Colocado por: Vitor Alves
Colocado por: Sergio Rodriguesja experimentaram colocar a lenha como disse? resultou?
Colocado por: Nss
Eu limpei o vidro e fiz como disse...estou aqui a olhar para ele e a coisa está a ficar preta ;)
a lenha está bem seca a saída de fumos aberta ao máximo...desempenha bem a sua função mas é muito porquinho lollll
Eu limpei o vidro e fiz como disse...estou aqui a olhar para ele e a coisa está a ficar preta ;)
a lenha está bem seca a saída de fumos aberta ao máximo...desempenha bem a sua função mas é muito porquinho lollll
Colocado por: Obélix
Como já lhe disse, o seu problema pode ser derivado a falta de entrada de ar primário do seu aparelho. No meu ecofogo o fumo e as chamas nunca toquem no vidro, derivado ao efeito de convecção gerado pela essa tal entrada, o que gere uma barreira de ar que impede essa tal aproximação. Limpo o vidro umas duas vezes por ano de utilização .
Podia tirar uma foto com a porta aberta do seu recuperador para poder ver se é parecido com o meu?
Cumprimentos
O meu é um dumos e as entradas de ar são duas grelhas frontais não reguláveis, a chama também não toca no vidro...amanha tiro foto quando não estiver a ser utilizado.
Colocado por: hangasApesar de bem seca, a lenha não poderá ter muita resina? Ou ser uma madeira muito resinosa?
O meu recuperador não é do mesmo modelo, mas sei que uma vez meti um bocado de lenha muito resinoso e ficou tudo preto..vidro tijolos, etc com uma fuligem bastante espessa.
Foi todo bem limpo e ficou quase novo, desde ai nunca mais meti daquela madeira, e embora o vidro escureça ligeiramente e fique amarelado, não tem nada a ver.
Colocado por: ObélixNão precisa de ter uma grelha visto que o ar entre para dentro da caixa onde esta o recuperador pelas entradas que estão na frente do aparelho, poderia ter uma entrada vindo diretamente da rua, mas isso só para n estar a roubar o oxigénio de dentro da casa, acho que n é muito importante essa questão do ar vir da rua.
O seu problema pode estar no regulador de combustão aquele que esta em cima do aparelho e que parece uma torneira das antigas, pk esse regulador é que controla a quantidade de ar que entre dentro do recuperador. Quando esta bem montado, regula a combustão, controlando a quantidade de oxigénio necessário para a combustão se manter na temperatura regulado no mesmo: por exemplo pode estar regulado aos 70 graus, quando a temperatura da agua atingir um valor superior a essa, o mesmo irá fechar a entrada de ar, quando a temperatura baixar, irá abrir mais um pouco a abertura para que a combustão fica com mais intensidade.
Além do mesmo servir de segurança, atingindo determinada temperatura corta por completo o fornecimento de ar a combustão (teoricamente a fogueira perde o seu comburente e quase se auto-extingue-se )
Diga-me uma coisa, para o fogo arder bem precisa de abrir a gaveta das cinzas ?
Colocado por: ObélixPorquê que tem a borboleta que controla os fumos aberta? Isso é para estar fechada, assim perde metade ou mais do calor produzido.
Colocado por: NssSe tiver muito fechada fica o vidro negro muito rapidamente.