Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Olá a todos, após já alguns meses de procura de informação e com muitas indecisões decidi vir até aqui tentar pedir algum auxílio!
    Descobri um T3 de 80m2 em S.Domingos de Benfica, com muito bom ar por 130mil euros, gostei muito da casa e fiquei com toda a vontade de ficar com ela e remodelá-la, mas tenho duas grandes dúvidas que espero que me consigam ajudar.

A minha 1ª grande dúvida é o seguinte: o apartamento tem a cozinha entre dois quartos o que me desagrada, ou seja eu gostava de saber qual a possibilidade de mudar a cozinha para a divisão mais a esquerda, se isso for possível, é possível colocar as instalações água/esgotos/fumos na parede mais externa do apartamento? Ou os custos são enormes? Seria mais barato ou possível colocar as mesmas instalações na parede que faz costas com a onde estão neste momento? Gostaria de ter opiniões de pessoas que saibam do assunto, porque toda a gente me tem dito que é impossível e esta é uma questão determinante para fazer uma proposta ao proprietário. (Em anexo envio uma planta q fiz eu +/- para mostrar o que pretendo fazer com a casa).

A minha 2ª grande dúvida prende-se com a remodelação da casa, porque o apartamento é muito velho, apesar de não estar em muito mau estado, eu gostaria de substituir toda a canalização, esgotos e electricidade, tomadas; e depois colocar chão novo em tudo; nova cozinha e casa de banho (que tem duas mas eliminava uma); substituir 5 portas interiores e as suas aduelas; substituir 5 janelas de madeira por alumínio; mandar 3 paredes a baixo e refazer uma (que estava de origem mas os proprietários mandaram a baixo) de forma a ficar com dois quartos onde está a sala.
    Já fiz orçamentos online mas dão-me valores entre 18/20mil euros e acho que é pouco, não sei, não percebo nada do assunto, nem tenho assim ninguém perto que perceba muito apesar de ter duas amigas que estão a remodelar as suas casas e terem gasto em média 15mil/20mil mas tinham amigos canalizadores, electricistas, serralheiros, etc.

Agradeço muito a vossa ajuda,
    Obrigado

Catarina
      ALTERAÇOES PLANTA . agora vs como eu queria.jpg
  2.  # 2

Colocado por: cjpraganaA minha 1ª grande dúvida é o seguinte: o apartamento tem a cozinha entre dois quartos o que me desagrada, ou seja eu gostava de saber qual a possibilidade de mudar a cozinha para a divisão mais a esquerda, se isso for possível, é possível colocar as instalações água/esgotos/fumos na parede mais externa do apartamento? Ou os custos são enormes? Seria mais barato ou possível colocar as mesmas instalações na parede que faz costas com a onde estão neste momento?
    Estou a remodelar 2 apartamentos em Lisboa em que se fez rigorosamente isso mesmo.
    Trocou-se a cozinha (que estava ao meio) pelo quarto que estava na extremidade.

Foi possível porque, nestas minhas obras, a chaminé e a coluna de esgotos estão na parede entre essas duas divisões.

As colunas da chaminé e esgoto mantiveram-se (obviamente) onde estavam. Mas o fogão e esquentador, tal como no seu esquema, passaram para a parede na extremidade do apartamento (tectos falsos + exaustor + esquentador ventilado,...).

...eu gostaria de substituir toda a canalização, esgotos e electricidade, tomadas;...
    Absolutamente de acordo.
    Se tem mais de 35 anos, a canalização de água está à beira de começar a dar problemas; e a instalação electrica e de telecomunicações não está adequada às necessidades actuais.

Já fiz orçamentos online mas dão-me valores entre 18/20mil euros e acho que é pouco,
    Também concordo.
    Pela sua descrição, o valor deverá andar mais perto dos 30/35mil euros, já com IVA.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: cjpragana
  3.  # 3

acredito que o valor seja +- esse cerca de 30 mil euros, mas peça sempre mais que um orçamento
  4.  # 4

À primeira vista não vejo grandes problemas, tem que ter atenção ao seguinte:

- Alterações no alçado, na cozinha existente
    - Ver se pavimento permite passagem dos esgotos para os tubos de queda
    - Faça roupeiros embutidos nos quartos
    - Eu colocava uma porta de correr entre a sala e a cozinha
    - Abdicava da dispensa e fazia uma casa de banho privativa (não parece fácil, mas não custa tentar)

Os orçamentos para este tipo de trabalhos, só são são possíveis de executar visitando o local, se tem orçamentos online deite-os no lixo, não valem nada.

Há, já me esquecia,... gosto da nova solução
  5.  # 5

Colocado por: PicaretaÀ primeira vista não vejo grandes problemas, tem que ter atenção ao seguinte:

- Alterações no alçado, na cozinha existente
    - Eu colocava uma porta de correr entre a sala e a cozinha

Estas pessoas agradeceram este comentário:cjpragana

também já pensei nisso.. Neste momento aquela "Porta" da cozinha para a varanda são duas portas gigantes de madeira de correr, mas isto não existe em mais nenhum dos andares. Olhando cá de baixo para os andares do prédio, cerca de 95% têm marquises nestas varandas, e todas diferentes, este é provavelmente o único com as varandas originais. O que é que aconselha a fazer? Acha que não devia colocar uma parede e uma janela de portas de correr?

também pensei em fazer a sala open space para o hall e manter a casa de banho pequena de serviço...
  6.  # 6

Colocado por: cjpragana

também já pensei nisso.. Neste momento aquela "Porta" da cozinha para a varanda são duas portas gigantes de madeira de correr,

Não é isso que está no desenho.

O problema da alteração do alçado é que implica licenciamento da Câmara Municipal, o que significa que tem que contratar um arqº, fazer projectos, esperar uma eternidade pela aprovação, depois a C.M quer esclarecimentos, etc. Se fosse eu avançava com a solução que desenhou, sem comunicação à CM. Acho que se fosse um investidor imobiliário a comprar, fazer obras e depois vender com mais valias significativas, é diferente de ser eu a comprar uma casa com 35 anos, porque não tenho possibilidades financeiras para comprar uma nova, e depois fazer umas obras para melhorar as condições de habitabilidade, e pode crer que ainda existem alguns fiscais de Câmaras a sabem diferenciar as situações.

Do open space não gosto, mas gostos não se discutem
  7.  # 7

Picareta,

Acho que não me expliquei bem, a planta que fiz também foi só um "desenho" para organizar as minhas ideias. Vou tentar explicar melhor essa questão da alteração da cozinha para me explicar se posso ou não fazer sem recorrer à câmara, q tb é da minha preferência. A cozinha está dividida em duas partes, tendo ao fim da 1ª parte da cozinha uma janela e uma porta de madeira para uma 2ª parte onde antigamente estaria provavelmente o tanque para lavar roupa. Dessa 2ª parte para a varanda aberta, tem duas portas grandes de correr de madeira opacas e ao cimo duas janelas daquelas horizontais que se usava antigamente que não consigo exemplificar no meu desenho. A minha ideia era, mandar a parede com janela e porta que dividem as duas partes da cozinha a baixo e em vez das duas portas de madeira opacas e das 2 janelinhas horizontais no cimo, ter duas portas de correr de alumínio e vidro, ou seja uma janela gigante com praí 2mx2,65. Exemplifico no esquema :)

Obrigada pela ajuda
      cozinha antes.jpg
  8.  # 8

Da forma como está explicado, teria de pedir licença à Câmara para substituir as portas exteriores de madeira por alumínio, mas...
    não conheço ninguém que alguma vez tenha metido um processo de licenciamento para este efeito, nem me parece que a vão chatear por isso em S. Domingos de Benfica (isso seria um problema nas zonas antigas de Lisboa, para as quais há gabinetes camarários específicos, e cheios de fundamentalistas).

A remoção da porta+janela com demolição do bocadinho de parede, uma vez que estão no interior, não estão sujeitas a licenciamento.
  9.  # 9

Ah! Então ainda bem que não me deu na gana de comprar uma na rua do ouro ou dos fanqueiros!
    Ok, então parece que nesta parte não terei o problema. Só me falta resolver a parte da cozinha passar para o lado para tentar fazer a negociata!
  10.  # 10

Olá a todos!

Durante todo este tempo que passou tive a tentar negociar uma proposta/pedir crédito e bla bla bla e entretanto "perdi" este apartamento de que vos falei atrás, pois a oferta que fiz não foi suficiente e continuo a minha incessante (ou também inSUCESSante :\) procura por uma casa.. Entretanto já com o crédito aprovado o que é contraditório nos dias que correm :|

Ora bem, agora descobri outra que gosto, também na mesma zona (S.Domingos de Benfica) ali perto do Califa. Um apartamento alto (Bem alto! 10º) com uma vista bem bonita para toda a cidade, com uma área razoável para mim 80m2. Mas claro que tinha que me aparecer outro problema.

Então é o seguinte, o apartamento num dos lados encosta com o vizinho do mesmo prédio, mas no outro, uma vez que o prédio é ligeiramente mais alto que o do lado não tem vizinho. Em duas das três divisões que fazem essa parede, o antigo proprietário colocou cortiça a cobrir toda a parede, deixando apenas uns 15cm do tecto e das paredes da frente e de trás com parede normal.
    Claro que perguntei à agente imobiliária o porquê daquela cortiça nas duas paredes dos quartos (A outra divisão q tb faz aquela parede é uma casa de banho com azulejos até ao tecto) ela disse que não sabia bem mas que talvez fosse para manter a temperatura ou isolar do barulho. O proprietário neste momento é o banco pois as pessoas pelo que parece perderam a casa ao banco :\.

E agora? como é que devo saber se aquelas paredes não têm humidade por trás da cortiça, o que devo fazer para ter a certeza que aquilo estará em condições. É que se com uma remodelação interior eu puder proteger do frio, tudo bem eu posso fazê.lo, agora se o problema vier de fora.. Alguém consegue ajudar-me? Todas as paredes e tectos pareceram razoavelmente bem para quem não é pintado ha alguns anos provavelmente. O prédio é d 1979 e por fora e por dentro tem muito bom aspecto..

A minha ideia inicial é tentar falar com o porteiro (Que vive por cima) se tem humidade naquelas paredes e tentar falar com o vizinho da frente que também tem uma parede sem prédio "vizinho" como a da "minha" casa para tentar perceber se tem problemas daquele lado.

Se alguém tiver alguma ideia do que deva fazer eu agradeço.

Beijinhos a todos e obrigada
    •  
      FD
    • 17 dezembro 2010 editado

# 11

Colocado por: cjpraganaA minha ideia inicial é tentar falar com o porteiro (Que vive por cima) se tem humidade naquelas paredes e tentar falar com o vizinho da frente que também tem uma parede sem prédio "vizinho" como a da "minha" casa para tentar perceber se tem problemas daquele lado.

Fale também com a administração do condomínio e peça, se possível, para ver o livro de actas. Aí deverão estar descritos todos os problemas com o prédio, discutidos ao longo dos anos nas assembleias de condóminos.
    De outra forma, na impossibilidade de averiguar o que se passa, conte sempre com o pior - deficiente isolamento, com as famosas humidades e bolores, que são possíveis de resolver mas que, custam dinheiro e roubam espaço.
  11.  # 12

Pois, é o meu medo. Que aquilo esteja cheio de humidade por trás.. Apesar de no tecto não ter nada.. Enfim, amanhã vou lá tocar à campainha do vizinho de baixo (que também apanha metade da parede pelo menos sem "vizinho" e ver se consigo falar com o porteiro, que nem sei se vive no andar de cima se aquilo já não estará vendido ou arrendado a qualquer outra pessoa! :\
  12.  # 13

Em duas das três divisões que fazem essa parede, o antigo proprietário colocou cortiça a cobrir toda a parede,
    cortiça? e de desconfiar, e forrar paredes a cortiça fica tudo menos estetico cuidado com esses pormenores podera a estar a esconder qualquer coisa.

cumps

David Marques
  13.  # 14

Pois, o proprietário já não vive neste apartamento há algum tempo pois, como disse, o apartamento foi entregue ao banco. A cortiça não é nada estética realmente, agora o que está a esconder, não há meio de saber não é? :\ Vou por aqui uma foto da parede da sala.
      cortiça12.jpg
  14.  # 15

Ainda não consegui voltar ao apartamento para averiguar a questão da humidade, entretanto deixei uma foto da parede da sala. Será que alguém tem mais alguma opinião sobre a possibilidade de haver ou não humidade ali por trás? (Sem ser o Luis K.W.)

Obrigada!
  15.  # 16

Já agora, deixo aqui a planta para se quiserem ajudar-me com ideias onde por a sala e onde por os quartos.. Estava a pensar eliminar a dispensa aumentando um pouco a sala e aproveitar o corredor para fazer um armário grande que servisse de dispenseiro e/ou guarda roupa. O q acham?
      T2.JPG
  16.  # 17

a 1ª alteraçao que fazia era tirar a porta do quarto de 15,86 e colocava na parede em frente ao outro quarto, julgo nao estar muito bem como esta

cumps

David Marques
  17.  # 18

O quarto do 15,86m2 devia ser "sala", e a sala de 14,49m2 devia ser "quarto".

A parede entre a divisão de 15,86m2 e o hall dos quartos parece ser suficientemente grande para levar um roupeiro.
  18.  # 19

boas, ou eu muito me engano ou estou a ver manchas negras na cortiça, o que supostamente indicara que existe humidade, das duas uma, ou o antigo proprietario pos cortiça para isolar do ruido ou para isolar da humidade... ou nas melhores das hiposteses o antigo proprietario nao tem mesmo bons gostos de estetica...
  19.  # 20

Colocado por: pdavidmarquesa 1ª alteraçao que fazia era tirar a porta do quarto de 15,86 e colocava na parede em frente ao outro quarto, julgo nao estar muito bem como esta

cumps

David Marques

Estas pessoas agradeceram este comentário:cjpragana

Concordo com essa questão da porta, se ficar um quarto, também acho que deveria ter a porta virada para o outro quarto! Obrigada pelo seu comentário!

0.0234 seg. NEW