Colocado por: jarcSou moradora num prédio com 8 apartamentos, todos eles habitados. O condomínio foi formado agora e ficou deliberado em assembleia a proibição de utilização da água do prédio (na zona das garagens) por lavar mais vezes as mãos que os outros vizinhos. Ora, sendo a utilizadora das garagens uma vez que os meus vizinhos têm receio do acesso íngreme às mesmas, é natural que já lá tenha lavado as mãos uma vez ou outra, mas isso é um motivo para proibir a utilização de água? É que pela lógica, na próxima reunião, vou sugerir proibir a utilização da luz no r/c porque é mais utilizado do que no meu andar (que é o último)? É rídiculo!!!! Sugeri retirarem a torneira "decorativa" ao qual foi recusado por fazer parte integrante do prédio. A água também faz parte integrante da torneira e foi proibida...... Estarei a pensar correctamente ou isto é completamente legal?
Colocado por: eljotaSuponhamos que nada consta do regulamento sobre o uso da dita água. Pode ou não pode usar-se?
Direitos e encargos do comproprietário
Artigo 1406.º
(Uso da coisa comum)
1. Na falta de acordo sobre o uso da coisa comum, a qualquer dos comproprietários é lícito servir-se dela, contanto que a não empregue para fim diferente daquele a que a coisa se destina e não prive os outros consortes do uso a que igualmente têm direito.
2. O uso da coisa comum por um dos comproprietários não constitui posse exclusiva ou posse de quota superior à dele, salvo se tiver havido inversão do título.
Colocado por: jarcentão ninguém pode mesmo. Vou encarnar a polícia que há mim!
Colocado por: FD
Não estará a empolar demasiado a situação? Esqueça lá isso...
Eu se agora me mudasse para um prédio novo e existisse uma torneira na garagem, era o primeiro a exigir na primeira assembleia a proibição da utilização de tal torneira para outros fins que não o de limpeza das garagens ou partes comuns.
Tive um vizinho que, mesmo não existindo água na garagem, esticou uma mangueira da casa dele até à garagem para lavar a sua viatura.
O melhor mesmo é que ele não tinha qualquer parqueamento ou lugar na garagem!
Por isto mesmo, quanto mais cedo se prevenirem situações destas, melhor.