Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Boa tarde a todos,

    Como diz o tópico Venho humildemente pedir a ajuda do fórum sobre portas de entrada em madeira.

    A minha ideia é fazer um projecto, para o carpinteiro que escolher sobre como quero a porta de entrada e a envolvente tb no mesmo material.

    Após alguns contributos, já tenho um desenho mas falta-me escolher:

    Qual a madeira mais indicada para portas exteriores?

    Fechadura, que tipo, fornecedores?

    Cuidados a ter? ( Preciso isolamento? As dimensões são as que existem? Tenho que deixar alguma folga?)

    Nem tenho dúvidas, porque desconheço em absoluto como se faz uma porta!

    p.s. Se não sei, provavelmente vão dizer... "se não sabes não faças", mas construir uma casa, mecânico, treinador de futebol, etc, não são profissões que nós os Portugueses todos temos um pouco?
  2.  # 2

    "se não sabes não faças", mas construir uma casa, mecânico, treinador de futebol, etc, não são profissões que nós os Portugueses todos temos um pouco?
    ... pois...
    ...e «urbanistas» , e «arquitectos», e etc.
    E é por isso que vemos por aí tantas aberrações. ;-)

    Quanto às suas perguntas:
    . madeira: quase qualquer uma, desde que maciça e devidamente estabilizada.
    . fechaduras: com quanto mais trancas melhor; e coloque também dobradiças de segurança.
    . cuidados: a porta vai ser envernizada ou pintada? Em qualquer dos casos terá de estar atento para não deixar o revestimento degradar-se ao ponto de a madeira não estar desprotegida.
    . dimensões e folga ... mau! Não me diga que é você que a vai instalar !?!
    Estas pessoas agradeceram este comentário: cargadetrabalhos
  3.  # 3

    Colocado por: Luis K. W.. dimensões e folga ... mau! Não me diga que é você que a vai instalar !?!


    Não estava a pensar nisso, mas se for preciso ajudar, ajudo!

    Perguntei isso, porque dada a dimensão do vão, 3270 x 2350 mm, imagino que tenha que se deixar alguma folga para a madeira "reagir".

    Em relação à madeira, estava a pensar na afizelia, mas tenho algum receio que não seja apropriada... Que dizem? A porta vai apanhar sol e chuva. Está virada a poente.

    Em termos térmicos, tenho que ter alguma preocupação?

    Obrigado pelos contributos!
  4.  # 4

    ninguém consegue contribuir com as suas experiências?
  5.  # 5

    Colocado por: cargadetrabalhos Perguntei isso, porque dada a dimensão do vão, 3270 x 2350 mm,...

    Acho que o pessoal ficou sem palavras.
    Talvez porque o vão da porta principal do Castelo de São Jorge tem mais ou menos essas dimensões... :-)
  6.  # 6

    Colocado por: Luis K. W.
    Acho que o pessoal ficou sem palavras.
    Talvez porque o vão da porta principal do Castelo de São Jorge tem mais ou menos essas dimensões... :-)


    Nem mais!!!
    cargadetrabalhos tem a certeza que essa porta, é para a entrada de casa? É que com essas dimensões meto la um Hummer :P

    Agora mais a sério, certamente a dimensão do vão será essa, mas a o painel de abertura certamente não chegará nem perto dos 2m, de qualquer forma, se não quer contactar um profissional a melhor forma de executar uma porta é fazer um "boneco" com a sua ideia, medidas, etc, e passar ao carpinteiro, que tem mais que experiência na matéria e melhor que miguem sabe as folgas que a madeira necessita para "trabalhar" e para o correcto funcionamento da porta.7
    Cumps
    Márcio Carvalho
  7.  # 7

    ... a porta é de uma só folha? Se sim terá de arranjar uma madeira leve...
    Asferragens terão de ser robustas.
    O desenho e a solução construtiva da porta e aduela (se houver) e/ ou da "ligação" à envolvente também influênciará muito o desempenho para o futuro.
    As Secções dos elementos principais, travesssas, couceiras, etc, deverão ser generosos ou até complementados por aros de reforço em aço.
    Atenção ao tipo de exposição que a porta terá aos elementos (agua, vento, sol)
    O tipo de acabamento pretendido, conjugado com os factores do ponto acima, também influÊnciarão MUITO a escolha do tipo de madeira.
    ...
  8.  # 8

    Colocado por: Luis K. W.Talvez porque o vão da porta principal do Castelo de São Jorge tem mais ou menos essas dimensões... :-)


    Bons tempos esses da monarquia, pelo menos para alguns... Certamente não tinham tantas dúvidas em relação às escolhas de materiais, nomeadamente de madeiras, ceramicas, etc....

    Colocado por: m.carvalhocertamente a dimensão do vão será essa, mas a o painel de abertura certamente não chegará nem perto dos 2m


    Efectivamente o vão tem essa dimensão mas a porta terá 1 metro +/-...

    Colocado por: Pedro BarradasAtenção ao tipo de exposição que a porta terá aos elementos (agua, vento, sol)


    Pois. A porta vai sofrer com isso tudo... E daí o meu receio em "escolher" muito bem a madeira!

    Hoje sugeriram-me novamente a afizelia, pq é uma madeira nobre e que aguenta o impacto da exposição???

    Que acham?
  9.  # 9

    sim,a afzélia é uma madeira muito boa.
  10.  # 10

    Propuseram-me a colocaçao desse vão em afizelia por +- 1500 euros.

    Q acham?

    cuidados a ter?
  11.  # 11

    Já reparou a dificuldade que terá em abrir a porta ( e fechar)!!

    Certamente que não vai ficar leve.

    Mais, quando estiver frio ou a chover ( especialmente com vento) já reparou o que vai entrar em casa sempre que abrir a porta!!!
  12.  # 12

    ja que estao a falar nisso, tb vou pedir ajuda.
    A porta de entrada da minha habitação vai ser em madeira, mas vai ter um revestimento ao lado da porta tb em madeira. A minha questao era que eu estava a pensar meter uma porta de segurança e revestila a madeira para ficar igual ao revestimento ao lado da porta. Sera que e possivel? Qual a melhor Solução?
    Obrigado
  13.  # 13

    Boa tarde,

    Obrigado pelos comentários.

    Esta porta é a principal da casa e que fica mais próxima da sala e não da cozinha e garagem pelo que teoricamente não terá tanto movimento.

    Mas agradeço o contributo e o alerta.
  14.  # 14

    Já deve estar tudo decidido, mas já agora partilho a nossa ideia...
      Só uma ideia....jpg
  15.  # 15

    A nossa é em Kâmbala!!!!
  16.  # 16

    Ainda não fiz. O aluminio atrasou e só este mês é que a porta deve ser feita.

    A ideia dos vidros é boa para dar claridade!

    No meu caso, como no piso superior existe uma clarabóia, estava a pensar fazer o vão completo de madeira, até para dar um "toque cor de madeira" à casa.

    A disposição horizontal da tábuas parece-me mais agradável do que a orientação vertical!
  17.  # 17

    O melhor é fazer uma estrutura em ferro, encher o interior com isolamento térmico e pelo exterior então fazer o revestimento em madeira com a espessura mínima de 22 mm. No interior pode ser de 15 mm. A Kambala é uma boa madeira para o exterior, tanto dá para envernizar ou pintar, tento em conta que terá que utilizar um produto que deixe o poro aberto, para a madeira poder respirar. O único inconveniente será que a sua manutenção terá um espaço de intervenção entre os 3 a 5 anos.
  18.  # 18

    Colocado por: AJCLeitaoA Kambala é uma boa madeira para o exterior


    E o que acha da afizelia?
  19.  # 19

    Olá,

    Na minha moradia tenho projectado na entrada principal um ripado em madeira do tipo kambala. A adjudicação da obra foi feita "chave na mão" sendo que o valor final já inclui carpintaria e por consequente o ripado de madeira está incluido.
    Numa fachada da moradia (que fica no piso superior ao da entrada) queria colocar o mesmo ripado e pedi orçamento ao carpinteiro que "trabalha" para o meu empreiteiro. Este valor será pago à parte pois não está incluido no orçamento inicial.

    Qual acham que dever ser o valor de tal ripado com as seguintes medidas:

    - Largura da fachada aprox. 19m2, cada ripa deve ter +/- 5cm de largura e altura de toda a fachada, julgo que 2,60m e a separação entre ripas de 3cm.

    Gostaria de saber qual o valor que devo contar de modo a não ser "levado" :)

    Obrigado
  20.  # 20

    Pela sua descrição, uma pessoa fica com a ideia como vai ficar no fina. Mas e o resto? Sistema de fixação, que tipo de madeira, se fica desencontrada uma entre a outra. Pelas minhas contas dá uma parede linear de 7,3 *2,6 = 19 m2. Quer como :

    ________ ou assim _______-----------________
    ________ _______-----------________,

    existem mil e uma maneira de fazer o ripado. Já nem falo no vertical, ou obliquo. Tem que dar mais pormenores, ou é ao nosso critério. Para tentar ajudar e não complicar

    Ases
 
0.0238 seg. NEW