Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Colocado por: Jorge Santos - FaroTêm mais formação mas experiência nem todos.

não se esqueça que formação é essencial, experiência ganha-se, formação só mesmo na universidade.

Colocado por: Jorge Santos - FaroMas pode tb escolher um bom desenhador daqueles que desenham para muitos arquitectos ou dos que levam o projecto para ser assinado :-)

isso acontece em geral entre desenhador e engenheiros, ou acontecia mais...

Colocado por: Jorge Santos - FaroSe a casa vai apenas ser remodelada o melhor é contactar um eng. Civel com experiência de obra, para lhe dizer como vai refazer e isolar as paredes de maneira simples e barata.

seguindo a sua lógica, o melhor mesmo é contar só com o construtor...nem tudo é assim tão simples, cada caso é um caso.
  2.  # 2

Caro Fernando Gabriel

Só construtor isso nunca ! Pois o cliente sai bem enganado.

O melhor todos sabemos que é contratar um bom Arq. com formação numa boa escola pois tb há as más escolas e os bons das más e os maus das boas....
    Para cálculos não vai ser o arq. ai tem que ser um eng- que saiba calcular e que tenha experiência de obra, para poder ligar com o construtor.

Só que ninguém trabalha de borla e que quer bom pessoal tem que pagar bem. Mas hoje todo querem é bom e barato aí o melhor é mesmo contratar só o construtor não sei se me entende.

Eu passo por moradias onde Têm arq. de interiores depois o paisagista, depois o eng do projecto e o Arq. do projecto e por fim o eng. fiscal da obra que é o que tem que aturar todos.
    Mas isto é em casas de malta de massa e sem duvida que é um luxo e dá gosto trabalhar com todos estes técnicos desde que seja bons profissionais.
    Mas os construtores detestam, ser existências enquanto eu da-me gosto trabalhar com técnicos exigentes e que sabem o que querem mas já apanhei cada tanguista... Que ate mete nojo terem estudado com os meus impostos. Agora com a proliferação das universidades da treta ...
  3.  # 3

Colocado por: ines doresFernando Gabriel, já lá existe uma casa, com electicidade e afins, não entendo como é necessário tudo isso !
    a minha intenção é recuperar !

Bem então proponho que comecemos a ajudar em vez de obrigas a sr. a gastar rios de dinheiro.

Para começar... Quem tiver ideia que as diga, mas não me venham com tangas sobre as minha propostas dizendo que são inviáveis a não ser que o provem.

Telhados... A maneira mais económica duradora e eficiente.

Fazer um estrutura metálica com paineis da : http://www.erfi.pt/ ou outros

Falo destes porque foi o que eu usei numa recente remodelação.

Por cima pode não colocar nada pois compra logo em encarnado ou pode colocar telhas, mas para isso teria que reforçar.

Com essas placas nem precisa de mais nada pois já têm o isolamento.

Mais bonito e mais caro é em madeira etc...

Eu há pouco tempo ate fiz o chão de um quarto com esse material.. ficou um laje com uns 10 cm de espessura. A casa era pequena e o espaço pouco.

Paredes...

Para obter uma boa parece e matar 3 coelhos de uma só vez..

Pregar esferovite ás paredes antigas, depois colocar uma rede de vibra de vidro e barrar tudo com uma cola de ligantes mistos , depois faz o acabamento que entender.

Nunca mais na vida se estraga, isola a casa e protege das humidades e não precisa nada de tretas com caixas de ar.

Para isto "nem precisa" de licença e tem a vantagem de não lhe aumentar a contribuição autárquica (que agora tem um nome mais pomposo ) se mete projecto na câmara em vez doa actuais 50 ou 60 € por anos passa logo para umas que vezes mais.

Quanto a Ajudas e dicas, com tanta malta aqui no fórum tenho a certeza que não faltaram ajudas e dicas.

Há e faltam as janelas com rotura da carteira opss queria dizer rotura térmica que sem duvida são melhores das sem rotura, tal como um Mercedes é melhor que um Toyota (eu prefiro Toyota, é mais foleiro mas não avaria)

Quando começar a jogar e ganhar o euromilhões coloco em minha casa não vidros duplos mas sim triplos ou seja uma janela por fora normal e outra dupla por dentro, vai ficar uma categoria... No seu caso faça contas e não meta a massa todo no mesmo saco. Divida o mal pelas aldeias.

Atentamente

Jorge Santos
    Estas pessoas agradeceram este comentário: ines dores
  4.  # 4

obrigada Jorge Santos é mesmo dessas ideias que eu estava á procura quando iniciei este tópico, vou-me debruçar sobre essas dicas que me deu e estudá-las, nem me tinha lembrado desses estruturas metálicas com painéis, vou pesquizar e ver se é adequado ao que pretendo.
    Quanto ás paredes, eles já são tão grossas, fico com receio de acrescentar algo mais, reduz o espaço existente, além de que verfiquei com muita alegria de que apesar da casa ter mais de 60 ou 70 anos, não se vê humidade em lado nenhum, até faz impressão porque eu moro numa bem mais recente e com bons materiais, caixa de ar etc.. e é humida até mais não.. :-)
    Há um problema que gostava de resolver, as janelas são pequenas, a casa fica pouco iluminada naturalmente, mas fico com pena de mexer porque tem umas pedras boas...mas são pequenas..
  5.  # 5

Colocado por: Jorge Santos - FaroTelhados... A maneira mais económica duradora e eficiente.

Fazer um estrutura metálica com paineis da :http://www.erfi.pt/ou outros

Falo destes porque foi o que eu usei numa recente remodelação.

Por cima pode não colocar nada pois compra logo em encarnado ou pode colocar telhas, mas para isso teria que reforçar.

Com essas placas nem precisa de mais nada pois já têm o isolamento.

estive a ver as coberturas, gostei, mas não encontro os preços, e gostava de saber se quem coloca é a propria empresa ou pode ser colocada por outro profissional? E qual o revendedor mais proximo de mim?
  6.  # 6

Pois eu imaginei isso, pois a vida não está para gastar rios de massa a juros altos.

Eu comprei e coloquei eu , ou melhor o pedreiro com a minha ajuda.

O preço, se bem me recordo anda pelos 20 € o metro 2, mas posso estar a fazer confusão e pode ser menos.

Por acaso tive a ler a pouco um post interessante aqui e não é que tem os painis que lhe falei...

https://forumdacasa.com/discussion/10125/1/diario-de-um-restauro-a-concretizacao-de-um-sonho/

Só que aqui colocaram madeira, não sei as diferenças de preço.

E nas paredes pladur

Veja o post tudo tem lá uma serie de boas ideias.
  7.  # 7

Colocado por: Jorge Santos - FaroPor acaso tive a ler a pouco um post interessante aqui e não é que tem os painis que lhe falei...

https://forumdacasa.com/discussion/10125/1/diario-de-um-restauro-a-concretizacao-de-um-sonho/

Só que aqui colocaram madeira, não sei as diferenças de preço.

E nas paredes pladur

Veja o post tudo tem lá uma serie de boas ideias.

sim, fui ver e vou aproveitar algumas ideias que lá mostram, mas nesse caso levou telha, porque seria? estética?
  8.  # 8

Pois, como é uma caixa baixa fica melhor com telha, eu na minha tb meti telha e por baixo canas à moda antiga, pois fica no centro de Albufeira.

Mas de um R/C fiz 2 pisos e de fora nem se nota e sem projecto pois "não" mexi nas estrutura e "nem" um pilar fiz, pois só quem sabe fazer pilares são os Eng. civis :-) assim "não precisou" projecto e a casa paga o mesmo de imposto.

O meu avô dizia.. "quem tem unhas é que sabe tocar viola"

Um amigo meu ai para Viseu colocou apenas os paineis numa construção nova e poupou uma fortuna.

No caso dele colocou por dentro tb pladur.
    • JA
    • 1 novembro 2010

# 9

Olá Inês.

Eu fiz uma remodelação muito parecida com a sua, mas em Lisboa por cerca de 65mil €uros, mas como fui eu que escolhi quase tudo talvez tenha ficado um pouco mais caro. Talvez você consiga fazer por esse preço. Mantenha-nos informados que é sempre bom saber se pagámos muito ou pouco. ;)

Desejo também boa sorte para encontrar as pessoas certas que por vezes também é dificil.

Melhores cumprimentos,
    JA
  9.  # 10

Colocado por: Jorge Santos - FaroMas de um R/C fiz 2 pisos e de fora nem se nota e sem projecto pois "não" mexi nas estrutura e "nem" um pilar fiz, pois só quem sabe fazer pilares são os Eng. civis :-) assim "não precisou" projecto e a casa paga o mesmo de imposto.

interessante, no meu croqui inicial, eu desenhei o que desejava fazer para ficar com a casa a meu gosto (inclui aproveitamento de sótão ) mas a planta original, não comtempla isso, daí o eu ter decidido de inicio, alterar um pouco a traseira da casa levantando o pé da casa (não sei se é o termo , mas não pesco nada de termos técnicos :-))
    Com o ler de opiniões acerca dos custos de projectos e afins, , cheguei á conclusão de que isso iria encarecer a obra . Portanto já comecei a poupar ..lolll
    Mas que era interessante conseguir essa façanha de um r/c fazer dois pisos, isso era :-)

Colocado por: Jorge Santos - Faro
    Um amigo meu ai para Viseu colocou apenas os paineis numa construção nova e poupou uma fortuna.

No caso dele colocou por dentro tb pladur.

Por isso é que fiquei interessada nessa especie de cobertura, não pondo de parte a colocação de telha!
  10.  # 11

Colocado por: JA
    Eu fiz uma remodelação muito parecida com a sua, mas em Lisboa por cerca de 65mil €uros, mas como fui eu que escolhi quase tudo talvez tenha ficado um pouco mais caro. Talvez você consiga fazer por esse preço. Mantenha-nos informados que é sempre bom saber se pagámos muito ou pouco. ;)

Desejo também boa sorte para encontrar as pessoas certas que por vezes também é dificil.

Melhores cumprimentos,
    JA

Obrigada JA, claro que vos vou pondo a par da remodelação, tenho noção de que estes postes além de nos ajudarem a nós , também ajudam outras pessoas com problemas identicos .
  11.  # 12

Colocado por: HOMECARE

É por estas e por outras que muita gente subestima o trabalho de um arquitecto... Depois vê-se cada aberração por aí que valha me Deus...

Estas pessoas agradeceram este comentário:salapismo

sim
    e junte a isso má construção, carolices das pessoas intervenientes e outras que dão palpites sem conhecer todos os factores e dá no que dá, um país que no geral só se esta bem nos centros históricos ou no meio do campo mesmo.
  12.  # 13

Não se pode subestimar o trabalho de um arquitecto, pois é quem aprende a fazer projectos.

Mas há excepções e por isso eu acho que nas autarquias deveriam haver equipes de Técnicos a chumbar certos projectos que são um nojo, sejam eles feitos por quem for.

Já vi mamarrachos feitos por toda a gente.

O bom gosto não se ensina apenas se educa. A Arte por vezes nasce com as pessoas.

O que tem que haver são regras rígidas e não a rebaldaria actual é que se for amigo faz 4 pisos e se não for faz uma vivenda no máximo .

Infelizmente o dinheiro fala mais alto ! Ou na vossa zona não é assim ?

Eu não me atrevo a criticar um pessoa sem saber o que ela vale, seja desenhador , Arq, ou eng. E não sou estúpido ao ponto de achar que todos são bons, seja em que área for.

Todos fazem falta ! O que não faz falta alguma é aquele que ganhou um prémio no Japão com o disparate que inventou "paredes de agua" Esse se tivesse a ajuda de um eng. nunca criaria tal disparate.
  13.  # 14

Caro Jorge

Tem razão, todos fazem falta, todos fazem asneiras quer sejam arqs., engs, desenhadores, todos podem errar. Errar é humano e faz parte da vida.

Veja isto neste sentido, um arquitecto como um engenheiro em media passa 6 anos a queimar pestanas na Universidade, directas a trás de directas, a pagar propinas, a pagar alojamento, materiais para as maquetes, folhas, plotagens, etc... O desenhador tira o curso onde? Que perspectiva tem da concepção e organização do espaço, relação do vazio cheio, as cores, se está dentro ou fora, se sabe apreciar uma obra de arte como a casa da música, que noção tem dos pilares, quantos varões afastados leva cada pilar e estribos...

Como tal não se pode aceitar que um desenhador faça o serviço de um arquitecto, como também o arquitecto não deve fazer o serviço de um engenheiro. Agora os clientes pagam o que querem e muitas vezes pagam um mamarracho de um desenho porque é mais barato e depois vão ao tio, aí aí aí...

Os arquitectos e engenheiros para exercerem a profissão têm de estar inscritos na ordem. Para isso paga-se cotas. E os desenhadores?!!!

Atenção eu não crítico os desenhadores, eles devem existir sim, mas para auxiliar os técnicos especializados, agora nunca colocarem-se no lugar do técnico. A coisa é diferente.

Costumo dizer entre mortos e feridos alguém deve escapar. Isto dá para todos...
  14.  # 15

sim homecare
    felizmente as coisas estão a mudar, a exigência das pessoas no geral esta a aumentar.
    Isto com a ajuda de todos os bons profissionais e o espirito critico de quem é cliente, é pena é que durante estas três décadas se tenha feito o que vemos, vai demorar a tornar a nossa paisagem mais cuidada e pensada.
  15.  # 16

Colocado por: HOMECAREm arquitecto como um engenheiro em media passa 6 anos a queimar pestanas na Universidade, directas a trás de directas, a pagar propinas, a pagar alojamento, materiais para as maquetes, folhas, plotagens, etc...

E isso concede-lhe direitos adquiridos ou deu-lhe ferramentas e conhecimentos para ele fazer o seu trabalho melhor que os outros?
    É julgar pelo que vamos vendo a sair das faculdades, se fizeram directas não foi a estudar concerteza .
  16.  # 17

Em figurativo, 1 minuto de formação verdadeira é sempre melhor que nada Paulo Correia, tirando experiência ou jeitos"".
  17.  # 18

Bem, posso contribuir com uma ideia de organização.

Utilize uma ferramenta informática de gestão de projectos pessoais que irá ajudar a organizar o projecto por fases ao longo do tempo, cumprindo assim cada etapa e tempo tudo enquadrado no tempo e nos custos.

À várias ferramentas para tal, é uma questão de se procurar.

A título de exemplo e passando a publicidade, eis o monitor de projecto de um projecto meu pessoal:
    http://hugo.myetrayz.net:3000

Bem sei que nada tem haver com o seu projecto (este é o desenvolvimento de um software) mas na sua essência pode-se usar esta ferramenta para gerir qualquer projecto.
  18.  # 19

Cara Inês, parabens pelo seu projecto.

quando disse que talvez só tivesse de comunicar à camara? bem não é assim tao simples, mesmo neste caso tem duas hipoteses
    1º ou faz apenas um trabalho de conservação e ai são consideredas obras de escassa relevância
    2º mexe com exteriores e estruturas neste caso pode fazer um licenciamento ou uma comunicação prévia, num ou noutro precisa de projecto de arquitectura e especialidades.

mas para isso os passos que eu faria são:
    levantamento do existente[não só a parte fisica, mas tambem se há desenhos na camara, o ano de construção etc]
    definir as obras e altrações que pretende
    conforme essas alterações esse tecnico já lhe pode dizer qual a melhor forma administrativa a seguir e os custos da mesma.

se quiser estamos disponiveis para orçamento
    www.doisarquitectos.com
    boa sorte
  19.  # 20

olá todos, não querendo deixar o meu tópico por terminar, aqui deixo o link do blogue onde anotei as obras de "conservação" que me propuz fazer com o que tinha, ou seja ... pouco dinheiro...mas mesmo assim estou feliz, consegui o principal, deixar a casa habitável e com tranquilidade e sem dividas... :-)

http://nejalobo.blogspot.pt

casa amarela
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Picareta, jorgealves, riscas, Rodri12

0.0252 seg. NEW