Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 81

Posso dar uma opiniãozinha? Posso?

Não me quero meter na discussão térmica, porque já sabemos que acaba como o Benfica (ai, ui, ai, ui)
    Não me quero meter na discussão do betão, porque não tenho conhecimentos para tal, mas se a armadura está à vista, deve estar bom, deve. Penso eu, e posso estar enganado que o betão funciona bem em conjunto com o ferro, mas podem ser modernices.

Em relação às telhas concordo em parte com o Jorge Santos. Se as telhas forem bem aplicadas, não se preocupe que não vai ter preblemas e não se meta gastar dinheiro em unguentos maravilhosos que até curam as ciáticas.

Em relação ào ripado, discordo em absoluto com o Luis (surpresa, surpresa). Se a interrupção do ripado fosse para permitir a passagem da água de condensação ou de infiltração, mal iria o mundo. A interrupção serve para criar correntes de ar de forma a ventilar a face inferior da telhas, fazendo evaporar a humidade produzida por condensação. No estado em que isso já deve ir, resta-lhe uma solução económica: Telhas ventiladoras e/ou passadeira. Mete 2 telhas dessas em cada fiada e têm ventilação para dar e vender. Já agora, não deixe que usem argamassa a mais nas cumeerias e rinções.

Gosto da Onduline, é toda gira, já apliquei disso a pontapé, mas no fundo não é mais do que uma mariquice para se torrar dinheiro, para o dono de obra dizer que têm um isolamento moderno e para o arquitecto dizer que usa materiais modernos e inovadores, porque os problemas dos telhados nunca ou raramente estão nas superfícies planas (onde se coloca a Onduline), mas sim, nos encontros com as chaminés e nas caleiras e ai, a Onduline não resolve nada, podendo inclusive complicar os remates e muito.

A impermeabilização das juntas referida pelo Jorge Santos é correcta. Conheço e aquilo dura mais anos que qualquer porcaria dessas que se vendem sem saquinhos pipis. Porque é que não falamos disto? Não quero ser internado. Abandonámos técnicas simples com validação de séculos a troco de técnicas modernas vendidas por empresas certificadas.

PS: Que bando de coxos que jogaram hoje.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Jorge Santos - Faro, rimar
  2.  # 82

Colocado por: Luis K. W.Desde quando os fabricantes de telhas também se responsabilizam pelos buracos existentes entre elas ? :-)

ò Luis, você se pudesse betonava a cobertura dos Jerónimos. As telhas tem buraquinhos entre elas quando mal aplicadas ou quando são mal fabricadas, com empenos e/ou com encaixes mal desenhados.

Se eu algum fizer uma casa (que os deuses me livrem de me meter com esse bando de aldrabões que são os empreiteiros) será telha que lá meto e se puder uso telha Romana, se não puder uso telha Ibérica a imitar a telha de canudo
  3.  # 83

Colocado por: PauloCorreia ...resta-lhe uma solução económica: Telhas ventiladoras e/ou passadeira. Mete 2 telhas dessas em cada fiada e têm ventilação para dar e vender. .
    Eu bem me parecia que tinha escrito muito, mas não tinha escrito tudo.
    Faltou-me mencionar as telhas ventiladoras (!).

É que eu, nos telhados, não acredito nem em teorias, nem em modernices, nem em tradições. Uso TUDO o que estiver à minha mão e que me pareça lógico para evitar chatices. :-))

PS: ainda bem que o jogo teve duas partes. E só me lembro da 2ª metade da primeira parte. Do resto, tenho amnésia absoluta.
    • rimar
    • 2 novembro 2010 editado

# 84

Sr. Luis K. W. é exactamente assim como comentou sobre a lage, a marca da telha é Sotelha - Lusa Vermelha. Como é que posso impermebilizar agora? Pode dizer-me como e que material usar, é que hoje de manhã quando cheguei à obra já os trabalhadores tinham começado a colocar a telha, já tinham dois lados do telhado colocado. Acho que agora já não posso fazer nada, "digo eu" só se for pelo interior da lage aligeirada. Será que posso?. Se poder diga-me como devo fazer. O construtor e até o encarregado da obra disseram que era preocupante se houvesse pingueiras com a telha colocada.
  4.  # 85

Colocado por: Luis K. W.PS: ainda bem que o jogo teve duas partes. E só me lembro da 2ª metade da primeira parte. Do resto, tenho amnésia absoluta.

Amnésia selectiva? espero que não a mesma para o betão, perdão para as telhas
    Estas pessoas agradeceram este comentário: David_Santos
    • rimar
    • 2 novembro 2010 editado

# 86

O telhado vai levar telhas ventiladoras. Sr. Paulo Correia o encarregado da obra disse exactamente o mesmo que você disse acerca do ripado, você disse não deixe que usem argamassa a mais nas cumeerias e rinções.
    Porquê?
  5.  # 87

Colocado por: PauloCorreia ò Luis, você se pudesse betonava a cobertura dos Jerónimos. As telhas tem buraquinhos entre elas quando mal aplicadas ou quando são mal fabricadas, com empenos e/ou com encaixes mal desenhados.

Os LEGO é que não têm buraquinhos!
    Quando você conseguir fazer uma piscina só com telhas, avise-me para eu lá ir dar umas braçadas. :-)

Quando eu era novinho, vi uma dona-de-obra de Cascais subir a um telhado para efectuar um ensaio. E desatou a dar umas mangueiradas valentes DE BAIXO PARA CIMA.
    Felizmente que o telhado era feito à minha maneira...
    E ela tinha razão.
    Se vamos partir do princípio que a chuva vai cair sempre direitinha, sem vento, e em quantidades razoáveis, qualquer telhado servia.
    Mas temos é de estar preparados para situações excepcionais, inclusivé para enormes vendavais/tornados (caso contrário as casas também não seriam calculadas para resistir à "situação excepcional" de um sismo!)...
    •  
      MRui
    • 3 novembro 2010

# 88

Colocado por: Luis K. W.Quando eu era novinho, vi uma dona-de-obra de Cascais subir a um telhado para efectuar um ensaio.

Deixe lá as tias de cascais com telhados de treta. Fale de telhados com 24 águas feitos por génios (em concelhos de top) onde não entra uma gota.
  6.  # 89

realmente os comentários transparecerem muito do desanimo que hoje se vive.
    já por aqui foi dito várias vezes que há muitos sistemas que resultam se forem bem executados em todas as suas vertentes e isto devia ser uma verdade inquestionável.
    agora defender telhas ou coberturas sem telhas não tem muita lógica, pois por exemplo sabemos perfeitamente que o uso da telha está entranhado entre nós quer por uma questão "afectiva" quer por uma questão de capacidade/ competência da execução em relação a outros sistemas. Estou convencido que em portugal mesmo quando aparecer um sistema simples e milagreiro de fazer coberturas impermeáveis, ainda assim haverá grandes reticências.
    Em todo o caso eu por exemplo em relação ás telhas não me chateio muito porque tenho aqui ao meu lado um manual produzido por tres entidades e que de uma forma sucinta tem lá toda a boa prática de aplicação da mesma e que ao ser seguido me dão o descanso necessário em relação ao assunto.
    •  
      MRui
    • 3 novembro 2010

# 90

Colocado por: marco1Em todo o caso eu por exemplo em relação ás telhas não me chateio muito porque tenho aqui ao meu lado um manual produzido por tres entidades e que de uma forma sucinta tem lá toda a boa prática de aplicação da mesma e que ao ser seguido me dão o descanso necessário em relação ao assunto.

Não quer partilhar esse manual com os humildes teóricos de cobertura deste fórum?
  7.  # 91

"manual de aplicação de telhas cerâmicas"
    - associação dos industriais da ceramica de construção
    - centro tecnologico da ceramica e do vidro
    - instituto da construção

apoiado pelo PEDIP, ministério da economia e direcção geral da industria

Como é evidente tenho mais algumas referências e alguns conhecimentos acumulados pela experiência mas quero com este exemplo dizer que as boas práticas em relação a certos processos, até que estão muito debatidos e publicados não havendo razão para que se veja coisas tal mal feitas.
    •  
      MRui
    • 3 novembro 2010

# 92

Colocado por: marco1Como é evidente tenho mais algumas referências e alguns conhecimentos acumulados pela experiência mas quero com este exemplo dizer que as boas práticas em relação a certos processos, até que estão muito debatidos e publicados não havendo razão para que se veja coisas tal mal feitas.

Já vi que o marco1 segue aquele provérbio chinês: "o importante não é dar o peixe, mas ensinar a pescar".
  8.  # 93

Colocado por: Luis K. W.Eu bem me parecia que tinha escrito muito, mas não tinha escrito tudo.
    Faltou-me mencionar as telhas ventiladoras (!).

É que eu, nos telhados, não acredito nem em teorias, nem em modernices, nem em tradições. Uso TUDO o que estiver à minha mão e que me pareça lógico para evitar chatices. :-))

Pois e faz bem se não confia nas telhas.

Eu como confio, tenho na casa onde habito e em varias outras de familia, estou farto de usar telhas e não me metem medo algum.
    Eu só usaria um produto que dure mais que as telhas há algum ? :-)
    Quando falam nas condensações acho mta piada .... O melhor mesmo é eu no próximo telhado levar o meu microscopio pois pelo que vejo o meu aparelhito para medir a humidade das paredes já não serve, tenho que o vender, Alguem quer ? custa 100 € vendo por 30, mas tenho vários, pois adoro medir humidades.

Se na minha casa tivesse humidades superiores a 18 % no inverno mandava a casa abaixo.

Bom o meu tempo é pouco, mas uma coisa é certa.. com caixa de ar e furos para sair a agua que não existe a caixa de ar sim vai ter humidade.

Se se tiver furos em baixo e em cima, pior ainda.
  9.  # 94

Colocado por: Jorge Santos - FaroPois e faz bem se não confia nas telhas.

Sabe o que é engraçado ?
    É que apliquei telhas em TODAS as moradias que a minha empresa construiu.

Mas , para mim, deve ter sido por eu não confiar nelas que nenhum dos "telhados" (coberturas inclinadas em betão ou em lage aligeirada revestidas a telhas, ou estruturas em vigotas com subtelha e telha) meteu água. :-)
    • Viegas
    • 3 novembro 2010 editado

# 95

Colocado por: Luis K. W.
    Sabe o que é engraçado ?
    É que apliquei telhas em TODAS as moradias que a minha empresa construiu.

Mas , para mim, deve ter sido por eu não confiar nelas que nenhum dos "telhados" (coberturas inclinadas em betão ou em lage aligeirada revestidas a telhas, ou estruturas em vigotas com subtelha e telha) meteu água. :-)

Luis K. W. então se já colocou tanta telha pode dizer se o caso do rimar é normal (chover dentro da moradia), tendo só a lage aligerada. O seu comentário pode ajudar o rimar e outros foristas que estejam neste momento ou a pensar construir. Eu pelas fotos que vi nunca pensei que pudesse acontecer, mas enfim eu não percebo nada de construção.
  10.  # 96

Colocado por: rimarvocê dissenão deixe que usem argamassa a mais nas cumeerias e rinções.
    Porquê?

Porque a argamassa é uma esponja e absorve toda a água que lhe tocar
    Estas pessoas agradeceram este comentário: rimar
  11.  # 97

Obrigado, Sr. Paulo Correia, eu ontem quando estive na obra com o Eng. ouvi ele dizer ao encarregado da obra para não colocar muita massa, agora já percebo porquê. Ok.
    O Sr. Paulo Correia viu as fotos que eu coloquei?
    Qual é a sua opinião sobre as pingueiras na lage, é normal isto acontecer, e depois com as telhas nunca mais vou ter problemas, pode dar-me a sua opinião. Obrigado
  12.  # 98

Colocado por: Jorge Santos - FaroSe na minha casa tivesse humidades superiores a 18 % no inverno mandava a casa abaixo.
    Como consegue obter esse valor tão baixo? Desumidificador? Aquecimento ligado?
  13.  # 99

Colocado por: rimarQual é a sua opinião sobre as pingueiras na lage, é normal isto acontecer, e depois com as telhas nunca mais vou ter problemas, pode dar-me a sua opinião. Obrigado

Parece-me águas a mais para uma lage mesmo aligeirada, pelo que ela deve estar um pequeno passador devido À má aplicação do betão.

Se as telhas ficarem bem aplicadas, de certeza que não irá ter problemas, todos os outros sistemas como a Onduline funcionam como um backup, nada mais. Tenha é uma terrivel atenção às caleiras junto às chaminés ou junto a muretes. É ai que pode ter problemas, mas ai não há Onduline que a salve, apenas uma boa execução
    Estas pessoas agradeceram este comentário: rimar
  14.  # 100

Colocado por: mafgodComo consegue obter esse valor tão baixo? Desumidificador? Aquecimento ligado?

Bem eu refiro à humidade dentro das paredes e não na casa, No ar da casa temos que ter humidade senão secava :-)

Luis K. W, Pois é fez muito bem, se tiver algum problema numa telha não vai ter agua na laje.

No te que eu não estou a critar... Estou apenas a tentar dizer que estou farto de ver telhados sem tela mto bons e que sempre se fez sem tela... de à uns 15 anos para cá é que veio a moda da tela, que eu não gosto, porque não tenho tido más experiencial.

Mas atenção eu falo de fazer uma casa ou duas, se eu fosse fazer casas em serie e para vender é evidente que colocava a tela pois não ia subir aos telhados a conferir telhe por tenha Não sei se me entende...

Agora em minha casa, todos os anos no verão dou uma volta pelo telhado, limpo as telhas e confiro-as.

Bem mas já que fez tanta casa com telhados, não arranja aí um pormenor da finalização da tela no fim do telhado ?

É que a malta aqui por baixo não sabe fazer isso. E o que se passa é que racha tudo junto à tela.

Algum dos sr. que estão a fazer casas tem esse pormenor feito pelo Eng. ou Arq. ?? è que se partirmos do pressuposto que temos condensações por cima da tela.... Por onde vão sair as mesmas ?

Se vamos mandar por tela na lajes então temos que ensinar como se faz ou não ?

Há varias maneira de fazer, mas não sei porque e única que vi bem feita tem 30 anos e foi feita por um arq, inglês em Albufeira.

Hora o fórum é de uma utilidade extrema para trocar não s+o ideias mas tb a maneira de as concretizar.

Por bom gostava de ver e discutir uns pormenores ! Pode ser que muita gente aprenda como se faz se colaborarmos um pouco .

Bem vou para as obras !

0.0340 seg. NEW