Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Olá a todos,

Aquiri um aparelho de ar condicionado split de 9000 btus para um quarto com uma área de 12.59 m2 e um multi-split de 12000 btus para uma sala de 23.37 m2 e 9000 btus para um quarto de 11.22 m2.

O cálculos dos btus tinha sido esse por ferramentas on-line de cálculo (embora sejam poucas as que dão valores idênticos mas também são poucas as que usam as mesmas variáveis) e também foi escolhido esse nível de btus por máquina por confirmação do vendedor na loja.

Os aparelhos de ar condicionado funcionam bem e nota-se que existe um excesso de ambos os quartos e sala que acabam por aquecer o hall e até um pouco a cozinha, pelo que me parece que eles na prática está ligeiramente dimensionados acima do necessário mas que acaba por ser positivo porque é aproveitado pelas restantes áreas, mantendo assim um temperatura agradável por toda a casa.

Bem sei que só no pico de inverno e do verão é que os equipamentos serão postos à prova, mas a minha dúvida é, será que não comprei equipamentos com btus acima do necessário ?

Também só vi nas lojas 9000, 12000, 18000, ... respectivamente, pelo que parece não ser comum existir abaixo de 9000 btus.
  2.  # 2

Tem de 7000.
    Mas se forem Inverter, variam a potencia de acordo com as necessidades e podem por isso estar um pouco sobredimencionados.

Mas como diz, só no pico do inverno é que verifica se estão sobredimencionados ou não.
    Essas ferramentas dão valores dispares, porque partem de principios diferentes.
    Teriamos de poder quantificar muitas caracteristicas da sua casa que normalmente não sabemos.
    Alguns deitam-se a adivinha de acordo com alguns parametros e ai é auq começam a variações.

Em geral, não me parece muito dispar !!

Eu tenho um exemplo de uma sala de 60m2 aquecida apenas com 12.000BTU,quando os tecnicos diziam no minimo 18.000BTU, mas como tem muito bom isolamento: safa-se!

Outro exmplo: uma marca reputada , tem um AC Inverter com 9.000 e outro com 12.000BTU.
    Ambos os AC's a funcionar na potencia minima consomem o mesmo. Assim pode devia meter um de 9.000, se meter o de 12.000 o consumo é iguel, e ainda pode aquecer mais rapidamente!!
    Aconteceu-me isso em que numa promoção os de 12.000BTU eram mais baratos que os de 9.000BTU e o resto das caracteristicas eram muito semelhantes! ....Vieram os de 12.000...

Colocado por: hugo.ferreiraOlá a todos,

Aquiri um aparelho de ar condicionado split de 9000 btus para um quarto com uma área de 12.59 m2 e um multi-split de 12000 btus para uma sala de 23.37 m2 e 9000 btus para um quarto de 11.22 m2.

O cálculos dos btus tinha sido esse por ferramentas on-line de cálculo (embora sejam poucas as que dão valores idênticos mas também são poucas as que usam as mesmas variáveis) e também foi escolhido esse nível de btus por máquina por confirmação do vendedor na loja.

Os aparelhos de ar condicionado funcionam bem e nota-se que existe um excesso de ambos os quartos e sala que acabam por aquecer o hall e até um pouco a cozinha, pelo que me parece que eles na prática está ligeiramente dimensionados acima do necessário mas que acaba por ser positivo porque é aproveitado pelas restantes áreas, mantendo assim um temperatura agradável por toda a casa.

Bem sei que só no pico de inverno e do verão é que os equipamentos serão postos à prova, mas a minha dúvida é, será que não comprei equipamentos com btus acima do necessário ?

Também só vi nas lojas 9000, 12000, 18000, ... respectivamente, pelo que parece não ser comum existir abaixo de 9000 btus.
  3.  # 3

Obrigado system32,

Sim os equipamentos são do tipo inverter.

Fico assim desancado em saber que não estou a desperdiçar energia por ter um equipamento de 12000 btus na sala em vez de por exemplo um de 9000 btus (em caso de trabalhar no mínimo) e com a vantagem de aquecer mais rapidamente e em relação aos quartos, o equipamento que comprei só existe no mínimo 9000 btus pelo que também nesse aspecto não havia nada a fazer e de resto é então ver como se porta no pico do inverno.
  4.  # 4

Por outro lado em aquecimento no nosso clima a potencia é sempre superior ao necessario, pois as contas é habito serem feitas para arrefecimento, que é a situação mais desfavorável,
    se tiver potencia a mais só vai fazer com que a maquina trabalhe menos tempo e hipoteticamente durar mais e ter menos problemas, a energia consumida vai ser aprox o mesmo que outra de menor potencia,
    Jorge Alves
  5.  # 5

Ou seja, é só factores a favor, o que é óptimo pois deixa-me ainda mais satisfeito na decisão da escolha da potência dos equipamentos :)
  6.  # 6

system32, deves ter-te enganado no tópico ao qual queria responder ...

Neste momento é difícil tirar conclusões pois adquiri o equipamento numa altura de clima mais ameno fugindo assim à fila de esperar das instalações em épocas de extremos de temperatura e podendo o instalador estar mais concentrado com uma das instalações do mês que pagam os ordenados em vez que estar a olhar para o relógio para ir visitar a próxima casa.

Mas o frio vem ai e não tarda que os equipamentos terão de trabalhar contra o frio extremo e ai é que verei se foi o correcto ou não porque como já tenho lido, cada caso (casa) é um caso (casa).

Existem as dimensões da casa, divisões, qualidade dos isolamentos (ou ausência dos mesmos), exposição solar, etc ...

0.0098 seg. NEW