Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Olá a todos,

Uma vez que há muito que me pressionavam para comprar um equipamento de ar condicionado e os impostos vão subir para o ano que vem, decidi não passar mais um inverno com frio e adquiri um conjuntos de equipamentos de ar condicionado (não tenho nenhuma experiência anterior com aparelhos de ar condicionados em casa), sendo que trata-se de equipamentos de categoria A/A com sistema dc inverter tanto para o frio como para o calor e com desumidificador e purificador de ar.

Trata-se de um split de 9000 btus para um quarto e um multi-split de 12000 btus + 9000 btus para a sala e outro quarto, ficando um terceiro quarto e a cozinha sem equipamentos de ar condicionado, no entanto cada área da casa não é muito grande e com as portas abertas, notou-se que as restantes áreas também ficaram satisfatoriamente climatizadas e no geral acho que foi uma boa compra pois funciona muito bem embora isto só se consiga testar devidamente quando o frio a sério chegar e é quando o equipamento será posto mesmo à prova.

Mas o que me traz aqui é uma dúvida, é que notei o ar um pouco seco (fui a única pessoa a sentir isso) e segundo estive a ler a net é um dos problemas dos aparelhos de ar condicionado, é que podem secar demasiado o ar, tal como ter o ar demasiado húmido também não é nada aconselhável (ácaros, entre outros), sendo que entre os 40% a 60% de humidade seja o mais aconselhável (segunda as pesquisas). Também li que um higrómetro (sei lá onde arranjar isto), ajudaria a perceber se o ar está com a humidade mais correcta.

Havendo aqui muita gente no fórum, o que têm a dizer as pessoas já com experiência, ou seja, que tenham equipamentos de ar condicionado ?
    Comprar o dito dispositivo (higrómetro) ? Se sim, onde encontrar.
    Uma vez sabendo a quantidade de humidade, desumidificar com os aparelhos de ar condicionado, pelos visto não será problema, mas o oposto como controlo ?

Obrigado desde já :)
  2.  # 2

à muitos aparelhos simples que medem temperaturas , dão previsºai meteriologicas e medem humudades relativas , baratissimos (10 ou 20 €)
    Quando a humidificar, tem aparelhos proprios para isso, ou então uma alguidares cheios de agua espalhados pela casa resolvem o problema. :)

Colocado por: hugo.ferreiraOlá a todos,

Uma vez que há muito que me pressionavam para comprar um equipamento de ar condicionado e os impostos vão subir para o ano que vem, decidi não passar mais um inverno com frio e adquiri um conjuntos de equipamentos de ar condicionado (não tenho nenhuma experiência anterior com aparelhos de ar condicionados em casa), sendo que trata-se de equipamentos de categoria A/A com sistema dc inverter tanto para o frio como para o calor e com desumidificador e purificador de ar.

Trata-se de um split de 9000 btus para um quarto e um multi-split de 12000 btus + 9000 btus para a sala e outro quarto, ficando um terceiro quarto e a cozinha sem equipamentos de ar condicionado, no entanto cada área da casa não é muito grande e com as portas abertas, notou-se que as restantes áreas também ficaram satisfatoriamente climatizadas e no geral acho que foi uma boa compra pois funciona muito bem embora isto só se consiga testar devidamente quando o frio a sério chegar e é quando o equipamento será posto mesmo à prova.

Mas o que me traz aqui é uma dúvida, é que notei o ar um pouco seco (fui a única pessoa a sentir isso) e segundo estive a ler a net é um dos problemas dos aparelhos de ar condicionado, é que podem secar demasiado o ar, tal como ter o ar demasiado húmido também não é nada aconselhável (ácaros, entre outros), sendo que entre os 40% a 60% de humidade seja o mais aconselhável (segunda as pesquisas). Também li que um higrómetro (sei lá onde arranjar isto), ajudaria a perceber se o ar está com a humidade mais correcta.

Havendo aqui muita gente no fórum, o que têm a dizer as pessoas já com experiência, ou seja, que tenham equipamentos de ar condicionado ?
    Comprar o dito dispositivo (higrómetro) ? Se sim, onde encontrar.
    Uma vez sabendo a quantidade de humidade, desumidificar com os aparelhos de ar condicionado, pelos visto não será problema, mas o oposto como controlo ?

Obrigado desde já :)
  3.  # 3

E em que lojas possam adquirir um aparelho desses ?
    Alguma loja específica de um centro comercial ? É que nem sei por onde procurar !

Em relação à solução de ter zonas com água, já me tinha cruzado a mente essa hipótese, embora não seja nada prático mas penso que primeiro tenho mesmo de saber o nível +- exacto da humidade.

Uma vez mais obrigado.
  4.  # 4

Boas,
    em relação á humidade, as unidades retiram quando fazem frio e retiram muita quando estão mal reguladas, para repor existem umas mini-fontes com bomba incorporada que servem na perfeição, algumas até são esculturas onde circula agua pelo exterior.
    Tanto as fontes como os termo-higrómetros podem ser encontrados em casas tipo Casa (passe a publicidade) ou similar,
    atenção que as temperaturas de conforto, contrariamente ao que se julga comum são de 24º em ARREFECIMENTO e de 20º em AQUECIMENTO, pode parecer estranho mas estas são as recomendadas a para as quais os equipamentos estão construídos (basta ler o manual).
    atentamente
    Jorge Alves
  5.  # 5

jorgealves,
    Muito obrigado pelos seus comentários, pois de facto deram-me alguma orientação.

A ideia da fonte é uma excelente ideia e de uma forma até elegante poderão de facto ajudar a resolver o problema de repor a humidade e já tenho vistos dessas fontes nessa loja que referiste.
    Em relação ao termo-higrómetro, não fazia ideia que lá vendiam (também nunca tive a necessidade antes de ter um dispositivo desses), pelo que vou passar por lá e procurar por isso.

Em relação à temperatura recomendada dos equipamentos, já tinha conhecimento disso mesmo porque pesquisei sobre isso e ontem li o manual e também é referido lá isso mesmo e não ter o equipamento programado para essas temperaturas, pode provocar choque térmico ao sair da casa e é o que gera as constipações e as pessoas culpam o equipamento quando de facto tem haver com a má parametrização do mesmo em função da estação do ano.

Obrigado,
    Hugo.
  6.  # 6

E já agora,
    também existem relógios de parede com termo-higrometros embutidos,
    Jorge Alves
  7.  # 7

Se calhar com sorte ainda arranjo um relógio de decoração com essa informação útil para ter sempre disponível :)
    Depois de passar em algumas lojas como a que indicaste, se encontrar coloco aqui para que outros utilizadores que de futuro venham a ter as mesmas dúvidas que eu, saibam onde encontrar.
  8.  # 8

Procurei em várias lojas como a loja Casa e outras semelhantes em vão, até que acabei por encontrar o higrómetro na Leroy e trata-se de um dispositivo digital que **** a temperatura do ar e a percentagem de humidade, tendo na sua memória os índices máximos e mínimos e indicando assim se as condições (par temperatura do ar e percentagem de humidade) são as de conforto ou não. O aparelho custou 9.95 €.

Agora com estes dias que temos tido, tenho os aparelhos desligados e tanto a temperatura como a humidade são as ideias.

0.0128 seg. NEW