Iniciar sessão ou registar-se
    • jarc
    • 2 novembro 2010 editado

# 1

Sou moradora num prédio com 8 apartamentos, todos eles habitados. O condomínio foi formado agora e ficou deliberado em assembleia a proibição de utilização da água do prédio (na zona das garagens) por lavar mais vezes as mãos que os outros vizinhos. Ora, sendo a utilizadora das garagens uma vez que os meus vizinhos têm receio do acesso íngreme às mesmas, é natural que já lá tenha lavado as mãos uma vez ou outra, mas isso é um motivo para proibir a utilização de água? É que pela lógica, na próxima reunião, vou sugerir proibir a utilização da luz no r/c porque é mais utilizado do que no meu andar (que é o último)? É rídiculo!!!! Sugeri retirarem a torneira "decorativa" ao qual foi recusado por fazer parte integrante do prédio. A água também faz parte integrante da torneira e foi proibida...... Estarei a pensar correctamente ou isto é completamente legal?
  1.  # 2

Se for só um lavar de mãos ocasional, o condomuinio não tem de ter nada a ver.
    Se, por exemplo, for para lavar o carrito, ai já tem... é uma questão de abuso... ou não. Provavelmente a luz das garagens tambem é do condominio e ninguem tem nada a ver se você resolver ir ler para a sua garagem. Agora se ligar lá equipamento que gaste significativamente mais que a simples iluminação , já tem a ver...

Não sei se já está a ver...

Colocado por: jarcSou moradora num prédio com 8 apartamentos, todos eles habitados. O condomínio foi formado agora e ficou deliberado em assembleia a proibição de utilização da água do prédio (na zona das garagens) por lavar mais vezes as mãos que os outros vizinhos. Ora, sendo a utilizadora das garagens uma vez que os meus vizinhos têm receio do acesso íngreme às mesmas, é natural que já lá tenha lavado as mãos uma vez ou outra, mas isso é um motivo para proibir a utilização de água? É que pela lógica, na próxima reunião, vou sugerir proibir a utilização da luz no r/c porque é mais utilizado do que no meu andar (que é o último)? É rídiculo!!!! Sugeri retirarem a torneira "decorativa" ao qual foi recusado por fazer parte integrante do prédio. A água também faz parte integrante da torneira e foi proibida...... Estarei a pensar correctamente ou isto é completamente legal?
    • jarc
    • 2 novembro 2010

# 3

Nunca lavei lá o carro. E em quase um ano que estou aqui a habitar lavei as mãos uma ou duas vezes. Mas bastou um condómino não aprovar a utilização e ninguém mais pode utilizar.
    Já a luz, é diferente, porque cada garagem tem o seu contador próprio.
  2.  # 4

Peço desculpa, mas custa-me acreditar que seja só por lavar as mãos...tem a certeza que não lava o carrito???
    • jarc
    • 2 novembro 2010

# 5

Julgo ter dito que nunca lavei lá o carro.
  3.  # 6

Suponhamos que nada consta do regulamento sobre o uso da dita água. Pode ou não pode usar-se? E assim sendo, a votação faz-se propondo que seja permitida uma coisa que era proibida, ou propondo que se passe a vedar o uso de algo que era permitido?! Não havendo maioria, manter-se-ia a situação "por omissão", não é assim?
    •  
      FD
    • 9 novembro 2010

# 7

Se lá lavou as mãos uma ou duas vezes num ano e não lava lá o carro que diferença é que essa proibição lhe fará?
    Não estará a complicar o que não é complicado?

Para mim, a água do condomínio, a existir, é para servir as partes comuns, nomeadamente quanto à lavagem das mesmas. Não é para servir os condóminos individualmente.

Colocado por: eljotaSuponhamos que nada consta do regulamento sobre o uso da dita água. Pode ou não pode usar-se?

Direitos e encargos do comproprietário
    Artigo 1406.º
    (Uso da coisa comum)
    1. Na falta de acordo sobre o uso da coisa comum, a qualquer dos comproprietários é lícito servir-se dela, contanto que a não empregue para fim diferente daquele a que a coisa se destina e não prive os outros consortes do uso a que igualmente têm direito.
    2. O uso da coisa comum por um dos comproprietários não constitui posse exclusiva ou posse de quota superior à dele, salvo se tiver havido inversão do título.

Fonte: Código Civil
    Estas pessoas agradeceram este comentário: eljota
    • jarc
    • 9 novembro 2010

# 8

Quanto às lavagens da mesma, nem para isso é usada a água. O que não deixa de ser estranho. O prédio preocupa-se com uma piquice ou dado o motivo da proibição, uma infantilidade, mas depois regulam no contrato com a agência de condomínios que pretendem somente 1 lavagem anual do piso das garagens. O contrato tem mais de 1 ano e até agora nenhuma lavagem foi feita, paga sim, efectuada não. No entanto a agência deve ser muito boa uma vez que ninguém pretende rescindir contrato, nem por este motivo, nem por nenhum outro assunto discutido em reunião na qual a agência não cumpriu nem cumpre rigorosamente nada. Mas isto é outra conversa e hei-de abrir um tópico sobre isto.
    Dou-lhe um exemplo, o meu filho vomitou mesmo junto à porta de acesso às garagens, eu encaminhei-me para casa para lhe dar banho e o meu marido lavou a zona afectada à mangueirada (com a água do condóminio). Se poderia ter lavado à esfregona? Poderia sim, mas a meu ver era perfeitamente incomportável andar com baldes de água do 4º andar para a cave, para não referir o facto de não haver esfregona que valha naquele chão de cimento.
    Volto a realçar que é ridículo o motivo que argumentaram. Estarei eu no meu direito de proibir os restantes condóminos de acenderem as luzes no r/c? É o piso com mais afluência, eu até moro no 4º andar e por norma entro pela cave. Pela lógica seria assim, correcto?
    • Jonh
    • 9 novembro 2010

# 9

Parece me é que andam ai pessoas que devem ter pouco para fazer...se tivessem o tempo mais ocupado não andavam a preocupar-se se os outros lavam as maos ou não.

Se gastassem a água para lavar carros, a conversa era outra.
    • jarc
    • 9 novembro 2010

# 10

Exactamente. Concordo absolutamente consigo. Se alguém lavasse o carro cá dentro... mas não é o caso!!

Outra situação engraçada:
    Os primeiros moradores vieram um ano antes de mim (ou mais), eu fui a última a habitar e na altura não havia água. Questionámos alguns moradores que se justificaram com um "não sei o que se passa, mas faz falta água nas garagens". Telefonei para a agência que por sua vez se justificou com uma avaria e que viria uma empresa substituir uma válvula. Como considerei o atraso nessa reparação excessivo voltei a ligar e lá apareceram. Nem um ano depois reajem assim? Então não fazia falta!! Ou será que até fazia para aquele momento exacto e agora já não necessitam?
  4.  # 11

Se é só para lavar as mãos não vejo problema,
    é continuar e deixar falar.
    Dar demasiada atenção a mesquinhices só dá razão a quem não a tem.
    Os cães ladram e a caravana passa!
    • jarc
    • 9 novembro 2010

# 12

Ficou lavrado em acta e desde essa altura que a torneira não deita uma gota. Não sou dada a prevaricar até porque deve haver alguma sanção. Mas que é uma regra ridícula, lá isso é. Discordo totalmente, mas serei com toda a certeza a pessoa mais atenta a essa torneira. Se ninguém pode, nem para lavar uma unha, então ninguém pode mesmo. Vou encarnar a polícia que há mim!
  5.  # 13

a par com a situação lamentável de crise económica que vivemos, temos tambem uma progressiva decadência das mentes.
    por vezes caio em desanimo perante tanto caso de falta de bom senso, para já não dizer de outras coisas.
    Pergunto-me onde afinal quer chegar esse tipo de pessoas?? será que já só se vive para extravasar azedume??
    •  
      FD
    • 10 novembro 2010

# 14

Colocado por: jarcentão ninguém pode mesmo. Vou encarnar a polícia que há mim!

Não estará a empolar demasiado a situação? Esqueça lá isso...
    Eu se agora me mudasse para um prédio novo e existisse uma torneira na garagem, era o primeiro a exigir na primeira assembleia a proibição da utilização de tal torneira para outros fins que não o de limpeza das garagens ou partes comuns.

Tive um vizinho que, mesmo não existindo água na garagem, esticou uma mangueira da casa dele até à garagem para lavar a sua viatura.
    O melhor mesmo é que ele não tinha qualquer parqueamento ou lugar na garagem!
    Por isto mesmo, quanto mais cedo se prevenirem situações destas, melhor.
    • jarc
    • 10 novembro 2010 editado

# 15

Colocado por: FD
    Não estará a empolar demasiado a situação? Esqueça lá isso...
    Eu se agora me mudasse para um prédio novo e existisse uma torneira na garagem, era o primeiro a exigir na primeira assembleia a proibição da utilização de tal torneira para outros fins que não o de limpeza das garagens ou partes comuns.

Tive um vizinho que, mesmo não existindo água na garagem, esticou uma mangueira da casa dele até à garagem para lavar a sua viatura.
    O melhor mesmo é que ele não tinha qualquer parqueamento ou lugar na garagem!
    Por isto mesmo, quanto mais cedo se prevenirem situações destas, melhor.

Mas isso considero abuso. Não só o facto de transformar as garagens em Elefante Azul, como colocar lá uma viatura na qual nem sequer tem direito a parqueamento. Mas estamos a falar de uma simples lavagem de mãos ou segundo o exemplo que dei acima, uma lavagem de urgência porque uma criança vomitou.... Com este tópico não só gostaria de me informar se realmente há alguma lei que proíba a utilização de água do condomínio seja para que circunstância for e para mostrar até onde vai a ridicularidade humana.

0.0189 seg. NEW