Gostava de saber se alguem aqui no Forum ja usou esta solucao de pavimento para o exterior ? e a vossa opiniao. Parece-me muito interessante e estou a pensar usar, mas como e um produto recente gostave de ouvir experiencias de outras pessoas.
Dependendo da utilização que pretende, isto é, se for um percurso apenas pedonal ou se de acesso automóvel. Não que tenha tanto a ver com o material mas com a camada de fundação. Em geral todos os produtos homologados foram sujeitos a ensaios adequados ao tipo de ultilização. O tipo de desenho parece-me interessante na medida em que permite o travamento entre peças ajudando a suportar inclinações diversas sem alargamento das juntas.
Se for destinado a ser pisado por viaturas ligeiras, penso que uma base em tout-venant com cerca de 20cm de espessura bem compactada mais almofada de areia e cimento para assentamento. No final um espalhamento de traço seco, vassouramento e lavagem com água.
Se for destinado a trânsito pesado, aí a fundação terá de ser no mínimo de 2 camadas de tout-venant (compactadas individualmente).
Já li aqui algures. 3-4€/m2 pave cinza (só o material...sem aplicação) zona de S.M.Feira Para ter um acabamento minimamente decente, acho que deve ser do mais barato que se consegue.
Para o Ecopave, que e diferente do pave mais usual tinha um orcamento da Artebel a volta de 7 € e qualquer coisa. Mas tem varios custos em funcao da cor etc. Mas acabei por decidir por calcada tradicional com os quadrados grandes.