Vocês, aparentemente não conhecem este produto, que aconselhei... ;) Também fácil de aplicar,bastam 2 demãos.. mas, não necessitará de trabalhos de lixagem quando for necessário efectuar nova aplicação após 2 a 4 anos. O produto não forma película é como se tivessemos a untar a madeira com óleo de cedro ou de teka... Dos produtos impregnantes aquosos. que conheço, será sempre necessário proceder à lixagem e saneamento da película anterior...
Nunca apliquei óleo da biofa, mas já vi e gostei do efeito. Comparando com o impregnante aquoso não vejo grandes diferenças no efeito final. E não precisa de lixar para aplicar nova demão na manutenção. Poderá passar uma máquina de pressão, deixa secar, duas demãos de impregnante e ficam as madeiras novas. Óleo teka é que nem pensar...forma-se uma película nas madeiras que escurece imenso, que só se consegue remover lixando.
Qual a da madeira termicamente modificada ? Madeira com muitos nós que para mim vai afectar a sua função estrutural. Conheço, mas sinceramente não me convence, ainda sou fruto de uma grande escola que foi a SOPREM CONSTRUÇÕES DE MADEIRA, em que o nosso pinho tinha que ser tratadas pelo processo de vácuo e pressão. Ainda hoje perdura este processo. Veja os postes de madeira que existem em pé por essas estradas, vinhas fora. Quantos anos estão sujeitos a uma constante água/sol no seu ponto mais fraco, que é aquele em que deixa de estar enterrado. É por essa zona que vai quebrar
Após o primeiro Verão a "sofrerem" com os raios de sol, as portas de entrada da casa de madeira maciça de afizélia estão a pedir um tratamento para ultrapassarem o Inverno chuvoso do litoral!
Como a casa não está pronta só foi ainda aplicada uma demão de tapa-poros.
Peço os Vossos estimados conselhos sobre que tratamento aplicar para proteger a madeira!
Agora que a casa está a ficar +/- concluída, aproveito para agradecer a todos os que ajudaram directamente e indirectamente a ir fazendo algumas escolhas!
Pretendo também ir "fechando" os tópicos que abri.
Neste,
Colocado por: Pedro Barradas.. O que lhe posso assegurar é que menos de 2000€ +IVA, deve ser improvável.
acabou por se confirmar ...
Fiz em madeira maciça de afizelia e estou contente com a escolha. No futuro veremos se foi uma escolha!