Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Olá a todos,

Adquiri um ar condicionado em que este modelo vem com um extra que é ar fresco e/ou ion.

O ion, serve para dar cheiro e nota-se que funciona embora o tenha desactivado.
    Activando a opção de ar fresco, o ar parece-me menos "pesado", o ar fresco servirá para não desumidificar tanto, mantendo os correctos níveis de humidade na casa ?

Ainda não adquiri um termo-higrómetro dai a minha questão a quem souber.
  2.  # 2

" opção de ar fresco" ???

Não faço a minima idea o que é!!

Quanto aos ionizadores , cuidado que produzem ozono. Que faz muita falta lá em cima , mas cá em baixo faz mal aos sere humanos!
  3.  # 3

Sim, o ionizador tenho desligado.

A minha dúvida é mesmo isso do "ar fresco", pois parece que aquece na mesma mas que o ar ficar menos "pesado" !?
  4.  # 4

é o modelo da Haier?
    Jorge Alves
  5.  # 5

É um Equation da própria Leroy Merlin, ou seja, linha branca. O motor é Panasonic.

Podes ver aqui (final da página).

Foi um split de 9000 btus (Equation A+ inverter) + um mult-split de 12000 btus + 9000 btus (Equation A+ inverter).

O preço total já com desconto do equipamento ficou em 1250 € e a instalação em 560 €, ou seja, preço chave na mão de 1810 €
  6.  # 6

Não conheço especificamente o equipamento em causa, mas penso que as unidades que introduzem ar a partir do exterior têm um tubo com cerca de 32mm de diâmetro e recolhe o ar no exterior e liberta-o no interior dentro da unidade e as unidades que conheço a fazer isto custam uns milhares de euros a mais,
    deduzo que seja um sistema estreado pela Haier aqui á uns anos em consistia num ionizador com múltiplas regulações sem qualquer influencia na qualidade do ar nem qualquer permuta com o ar exterior, em resumo é um "perfumador" (termo livre de minha autoria) de ar, ou claro posso estar enganado!!!

Jorge Alves
  7.  # 7

Colocado por: hugo.ferreiraOlá a todos,

Adquiri um ar condicionado em que este modelo vem com um extra que é ar fresco e/ou ion.

O ion, serve para dar cheiro e nota-se que funciona embora o tenha desactivado.
    Activando a opção de ar fresco, o ar parece-me menos "pesado", o ar fresco servirá para não desumidificar tanto, mantendo os correctos níveis de humidade na casa ?

Ainda não adquiri um termo-higrómetro dai a minha questão a quem souber.

Os meus têm Micro Plasma Ion...penso que será o mesmo, mas não tem nada a ver com perfumes...aliás, trazem um terceiro filtro e esse sim é desodorizante...

Significa segundo a marca: Esta tecnologia baseada em átomos de Hidrogénio e iões de Oxigénio melhora a Qualidade do Ar Interior, protegendo de partículas nocivas e de vírus existentes no ar.

Tentei perceber isto com alguma investigação pela net (ninguem me conseguiu explicar) e pelo que li, deverá funcionar assim...o ar do ventilador projectado contra esse filtro dispersa átomos de Hidrogénio que quando colidem com particulas de pó no ambiente, fazem-nas simplesmente cair no chão...foi a explicação mais credivel que encontrei algures salvo erro pelo Brasil e que pode de facto melhorar a qualidade do ar...

Abraço, Pedro
  8.  # 8

Mais ou menos
    a referencia "ION" refere-se normalmente a aparelhos que carregam electicamente determinados átomos existentes no ar criando iôes com carga electrica positiva e dai a expressão "ION" ou ionizadores não confundir com ozonizadores porque estes actuam com o ozigenio, a função é através da carga positiva atraírem as micro-partículas de pó e deposita-las nos filtros de ar das maquinas, os filtros de carvão activado servem para reter odores, esta é uma explicação simples, no post anterior chamei de "perfumador" e não é de forma alguma o melhor termo,
    Jorge Alves
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Pedro Fernandes
  9.  # 9

Já li por aqui algumas postas...

Os ionizadores produzem iões negativos.

Função: Os aniões libertados no ar, têm a habilidade de atrair as muitas partículas nocivas que flutuam no ar, todas com carga positiva (fumos, pó, polen, etc). A eficácia dos nossos filtros naturais diminui com o menor tamanho das partículas, é esta a grande vantagem dos aniões, que vão atraíndo os poluentes, até o conjunto ficar muito pesado para se manter a flutuar no ar, caindo ao solo.

Estes produtos produzem ozono apenas se estiverem danificados ou o fabricante não produzir com qualidade. Na generalidade são bastante seguros e há toda a vantagem no seu uso.
  10.  # 10

Colocado por: nunoneiva75Os ionizadores produzem iões negativos.

Confirmo, segundo o "desenho das caixas dos aparelhos".

Mais tarde tentarei completar mais a informação, talvez com a disponibilização de uma foto tirada à caixa, uma vez que infelizmente e na minha opinião uma das qualidades deste equipamento não parece ser o manual, pois é verdade que passa por todos os pontos mas também tinha de ser mas não é nada detalhado e como manual resumido cumpre a sua função mas deveria de haver um manual detalhado.
  11.  # 11

Positivos, negaivos, as vezes a troca de um sinal pode ser a diferença entre ter dinheiro no banco e dever dinheiro ao banco, só muda um sinal, ainda bem que alguém não me deixou ficar com dividas bancarias e corrigiu as "argoladas",
    obrigado
    Jorge Alves
  12.  # 12

Fizeram-me uma proposta de montar por 2400 € (chaves na mão) um sistema da Haier multisplit (12+9+9) 3HUM20HA03/R2(DB) quer-me crer que existe uma promoção da climasun para estes equipamentos... é ai que me faz confusão, as promoções em AC :(

Alguém com alguma opinião formada em relação a estes equipamentos... a intenção será mante-los (dois quartos e um na sala) ligados 24 horas... serão bastante gastadores? Num outro post encontrei dados sobre uns samsung que me parecem pouco consumidores para o trabalho que fazem.

Agradecia opiniões.

Dados do fornecedore:

EER 3.24
    COP 3.71

Ruido: 54 dba
    interior: 9 --> 37/33/29-27
    12 --> 38/34/29-27

Obrigado
  13.  # 13

Aspirante, esses valores de cop, eer, e ruido são maus, tendo em conta a concorrência...

Se considerar 450€ para a instalação, fica com 1950€ para as máquinas...valor que dá para máquinas com caracteristicas melhores em tudo...

Peça mais orçamentos e de outras marcas...acredite que vale o tempo que se perde...por esses valores arranja samsung, Lg, e pelos preços que tenho visto ultimamente, até poderá dar para ir para mitsubishi ou mesmo daikin...e certamente ficará melhor servido...

Abraço, Pedro
  14.  # 14

29 Db à noite num quarto é um ruído infernal... pelo menos para mim. Esse AC nem inverter deve ser, o COP e EER tb estão muito longe das referências ideais.
  15.  # 15

Eu antes de ter decidido pelo equipamentos (aliás até à data apesar de ter passado pouco tempo estou bastante satisfeito com a aquisição), fui a tudo o que era lojas num raio de X kms da minha casa (isto durou mais de 1 semana) e comparei preços (sempre incluindo o valor da instalação e sempre pelo instalador recomendado pela casa) e existem (por vezes dentro das mesmas marcas de equipamentos) oscilações de centenas de euros entre casas diferentes pelo que penso que vale bem a pena o tempo investido a pedir orçamentos.

Como já aqui referido por outros utilizadores,por esses valores consegue instalar equipamentos de marcas mais pronunciadas e caras tal como por exemplo a Samsung.
  16.  # 16

Será que se consegue com garantia de equipamento e montagem (uma casa que monte Samsung (12+9+9) dentro dos 2400 €??? Estamos a falar de uma máquina e 3 splits :(

Realmente recorrendo a lojas online conseguen-se preços por exemplo da Samsung bastante atractivos, mas e depois instalar, se eu contratar um instalador? Como é da garantia? A marca pode alegar má instalação enquanto o instalador defeito da máquina :(

Já agora, para a gama da Samsung, a unidade exterior par um conjunto 12+9+9 qual deverá ser?
    MH060FXEA3B
    MH070FXEA4B
    MH080FXEA4B

É que a 60 diz comportar até três unidades, enquanto as outras até quatro... mas alguém me pode dizer se por exmplo a potencia da unidade exterior deverá ser sempre superior à soma dos BTUs máximos das unidades interiores? Neste caso 30 (9+9+12)

Obrigado
  17.  # 17

27db no minimo??? Fonix

a duplicar o nivel de ruido de 3 em 3 db e comparando com AC decentes com ruidos de 21 ou até 19 db, imagine...
    ... só é 4 vezes mais ruido que um AC de 21db!!
    Como já foi dito... não vai meter isso num quarto , pois não??

Colocado por: aspiranteFizeram-me uma proposta de montar por 2400 € (chaves na mão) um sistema da Haier multisplit (12+9+9) 3HUM20HA03/R2(DB) quer-me crer que existe uma promoção da climasun para estes equipamentos... é ai que me faz confusão, as promoções em AC :(

Alguém com alguma opinião formada em relação a estes equipamentos... a intenção será mante-los (dois quartos e um na sala) ligados 24 horas... serão bastante gastadores? Num outro post encontrei dados sobre uns samsung que me parecem pouco consumidores para o trabalho que fazem.

Agradecia opiniões.

Dados do fornecedore:

EER 3.24
    COP 3.71

Ruido: 54 dba
    interior: 9 --> 37/33/29-27
    12 --> 38/34/29-27

Obrigado
  18.  # 18

Uma máquina com 3 splits não sei porque as minhas necessidades de acordo com a arquitectura da casa foram de 1 máquina com 2 splits + 1 máquina com 1 split pelo que só poderei falar disso.

Em relação à instalação, só aceitei orçamentos de casas que se responsabiliza-sem com a instalação, ou seja, instaladores sub-contratados pelas próprias casas e assim só tenho um sitio para poder ir reclamar (espero não vir a precisar) e sem terem a desculpa de empurrar para o trabalho dos outros.

Se pretender de facto a marca Samsung que se apresenta como das mais caras, eu cheguei a encontrar uma loja com valores perto dos 2400 € (1 máquina com 2 splits de 12+9 e 1 máquina com 1 split de 9) incluindo já a instalação no entanto este caso foi uma grande loja revendedora, ou seja, vende para outras lojas no entanto também pode vender ao público, dai conseguir-se estes preços. Se pretender o local da loja envie-me PM que lhe respondo de volta.

Por acaso fiquei um pouco indeciso entre este conjunto Samsung versus o que acabei por adequirir da linha branca da Leroy (Equation), é que tinha estabelecido para mim mesmo um limite entre 1500 € e 2000 €, no entanto, até à data estou completamente satisfeito no entanto também tenho um gosto especial pela marca Samsung (deve ser do marketing :)) mas como a carteira falou mais alto, fiz a minha escolha.

Voltando ao Samsung, o local que encontrei teve os preços imbatíveis e é só procurar em sites de lojas conhecidas que irá ver que não encontra destes valores (ainda tenho é de pedir uma comissão à loja :)).
  19.  # 19

Colocado por: system3227db no minimo??? Fonix

a duplicar o nivel de ruido de 3 em 3 db e comparando com AC decentes com ruidos de 21 ou até 19 db, imagine...
    ... só é 4 vezes mais ruido que um AC de 21db!!
    Como já foi dito... não vai meter isso num quarto , pois não??

Pois.. sabe como nestas coisas e quando não fazemos a minima ideia do ruido de 21 ou 27... :( o instalador que me fez a proposta diz que é um ruido suportavel, e que já vende estes equipamentos há algum tempo... enfim.

Eu na verdade estava inclinado para os Samsung, até porque já encontrei on-line preços bastante interessantes, o problema é depois a instalação... este instalador por exemplo não instala equipamentos não adquiridos por ele... :(

Instaladores certificados a instalar equipamentos comprados em outro lado, não estou a encontrar... zona do Algarve
  20.  # 20

mesmo que encontre... é complicado....
    Pois se der molho, vão empurrar as responsabilidade de uns para os outros.

Por exemplo um tubo trilhado, pode matar a maquina exterior. e depois de quem é a responsabilidade??

O instalador, que devia ser ele o resonsavel, vai fugir para não pagar um compressor novo!!

Colocado por: aspirante

Pois.. sabe como nestas coisas e quando não fazemos a minima ideia do ruido de 21 ou 27... :( o instalador que me fez a proposta diz que é um ruido suportavel, e que já vende estes equipamentos há algum tempo... enfim.

Eu na verdade estava inclinado para os Samsung, até porque já encontrei on-line preços bastante interessantes, o problema é depois a instalação... este instalador por exemplo não instala equipamentos não adquiridos por ele... :(

Instaladores certificados a instalar equipamentos comprados em outro lado, não estou a encontrar... zona do Algarve

0.0232 seg. NEW