Iniciar sessão ou registar-se
    • A.M
    • 3 novembro 2010 editado

# 1

Como não tenho qualquer experiência, em construção civil e carpintaria, e chegou o momento de decidir, as madeiras para a moradia.Como já está decidido colocar soalho em madeira nos quartos, em detrimento do flutuante.Aqui vai...

Gostaria que alguém especializado ou experiente desse a sua opinião, de uma maneira decrescente qual o tipo de madeira que optaria para as portas interiores e rodapés; e para o chão dos quartos(isto independentemente do preço e da cor que ficaria melhor, apenas as que lhe dão mais garantias). Ex.: para portas/rodapés: 1º x,2ºY,3ºz... ;e para o chão:1ºx,2ºy,3ºz...

só mais,

Na minha moradia o empreiteiro ao contrario do que fez em algumas que construi-o, no chão dos quartos não colocou aqueles relevos em betão (não sei o nome técnico) para assentar o soalho, também gostaria de saber a opinião acerca deste facto.

e já agora a espessura ideal do soalho e a forma mais correcta de aplicação.

Espero que me elucidem, desde já obrigado e fico atentamente a aguardar os comentários.

Cumprs.

A.M
    • A.M
    • 5 novembro 2010

# 2

Alguem que possa dar uma opinião s.f.f.?
  1.  # 3

A escolha de madeira para as portas é essencialmente estética. Há quem goste de cores escuras, eu prefiro-as claras.

De um post antigo meu:

A questão dos pavimentos, para mim, é meramente o tipo de pavimento, se laminado, estratificado ou maciço.
    Primeiro: Sou um apaixonado pela madeira, pelo que detesto essas imitações de madeira.
    Segundo: Detesto o som a oco do pavimento flutuante, parece nem sei bem o quê.
    Terceiro: Um flutuante é um pavimento que não está colado/pregado à lage, podendo ser dos termolaminados, estratificado ou maciços. Os estratificado ou maciços podem ser colados/pregado à lage

Para mim, os flutuantes termolaminados apenas se justificam numa situação: baixo custo, isto é, com pavimentos abaixo dos 15€/m2, o que corresponde a um AC4 de boa qualidade. Dai para cima, é mandar dinheiro à rua, porque as séries seguintes custam de 25/30€ para cima. Ora nessa faixa de preço ou por pouco mais, já encontro pavimentos estratificados com 2mm de madeira nobre envernizados de fábrica.

Por exemplo, na Revicil (que têm a tabela de preço online pode ver na página 3, REVIWOOD 3 LAMELAS 2142 X 192 X 14 mm (2,5 mm Madeira Nobra) por 28€/m2 e se tiver 10mm, custa 26€/m2. Ora metade das referências que pediram ultimamente custam estes valores. Os soalhos da Donatos de 14mm andam nestes valores.

Comparar um flutuante termolaminado com um estratificado, é compararmos coisas muitos diferentes ao toque e no conforto que proporcionam. Se passar a barreira dos 20€/m2, opte por estratificados, senão puder opte por termolamonados.
  2.  # 4

Colocado por: A.Me já agora a espessura ideal do soalho e a forma mais correcta de aplicação.

Dependo to tipo que escolheu, mas eu prefiro o estratificado colado. 14mm com 2.5mm de madeira nobre
    • A.M
    • 5 novembro 2010

# 5

Colocado por: PauloCorreiaA escolha de madeira para as portas é essencialmente estética. Há quem goste de cores escuras, eu prefiro-as claras.

De umpostantigo meu:

A questão dos pavimentos, para mim, é meramente o tipo de pavimento, se laminado, estratificado ou maciço.
    Primeiro: Sou um apaixonado pela madeira, pelo que detesto essas imitações de madeira.
    Segundo: Detesto o som a oco do pavimento flutuante, parece nem sei bem o quê.
    Terceiro: Um flutuante é um pavimento que não está colado/pregado à lage, podendo ser dos termolaminados, estratificado ou maciços. Os estratificado ou maciços podem ser colados/pregado à lage

Para mim, os flutuantes termolaminados apenas se justificam numa situação: baixo custo, isto é, com pavimentos abaixo dos 15€/m2, o que corresponde a um AC4 de boa qualidade. Dai para cima, é mandar dinheiro à rua, porque as séries seguintes custam de 25/30€ para cima. Ora nessa faixa de preço ou por pouco mais, já encontro pavimentos estratificados com 2mm de madeira nobre envernizados de fábrica.

Por exemplo, na Revicil (que têm a tabela de preço online pode ver na página 3, REVIWOOD 3 LAMELAS 2142 X 192 X 14 mm (2,5 mm Madeira Nobra) por 28€/m2 e se tiver 10mm, custa 26€/m2. Ora metade das referências que pediram ultimamente custam estes valores. Os soalhos da Donatos de 14mm andam nestes valores.

Comparar um flutuante termolaminado com um estratificado, é compararmos coisas muitos diferentes ao toque e no conforto que proporcionam. Se passar a barreira dos 20€/m2, opte por estratificados, senão puder opte por termolamonados.

nao quero flutuantes, madeira maciça,gostaria que falasse em nomes da madeira, pois o empreiteiro, fala-me em diversos nomes.
  3.  # 6

Bom noite
    acabei de recuperar hoje um chão feito com carvalho esse já tem 10 anos assim como foi feito ainda leva 20 essa madeira e muito resistente ta manter o espaço onde ta assentado limpo de algumas espécies de bactérias por que e uma madeira que tem umas substancias activas que são usadas pra tratamento de peles cruas de animais e única madeira que punia na minha casa ou junto com bambus são as únicas que acho que vale pena e tem um aspecto prático
    e activo
  4.  # 7

Afzélia. Esta sim é madeira de qualidade.
    cuidado com as madeiras aproximadas e da mesma família.

as espessura normal é aprox. 22mm
    tábuas macheadas (também nos topos) pregado em ripa com caixa de ar.
    tb pode ser pregado na ripa e colado ao cimento (sem caixa de ar)
    tem de ver a altura disponível (cotas) no mosaicos e soleiras).
    as ripas podem ser pregadas através de cavilhas especificas, ou através de parafuso e bucha.
    Colocado por: PauloCorreiaDetesto o som a oco do pavimento flutuante, parece nem sei bem o quê.
    não compreendo esta teoria, o soalho tem um som muito mais elevado e incomodativo. mas não vou entrar em polémicas.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: A.M
    • A.M
    • 6 novembro 2010

# 8

Colocado por: aprendiz2e depois diga qual é a vossa preferência..para poder avaliar se é ou não uma boa escolha
    ele também falou em magnolia, e magnolia safira (acho que é assim que se diz :) , e em afizélia.

Agora dentro do plafond dele está afizélia;magnolia, magnolia safira,tola, garapa e tauri.

nas outras escolhas teria-mos de suportar as diferenças.

mais pelo aspecto das madeiras e para não ter de suportar custos adicionais, estamos inclinados para colocar nas portas/rodapés tola e nos chaos dos quartos tauri.

que acha?
    • A.M
    • 6 novembro 2010

# 9

Colocado por: CriativoAfzélia. Esta sim é madeira de qualidade.
    cuidado com as madeiras aproximadas e da mesma família.

as espessura normal é aprox. 22mm
    tábuas macheadas (também nos topos) pregado em ripa com caixa de ar.
    tb pode ser pregado na ripa e colado ao cimento (sem caixa de ar)
    tem de ver a altura disponível (cotas) no mosaicos e soleiras).
    as ripas podem ser pregadas através de cavilhas especificas, ou através de parafuso e bucha.
    não compreendo esta teoria, o soalho tem um som muito mais elevado e incomodativo. mas não vou entrar em polémicas.

Estas pessoas agradeceram este comentário:A.M

devidos ás cotas, com o wc acho que vai ter de ser colado, daí penso que não tenha caixa de ar, será que aplicado assim não me dará problemas?

No plafond do empreiteiro está afizélia;magnolia, magnolia safira,tola, ganapa e tauri.(não sei se estam escritas correctamente).

nas outras escolhas teria-mos de suportar as diferenças.

mais pelo aspecto das madeiras e para não ter de suportar custos adicionais, estamos inclinados para colocar nas portas/rodapés tola e nos chaos dos quartos tauri.

que acham?visto a maneira como será aplicado será uma boa escolha?também não queria ter de investir mais €, teria ser dentro do plafond do empreiteiro.

0.0150 seg. NEW