Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Olá!

    Penso que aqui vou começar por um caminho mais certo e correcto, pois estou muito confusa em que tipo de terreno posso construir uma casinha de madeira. Fui a um fabricante em Algueirão, e atendeu-me uma arquitecta muito simpática que nos deu uns conselhos por alto. Alertou-me que este tipo de casa só pode ser construído em terreno urbano, também pode noutros terrenos mas depois pode vir a Camera e "levar a minha casinha"... Já o vendedor do terreno diz que pode ser construída num terreno rústico porque tem a ver com a dimensão da casa... Que no meu caso é à volta de 70m2. Disse também que nestes casos como a casinha é considerada de férias, não permanente, não precisa de projecto para a Camera e por conseguinte não há empréstimos habitação para este tipo de casa. Mas isto é o de menos. Tenho andado a ver terrenos com cerca de 300/400m2, e o meu receio também é depois só poder construir em menos de 70m2.
    A pergunta que faço então é se de facto posso construir a casinha num terreno rústico,pois os preços são mais atractivos...

    Obrigada!
  2.  # 2

    Cara Carina,

    Grande nó que lhe deram. Por partes:

    1 - Pode construir em terreno urbano, assim como em terreno rústico. Depende mais do que disso de outros factores, como a classificação da área em que a construção se insere, pois pode ser condicionada seja por Reservas Nacionais, linhas de água, etc., etc. Depois há índices próprios de cada Concelho (quantos m2 pode construir por cada m2 de terreno). Há também casos em que precisa ter uma área de terreno "x" para que a deixem construir.
    2 - É mentira que o projecto não tenha que passar pela Câmara (quer dizer, a não ser que faça a construção ilegal, e já passa a ser verdade). Tem que passar sempre pelos serviços seja casa de férias, de habitação permanente ou para emprestar aos amigos. Quanto ao empréstimo, também não é verdade, por experiência própria (a não ser que as regras tenham mudado, mas alguém me corrigirá se assim for).
    3 - Aconselho-a a confirmar muito bem o que é que dá o terreno antes de assinar qualquer papel pela casa ou pelo terreno. Dos terrenos que escolher, imprima umas fotos aéreas e a) Vá à Câmara e peça para falar com um técnico que lhe dirá o que pode ou não fazer, b) Já que vai ter que meter projecto contrate um arquitecto que fará esse trabalho por si, c) Ponha aqui a fotografia aérea que alguém a irá ajudar de certeza.

    Cumprimentos
    • P+V
    • 10 novembro 2010 editado

     # 3

    Colocado por: CarinaLelacasinha é considerada de férias, não permanente, não precisa de projecto para a Camera
    Como se diz em bom francês: "mas que ganda peta!"...
    Carina, tivesse feito uma pesquisa no fórum teria encontrado "n" tópicos acerca de casas de madeira e necessidade de licenciamento.
  3.  # 4

    Conheci um caso onde o dono do terreno que, como não conseguiu licenciamento, arranjou uma rulote com uma extensão. Todos os anos cresce ao ponto se já ser quase uma casa de madeira com uma rulote encostada.
    Supostamente a estrutura de madeira é só para guardar ferramentas...
    Não estou com isto dizer que aprovo o 'espertismo'
  4.  # 5

    :D

    Para descontrair (apesar do dito ser possível):

    Realmente há uma maneira de colocar lá uma casa de madeira, sem Licença. É construí-la em cima de uma estrutura metálica com umas rodas (se calhar acabei de abrir aqui um novo nicho de mercado...) de maneira que nunca se considere uma construção implantada no chão. No fundo, uma "rulote" "à feição".
    Depois arranja uma extensão grande e uma mangueira para ter água "et voilá!!!" uma casa de madeira (abre-se aqui a possibilidade a outros materiais, desde que com rodas) legal no terreno.
 
0.0112 seg. NEW