Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 41

Colocado por: rimarBom dia, "nem por isso" estou muito confusa cada vez pior. Só o Sr. Jorge é que tem uma opinião possitiva, é pouco para tantos comentários, o Sr. Aprendiz disse que estava nojento. Por favor algúem pode dizer-me o que posso fazer e como devo fazer. Ou será que deixo estar tudo como está.
    Sr. Aprendiz apresente lá uma solução já que disse que está nojento o trabalho. Como é que o Sr. fazia?

Bem seria interessante saber quantas casas já pisaram e quantos problemas já resolveram. Já vi pessoas com 22 anos a opinar como se fosse uns experts :-)

Mais que isso tê as telhas na minha casa actual.

As minha telhas ainda não voaram. não deixar entrar agua e não há condensações por baixo das telhas nem nunca houve.

As minha telhas são das mais "podres" do mercado pois são regionais e feita à mão tal como todas a casas antigas aqui no Algarve

DEVE DEIXAR COM ESTÁ, apenas coloquem bem as telhas. Eu pessoalmente acho desnecessário usar duas gabardinas ou dois guarda-chuvas quando chove pois um basta.

Assim vai ter um telhado bom bom sempre. Eu numa Ilha aqui perto tenho um sotão só cm telhas e nunca vi uma gota de agua dentro e nem me voou uma telha, mas essa é de aba e canudo e não tem cimento nem nada a fixar, é só a própria telha.

Agora oiça esta... E isto é verdade juro-lho pela minha saude !

Ontem ao fim do dia começou a chover torrencialmente numa casa na serra Algarvia onde eu estava.

Começou a entrar agua por 3 lados. junto à parede. Um casa com telha só de canudo, uma casa com mais de 60 anos onde antes não chuvia...

Porque chove agora ???

Porque a dois anos o dono mandou levantar as telhas para fazer um isolamento térmico. e agora colocaram ondeline.

A culpa não é da ondeline, mas se chovesse antes era so subir e mudar a telha pois via-se.

Agora não descobrem a entrada de agua e a ondeline deve estar mal colocada. Mais um construtor em tribunal !

Nota:

Quando mete a ondeline confiam nessa sub-telha e nem se preocupam com o resto. Ao furar a ondeline para a aparafusar muitas vezes fazer o furo no local errado e como os fiscais da obra não andam sempre em cima dos telhados, basta um erro desses para estragar tudo...

Mas atenção eu não sou contra a ondeline, apenas acho desnecessário colocar por cima de betão uma coisa que não dura para toda a vida, em especial nas zonas de mais calor.

rimar

Deixe a obra ir andado. não mexa nisso e daqui a uns anos venha dizer-nos se chove eu aposto que fica uma maravilha como está, com uma boa telha aí não há surpresas.

E observe como o seu construtor fez antes noutras obras e veja os resultados ao fim de uns anos.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: rimar
  2.  # 42

Luís...
    Estou curioso em saber a sua resposta a isto...então?
  3.  # 43

Colocado por: Jorge Santos - FaroPara mim o corte térmico nas caixilhos de pouco ou nada vale.

As opiniões divergem e de que maneira...até depende também em que zona se vive,aliás há até muitas zonas com climas muito amenos.
  4.  # 44

Bem é já agora vamos a ver quem sabe como se termina os topos da laje quando se coloca a tela.
    Adoraria ver uns pormenores eh eh eh
    Alguém sabe como se faz para evitar as habituais "rachadelas" entre a tela o o betão.

E já agora, se condensar por onde saiem os condensados que se formariam entre a tela e as telhas ? Não me venham com os furinhos com tubos de plástico.
    Quem ache que se deve meter tela deve saber como a colocar.

Eu sei como se deve fazer pois já colaborei em alguns telhados com tela e betão, mas como nunca vi fazer bem aqui no Algave, gostaria de saber com fazem ai para cima.
    Pode ser que eu aprenda alguma coisa, ou que com esta nossa troca de ideias possamos melhorar o nosso conhecimento com a partilha das nossas experiências, que no meu caso são apenas empíricas. Ainda tentem ler uns livros, mas vi tanta asneira que me deixei disso :-)
  5.  # 45

Colocado por: Jorge Rocha
    As opiniões divergem e de que maneira...até depende também em que zona se vive,aliás há até muitas zonas com climas muito amenos.

Não é bem uma opinião, são factos.

Só vale a pena ter corte térmico na caixilharia e gastarmos uma pipa de massa, se tivermos tudo o resto (os outros 96 % ) mto bem isolado.

Por mim eu faria o corte térmico com os estores por fora, para quem no alumínio ?

Bem mas eu tb prefiro de longe o alumio ao PVC...

Gosto de ver PVC com mais de 15 anos :-) Em especial as partes metálicas ou as zonas que apanham LUZ (nem falo de sol porque sol não podem apanhar)
  6.  # 46

Colocado por: Jorge Santos - FaroNão é bem uma opinião, são factos.

Quais?

Colocado por: Jorge Santos - FaroSó vale a pena ter corte térmico na caixilharia e gastarmos uma pipa de massa, se tivermos tudo o resto (os outros 96 % ) mto bem isolado.

Por esta forma de encarar as coisas;não se deve colocar nada de bom né?
    Se uma casa não tiver uma mobília a condizer(cómoda)nem sequer se deve colocar uma cama com colchão especial?

Colocado por: Jorge Santos - FaroPor mim eu faria o corte térmico com os estores por fora, para quem no alumínio ?

Eu penso o contrário...não gosto de estores.

Colocado por: Jorge Santos - Faro(nem falo de sol porque sol não podem apanhar)

Já não é bem assim...o chumbo acabou-se no fabrico de perfis em PVC.
  7.  # 47

Obrigado a todos os foristas pelos comentários. Pelo que li aqui, quer dizer que o problema foi do betão não ter sido vibrado.
  8.  # 48

Boas

Por mim eu faria o corte térmico com os estores por fora, para quem no alumínio ?

Porquê?

cumps
    José Cardoso
  9.  # 49

Jorge Costa

Os factos tem a ver com a àrea de perdas que se dão pelo vidro no total de toda a casa. Acho que são no máximo 4% (mas não fiz a as contas)

E quem lhe disse que eu gosto de estores ? é bem mais giro o vidro "termico" exposto aos sol...

Mas como só com estores podemos ter conforto eu tenho que me contentar com o que não gosto.

Mesmo perto de mim tenho um caso em que odiavam estores mas ao fim de um ano lá os colocaram por fora ...

É ingenuidade pensar que uma casa em vidro presta para alguma coisa....

Alem de ser falta de conhecimento ...

"Nem tudo o que luz é ouro"

Era o chumbo que lixava os PVC,s ? eheh, ok ok fica assim.

Com mais tempo podemos aprofundar por onde se perde o calor nas moradias e verá que não é pelos aluminios.

Mas atenção não digo que não presta... O que me enerva é alguns arquitectos "venderem" ideias estúpidas e depois ver gabinetes médicos com 4o graus só porque o arq. não gosta de estores nem de palas...

Na escola na minha filha mais nova não se pode estar nas salas de aula, a escola tem 4 anos e é um nojo ao pé da antiga.

E a nova tem vidro duplo que é aquilo que malta pensa que corta o calor...

O arquitecto que fez aquele protejo deveria ser enforcado ou apedrejado, porque ele ainda acha que fez um bom projecto.

Temos que ter muito cuidado quando usamos o dinheiro dos contribuintes.

Vidro sem protecção solar nem pensar.

Alem disso um casa com grandes áreas de vidro (mesmo no Algarve) no inverno são um gelo... mas são lindas sem duvida. E ficam bem nas fotografias.

Atentamente

Jorge Santos
  10.  # 50

Colocado por: Jorge Santos - FaroOs factos tem a ver com a àrea de perdas que se dão pelo vidro no total de toda a casa. Acho que são no máximo 4% (mas não fiz a as contas)

Como faz essas contas?

Colocado por: Jorge Santos - FaroMas como só com estores podemos ter conforto

Não é verdade.

Colocado por: Jorge Santos - FaroMesmo perto de mim tenho um caso em que odiavam estores mas ao fim de um ano lá os colocaram por fora ...

Tenho vários casos e até muitos de tirar os estores para fora.

Colocado por: Jorge Santos - FaroÉ ingenuidade pensar que uma casa em vidro presta para alguma coisa....

Por cá nunca vi uma casa em vidro.

Colocado por: Jorge Santos - FaroEra o chumbo que lixava os PVC,s ? eheh, ok ok fica assim.

Ninguém disse que era o chumbo...apenas dei a entender que o PVC está mais aprefeiçoado para aguentar os raios UV

Colocado por: Jorge Santos - FaroCom mais tempo podemos aprofundar por onde se perde o calor nas moradias e verá que não é pelos aluminios.

Deve ser verdade...se houver brechas nas paredes né?

Colocado por: Jorge Santos - FaroE a nova tem vidro duplo que é aquilo que malta pensa que corta o calor...

Pois...pois...j.Pimenta.

Colocado por: Jorge Santos - FaroTemos que ter muito cuidado quando usamos o dinheiro dos contribuintes.

Sem janelas de ruptura térmica ou vidros térmicos...até concordo.

Colocado por: Jorge Santos - FaroVidro sem protecção solar nem pensar.

Não gosto de protecções solares.

Colocado por: Jorge Santos - FaroAlem disso um casa com grandes áreas de vidro (mesmo no Algarve) no inverno são um gelo... mas são lindas sem duvida. E ficam bem nas fotografias.

Quem as fez...colocou o vidro e o caixilho que não era indicado...talvez também devido à má construção né?

Cumps
    Rocha
  11.  # 51

Olá a todos novamente, estando a pesquisar sobre isolamento encontrei aqui no forum um forista que tem um blog que é coisasdacasa do Sr. AdrianoP, ele tem lá fotos de isolamento sobre a lage em Poliuretano Projectado, será que eu posso colocar este produto para evitar problemas futuros.
  12.  # 52

Colocado por: j cardosoBoas

Porquê?

cumps
    José Cardoso

Porque a area de contacto com o exterior que diz respeito à caixilharia é mínima, ou seja as perdas são minimas.

Se tiver um vidro ao sol e ao frio, nem que seja o melhor vidro do mundo, vai sempre enormes perdas.

Um casa bem concebida tem que ter estores por fora para poder tapar durante a noite e proteger a casa do frio e do calor, depois durante o dia, durante o inverno se tivermos um vidro que deixe passar o calor, podemos atravez do mesmo aqueçer a acasa de Borla e poupara muita energias.

Se não tivermos estores, e por isso optarmos por um "bom" vidro duplo aproveitamos muito menos a energia dos sol.

É isto que a malta não entende! pois coloca as para tapar o sol no verão e deixar entrar no verão, mas depois para não colocar estores mete vidros que cortam muito os raios solares no inverno (pois são fracos).

Um projecto bem pensado se não tem estores pode ter umas portadas que corram por dentro das paredes, até ajudam a melhorar a segurança.

O sistema de pode e deve ser controlado com domótica.

Mas vamos imaginar uma casa à beira mar toda em vidro e sem estores, como há alguns (Fornos desses em Vale do Lobo) se as palas taparem o sol a sul e não tiverem vidros a poente, ate se pode estar bem no inverno. Mas na minha opinão o arqutecto deve pensar em criar um a outra zona, tipo um sala mais recolhida para poderem passar o inverno.
    aqui no Algarve a moda é grandes salas em vidro para os ingleses virem com as suas grandes familias.

Mas depois dá pena ver os velhotes no Invernos sozinhos sem poder quase sair do quarto com o frio que passam por cá e que nuca passaram na sua terra.
    E quando tentam aquecer as casas começam logo a fazer contas aos euros.
    A familia só aparece no verão como é obvio.

Lido com isto todos os invernos. E estou farto de ajudar a adaptar pequenas divisões de modo torna-las acolhedoras no inverno.
    Este assunto é algo que eu gosto de falar sobretudo com arquitectos amigos ou clientes.

Se se vejo projectos lindos que vão dar casas péssimas, tb vejo projectos horroroso que dão casas optimas.

O ideal é bonito e funcional e se o arquitecto quiser criar zonas em vidro, como aliás se faz mto lá fora, devem sempre contar com a zona de recolha para o inverno.

Ou então para malta de massa, fazer duas casas, uma para verão e outra para inverno :-)

Atentamente

Jorge Santos
  13.  # 53

Boas

Ainda não explicou porque prefere o corte térmico nos estores em vez de no caixilho.

cumps
    José Cardoso
  14.  # 54

Caro Jorge Rocha

Nem vou voltar a comentar tudo, pois já estou sem tempo.

Cada um fica na sua, mas deve ser por causa de pessoas que só conhecem o vidro que saíram os novos regulamentos

Em relação as contas do alumínio que eu ressalvei que NÂO AS FIZ, quem as fez foi um Arq. amigo. Pode achar a àrea da caixilharia comprimnto x altura.

Eu já via casas todas em vidro e ate em gelo, pesquise na net.

Mas sabem que me referia as aberrações em termos de eficiência energética em lindas casas que por ai se fazem.

E vou repetir pois ja vi que o sr. não sabe !

Não há vidro que preste para isolar o calor do sol NÂO HÀ; NAO EXISTE ! Podem cortar 40% mas olha que os outros 60 é mto calor.

E meça a temperatura de um vidro duplo num dia de sol, por fora e por dentro vai ter uma surpresa.

Bem mas voçê tem a sua opinião e eu tenho a minha e vamos continuar a ser felizes.

E eu vou continuar rindo de algumas casas lindas que vejo por aí....

Tipo novo bloco de luxo no local do Estoril SOl.... Lindo.
  15.  # 55

Colocado por: Jorge Santos - FaroPorque a area de contacto com o exterior que diz respeito à caixilharia é mínima, ou seja as perdas são minimas.

Isto pode não ser verdade...aliás até a maioria das casas que se fazem actualmente têm muito vidro...(as janelas são maiores)que antigamente.

Colocado por: Jorge Santos - FaroSe tiver um vidro ao sol e ao frio, nem que seja o melhor vidro do mundo, vai sempre enormes perdas.

Isto não é verdade.

Colocado por: Jorge Santos - FaroUm casa bem concebida tem que ter estores por fora para poder tapar durante a noite e proteger a casa do frio

Isto também não é verdade...os estores não protegem do frio...só se os caixilhos e vidros não valerem nada.

Colocado por: Jorge Santos - FaroSe não tivermos estores, e por isso optarmos por um "bom" vidro duplo aproveitamos muito menos a energia dos sol.

Escreve assim quem tem desconhecimento total sobre o que diz.

Colocado por: Jorge Santos - Faromete vidros que cortam muito os raios solares no inverno (pois são fracos).

Só quem desconhece escreve assim...cada vidro seu q.

Colocado por: Jorge Santos - FaroUm projecto bem pensado se não tem estores pode ter umas portadas que corram por dentro das paredes, até ajudam a melhorar a segurança.

Grades melhora ainda mais né?

Colocado por: Jorge Santos - Farocomo há alguns (Fornos desses em Vale do Lobo)

Se houver muitos energúmenos como alguns que aparecem por aqui lá do Algarve a dizer que os vidros planitherms com gaz argon é que são bons lá para o Algarve...até acredito que haja muitos fornos desse tipo.
    O Jorge Santos está pouco informado sobre estes assuntos.
  16.  # 56

Colocado por: Jorge Santos - FaroCaro Jorge Rocha

Nem vou voltar a comentar tudo, pois já estou sem tempo.

Cada um fica na sua, mas deve ser por causa de pessoas que só conhecem o vidro que saíram os novos regulamentos

Em relação as contas do alumínio que eu ressalvei que NÂO AS FIZ, quem as fez foi um Arq. amigo. Pode achar a àrea da caixilharia comprimnto x altura.

Eu já via casas todas em vidro e ate em gelo, pesquise na net.

Mas sabem que me referia as aberrações em termos de eficiência energética em lindas casas que por ai se fazem.

E vou repetir pois ja vi que o sr. não sabe !

Não há vidro que preste para isolar o calor do sol NÂO HÀ; NAO EXISTE ! Podem cortar 40% mas olha que os outros 60 é mto calor.

E meça a temperatura de um vidro duplo num dia de sol, por fora e por dentro vai ter uma surpresa.

Bem mas voçê tem a sua opinião e eu tenho a minha e vamos continuar a ser felizes.

E eu vou continuar rindo de algumas casas lindas que vejo por aí....

Tipo novo bloco de luxo no local do Estoril SOl.... Lindo.

Pois,pois...vá-se rindo e continue assim...
    Vai ver que com o rodar dos anos irá aprender mais sobre este assunto e de que maneira.
  17.  # 57

Colocado por: j cardosoBoas

Ainda não explicou porque prefere o corte térmico nos estores em vez de no caixilho.

cumps
    José Cardoso

Bem ! Ainda não disse ? ok ok...

Então vou tentar explicar a minha opinião melhor.

- O alumino com corte termico é melhor que sem cote termico.
    - Com Vidro do melhor ao sol e alumino com corte termico vai ter calor nem mesma no verão e frio na mesmo no inverno, mesmo que lhe vendam o contrario.
    - Não vale a pena pensar no corte termico sem entes pensar em isolar todas a outra ponte térmicas que tem muito mais área do que a caixilharia,
    Falo em especial de perdas e ganho pela face exterior das lajes, e pelas própria lajes porque já apenas se isolam por fora.

Mostre ai um corte de um isolamento bem feito que não use tecto falso.

Se nos preocuparmos com os pontos das grandes perdas térmicas, ai depois sim no podemos preocupar com as perdas mínimas pela caixilharia concorda ou não?

Eu sei que agora já vão forrando as vigas e pilares, eu sei que já saiu na Proteste um bom exemplo, Ate lhe digo mais umas das fotos da proteste fui eu que tirei eu foi numa casa aqui no Algarve, e foi feita bem antes de sair o Regulamento.
    Esta ano vi a construtora lena aqui em Loulé a testar um nova técnica que afinal é velha e eu ja testei a unas 10 anos, não falo de cor!
    Sei que agora todo se preocupam com as melhorias do iolamento.

Mas antes de se começar a isolar melhor já nos "vendiam" a ideia que a rotura térmica da caixilharia fazia milagres.

Volto e repetir. Só devemos nos preocupar com esses pequenos pormenores depois de tratar do grandes.

Ainda à pouco um outro forista comparava com um colchão... bem isso é uma comparação descabida, para a qual eu nem tenho paciência ...

Sinceramente eu até posso nem ter janelas na sala, mas a coisa mais importante para mim é o colchão onde passo parte da minha vida, mas porque raio estava ele a comprar uma coisa insignificante com uma coisa importantíssima para nós.

É que eu aqui posso esta a fazer figura de parvo, pois se calhar estou a ligar com vendedores e não com técnicos com experiência se calhar o melhor e calar-me e deixa-los a vender o seu peixe sozinhos aos mais incautos.
  18.  # 58

Colocado por: Jorge Rocha

Pois,pois...vá-se rindo e continue assim...
    Vai ver que com o rodar dos anos irá aprender mais sobre este assunto e de que maneira.

Estou a ver que é cá dos meus...
    Assim é que se fala, vamos esperar para ver, mas olhe que eu já vejo muita coisa à praticamente meio século.

Temos que iniciar um topico sobre os vidros e se vier ao Algarve eu apresentado-lhe um amigo Eng Civel Experiente, que confiou nos bons vidros para a clarabóia sua casa, mudou 3 vezes e só agora melhorou mas agora já nem consegue ver o céu, mas pelo menos já não vive num inferno só por causa da porcaria de um vidro.

Mas vamos esperar, eu gosto de esperar em especial por malta que está a construir aberrações pouco ecológicas.
  19.  # 59

Colocado por: Jorge Santos - Faro- Com Vidro do melhor ao sol e alumino com corte termico vai ter calor nem mesma no verão e frio na mesmo no inverno, mesmo que lhe vendam o contrario.

Isto não é verdade.

Colocado por: Jorge Santos - Faro- Não vale a pena pensar no corte termico sem entes pensar em isolar todas a outra ponte térmicas que tem muito mais área do que a caixilharia,

Pois...também não vale a pena sequer reparar ou alterar as alvenarias se as janelas não valerem nada.

Colocado por: Jorge Santos - FaroSe nos preocuparmos com os pontos das grandes perdas térmicas, ai depois sim no podemos preocupar com as perdas mínimas pela caixilharia concorda ou não?

Não concordo porque não são mínimas.

Colocado por: Jorge Santos - FaroMas antes de se começar a isolar melhor já nos "vendiam" a ideia que a rotura térmica da caixilharia fazia milagres.

Claro que faz...quando o problema vem mesmo só das janelas anteriores.

Colocado por: Jorge Santos - FaroAinda à pouco um outro forista comparava com um colchão... bem isso é uma comparação descabida, para a qual eu nem tenho paciência ...

Descabida para si porque não entendeu.

Colocado por: Jorge Santos - FaroSinceramente eu até posso nem ter janelas na sala,

Gosta de vegetar?

Colocado por: Jorge Santos - Faromas a coisa mais importante para mim é o colchão onde passo parte da minha vida,

Para mim as janelas também fazem complemento...e não são nada insignificantes para o conforto de uma moradia ou de qualquer edifício.

Colocado por: Jorge Santos - FaroÉ que eu aqui posso esta a fazer figura de parvo,

Até que enfim que começo a concordar consigo...mas afinal não está aqui a vender o seu trabalho?
  20.  # 60

Colocado por: Jorge Santos - FaroAssim é que se fala, vamos esperar para ver, mas olhe que eu já vejo muita coisa à praticamente meio século.

Devia saír daí do seu buraco,pois o tempo muitas vezes não quer dizer pescoço.

Colocado por: Jorge Santos - FaroTemos que iniciar um topico sobre os vidros

Ainda mais?Não chega?

Colocado por: Jorge Santos - Faroeu apresentado-lhe um amigo Eng Civel Experiente, que confiou nos bons vidros para a clarabóia sua casa, mudou 3 vezes

Deve ter apanhado alguns artistas do algarve que por aqui aparecem a dizer que o Planitherm com gáz argon é que é bom lá para o Algarve.

Colocado por: Jorge Santos - FaroMas vamos esperar, eu gosto de esperar em especial por malta que está a construir aberrações pouco ecológicas.

Pois...pois...parece que lá para o Algarve há muito dessas ecologias com vidro simples e caixilharia rasca.

0.0294 seg. NEW