Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 61

ja experimentaram colocar a lenha como disse? resultou?
    • DANB
    • 6 dezembro 2011

# 62

Colocado por: Vitor Alves

Desculpe, mas esses preços parecem-me bastante bons. Pode indicar-me onde comprar. estou interessado num ecofogo e o melhor preço que me ofereceram foram 890€? (se quiser pode enviar informação para o meu e-mail: [email protected])
    Obrigado!
    • Nss
    • 6 dezembro 2011

# 63

Colocado por: Sergio Rodriguesja experimentaram colocar a lenha como disse? resultou?

Eu limpei o vidro e fiz como disse...estou aqui a olhar para ele e a coisa está a ficar preta ;)

a lenha está bem seca a saída de fumos aberta ao máximo...desempenha bem a sua função mas é muito porquinho lollll
  2.  # 64

bem

Colocado por: Nss
    Eu limpei o vidro e fiz como disse...estou aqui a olhar para ele e a coisa está a ficar preta ;)

a lenha está bem seca a saída de fumos aberta ao máximo...desempenha bem a sua função mas é muito porquinho lollll

bem valeu a pena tentar, mas sujar assim em pouco tempo é que não deveria ser normal, olha ultima solução, as portas do domus se não me engano tem um cordão todo á volta menos na parte superior, dê uma limpadela na zona onde não tem cordão e no proprio acumulador a ver se ajuda.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Nss
  3.  # 65

Como já lhe disse, o seu problema pode ser derivado a falta de entrada de ar primário do seu aparelho. No meu ecofogo o fumo e as chamas nunca toquem no vidro, derivado ao efeito de convecção gerado pela essa tal entrada, o que gere uma barreira de ar que impede essa tal aproximação. Limpo o vidro umas duas vezes por ano de utilização .
    Podia tirar uma foto com a porta aberta do seu recuperador para poder ver se é parecido com o meu?
    Cumprimentos
    • Nss
    • 6 dezembro 2011

# 66

Colocado por: Obélix

Como já lhe disse, o seu problema pode ser derivado a falta de entrada de ar primário do seu aparelho. No meu ecofogo o fumo e as chamas nunca toquem no vidro, derivado ao efeito de convecção gerado pela essa tal entrada, o que gere uma barreira de ar que impede essa tal aproximação. Limpo o vidro umas duas vezes por ano de utilização .
    Podia tirar uma foto com a porta aberta do seu recuperador para poder ver se é parecido com o meu?
    Cumprimentos

O meu é um dumos e as entradas de ar são duas grelhas frontais não reguláveis, a chama também não toca no vidro...amanha tiro foto quando não estiver a ser utilizado.
  4.  # 67

O meu é um dumos e as entradas de ar são duas grelhas frontais não reguláveis, a chama também não toca no vidro...amanha tiro foto quando não estiver a ser utilizado.

Essas entradas são para levar o ar que vai servir de queima para trás do aparelho, se não estou enganado no cimo do seu aparelho atrás da conduta do fumo tem um regulador de combustão que controla uma chapa que fecha e abra a entrada de ar primário do seu aparelho.
    Não se esqueça de tirar a foto com a porta aberta, se puder espreita atrás do seu aparelho para ver o tal regulador de combustão e a tal portinhola.

Abraço
    • Nss
    • 6 dezembro 2011

# 68

A parte traseira do recuperador a quando da sua montagem.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Obélix
      Imagem 002.jpg
  5.  # 69

A entrada de ar primária é essa portinhola no fundo do recuperador, que é aberta por uma tira em metal que sobe e desce por essa calha em que de seguida é regulado pelo regulador de combustão em cima a direita da conduta de fumos. Se essa entrada de ar fechar cedo demais, provocará uma acumulação em excesso de gases da combustão, o que o levará ao escurecimento do vidro da frente de forma muito prematura.
    Espero ajudar com os meus comentários .
    Abraço
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Nss
    • Nss
    • 6 dezembro 2011

# 70

Quer dizer que nessa zona onde entra o ar primário devia ter uma grelha?

Acho que deve haver aqui má instalação.
  6.  # 71

Apesar de bem seca, a lenha não poderá ter muita resina? Ou ser uma madeira muito resinosa?
    O meu recuperador não é do mesmo modelo, mas sei que uma vez meti um bocado de lenha muito resinoso e ficou tudo preto..vidro tijolos, etc com uma fuligem bastante espessa.

Foi todo bem limpo e ficou quase novo, desde ai nunca mais meti daquela madeira, e embora o vidro escureça ligeiramente e fique amarelado, não tem nada a ver.
    • Nss
    • 6 dezembro 2011

# 72

Colocado por: hangasApesar de bem seca, a lenha não poderá ter muita resina? Ou ser uma madeira muito resinosa?
    O meu recuperador não é do mesmo modelo, mas sei que uma vez meti um bocado de lenha muito resinoso e ficou tudo preto..vidro tijolos, etc com uma fuligem bastante espessa.

Foi todo bem limpo e ficou quase novo, desde ai nunca mais meti daquela madeira, e embora o vidro escureça ligeiramente e fique amarelado, não tem nada a ver.

lolll
    com resina nem pensar....madeira bem seca e de preferência de eucalipto.
    • Nss
    • 6 dezembro 2011

# 73

O meu neste momento já esta assim:
      Imagem 628.jpg
  7.  # 74

Não precisa de ter uma grelha visto que o ar entre para dentro da caixa onde esta o recuperador pelas entradas que estão na frente do aparelho, poderia ter uma entrada vindo diretamente da rua, mas isso só para n estar a roubar o oxigénio de dentro da casa, acho que n é muito importante essa questão do ar vir da rua.
    O seu problema pode estar no regulador de combustão aquele que esta em cima do aparelho e que parece uma torneira das antigas, pk esse regulador é que controla a quantidade de ar que entre dentro do recuperador. Quando esta bem montado, regula a combustão, controlando a quantidade de oxigénio necessário para a combustão se manter na temperatura regulado no mesmo: por exemplo pode estar regulado aos 70 graus, quando a temperatura da agua atingir um valor superior a essa, o mesmo irá fechar a entrada de ar, quando a temperatura baixar, irá abrir mais um pouco a abertura para que a combustão fica com mais intensidade.
    Além do mesmo servir de segurança, atingindo determinada temperatura corta por completo o fornecimento de ar a combustão (teoricamente a fogueira perde o seu comburente e quase se auto-extingue-se )
    Diga-me uma coisa, para o fogo arder bem precisa de abrir a gaveta das cinzas ?
    • Nss
    • 6 dezembro 2011

# 75

E o problema deve ser porque não deixaram entrada de ar onde devia ser, deixaram assim:
      Imagem 630.jpg
  8.  # 76

Porquê que tem a borboleta que controla os fumos aberta? Isso é para estar fechada, assim perde metade ou mais do calor produzido.
    • Nss
    • 6 dezembro 2011

# 77

Colocado por: ObélixNão precisa de ter uma grelha visto que o ar entre para dentro da caixa onde esta o recuperador pelas entradas que estão na frente do aparelho, poderia ter uma entrada vindo diretamente da rua, mas isso só para n estar a roubar o oxigénio de dentro da casa, acho que n é muito importante essa questão do ar vir da rua.
    O seu problema pode estar no regulador de combustão aquele que esta em cima do aparelho e que parece uma torneira das antigas, pk esse regulador é que controla a quantidade de ar que entre dentro do recuperador. Quando esta bem montado, regula a combustão, controlando a quantidade de oxigénio necessário para a combustão se manter na temperatura regulado no mesmo: por exemplo pode estar regulado aos 70 graus, quando a temperatura da agua atingir um valor superior a essa, o mesmo irá fechar a entrada de ar, quando a temperatura baixar, irá abrir mais um pouco a abertura para que a combustão fica com mais intensidade.
    Além do mesmo servir de segurança, atingindo determinada temperatura corta por completo o fornecimento de ar a combustão (teoricamente a fogueira perde o seu comburente e quase se auto-extingue-se )
    Diga-me uma coisa, para o fogo arder bem precisa de abrir a gaveta das cinzas ?

Sim arde bem melhor, mas se ficar muito tempo aberto a lenha parece "levitar" lolll.
    • Nss
    • 6 dezembro 2011

# 78

Colocado por: ObélixPorquê que tem a borboleta que controla os fumos aberta? Isso é para estar fechada, assim perde metade ou mais do calor produzido.

Se tiver muito fechada fica o vidro negro muito rapidamente.
  9.  # 79

Colocado por: NssSe tiver muito fechada fica o vidro negro muito rapidamente.

Pois.. o no caso do meu tb escurece mais com a "admissão" fechada e curiosamente nas laterais do vidro onde não tem corda vedante, apenas tem em cima e em baixo.
    O seu está vedado a toda a volta? Ou é suposto não estar completamente vedado?
  10.  # 80

Acertei em cheio no diagnóstico, o seu problema é mesmo do regulador de combustão está mal regulado ou aquela lá de rocha está a impedir a sua abertura ou fecho da mesma, aquilo não esta nada bem isolado.

0.0330 seg. NEW