Iniciar sessão ou registar-se
    • rimar
    • 30 outubro 2010 editado

# 1

Olá a todos os participantes, depois de alguma pesquisa encontrei este forum, e venho colocar aqui uma questão, estou a construir uma moradia, o meu espanto hoje quando fui à obra estava a pingar muito (bastante) dentro da obra em vários sitios, a obra já têm a placa e está tudo preparado para colocar a telha, isto é normal. Vou colocar fotos para verem e darem a vossa opinião, é que eu sou leiga não percebo nada de construção mas achei muito estranho.
      P1010762.JPG
      P1010833.JPG
      P1010838.JPG
      P1010845.JPG
  1.  # 2

É normalíssimo. O cimento /betão (não aditivado) é completamente permeável.

Mas, com esta sua (à primeira vista, desagradável) experiência, espero que convença o construtor a aplicar um produto impermeabilizante sobre a placa e antes das telhas.

Já agora: o que está previsto em termos de isolamento TÉRMICO ?
    • Viegas

# 3

Como é possivel chover dentro de uma moradia que já está com placa e preparada para levar telha.
    Eu como estou a construir uma tenho de ter atenção quando chegar esse momento. Já agora Luis pode dizer o nome desse produto que está a falar no seu comentar.
    • rimar

# 4

Colocado por: Luis K. W.É normalíssimo. O cimento /betão (não aditivado) é completamente permeável.

Mas, com esta sua (à primeira vista, desagradável) experiência, espero que convença o construtor a aplicar um produto impermeabilizante sobre a placa e antes das telhas.

Já agora: o que está previsto em termos de isolamento TÉRMICO ?

Obrigado Sr. Luis K. W. sobre o isolamento o que eu vi colocarem foi tijolheiras de esferovite, não sei o nome técnico, vou colocar uma foto para ver. Já agora que tipo de produto impermeabilizante diz para pôr é que eu não percebo nada desse assunto.
      P1010634.JPG
      P1010661.JPG
  2.  # 5

Colocado por: rimarmeu espanto hoje quando fui à obra estava a pingar muito (bastante) dentro da obra em vários sitios, a obra já têm a placa e está tudo preparado para colocar a telha

Colocado por: ViegasComo é possivel chover dentro de uma moradia que já está com placa e preparada para levar telha

Mas vocês acham que a telha serve para que?? Para enfeitar?
    Se as lajes em betão fossem suficientes para impermeabilizar, não tinhamos aqui no fórum alguma dezens de tópicos sobre impermeabilização de telhados... ;)
  3.  # 6

Colocado por: Pedro Azevedo78
    Mas vocês acham que a telha serve para que?? Para enfeitar?
    Se as lajes em betão fossem suficientes para impermeabilizar, não tinhamos aqui no fórum alguma dezens de tópicos sobre impermeabilização de telhados... ;)

Aí até concordo consigo. No entanto não existe uma barreira de vapor. Na face inferior das telhas existirá sempre condensações, logo se a superfície em contacto não estiver impermeabilizada, temos água dentro de casa. Atenção, não é necessário impermeabilizar com telas mas como aqui já foi sugerido aplicando um aditivo impermeabilizante.

Cmps
  4.  # 7

Colocado por: JCM | ARQ

Aí até concordo consigo. No entanto não existe uma barreira de vapor. Na face inferior das telhas existirá sempre condensações, logo se a superfície em contacto não estiver impermeabilizada, temos água dentro de casa. Atenção, não é necessário impermeabilizar com telas mas como aqui já foi sugerido aplicando um aditivo impermeabilizante.

Cmps

Obrigados pelos comentários, mas pode dizer-me que tipo de impermeabilizante devo colocar e onde deve ser colocado é que quando for falar com o construtor quero dizer tudo como deve de ser colocado. Vou colocar uma foto do telhado como está neste momento.
      p1010797.JPG
  5.  # 8

Existem alguns produtos da Sika que são bons, o problema é o seu custo.
    Poderá sempre minorar minimamente com a aplicação de um emborro de cimento (já é qualquer coisa).

Cmps
  6.  # 9

Colocado por: JCM | ARQExistem alguns produtos da Sika que são bons, o problema é o seu custo.
    Poderá sempre minorar minimamente com a aplicação de um emborro de cimento (já é qualquer coisa).

Cmps

E esse produto aplica-se por cima deste cimento da ultima foto? Desculpe mas não sei o nome técnico a utilizar.
  7.  # 10

Correcto.

Esse emborro irá formar uma película impermeável. Num balde prepara o cimento e água mexendo até ficar completamente diluido. Convém que seja bastante pastoso e pode ser aplicado com um pincel da caiar.
    Penso que será suficiente para salvaguardar a entrada de qualquer gota de água provocada por condensações ou por alguma eventual telha partida.

Cmps
    Estas pessoas agradeceram este comentário: rimar
  8.  # 11

Colocado por: JCM | ARQCorrecto.

Esse emborro irá formar uma película impermeável. Num balde prepara o cimento e água mexendo até ficar completamente diluido. Convém que seja bastante pastoso e pode ser aplicado com um pincel da caiar.
    Penso que será suficiente para salvaguardar a entrada de qualquer gota de água provocada por condensações ou por alguma eventual telha partida.

Cmps

Estas pessoas agradeceram este comentário:rimar

Obrigado. Tenho que esperar que fique tudo seco para poder aplicar esse produto?
  9.  # 12

Certo, senão a chuva lava-o. Não é necessário que esteja sol, basta que não chova.

Cmps
  10.  # 13

Emborro de cimento para impermeabilizar?
    Depois queixem-se que a água entra...
  11.  # 14

Colocado por: Pedro Azevedo78Emborro de cimento para impermeabilizar?
    Depois queixem-se que a água entra...

O Pedro Azevedo sabe uma solução melhor o deixe estar como está? Pode dar-me a sua opinião é se o Pedro viu as fotos não acha que deva estar preocupada.
  12.  # 15

13.  # 16

Pedro Azevedo e ainda consigo colocar essa sub-telha não sei se reparou na ultima foto que cocoquei já está tudo preparado para colocar o telhado hoje quando fui lá já estava as telhas em cima para começarem a colocar.
  14.  # 17

Questão 1 - chove dentro de casa?. Normalíssimo, a laje não impede a chuva de passar, se impermeabilizasse de certeza que já tinha visto muitas casas sem telha.

Questão 2 - Impermeabilizar a laje??? Se impermeabilizar já não precisa de colocar a telha. A solução do JCM ARQ, tem quase o preço de uma tela betuminosa, pelo que mais vale aplicar a tela betuminosa e esquecer a telha. (Já cá ando á muitos anos e ainda não vi esta solução em nenhuma obra)

Como é que faziam as coberturas à uns anos atrás, quando a estrutura de suporte das telhas era feita com madeira??
  15.  # 18

A tempo ainda vai. Poderá já não ser a altura ideal. Mas ainda se resolve...
  16.  # 19

Colocado por: PicaretaComo é que faziam as coberturas à uns anos atrás, quando a estrutura de suporte das telhas era feita com madeira??

E ainda hoje, com aquelas vigotas pré-esforçadas...
    Por isso perguntei logo no inicio para que serviam as telhas! ;)
    Independentemente disso, se fosse eu, colocaria sempre uma subtelha.
  17.  # 20

Colocado por: Pedro Azevedo78Se eu fizesse um telhado com telha, colocaria sempre sub-telha...
    http://www.onduline.com/pt//files/docs/1274807523.pdf
    http://www.onduline.com/pt//files/docs/1275903908.pdf

O negócio da Onduline é vender sub-telha. Veja os pormenores das fábricas que fabricam telhas.

0.0217 seg. NEW