Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Olá a todos, ao procurar informações sobre climatizações encontrei este fórum, com certeza um local com muitas experiências e alguns profissionais. Bem ando à procura do sistema que melhor se adequa à minha casa, tendo decidido optar pelos ares condicionados. Bem inicialmente e isto por prioridades apenas queria instalar em 4 divisões da minha casa, no 1º andar um quarto de 20 e outro de 15 metros, no r/c a sala com 29 metros e depois optaria por climatizar a cozinha com 16 ou o escritório com 14 metros. A sala é aberta dando para um Hall da cozinha e escritório + WC e escadas para o piso superior. Na cozinha com uma porta para as traseiras. Ao todo seria 4 máquinas interiores podendo posteriormente ligar mais 2 divisões futuras que andariam entre os 13 e 15 metros dependendo se equiparia a cozinha ou o escritório.
    Bem, a localização é zona junto ao mar, não é pelas temperaturas mas sim pelas funções de desunificação e aquecimento, zona com muita humidade e a temperatura no verão ronda os 23 a 28 graus. Pedi o orçamento a 3 empresas, ficando de me enviar os respectivos orçamentos e até hoje recebi de apenas uma :

- 1 Máquina exterior de 3 vias com 24000 BTUS – Ligamos 2 máquinas interiores de 9000 BTUS, ficando uma 3ªvia liberta. (Informamos de que a máquina a funcionar com três vias irá até aos 80% - 3x9000=27000 btus)

- Mais uma segunda máquina exterior de 4 vias de 35000 btus, para ligar uma máquina interior de 12000 btus e outra interior de 18000 btus que será igual a 30000 btus. (informamos que esta máquina suporta os 100% ficando com uma margem de 5000 btus)

Ar Condicionado - Máquinas Exterior (inverter)

1 Samsung MH070FXEA4B (frio 30000 calor 35000) 993,00€
    1 Samsung MH060FXEA4B (frio 23000 calor 24000) 763,00€

Ar Condicionado - Maquinas Interior

2 Samsung MH026FAEA (9000 Btus) 159,00 318,00€
    1 Samsung MH035FAEA (12000 Btus) 190,00€
    1 Samsung MH052FNEA (18000 Btus) 247,00€

Bem sinto-me um pouco perdido no equipamento e gostaria de vos perguntar uma opinião aos mais entendidos na matéria.

Desde já os meus cumprimentos a todos,

António F.
  2.  # 2

Boas,
    localização do Imóvel?
    tem plantas ou pode enviar desenho do mesmo? até á mão?
    por ultimo, atenção que em TODAS as maquinas do mercado independentemente da marca a função de desumidificação é sub-função do frio, o que inviabiliza a utilização de desumidificação e aquecimento ao mesmo tempo, podendo ser feito com algumas artimanhas, mas não da forma como muitos vendedores a publicitam, e como referiu que é junto ao mar cuidado no respeitante á corrosão pois em ambientes salinos a pintura standard da grande maioria das maquinas não é suficiente se bem que as marcas de melhor qualidade ( que não é o caso da Samsung) a chapa seja zincada e com pintura, mas mesmo assim é dificil nalguns casos fazer com que durem mais de 10 anos,

atentamente
    Jorge Alves
  3.  # 3

Bem sinto-me um pouco perdido no equipamento e gostaria de vos perguntar uma opinião

Fique descansado que vai bem servido...Esses preços são mesmo muito bons, os melhores que alguma vez vi...Têm o iva incluido?...Eu tenho a samsung exterior Mh080 com 12+9+9+7 e estou satisfeito. Melhor relação qualidade/preço/caracteristicas voçê não vai encontrar...
    Se interessar veja os meus consumos de um ano aqui:
    https://forumdacasa.com/discussion/9303/1/diario-do-ar-condicionado-multisplit-utilizacao-e-custos-junjul/

se bem que as marcas de melhor qualidade ( que não é o caso da Samsung) a chapa seja zincada e com pintura

O que é melhor?...chapa zincada de 0.75mm de espessura e pintura de estufa com 12 micros ou chapa de ferro de 1.5mm pintada a epoxy com 6 micros ?...ou melhor, sabe qual é a qualidade e caracteristicas das chapas e respectivos métodos de pintura usados pelas marcas de Ac ?...

Abraço, Pedro
  4.  # 4

Pois um dos meus receios é a deterioração dos materiais exteriores, vivo aproximadamente a 2 km da costa. A qualidade dessas chapas e pinturas desconheço totalmente. Sei e pelo que procurei na Internet os mitsubishi e daikini são os melhores, mas a diferença no preço é muito e já nem olho para esses e no meu caso procuro uma boa relação na qualidade / preço. Os preços são sem iva e acresce do valor de instalação de 400 euros.
  5.  # 5

Mesmo sem iva, são preços dos melhores que se encontram. O valor da instalação tb me parece bom. Só acho exagerado as unidades de 18000btus...12000 chegavam bem e fazem menos ruido. É certo que junto á costa, as unidades exteriores iram deteriorar-se mais rápido...mas não deverá ser grave...

Abraço, Pedro
  6.  # 6

boas
    se quiser podemos fazer um segundo orçamento.
    os valores apresentados sao bons poderiamos baixar um pouco mas so vendo os espaços.
    [email protected]
    fabio silva
  7.  # 7

Colocado por: Pedro Fernandes

O que é melhor?...chapa zincada de 0.75mm de espessura e pintura de estufa com 12 micros ou chapa de ferro de 1.5mm pintada a epoxy com 6 micros ?...ou melhor, sabe qual é a qualidade e caracteristicas das chapas e respectivos métodos de pintura usados pelas marcas de Ac ?...

Não gosto de "bater" em nenhuma marca em especial, agora todas têm as suas vantagens e os seus defeitos e para isso cada qual tem o seu preço, alertei para um factor que acho pertinente (durabilidade), agora respondendo directamente á sua questão a espessura da chapa é indiferente até existem algumas maquinas em "plástico" e não quer dizer que durem mais, normalmente as marcas de renome optam por uma chapa zincada ou galvanizada de baixa espessura ( varia de fabrica para fabrica, mesmo dentro da mesma marca) e com pintura epoxy e esta pintura tambem varia muito.
    Regra geral em todas as marcas brancas e algumas de baixo custo, a chapa tem uma zincagem ligeira e pintura em estufa por cima, durando em media 5 a 7 anos em ambiente "normal" em ambiente salino é frequente ver unidades com 1 ano cobertas de ferrugem e com os permutadores, que são em alumínio com índices de corrosão muito elevados, posso citar alguns casos de estabelecimentos comerciais em cima da praia ou em arribas, onde as unidades exteriores de renome têm uma duração na casa dos 4 a 5 anos,
    atentamente
    Jorge Alves
  8.  # 8

...onde as unidades exteriores de renome têm uma duração na casa dos 4 a 5 anos

Acredito. Eu só fiz a intervenção pq achei o seu ex da durabilidade da carcassa entre marcas, dificil de justificar por falta de conhecimentos técnicos do produto...Talvez por ex numa linha de praia com 10 vivendas da mesma altura e com acs de marcas diferentes, se pudesse fazer uma comparação mais próxima da realidade...e não tenha receio da samsung...:-), pq esta e por ex a lg vieram dar uma grande volta ao mercado particular, tanto em acs como numa grande variedade de electrodomesticos...

Abraço, Pedro
  9.  # 9

Boa noite Caro AntonioS,

Tambem ando à procura de um orçamento para 1 unidade exterior e 3 unidades interiores de 7000BTU ou 9000BTU. Os preços que encontrei para a marca SAMSUNG são superiores ao que indicou aqui no forum.
    Pode indicar-me onde obteve este orçamento para poder contactar a loja em questão?
    Obrigado
  10.  # 10

Só uma questão: o que fica mais caro?
    Ter uma unidade exterior a servir uma unidade interior?
    ou
    Ter uma unidade exterior a servir várias interiores?
  11.  # 11

multi split vx single split:
    O multisplit deve ser um pouco mais barato, e normalmente pode ser bastante mais economico em custos de operação, pelo menos para quem mantenha a casa quente, pois normalmente as maquinas exteriores devem mais pequenas que a soma das maquinas interiores. Assim durante a fase inicial a maquina vai alternando para aquecer as divisões, e depois consegue ter um consumo minimo mais baixo.
    Isto claro comparando alhos com alhos, não sei se me entendem....
    Por exemplo tenho uma exterior de 18.000BTU e interiores de 2x9.000 e 12.000BTU
    Com bom isolamento tenho a 12.000 a aquecer 60m2 e as outras , os quartos mais pequenos!

Colocado por: goliverSó uma questão: o que fica mais caro?
    Ter uma unidade exterior a servir uma unidade interior?
    ou
    Ter uma unidade exterior a servir várias interiores?
  12.  # 12

Colocado por: system32multi split vx single split:
    O multisplit deve ser um pouco mais barato, e normalmente pode ser bastante mais economico em custos de operação

nalgumas marcas a opção multi-split versus split´s individuais custa exactamente o mesmo, por exemplo Daikin, o consumo sim, é sempre mais baixo.

pois normalmente as maquinas exteriores devem mais pequenas que a soma das maquinas interiores. Assim durante a fase inicial a maquina vai alternando para aquecer as divisões

desculpe caro System32, mas não é exactamente assim, pois em todas as marcas, até chegar á temperatura seleccionada na unidade interior, a unidade exterior debita a potencia total a dividir pelo numero de unidades interiores ligadas com a correcção da potencia individual de cada, logo só começa alternar depois de uma divisão atingir a temperatura pretendida ou ser desligada, quer seja multi de 2 ou de 6 vias
    Atentamente
    Jorge Alves

0.0175 seg. NEW