Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Pedi o ramal de água para a minha moradia e o técnico do SMAS disse-me que a água iria ter "apenas" uma pressão de 2Kg. E que iria ter que assinar um papel qualquer a dizer que era suficiente.
    Será suficiente esta pressão (para torneiras, esquentador, rega, etc.)?
    Está estipulado na lei alguam pressão minima?
  2.  # 2

A lei não estipula pressão mínima a fornecer. Pode existir no regulamento do SMAS em questão, mas duvido.

Depende do número de pisos da casa, já que a pressão é ao nivel da rua...
    Em princípio chega, é uma questão a ter em conta por quem lhe vai fazer o projecto dessa especialidade.

Se a pressão não for suficiente terá que colocar um sistema de pressurização (a evitar o mais possivel)...
  3.  # 3

A moradia é r/chão.
  4.  # 4

Boas..

Aproveito este tópico para colocar uma questão relativa à pressão da água.

Então é o seguinte, no edifício onde habito (composto por -1 + 4 pisos acima do solo) o abastecimento de água é efectuado por gravidade, ou seja,não há sistema de bombagem/depósitos de água a minha dúvida é, como se pode regular a pressão de agua que passa pelo meu contador? Pois a pressão de água nos torneiras é enorme..
  5.  # 5

Boas
    Com uma válvula de redução de pressão, gasta para aí 40 euros. que coloca depois do contador.
    Saudações
  6.  # 6

Colocado por: marcoferreiraPedi o ramal de água para a minha moradia e o técnico do SMAS disse-me que a água iria ter "apenas" uma pressão de 2Kg. E que iria ter que assinar um papel qualquer a dizer que era suficiente.
    Será suficiente esta pressão (para torneiras, esquentador, rega, etc.)?
    Está estipulado na lei alguam pressão minima?
    Está a trocar PRESSÃO (imagine o peso de uma coluna de água) que se mede em kg/cm2 - ou metro de coluna de água, ou em bar, ou em MegaPascal, ou lá o que é - com CAUDAL (imagine um ribeirinho comparado com uma cheia do Douro) que se mede em m3/hora.

A pressão de 2kg (ou 2kg/cm2) quer dizer que a água tem PRESSÃO suficiente para SUBIR até cerca de 20metros de altura (1kg/cm2 = 10 metros coluna de água).
    A pressão mínima para que as coisas funcionem razoavelmente é de 5 mca NA TORNEIRA.
    Mas lembre-se que a água vai perdendo pressão não apenas com a altura (quando a tubagem sobe), mas também por atrito nos acessórios e ao longo das tubagens.

Já para o abastecimento de torneiras de água fria e quente, rega, etc., terá de somar os CONSUMOS (litros/segundo, ou m3/hora) e verificar se os DIAMETROS da instalação do abastecimento e da sua casa são suficientes. Suponho que o seu projecto de água terá lá isso muito bem explicadinho. Deve até estar lá escrito qual a pressão prevista OU necessária na rede pública.

Assine o papel (nunca tinha ouvido falar em tal exigência) só depois de verificar se está tudo em ordem. Talvez não fosse má ideia falar com o projectista.

Já agora: moro há 27 anos num prédio com mais de 60metros de altura acima da quota da soleira.
    A coluna de água está dividida em 2 troços. O mais alto abrange os últimos 12 pisos, o que quererá dizer que tem uma pressão de , pelo menos, uns (35metros + 1kg/cm2) 4,5kg/cm2 no primeiro destes 10 pisos.
    E ninguém se queixa de excesso de pressão...
    Concordam com este comentário: inesb
  7.  # 7

Desculme lá , mas você tambem está a trocar conceitos!!

A pressão perde-se pela altura!! Certo
    A pressão NÃO se perde pelo atrito nos acessorios: o que se perde é o caudal !!!

Pense desta forma:
    A pressão é estatica: mede-se com caudal a zero.
    O caudal é dinamico: mede-se com a pressão a zero, ou seja com a torneira toda aberta.
    Qualquer situação intermedia implica uma pressão menor que a maxima, e um caudal menor que o maximo.

EX: o esquentador provoca um estrangulamento na tubagem, para criar pressão no esquentador, mesmo com a torneira toda aberta. Ou seja reduz o caudal da torneira.
    É com essa pressão que ele arranca. Quando temos instalações de muito baixa prassão na rede, os esquentadores normais não arrancam. é necessario uns especiais para isso.

Colocado por: Luis K. W.Está a trocar PRESSÃO (imagine o peso de uma coluna de água) que se mede em kg/cm2 - ou metro de coluna de água, ou em bar, ou em MegaPascal, ou lá o que é - com CAUDAL (imagine um ribeirinho comparado com uma cheia do Douro) que se mede em m3/hora.

A pressão de 2kg (ou 2kg/cm2) quer dizer que a água tem PRESSÃO suficiente para SUBIR até cerca de 20metros de altura (1kg/cm2 = 10 metros coluna de água).
    A pressão mínima para que as coisas funcionem razoavelmente é de 5 mca NA TORNEIRA.
    Mas lembre-se que a água vai perdendo pressão não apenas com a altura (quando a tubagem sobe), mas também por atrito nos acessórios e ao longo das tubagens.

Já para o abastecimento de torneiras de água fria e quente, rega, etc., terá de somar os CONSUMOS (litros/segundo, ou m3/hora) e verificar se os DIAMETROS da instalação do abastecimento e da sua casa são suficientes. Suponho que o seu projecto de água terá lá isso muito bem explicadinho. Deve até estar lá escrito qual a pressão prevista OU necessária na rede pública.

Assine o papel (nunca tinha ouvido falar em tal exigência) só depois de verificar se está tudo em ordem. Talvez não fosse má ideia falar com o projectista.

Já agora: moro há 27 anos num prédio com mais de 60metros de altura acima da quota da soleira.
    A coluna de água está dividida em 2 troços. O mais alto abrange os últimos 12 pisos, o que quererá dizer que tem uma pressão de , pelo menos, uns (35metros + 1kg/cm2) 4,5kg/cm2 no primeiro destes 10 pisos.
    E ninguém se queixa de excesso de pressão...
  8.  # 8

Boas

A pressão NÃO se perde pelo atrito nos acessorios: o que se perde é o caudal !!!

Errado. A perda de carga deve-se, entre outras coisas,à rugosidade da tubagem (a chamada perda de carga linear que, para cada material é dada pela perda de carga por metro) e aos componentes da instalação: válvulas, curvas e outros elementos (perdas de carga localizadas).

cumps
  9.  # 9

Colocado por: system32 A pressão NÃO se perde pelo atrito nos acessorios: o que se perde é o caudal !!!

Como já disse o j cardoso: ERRADO.

Quando a água está em movimento, perde pressão devido à rugosidade do material que compõe a tubagem e aos «acidentes» de percurso (contadores, curvas, tês, etc.).

Isto é: se o contador da água e a torneira da banheira estiverem ao mesmo nível, garanto-lhe que a água não tem a mesma PRESSÃO nos dois pontos, mesmo que a tubagem tenha o mesmo diâmetro de uma ponta à outra. (*)

(*) se as torneiras (junto ao contador e, na outra ponta da casa, junto à banheira) estiverem apontadas para cima, a água que sai da 2.ª não sobe à mesma altura que a da 1.ª ; mas o tempo que leva para encher um garrafão de 5 litros é o mesmo nas 2 torneiras.
  10.  # 10

Colocado por: system32Desculme lá , mas você tambem está a trocar conceitos!!

A pressão perde-se pela altura!! Certo

Ui... Que erro...
    A única maneira de perder caudal é com um buraco na tubagem. LOL

Aconselho a busca no google por "Teorema de Bernoulli"...

De resto já foi tudo dito pelos doutos colegas, j cardoso e Luis KW.
  11.  # 11

Quando digo: perde-se caudal, é em relação ao caudal disponivel à entrada.
    claro que se estrangular a saida o caudal que sai é menos e claro que o que entra na tubagem tambem.!!
    Agora parece-me obvio que se abirmos uma torneira só um pouco, que o caudal é menor que se estiver toda aberta. Existe assim uma redução de caudal! Dahh ( desde que a instalação permita, claro!)

Se vamos por ai "douto" tambem sou eu, mas nem quero ir por ai!

O google é nosso amigo, mas não dispensa Estudos aprofundados (por vezes: superiores) sobre os temas. Irrá: agora qualquer um vai ao google e já sabe mandar boucas sobre qualquer tema???

Fui claro?

PS: tenho estado a discurir o tema em privado com o "douto" Luis KW e não necessitamos de este tipo de linguagem "facil"!

Colocado por: PBarata

Ui... Que erro...
    A única maneira de perder caudal é com um buraco na tubagem. LOL

Aconselho a busca no google por "Teorema de Bernoulli"...

De resto já foi tudo dito pelos doutos colegas, j cardoso e Luis KW.
  12.  # 12

System32

Enfim... nem devia responder, mas pronto
    Doutos:adj. Muito instruído; sábio; erudito.
    É um expressão e não tem a ver com graus académicos, não se sinta menosprezado.

Depois das seguintes afirmações:
    Totalmente errado, a pressão perde-se precisamente pelo atrito com os acessórios e a tubagem.

A pressão é estatica: mede-se com caudal a zero.
    A pressão pode ser estática ou dinâmica. No caso de não-escoamento, isto é caudal zero, temos a pressão estática. No caso de escoamento temos a pressão dinâmica.

O caudal é dinamico: mede-se com a pressão a zero, ou seja com a torneira toda aberta.
    O caudal não é dinâmico, é conservativo, isto é, o caudal que entra dum lado do tubo é igual ao que sai do outro.
    O que é dinâmico é a relação entre o caudal e a pressão.

EX: o esquentador provoca um estrangulamento na tubagem, para criar pressão no esquentador, mesmo com a torneira toda aberta. Ou seja reduz o caudal da torneira.
    Os estrangulamentos não criam pressão, o que cria pressão é aumentar o desnivel geométrico (pouco prático no caso de habitações) ou fornecer energia através de uma bomba.
    Os estrangulamentos conduzem sempre a uma perda de pressão...
    O que o esquentador faz é estritar a secção para criar um diferencial de pressão a montante e a jusante do estreitamento de secção, o que lhe permite "arrancar". Mas globalmente a água ao passar pelo esquentador perde sempre pressão...

Agora parece-me obvio que se abirmos uma torneira só um pouco, que o caudal é menor que se estiver toda aberta.
    Se abrir a torneira só um pouco, está a colocar mais uma perda de carga, desta feita localizada. A perda de carga é tanto menor quanto mais aberta estiver a torneira.
    Por ultimo e para concluir, o caudal que é possivel escoar numa tubagem é proporcional à "diferença de pressão" entre a origem e o destino, em condições dinâmicas (e portanto de escoamento) quanto mais perdas de carga, menor o diferencial, logo menor caudal.
    Voce percebe o efeito final, mas está errado quanto aos principios de funcionamento.

É como a Terra andar à volta do Sol ou o Sol andar à volta da Terra, o efeito final é o mesmo, os principios de funcionamento é que são diferentes.

Se vamos por ai "douto" tambem sou eu, mas nem quero ir por ai!
    Pode ser douto no que quiser... em hidráulica e apenas baseado nas afirmações que fez, tenho as minhas dúvidas...

O google é nosso amigo, mas não dispensa Estudos aprofundados (por vezes: superiores) sobre os temas. Irrá: agora qualquer um vai ao google e já sabe mandar boucas sobre qualquer tema???
    Acho que já se percebeu quem é que manda "bocas"...
  13.  # 13

Eu já desisti de argumentar. :-)

Mas mantenho: o caudal é constante à entrada e à saída da tubagem. A pressão é que varia.

0.0165 seg. NEW