso saber:

-é necessário toda a documentação como se fosse fazer novo?
    -60 mil aérios , chega para 112 m2 ?
    • afmf
    • 29 outubro 2010

# 9

caro FD, peço desculpa! Mas tal como referi sou novata também neste fórum e ainda não consegui ler todos os tópicos nem selecionar as discussões que para mim são mais pertinentes.
    Obrigada pela dica!!
    • afmf
    • 29 outubro 2010

# 10

Caro amartins,

relativamente ao terreno ainda não fizemos esse levantamento na câmara, até porque o mesmo ainda está no nome da mãe, mas temos quase a certeza que é viável para construção. E estamos a tenar resolver o assunto da passagem de nome do mesmo.

Quanto aos gastos relativos a arquitecto espero que 6-7 mil € no máximo.... espero que 10mil cheguem para as "despesas".... uma vez que só conseguiremos o crédito, à partida, para a construção mesmo... Ou será que estou a sonhar muito?

Temos 2 familiares próximos que construiram casas com cave e R/c entre os 150-200m2 com cerca de 100mil€ e 5mil para o arquitecto... Mas também não sei especificar o tipo de contrato ou condições...
    Também espero conseguir fazer o mesmo... E fazer muita ginástica orçamental...
  6.  # 11

Eu estou na mesma posicão que voce, cara afmf.

Tambem tenho um terreno á beira da estrada e toda as pessoas me diziam "com certeza absoluta que te dexam construir" já tinha um milhão de planos idealizdos quando decidi começar pelo principio, e supresa supresa, o terreno está fora do pdm e não posso construir ali.

Então passei à procura de terrenos onde pudesse construir. Apresentaram-me um projecto espetacular e supresa supresa as coisas não são bem como me contaram. Logo o meu único conselho é: antes do mais procure saber tudo. Isto para não dar um passo em falso e ver os seus sonhos ruirem antes de poderem começar.
  7.  # 12

Colocado por: ines doresolá, estou quase como a afmf, também é a primeira vez que vou reconstruir uma moradia , deixando apenas paredes exteriores, e preciso saber:
    -é necessário toda a documentação como se fosse fazer novo?
    Não. Mas quase.

-60 mil aérios , chega para 112 m2 ?
    Em princípio sim.
    Mas depende do que pretendem (re)fazer.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: ines dores
  8.  # 13

olá luis, pretendo apenas por habitável uma moradia com mais de 60 anos, em que, pouco consigo aproveitar interiormente e exteriormente precisa de reboco novo.
    De qualquer maneira, seria necessário dois quartos um dos quais suite, um pequeno escritório, sala com kitchinet e uma casa de banho.
    Isto é o basico, depois depende, se me chegar o dinheiro, vou acrescentar um telheiro na parte de trás da casa e aproveitar o sótão.
    Claro que terei de escolher material em conta para caber dentro do capital que possuo.
    • afmf
    • 30 outubro 2010

# 14

Colocado por: amartinsTambem tenho um terreno á beira da estrada e toda as pessoas me diziam "com certeza absoluta que te dexam construir" já tinha um milhão de planos idealizdos quando decidi começar pelo principio, e supresa supresa, o terreno está fora do pdm e não posso construir ali.

Sim, um dos passos que vamos ter entretanto é ver essa questão do PDM do terreno, até porque queremos passá-lo para nosso nome e temos que ter a certeza que dá p construir (não queremos o terreno p plantar batatas... se bem que com esta crise orçamental se calhar era o melhor que faziamos... ;P).

Mas, o passo seguinte seria falar com 1 arquitecto. mas tenho a ideia que quando nos dirigimos a um temos que ter já um "rabisco" do que queremos na planta da casa, ou estou errada?
    E é também nesta parte que ainda não nos decidimos muito bem... Uma vez que temos que ter em conta o pequeno orçamento que teremos para a construção, temos que nos decidir pelo que é mais económico dentro do nosso gosto pessoal... E já temos 2 rabiscos de casas: um em que temos a nossa "casa de sonho" "sem telhado visível" (não sei como denominar...), moderna, janelas grandes... e outro em que temos na mesma uma casa moderna mas "com telhado de telhas" lol...
    Sei que o arquitecto é que vai fazer o projecto dentro dos parâmetros legais e arquitectónicos mas tem que se basear naquilo que pretendemos. Então, gostaria de já ter predefinido o tipo de telhado... Qual acham que será o mais barato??...
    Já li algumas discussões aqui no fórum acerca deste tema, mas não consegui perceber qual estaria mais em conta... E numa casa "sem telhado" (desculpem, sou mesmo ignorante nesta parte...) tenho aquele "mito" das infiltrações da chuva... Vivo numa zona de muitos pinheiros e árvores e se calhar também se deve ter isso em conta...

Obrigada!!
  9.  # 15

Colocado por: afmfo passo seguinte seria falar com 1 arquitecto.

Volto a insistir: o finaciamento não anda nada fácil. Certifiquem-se que conseguem o dinheiro primeiro...
    Colocado por: afmftenho a ideia que quando nos dirigimos a um temos que ter já um "rabisco" do que queremos na planta da casa, ou estou errada?

Um rabisco não será necessário. É necessário é o que pretendem da casa e a vossa vivência nela.
    -Numero de quartos;
    -Suites?
    -Sala de estar e jantar (que tamanho??), ou preferem uma sala de estar apenas, e ter em separado a de jantar a funcinonar com a cozinha?
    -Escritório?
    Etc, etc, etc. SAberem como vivem, e o que pretendem que uma casa vos dê! Não se "limitem" ao que é costume fazer. A casa é para vocês e tem de servir o vosso estilo de vida.
    Partindo desta conversa é que o arquitecto passa aos rabiscos...
    Colocado por: afmfE já temos 2 rabiscos de casas: um em que temos a nossa "casa de sonho" "sem telhado visível" (não sei como denominar...), moderna, janelas grandes... e outro em que temos na mesma uma casa moderna mas "com telhado de telhas" lol...

Não é no tipo de telhado que vai haver problama. Já vãos grandes sem dúvidas encarece a obra.
  10.  # 16

Colocado por: afmfCaro amartins,

relativamente ao terreno ainda não fizemos esse levantamento na câmara, até porque o mesmo ainda está no nome da mãe, mas temos quase a certeza que é viável para construção. E estamos a tenar resolver o assunto da passagem de nome do mesmo.

Quanto aos gastos relativos a arquitecto espero que 6-7 mil € no máximo.... espero que 10mil cheguem para as "despesas".... uma vez que só conseguiremos o crédito, à partida, para a construção mesmo... Ou será que estou a sonhar muito?

Temos 2 familiares próximos que construiram casas com cave e R/c entre os 150-200m2 com cerca de 100mil€ e 5mil para o arquitecto... Mas também não sei especificar o tipo de contrato ou condições...
    Também espero conseguir fazer o mesmo... E fazer muita ginástica orçamental...

Ainda por cima com cave....e mais 150-200 m2 de construçao terrea por 100 000??? provavelmente os 21% que deviam ter ido para o estado,nao foram.....
    • afmf
    • 30 outubro 2010

# 17

Colocado por: jorgferrAinda por cima com cave....e mais 150-200 m2 de construçao terrea por 100 000??? provavelmente os 21% que deviam ter ido para o estado,nao foram.....

Isso já não sei responder-lhe... Mas tenho quase a certeza que o 21% deve ter entrado para o estado. Com certeza que "pequenas mão-de-obras" foram só apalavradas e os 21% ficaram pelo caminho... Não sou a favor, mas hoje em dia quem tem que poupar não olha a meios se tiver que contornar essa questão. Mas não acredito que o tenham feito até porque sei que procuraram o mais baratinho em tudo, embora possa tentar investigar a situação.
  11.  # 18

boa tarde

com um orçamento assim limitado, peça ao arquitecto que além de projectar tendo em conta o preço final da construção, que a ajude na escolha no empreiteiro, ou seja que faça um "mini concurso". entre alguns empreiteiros escolhidos por si e outros recomendados e que faça uma minuta pala eles preencherem, não aceite orçamentos numa folha A4.
    peça para estar tudo descrito.

se quiser orçamento consulte-nos [email protected]
    bos sorte
    • afmf
    • 31 outubro 2011

# 19

Olá novamente!
    Venho renascer o tópico das cinzas 1ano depois... Peço desculpa, mas gostava de informar que vou mesmo começar esta odisseia de "construir casa apenas com 100mil€"... é verdade. S ainda penso que é possível? Tenho muitas dúvidas...
    Já coloquei a informação prévia na câmara, que por sinal foi aprovada, e agora estou na fase de projecto de arquitectura... A começar mesmo...
    Já tenho 1protótipo 2D e 3D que, no geral, acho que está de encontro ao que idealizamos, mas que há alguns promenores que achamosque devem ser melhorados...
    Encontro aqui alguém disposto ajudar-me??
    Por favor...
  12.  # 20

Debite o projecto que todos ajudamos.

Cumprimentos,
    adarq
    [email protected]
    Concordam com este comentário: Pedro Barradas, Italiano

0.0188 seg. NEW