Colocado por: hugo.ferreiraOlá a todos,
Uma vez que há muito que me pressionavam para comprar um equipamento de ar condicionado e os impostos vão subir para o ano que vem, decidi não passar mais um inverno com frio e adquiri um conjuntos de equipamentos de ar condicionado (não tenho nenhuma experiência anterior com aparelhos de ar condicionados em casa), sendo que trata-se de equipamentos de categoria A/A com sistema dc inverter tanto para o frio como para o calor e com desumidificador e purificador de ar.
Trata-se de um split de 9000 btus para um quarto e um multi-split de 12000 btus + 9000 btus para a sala e outro quarto, ficando um terceiro quarto e a cozinha sem equipamentos de ar condicionado, no entanto cada área da casa não é muito grande e com as portas abertas, notou-se que as restantes áreas também ficaram satisfatoriamente climatizadas e no geral acho que foi uma boa compra pois funciona muito bem embora isto só se consiga testar devidamente quando o frio a sério chegar e é quando o equipamento será posto mesmo à prova.
Mas o que me traz aqui é uma dúvida, é que notei o ar um pouco seco (fui a única pessoa a sentir isso) e segundo estive a ler a net é um dos problemas dos aparelhos de ar condicionado, é que podem secar demasiado o ar, tal como ter o ar demasiado húmido também não é nada aconselhável (ácaros, entre outros), sendo que entre os 40% a 60% de humidade seja o mais aconselhável (segunda as pesquisas). Também li que um higrómetro (sei lá onde arranjar isto), ajudaria a perceber se o ar está com a humidade mais correcta.
Havendo aqui muita gente no fórum, o que têm a dizer as pessoas já com experiência, ou seja, que tenham equipamentos de ar condicionado ?
Comprar o dito dispositivo (higrómetro) ? Se sim, onde encontrar.
Uma vez sabendo a quantidade de humidade, desumidificar com os aparelhos de ar condicionado, pelos visto não será problema, mas o oposto como controlo ?
Obrigado desde já :)