Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Boas,

    Adquiri um recuperador de calor Solzaima Acqua e venho através deste tópico partilhar a minha experiência pessoal.

    Como este recuperador é relativamente recente não encontrei testemunhos pessoais acerca do mesmo, mas acabei por escolher este modelo porque o Acqua é um modelo esteticamente interessante, com uma boa vista panorâmica e porque a própria marca é conhecida no mercado português.

    A instalação correu muito bem mas na primeira instalação foi encontrado um problema.
    A "patilha" automática da saída dos fumos deveria abrir sempre que se abre a porta do recuperador e fechar sempre que se fecha a porta do recuperador. Antes da primeira utilização estava a funcionar perfeitamente mas após a primeira utilização a patilha tende a ficar presa e esta não abre quando se abre a porta. Acontece que durante o funcionamento como a patilha não abre, sempre que se abre a porta, os fumos em vez de saírem pelo tubo da chaminé sai pela porta e vem o fumo para a sala. Este problema foi reportado e prontamente fui visitado por um técnico da Solzaima que detectou o problema e prontamente assumiu que teria que ser corrigido.
    De notar que o técnico mencionou que foi a primeira vez que encontrou este tipo de problema neste modelo.

    Mas os problemas não ficam por aqui. Já tinha sido alertado para o facto de os recuperadores de calor a agua serem mais susceptíveis a sujarem o vidro com mais facilidade, mas nunca pensei que fosse tão mau. Acontece que após não mais que 1h hora após o acendimento, o vidro fica completamente negro, chegando ao ponto de nem sequer se conseguir ver a chama, e se quiser saber se preciso de colocar mais lenha tenho que abrir a porta do recuperador. Será isto assim tão normal??

    Outro problema é o facto de para poder abrir a porta, tem que se utilizar uma peça metálica que vem à parte. Essa peça encaixa no manipulo de abertura da porta que também é metálico, e acontece que após meia dúzia de utilizações, sim, meia dúzia apenas, com a fricção das duas peças metálicas, a tinta do manipulo fica arranhada e o recuperador que tinha um aspecto novo deixa de o ter logo na primeira utilização.

    Mas nem tudo é mau, o recuperador cumpre com a sua função principal que é aquecer a casa. Aquece a sala+hall com cerca de 70m2 onde está colocado (sem radiadores), aquece 4 divisões com cerca de 75m2 no total através de 38 elementos de radiador mais um toalheiro e ainda serve de apoio ao sistema solar aquecendo o acumulador de calor.

    Espero com este depoimento ajudar os leitores deste fórum e aproveito para pedir ajuda para resolver o problema da sujidade do vidro.
    Será que existe algum produto que "atrase" o processo de sujidade do vidro?

    Sds,
    J.F.A
    Estas pessoas agradeceram este comentário: FD, zeus, PMMA
    • zeus
    • 2 novembro 2010

     # 2

    eu tambem comprei um desses mas ainda está á espera de poder ser montado,é sempre bom ter feedback. vá postando mais conclusoes que retire da sua experiencia.
    ele aquece assim tao bem o local onde está instalado? eu tinha projectado colocar uns radiadores para a sala e hall que deve ser das mesmas dimensões....
    Concordam com este comentário: pinto79
  2.  # 3

    Olá,

    Estou a considerar uma instalação como a sua.
    Que tipo de sistema solar tem (CF, TS)? Como é feita a ligação entre o recuperador e o sistema solar?

    Já agora, conseguiu resolver o problema da sujidade no vidro?

    Obrigado
  3.  # 4

    Colocado por: zeuseu tambem comprei um desses mas ainda está á espera de poder ser montado,é sempre bom ter feedback. vá postando mais conclusoes que retire da sua experiencia.
    ele aquece assim tao bem o local onde está instalado? eu tinha projectado colocar uns radiadores para a sala e hall que deve ser das mesmas dimensões....


    Sim, aquece bem essa área, acredito que seja por ter um vidro muito grande por onde sai bastante calor.
    De notar apenas que neste momento, como o problema da "patilha" ainda nao foi resolvido, o acabamento em pladur (saco) em volta do recuperador ainda não foi colocado. Mas o recuperador já se encontra completamente revestido com isolante nas faces que vão ficar dentro do saco.
    No meu caso como não sabia se seria suficiente decidi não colocar nenhum radiador nesta área para já, mas a qualquer altura posso colocar porque tenho sitio para eles.
  4.  # 5

    Colocado por: aleixomatosOlá,

    Estou a considerar uma instalação como a sua.
    Que tipo de sistema solar tem (CF, TS)? Como é feita a ligação entre o recuperador e o sistema solar?

    Já agora, conseguiu resolver o problema da sujidade no vidro?

    Obrigado


    O meu sistema solar é CF (Circulação forçada), não sei se existem sistemas TS com uma serpentina extra no acumulador, se existir penso que não haverá nenhum problema em fazer o que fiz e aproveitar o recuperador de calor para dar apoio ao sistema solar.

    O problema da sujidade no vidro mantem-se e ainda ninguem me sugeriu soluções :(
    È uma situação muito desagradável e até já cheguei a pensar em devolver o recuperador e troca-lo por outra marca...

    O esquema de ligações vem no manual do recuperador. Se tiver oportunidade faço um scan e coloco aqui.
    • zeus
    • 3 novembro 2010

     # 6

    que tipo de isolante usou para ficar dentro do saco? se pudesse complementar com umas fotos isso era 5 *****!
    o problema da sujidade nao será pouca extraçao da chaminé?
  5.  # 7

    Bom dia,

    Acabo de orçamentar um sistema de Aquecimento em que escolhi precisamente este recuperador Aqua da Solzaima.
    Contudo fiquei um pouco surpreendido com o preço...foram-me pedidos 1895+IVA.

    @lipze: Podia partilhar o preço que pagou pelo seu?

    Cumprimentos.
  6.  # 8

    Colocado por: tiagoantunes...foram-me pedidos 1895+IVA.


    O que inclui o sistema orçamentado? Recuperador + vaso expansão + bomba circuladora + ...? Ou apenas o recuperador?


    Recebi um orçamento para Solzaima Ecofogo com 94 unidades de radiador, vaso aberto, bomba, boiador e restantes acessórios com um total de 2800€
    Não sei a diferença de preço do Ecofogo para Acqua
    Estas pessoas agradeceram este comentário: d d
  7.  # 9

    Foram-me pedidos 1895+IVA so pelo recuperador com o aro incluido.
    Modelo Aqua da Solzaima.

    Acho um bocado elevado...
  8.  # 10

    O sistema do recuperador de calor a agua será para auxiliar o piso radiante.
    Contudo só para o Sistema de Recuperador de calor a agua:
    Recuperador + Vaso expansão 26L + Bomba circuladora + Regulador de tiragem + termostato de contacto digital:
    1895 + 137 + 125 + 40 + 55 = 2252 Euros + IVA.
    Instalação e outros acessórios: 1080 Euros + IVA

    Acho um bocadinho puxado o recuperador e a instalação...
  9.  # 11

    Eu também tenho este recuperador de calor em casa. Estou bastante satisfeita, aquece a minha casa praticamente toda. Tenho também o problema do vidro, mas limpo-o todos os sabados e o fumo também sai quando abro a porta, vou chamar alguém. Aconselho cuidado ao colocar lenha, porque eu já parti a "pedra" do fundo. Devo ter batido com força.
    De resto estou bastante satisfeita com o resultado.. Tenho a casa quentinha praticamente o dia todo.
  10.  # 12

    Colocado por: tiagoantunesInstalação e outros acessórios: 1080 Euros + IVA


    Eu recebi um orçamento de €1640 (Iva incl) para instalação e todos os mecanismos e acessórios incluindo sonda de temperatura e mostrador, excepto o recuperador (que será um EcoFogo, adquirido à parte). Que vos parece, caro / correcto?

    Obrigado
    Estas pessoas agradeceram este comentário: 99paulo
  11.  # 13

    Tb vou colocar Solzaima Aqua...

    Realmente gosto de ver a chama através do vidro.... se assim não for, já estou a torçer o nariz... e penso que não é nada normal o fumo sair quando se abre a porta,.... :(

    Assim que o tiver a funcionar, colocarei feedback...
  12.  # 14

    Boa noite aos utilizadores do recuperador Zolzaima Aqua.

    É realmente uma pena que o fabricante não tenha feito o ensaio de funcionamento.
    O vidro que acompanha toda a largura do recuperador, foi uma das razões da minha aquisição, pois a vista da chama é para mim um complemento fundamental, mas que só dura pouco mais que 30 minutos.
    Se mantiver a porta sem ser fechada no manipulo, só encostada ficando com uma abertura de cerca 10 mm a situação do vidro limpo mantem-se-se por tempo que me parece razoável, mas o consumo da lenha dispara.
    Tendo cumprido com todas as instruções do dito Manual ,vou solicitar ao vendedor qual a solução, após isso direi algo
    Estas pessoas agradeceram este comentário: zeus, nofic1
    • Batmax
    • 28 dezembro 2010 editado

     # 15

    Boas

    Tenho instalado um Recuperador da Solzaima Aqua, apoiado por painéis solares para aguas sanitárias e no tempo em que não é aquecido pelo solar o recuperador aquece primeiro o deposito do solar de 300lt, tendo neste momento desativo essa função pois não tem muito interesse para mim tendo em conta que estamos a falar de uma vivenda de 3 pisos, estando o rés do chão e 1º andar a ser aquecidos através de radiadores por este recuperador, lembro que é a minha casa tem cerca de 400/500 m2 excluído o piso que não esta a ser aquecido, não que não seja possível, mas porque teria de ter sempre o recuperador "ao rubro" para aquecer tudo, mas é possível, agora é assim sem duvida que ao preço que esta o gasóleo compensa sem duvida investir num recuperador destes num ano tenho o retorno, visto que no ano que passou a minha vivenda gastou 5 depósitos de 1000lt de gasóleo lol, confirmo o problema da porta que descai ao fim de algum tempo mas também tem a ver com o material usado a sua volta e entre pois no meu caso não tive esse problema mas a minha irmã e o meu pai tiveram, a minha tem um tijolo próprio depois levou um isolante térmico de 5cm e por fim foi forrado a madeira, quanto ao vidro que fica preto penso que isso tem a ver com a humidade que a lenha contem pois já fiz esse teste e se tiver muita humidade faz mais fumo preto deixo fotos da minha casa e do recuperador, espero ter ajudado e lembro que gasta muita lenha desde Outubro já gastei 2 toneladas de lenha, já me esquecia lenha de pinho não passa dos 40º tem de ser lenha de eucalipto e carvalho pois isso também conta.

    http://i202.photobucket.com/albums/aa241/BatmaxPT/DSCF5874.jpg
    http://i202.photobucket.com/albums/aa241/BatmaxPT/DSCF5872.jpg
    http://i202.photobucket.com/albums/aa241/BatmaxPT/P1010011.jpg
    http://i202.photobucket.com/albums/aa241/BatmaxPT/P1010003.jpg
    Estas pessoas agradeceram este comentário: MartaG
  13.  # 16

    Olá a todos, tenho também um recuperador acqua, mas o meu problema é que o consumo de lenha parece ser demais, a tiragem é enorme mesmo fechado a parte frontal, continua a arder intensamente, é que no meu recuperador antigo não acontecia isto, reparei que existe uma entrada por baixo da grelha na traseira que provavelmente deve se ajustar, têm informaçoes disto ou manuais?
  14.  # 17

    Bom dia:

    Venho mais numa vez partilhar a minha experiencia com vocês à cerca do recuperador. O problema do vidro ficar preto rapidamente é de facto por causa da lenha. Eu já vou na 2ª carga de lenha e como esta é de melhor qualidade, o vidro não fica preto com tanta facilidade. Gasta efectivamente muita lenha, mas mesmo assim fica muito mais barato em comparação com o gasoleo ou com gás natural. Para o próximo inverno, vou abastecer-me de lenha no verão, é mais barata, vem seca e é de melhor qualidade.
    Quanto ao problema da porta descair, não tenho conhecimento, a minha funciona desde sempre, bem. O meu recuperador está forrado com um isolante e gesso cartonado.
    • zeus
    • 8 janeiro 2011 editado

     # 18

    Carla Passos que isolante é esse?
    no local onde está instalado o recuperador obtem boas temperaturas só com o recuperador ou tem colocado algum radiador?
  15.  # 19

    Caro Batmax
    Parece-me que o seu recuperador confronta com paredes exteriores. Pessoalmente acho que se eventualmente estivesse em contacto directo com uma parede interior, conseguiria resultados ainda melhores. Relativamente à madeira, esteja atento aos índices de secagem da mesma, pois no Verão é muito mais fácil arranjar lenha mais seca (dependendo claro do tempo após o corte). A lenha de pinho tem que estar muito seca, caso contrário pode ter sérios problemas de acumulação de resinas, incluindo na chaminé, incluindo a deflagração de incêndios.
    De resto, parabéns pelo seu investimento.
  16.  # 20

    Bom dia:

    Sr Zeus, o isolante que colocaram ao instalar o recuperador de calor, salvo erro, é lã de rocha.
    O meu recuperador, aquece bem a sala (area aproximada de 37 m²), no entanto eu coloquei dois radiadores, por opcão, no mesmo compartimento, uma vez que é da sala que faço a ligação ao 1º andar. Este acesso é aberto (não tem porta).
    Estas pessoas agradeceram este comentário: zeus
 
0.0278 seg. NEW