Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Olá,
    Eu acabei de comprar uma moradia a um banco que era de um construtor que faliu, o meu problema surgiu quando fui à EDP pedir o contador e me pediram o certificado da CERTIEL agora a dúvida é possível ter licença de utilização e a casa não ter certificado da CERTIEL.
    Eu vou ter de pedir a baixada à EDP eles só tem registo da baixada de obra.
    Onde posso descobrir se a casa tem certificado da CERTIEL, o electricista que fez a instalação tem essa informação?
    obrig
  2.  # 2

Atenção que as normas mudaram e por isso pode ter que fazer "adaptações" para passar na inspecção da CERTIEL.

A baixada pode mandar fazer sem a certificação da CERTIEL, acho... Pelo menos eu fiz uma num prédio e foi antes da certificação.
  3.  # 3

Eu hoje vi no quadro eléctrico o nome da empresa que fez a instalação, amanhã vou falar com eles. quanto tempo poderá demorar até obter o certificado partindo do principio que vai ser aprovado.
  4.  # 4

O minimo são 3 semanas, após o pedido da vistoria. Se a instalação for aprovada no dia seguinte pode pedir luz.

Isto se o ramal da EDP já estiver executado.

O electricista é que deve pedir a certificação da instalação, e provavelmente o nome que viu no quadro é o do fabricante do quadro. Porque é que não pergunta ao construtor quem foi o electricista?
  5.  # 5

Boas,
    1º se a EDP não tem copia do certificado é porque não existe, os certificados das instalações aprovadas são automaticamente comunicados á EDP no espaço de dias após aprovação.
    2º se tem um contacto de quem executou a obra, é usa-lo e pedir esclarecimentos, obviamente que se existirem dividas do anterior proprietário para com essa entidade, poderá ser difícil a tarefa, mas de qualquer forma poderá ser muito mais barato do que iniciar novo processo e contactar qualquer outra entidade para pedir o Certificado de Conformidade,
    atentamente
    Jorge Alves
  6.  # 6

boas..

pode verificar aqui complete o formulário com toda a informação que souber..
  7.  # 7

Colocado por: Anonimo16062021Caro picareta e duas semanas também,foi o que demoraram para por o contador definitivo na minha moradia,mas também é certo que já tinha a baixada feita,baixada essa que eu tinha pedido pra obras depois foi só mudar o contador e o diferencial

Aqui o problema é que ainda não sabemos se a baixada está feita.

Colocado por: jorgealvesBoas,
    1º se a EDP não tem copia do certificado é porque não existe, os certificados das instalações aprovadas são automaticamente comunicados á EDP no espaço de dias após aprovação.

Já vi fazerem vistorias, com um portátil ligado á internet, e no final da vistoria o certificado é enviado para a edp, via net, ou seja, logo após a vistoria pode ir á EDP.
  8.  # 8

Caro Ribaupata
    esse link é da ADENE que é a entidade responsável pelos Certificados Energéticos, e não têm nada a ver com o Certificado de Conformidade emitido pela Certiel ou outra autoridade nacional responsável por inspecções a instalações eléctricas de uso particular.

Caro Picareta
    A ligação á internet é privada do inspector e nem todos as têm, as copias dos certificados são enviados para a entidade que contrata directamente o inspector, normalmente o ISQ ou outros depende da zona do pais, e esta posteriormente envia para a EDP, mas na vistoria entrega logo um certificado provisório se ficar aprovada a instalação, agora aqui não existe na EDP logo a instalação não está aprovada para ser ligada á rede eléctrica nacional, e como tal
    e preciso que um técnico solicite essa vistoria e aí nunca será menos de 15 dias
    atentamente
    Jorge Alves
  9.  # 9

já resolvi o meu problema, felizmente estava certificada. Consegui encontrar o electricista.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Luis K. W., Picareta
  10.  # 10

Pegando neste tópico e para não abrir um novo, queria pedir a vossa ajuda de qual a melhor forma de solucionar o seguinte problema:

A minha casa nova já foi certificada!
    O eletricista mostrou-me o respetivo papel da certiel, contudo e entretanto ele "desapareceu" e não o consigo contactar!

Qual e melhor forma de obter o certificado?
    Tenho de contratar outro electricista?
    Posso pedir 2ª via ou cópia à CERTIEL/EDP?

Entretanto e depois disso já fiz contarto definitivo com a EDP!
  11.  # 11

Colocado por: Hugo RSFQual e melhor forma de obter o certificado?

Não precisa do certificado para nada, se for verdade que a instalação está certificada, basta ir à edp e pedir luz, convém levar o NIP da instalação.
  12.  # 12

Picareta, obrigado pela resposta pronta mas fiz-me explicar mal certamente.

Eu luz já tenho, o que preciso é do certificado para pedir a licença de utilização na câmara!
  13.  # 13

Colocado por: Hugo RSFEu luz já tenho, o que preciso é do certificado para pedir a licença de utilização na câmara!

Na "minha Câmara", isso não é preciso, e se ler o com o artº 15 da portaria 232/2008, não está lá o certificado da certiel.
  14.  # 14

Colocado por: Hugo RSFEu luz já tenho, o que preciso é do certificado para pedir a licença de utilização na câmara!

Colocado por: Hugo RSFEntretanto e depois disso já fiz contarto definitivo com a EDP!

há qualquer coisa que não bate certo, porque só pode fazer contracto definitivo com a EDP com a copia da licença de utilização,

de qualquer maneira se solicitar á Certiel eles dão-lhe uma copia do Certificado de Exploração.
  15.  # 15

Bom dia

Aproveitando o post estou com uma dúvida referente ao certificado da Certiel.

Comprei um apartamento em Lisboa há cerca de três anos e como só agora vou morar para lá é que vou pedir a luz.

Na altura da compra não me deram o papel da Certiel mas sei que o mesmo está certificado pois aos meus vizinhos esse papel foi entregue.

A minha dúvida é se posso ir á EDP pedir a luz sem levar o certificado?!

Obrigado desde já. Um abraço.
  16.  # 16

Viva.

Não se preocupe, pode ir á vontade á EDP, se a instalação estiver certificada (como diz que está) eles têm isso em sistema, não é preciso papel nenhum ;)
  17.  # 17

Treladocao
    Muito obrigado pela resposta, amanhã dou lá um salto á EDP então.

Cumps.
  18.  # 18

Ora boa noite

Fui á EDP sem o tal certificado e disseram.me que sem o Certificado ou o NIP não poderia fazer nada.
    Já tentei ligar para o construtor mas o número está inactivo.

Sabem qto tempo demora para ter uma 2ºvia desse certificado?
    Ou se pedir o NIP eles dão.me na hora?

Cumprimentos
  19.  # 19

Colocado por: FontanaBom dia
    ...
    Na altura da compra não me deram o papel da Certiel mas sei que o mesmo está certificado pois aos meus vizinhos esse papel foi entregue.
    ...

Colocado por: FontanaOra boa noite

Fui á EDP sem o tal certificado e disseram.me que sem o Certificado ou o NIP não poderia fazer nada.
    ...

Fontana,

Repare, o seu único problema é que não sabe qual o nº do NIP do seu apartamento!
    Quando a EDP lhe está a pedir o certificado, é apenas e só para lá verem qual é o NIP inscrito.
    Se souber o NIP da instalação, não precisa de apresentar o Certificado, pois a EDP tem em sistema todos os NIP, e se estão certificados ou não.

Pegue no telefone e ligue para a EDP ou CERTIEL, e tente saber através da morada da instalação qual o NIP do apartamento.
    Não gaste dinheiro desnecessariamente com a emissão de 2ªvias...

EDIT: pergunte o NIP dos vizinhos, o seu há-de ser semelhante, diferindo apenas em algum número...
  20.  # 20

Colocado por: treladocaoEDIT: pergunte o NIP dos vizinhos, o seu há-de ser semelhante

É igual...um prédio tem apenas um NIP.

0.0230 seg. NEW