Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

depois de ler algumas dicas no forúm sobre como remodelar a casa dos meus sonhos com pouco dinheiro, resolvi gerir eu própria a minha obra. Até porque tenho tempo diponível (desemprego:-)

Recapitulando, comprei uma pequena quintinha na zona de Alcobaça com uma zona agricola composta por pinhal e terreno horticula e uma zona urbanizada já com uma moradia em estado de degradação.
    A minha intenção é recuperá-la e deixá-la em condições de habitabilidade.
    Já sei que preciso de um projecto, e licença de obras.
    Agora estou á procura de quem me faça o projecto, e esta semana vou á câmara pedir a tal licença.
    Se me estou a esquecer de algo para começar, podem lembrar-me!
    Eu já fiz um croqui com o que desejo fazer ,que vou tentar pôr aqui.
    Agradeço desde já alguma ajuda que me possam disponibilizar.
    Inês
      digitalizar0003.jpg
      digitalizar0004.jpg
  2.  # 2

Inês,

Percebe-se o entusiamo e já agora parabéns , o primeiro passo está dado já tem a "matéria-prima".
    Mas não pode por o "carro à frente dos bois" ou seja, diz que vai esta semana à câmara pedir a licença mas antes disso tem de ter o projecto!
    Logo a primeira coisa é encontar um técnico que lhe faça o projecto, e procure conversar sobre o que quer porque apesar de já ter um croquis daquilo que pretende a pessoa a quem confiar o projecto seguramente poderá dar-lhe outras opções e soluções para organizar o espaço. Não se esqueça de que estes técnicos(nomeadamente os arquitectos) são "treinados" para isto... têm formação, experiência e sensibilidade para estas coisas.
    Enquadre-o no que quer, deixe claro qual é o seu orçamento e boa sorte!!

Cumpts,
    Ricmar
    Concordam com este comentário: nunogouveia
    Estas pessoas agradeceram este comentário: ines dores
  3.  # 3

obrigada ricmar, de facto estava a esquecer esse pormenor, tratarei desse assunto primeiro, mas também sei que talvez só precise de comunicar á cãmara, veremos .
    Agora que já mostrei o que pretendo, gostaria de saber se será concretizável com 60 m euros.
    E o projecto? poderá ficar em que valor?
  4.  # 4

Inês,
    Não trabalho no ramo, basicamente estou no mesmo ponto que a Inês, com a diferença que vou construir de raiz.

É sempre muito complicado ajuizar esse orçamento, depende do estado de degradação..às vezes custa mais recuperar do que fazer novo. Veja a secção "Bricolagem@ Diários" creio que tem lá dois ou tres bons tópicos de casas recuperadas..
    Naturalmente tudo dependerá do resultado final que pretende, são ~ 112 m2. A casa é rectangular, duas águas,...Presumo que vá contratar tudo. Terá de listar e organizar prioridades... acho que é fazer com que dê... na minha perspectiva é de ter cuidado na estrutura; canalização; isolamentos e telhado (o que "não se vê" e que habitualmente menos se valoriza) o resto poderá ser onde pode restringir mais o custo.

O projecto não sei quanto lhe poderá custar, tendo em conta que é uma recuperação. Depende do profissional, etc, etc.
    Peça vários orçamentos e tente obter alguma recomendação (de pesoas que (re)construiram ou de algum trabalho que tenha visto; ...)

Pesquise e procure opiniões de quem já esteve envolvido num processo semelhante.
    Se tem tempo livre, mais um motivo...vá à luta!
    Cumpts,
    Ricmar
  5.  # 5

Cara Inês,

Fiquei completamente enternecido (no bom sentido) com o seu entusiasmo e com os seus desenhos … :)
    Alcobaça é uma terra lindíssima(embora seja suspeito neste juízo porque foi precisamente aí que nasci).

Respondendo às suas questões: parecem-me perfeitamente avisados os comentários do “Ricmar”. A primeira coisa a fazer é ponderar demoradamente um programa funcional (o que é que precisa realmente, quantos quartos, sala, etc., tendo sempre presente as suas necessidades reais e sobretudo, sem fantasiar acerca delas) e então – e só então – solicitar os serviços de um(a) arquitecto(a). Se os trabalhos a realizar não forem muito complexos (não alterarem os alçados, por exemplo) talvez não seja necessário um projecto muito elaborado e a obedecer aos quesitos necessários à sua apresentação formal junto dos serviços municipais (e, por consequência, muito menos dispendioso do que o normal). Em todo o caso, NÃO DISPENSE OS SERVIÇOS DE UM ARQUITECTO porque isso sai geralmente muito caro! (sou completamente insuspeito neste assunto; não sou arquitecto :))

Pelo que percebo dos seus desenhos a área do edifício será de aproximadamente 112 m2. Dependendo muito do estado do edifício, dos materiais e acabamentos que pretende utilizar, diria mesmo assim que os 60 mil euros podem chegar e sobrar. Deve sempre pedir mais que um orçamento para todos os trabalhos a realizar. Se, como parece ser o caso, dispõe de tempo para isso, fará bem em pedir tantos quantos possa. Faça relações dos materiais a adquirir e peça orçamentos (sempre!) em diferentes casas de materiais de construção.
    Procure fazer estimativas de custo tão rigorosas quanto possível (antecipando-os a todos) para que o seu projecto não venha a tornar-se um pesadelo financeiro...

Como o “Ricmar”, desejo-lhe muito boa sorte no seu projecto e que lhe não esmoreça o entusiasmo
  6.  # 6

Reparo que enquanto escrevia as minhas sugestões o"Ricmar" tornou-as redundantes...
    Ainda bem: é sinal de que são pertinentes.
    :)
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Ricmar
  7.  # 7

obrigada dutilleul, de facto estou entusiasmada, espero manter este entusiasmo até ao fim, estou a preparar-me para os percalços e contrariedades que já sei irão acontecer.
    Recapitulando, estou á procura de um desenhador, para avançar com a etapa seguinte. Conhece alguém nesta região?
  8.  # 8

Colocado por: ines doresobrigada dutilleul, de facto estou entusiasmada, espero manter este entusiasmo até ao fim, estou a preparar-me para os percalços e contrariedades que já sei irão acontecer.
    Recapitulando, estou á procura de um desenhador, para avançar com a etapa seguinte. Conhece alguém nesta região?

Não procure um desenhador, procure um arquitecto.
    Visite muitos, peça para ver o portofolio de cada um e depois de muitas reuniões vá com o que lhe apresente maior confiança.
  9.  # 9

Inês,
    Pode achar o contrário e sem dúvida que cada um faz as opções que entende válidas em cada momento.
    A Inês pode perfeitamente contratar um desenhador.

A minha opinião (apenas e somente baseada naquilo que a Inês deu a conhecer aqui no tópico) é que se é uma recuperação é um motivo adicional para ter um arquitecto a trabalhar consigo. Pode querer preservar elementos antigos; conjugar o conforto e novos materiais/tecnicas com o rustico e original, não sei... acho e vejo muito mais um arquitecto a fazer isto do que um desenhador (sem desprimor para os desenhadores! eu não tenho nenhuma licenciatura e tenho muito gosto e ponho muito empenho no que faço).
    Álias, nem sei se vai manter as paredes exteriores, etc. Se a quinta tem detalhes que seja bom/bonitp preservar.
    Espero que encontre um bom profissional (seja ele desenhador; engenheiro ou arquitecto) que a sirva bem e que tenha gosto no projecto (porque acho muito interessante poder recuperar).

Ricmar
  10.  # 10

ok Luis e ricmar, então vou mesmo contratar um arquitecto, têm toda a razão , eles são mais experientes do que eu nessa matéria e claro que gostaria de ficar com uma casa com qualidade e conforto, além de que quero umas ideias para a parte do jardim que ocupa toda a largura da parte traseira.
    obrigada
  11.  # 11

Ah Inês,

Lembrei-me de uma coisa que pode ter interesse para si e que pode esclarecer melhor mas acho que nestas recuperações o IVA tem taxa reduzida (6%) pelo menos para a mão-de-obra. Fique atenta a isso. Penso que terá de ter uma declaração qualquer da C.Municipal a certificar que é aplicável (para poder comprovar/usufruir). Informe-se.

Força nisso. Cumpts,
    Ricmar
  12.  # 12

boa ricmar, mais uma que eu não sabia, gracias pela dica :-)
  13.  # 13

como já foi dito, primeiro são precisos projectos e submete-los a aprovação, só depois de serem aprovados é que terá licença de construção.
    convém também primeiro saber que qualidade tem o terreno, o que pode fazer dele, Pdm/planos(ver na câmara).
    Em termos monetários depende do que quer fazer, e do tamanho da intervenção.
    cumps
  14.  # 14

Fernando Gabriel, já lá existe uma casa, com electicidade e afins, não entendo como é necessário tudo isso !
    a minha intenção é recuperar !
  15.  # 15

Olá, Inês

Infelizmente não estou em condições de lhe recomendar ninguém (já aí não vivo há muito tempo...)
    Mas continuo a ser da opinião de que deve considerar contratar os serviços de um arquitecto (não lhe será difícil encontrar um por aí e se lhe pedir uns esquiços, estou convencido que lhe não irá cobrar a mesma coisa que cobraria por um projecto propriamente dito...). Por favor, não entenda das minhas palavras qualquer preconceito em relação aos desenhadores (alguns sabem tanto ou mais do que alguns arquitectos). Mas, em princípio, não estudaram arquitectura...

Vejo que já por aqui há muitos comentários... que ainda não li!
  16.  # 16

Boas,

As obras que não afectem elementos estruturais, quantidades de espaços, mudanças de alçados ou elementos de cobertura em principio só necessitam ser comunicadas à respectiva Camara municipal. No entanto se pretender mudar divisões, alterar áreas ou mexer em elementos estruturais terá de ter porjecto de arquitectura e das restantes especialidades.....espero nao me ter enganado em nada. axo que genéricamente é esta a lógica.
    Se puder coloque aqui algumas fotos do local, interior e exterior.

Cumps
  17.  # 17

Colocado por: ines doresok Luis e ricmar, então vou mesmo contratar um arquitecto, têm toda a razão , eles são mais experientes do que eu nessa matéria e claro que gostaria de ficar com uma casa com qualidade e conforto, além de que quero umas ideias para a parte do jardim que ocupa toda a largura da parte traseira.
    obrigada

São mais experientes ? Como assim ?
    Têm mais formação mas experiência nem todos.
    Escolha um arquitecto experiente com já foi sugerido pelo Luis Pereira "Visite muitos, peça para ver o portofolio de cada um e depois de muitas reuniões vá com o que lhe apresente maior confiança."
    Mas pode tb escolher um bom desenhador daqueles que desenham para muitos arquitectos ou dos que levam o projecto para ser assinado :-)
    Mas é claro que ai corre mais riscos.
    Se a casa vai apenas ser remodelada o melhor é contactar um eng. Civel com experiência de obra, para lhe dizer como vai refazer e isolar as paredes de maneira simples e barata.
    Para lhe dizer com vai fazer o telhado, Talvez sem betão. Um eng. civil é que pode avaliar o estado das paredes, poderá dizer se precisa de vigas para segurar as parede ou pilares etc...
    Tb há arquitectos que sabem esses pormenores, enfim tem que ter sorte no meio de tudo...

Pessoalmente se fosse aqui por Faro até lhe arranjava um Arq. licenciado à dois anos que tem pouco trabalho (Desemprego) mas que tem uma vontade enorme de aprender e fazer bem.
    Num anos de trabalho aprendeu mais que muitos em toda a vida. E eu sei que ele anda por aqui...
    Por vezes uma pessoa sem experiência alem da formação que já é mto importante pode fazer mais por si porque tem mais tempo livre, em especial no acompanhamento da obra.

Desejo-lhe sobretudo boa sorte
    Estas pessoas agradeceram este comentário: ragv
  18.  # 18

Mas pode tb escolher um bom desenhador daqueles que desenham para muitos arquitectos ou dos que levam o projecto para ser assinado :-)
    Mas é claro que ai corre mais riscos.

É por estas e por outras que muita gente subestima o trabalho de um arquitecto... Depois vê-se cada aberração por aí que valha me Deus...
    Estas pessoas agradeceram este comentário: salapismo
  19.  # 19

Colocado por: ines doresFernando Gabriel, já lá existe uma casa, com electicidade e afins, não entendo como é necessário tudo isso !
    a minha intenção é recuperar !

tudo? ver o pdm? se for o pdm é por prevenção, saber o que pode ou não fazer, principalmente se aumentar áreas.
    agora se quer restaurar em principio só precisa de pedir licença sem projectos, se for recuperar já precisa de projectos, assim por alto: logo que mexa em estrutura ou alçados terá de existir projecto.
  20.  # 20

Colocado por: CFCastromudanças de alçados ou elementos de cobertura em principio só necessitam ser comunicadas à respectiva Camara municipal

mudanças em alçados e elementos estruturais da cobertura em geral precisam de projectos.

0.0231 seg. NEW