Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 41

Colocado por: jmbat
    Sim, mesmo lá dentro :)

epá... isso é muito esquisito... mas vais deixar alguma grelha de ventilação para o exterior ao menos?!?
    As minhas 2 máquinas exteriores ficarão:
    - na varanda do quarto, no solo - não terá uso e ao menos sempre se protege mais a máquinas das intempéries
    - por cima da despensa, no canto das paredes com outra casa
  2.  # 42

Colocado por: jmbat

Sim, mesmo lá dentro :)

Bem... penso que ha um factor em ter atenção, se o sotao for apenas em telha e existir corrente de ar suficiente para o bom funcionamento das maquinas exteriores, nao vejo porque nao, tambem nunca tive oportunidade de assistir a tal experiencia nem nunca propus uma instalação assim, agora penso que se o sotão para alem da telha tiver placa, penso que a ideia nao sera la muito famosa, porque para alem do barulho das unidades entoar dentro do sotao, nao sei se o mesmo tera boa circulacao de ar, mesmo que seja atraves de umas simples grelhas... mas...

Já agora gostava de ver mais opinioes acerca disto!

Cumprimentos
  3.  # 43

Eu sei que não é o normal.

Mas se calhar essa norma tambem não está certa.

Depende de muitod factores em que se calhar a area nem será o principal!!
    A localização e o isolamento parecem ser mais determinantes..

Mas não é a minha area. tanto que fiz pré instalação para mais 3 pontos de AC (outro naSala/Casa de jantar, outro no Hall e um a meio da escada).
    É com agrado que estou a ver que são desnecessarios!!

Colocado por: jorgealves

O seu caso é especial, porque tem bom isolamento,normalmentenão é isso que acontece, logo não se pode aconselhar genericamente sem conhecer a situação, até pode ser que seja possível também neste caso como no seu, mas induz em erro falar que a regra é esta,

atentamente
    Jorge Alves
  4.  # 44

Colocado por: jmbatBoa noite,
    Realizei a recuperação de uma vivenda à pouco meses e deixei a pré-instalação pronta. No entanto, na altura, propôs que as maquinas exterior ficassem montadas no sótão, para ficarem abrigadas das intempéries, o instalador concordou.
    Como estou a ponderar adquirir os Ac's, em conversa com um potencial fornecedor, aconselhou-me a não colocar no sótão, devido à faltar de circulação do ar, entre outras observações.
    Gostaria de saber se alguém optou por solução idêntica, se sim, qual a sua experiência?
    Caso não exista ninguém com uma situação idêntica, qual a Vossa opinião sobre a minha possível opção.

Cumprimentos,
    José

um pequeno e insignificante detalhe: E PARA ONDE vai canalizar o esgoto de condensados da unidade exterior a ser colocada dentro do sotão????

a solução não gosto dela, pois as unidades estam previstas para serem colocadas no exterior e sendo no interior, não faz sentido a não ser por estética, mas tem muitos problemas, nomeadamente:

-O esgoto de condensados já referido,
    -O ruído produzido pela unidade, que mesmo sendo muito silenciosa, sempre faz qualquer coisa,
    -Sujidade existente no sótão que a maquina vai sempre apanhar, obrigando a limpezas periódicas,
    -Se faltar circulação de ar no sótão, rendimentos e capacidade em queda vertiginosa, e quebra de funcionamento,
    -A temperatura no sótão vai acompanhar sempre a temperatura da maquina, diminuindo a capacidade,
    -Dificuldade da marca assumir garantia em caso de dificuldade,

entre outros

claro que estou a partir do pressuposto que existe isolamento térmico na placa do sótão e a maquina é colocada entre o isolamento e a telha\cobertura, se existir só no tecto do sótão, aí o melhor e não por ar condicionado nenhum, que vai fazer quase a mesma coisa, ou melhor não vai gastar energia para nada produzir,

no entanto já fiz algumas instalações com este principio, mas eram casos muito especiais, e só em ultimo recurso,

Jorge Alves
  5.  # 45

Colocado por: nelito-gandamalucoNo sótão?!?!?!?!?
    Quer dizer, mesmo lá dentro? As unidades exteriores não são só para "Exterior"???
    Pedro Fernandes... à recepção!!!

Tal como já foi dito, e apesar de não ser da area, tenho ideia que não será boa opcção...poderá mesmo arriscar-se a perder a garantia em caso de avaria...Outro problema seria a ressonancia da unidade em trabalho que, com uma caixa de ar (sotão), poderia fazer o efeito "subwoofer" , ou seja, aumentar/espalhar mais o ruido...

Abraço, Pedro
  6.  # 46

Máquinas no sotão só se o mesmo for à moda antiga, isto é, se o telhado for de barrotes e de telha e muito arejado. Mas mesmo assim o risco é grande. Mas há quem as tenha assim montadas e não tem tido razão de queixa.

Vasco de Carvalho

0.0166 seg. NEW