Colocado por: hugo.ferreiraOlá a todos,
Aquiri um aparelho de ar condicionado split de 9000 btus para um quarto com uma área de 12.59 m2 e um multi-split de 12000 btus para uma sala de 23.37 m2 e 9000 btus para um quarto de 11.22 m2.
O cálculos dos btus tinha sido esse por ferramentas on-line de cálculo (embora sejam poucas as que dão valores idênticos mas também são poucas as que usam as mesmas variáveis) e também foi escolhido esse nível de btus por máquina por confirmação do vendedor na loja.
Os aparelhos de ar condicionado funcionam bem e nota-se que existe um excesso de ambos os quartos e sala que acabam por aquecer o hall e até um pouco a cozinha, pelo que me parece que eles na prática está ligeiramente dimensionados acima do necessário mas que acaba por ser positivo porque é aproveitado pelas restantes áreas, mantendo assim um temperatura agradável por toda a casa.
Bem sei que só no pico de inverno e do verão é que os equipamentos serão postos à prova, mas a minha dúvida é, será que não comprei equipamentos com btus acima do necessário ?
Também só vi nas lojas 9000, 12000, 18000, ... respectivamente, pelo que parece não ser comum existir abaixo de 9000 btus.