Iniciar sessão ou registar-se
    •  
      FD
    • 10 novembro 2010

     # 1

    Isto é o que o estado diz que custa construir em Portugal, em 2011:

    Os preços de construção da habitação, por metro quadrado de área útil, para vigorarem durante o ano de 2011 são:
    a) Para a zona I — € 743,70;
    b) Para a zona II — € 650,10;
    c) Para a zona III — € 588,98.

    Zona I
    Sedes de distrito e Almada, Amadora, Barreiro, Cascais, Gondomar, Loures, Maia, Matosinhos, Moita, Montijo, Odivelas, Oeiras, Póvoa do Varzim, Seixal, Sintra, Valongo, Vila do Conde, Vila Franca de Xira e Vila Nova de Gaia.

    Zona II
    Abrantes, Albufeira, Alenquer, Caldas da Rainha, Chaves, Covilhã, Elvas, Entroncamento, Espinho, Estremoz, Figueira da Foz, Guimarães, Ílhavo, Lagos, Loulé, Olhão, Palmela, Peniche, Peso da Régua, Portimão, Santiago do Cacém, São João da Madeira, Sesimbra, Silves, Sines, Tomar, Torres Novas, Torres Vedras, Vila Real de Santo António e Vizela.

    Zona III
    Restantes concelhos do continente.

    http://dre.pt/pdf1sdip/2010/11/21800/0508705087.pdf
  1.  # 2

    E lisboa, porto, coimbra, etc.
    Vão para a zona iii ?!? :-)
    • P+V
    • 10 novembro 2010 editado

     # 3

    sedes de distritos: zona I
    •  
      FD
    • 10 novembro 2010

     # 4

    Colocado por: Luis K. W.E lisboa, porto, coimbra, etc.

    São sedes de distrito, logo, zona I.
    Se reparar está lá: Sedes de distrito e...

    Está desatento. :)
    • mafgod
    • 10 novembro 2010 editado

     # 5

    Colocado por: Luis K. W.E lisboa, porto, coimbra, etc.
    Vão para a zona iii ?!? :-)

    Colocado por: FDZona I
    Sedes de distrito

    ;-)

    Edit:
    Atrasei-me por uns segundos ;-)
  2.  # 6

    Esses valores já tem a parte correspondente ao valor do terreno (25%). Artº 39 código do IMI.
  3.  # 7

    Desculpem a minha ignorância mas estes preços são indicativos para que? Para a avaliação dos prédios por parte das finanças?
    •  
      FD
    • 10 novembro 2010

     # 8

    Colocado por: nunosDesculpem a minha ignorância mas estes preços são indicativos para que? Para a avaliação dos prédios por parte das finanças?

    Artigo 4.º
    Preço da habitação por metro quadrado
    1 - O Governo, por portaria do Ministro do Equipamento Social, fixará, no mês de Outubro de cada ano, para vigorar no ano seguinte, os preços de construção da habitação por metro quadrado, para efeitos de cálculo da renda condicionada.
    2 - Os valores referidos no número anterior serão fixados por zonas do País e aglomerados urbanos, tendo em conta os diferentes custos da construção e do solo.
    3 - Para os fogos dos prédios construídos ou adquiridos para fins habitacionais pelo Estado e seus organismos autónomos, institutos públicos e autarquias locais e pelas instituições particulares de solidariedade social com o apoio financeiro do Estado, que tenham sido ou venham a ser vendidos aos respectivos moradores e estejam sujeitos ao regime de renda condicionada, o preço da construção de habitação por metro quadrado será de 0,8 dos valores a que se refere o n.º 1.
    4 - Na fixação dos valores a que alude o n.º 1 serão ouvidas as associações representativas dos arrendatários, dos proprietários e das empresas de construção civil.

    http://dre.pt/pdf1sdip/2000/12/294A01/00020004.pdf
  4.  # 9

    Ups :( sorry... não vi o link... vi unicamente o que foi escrito pelo amigo(FD)...
  5.  # 10

    Estes preços também são utilizados pelas finanças para o cálculo do valor patrimonial, e pelos projectistas para o cálculo da estimativa orçamental das obras, sujeitas a licenciamento ou comunicação prévia.
    • mags
    • 10 novembro 2010

     # 11

    Olá boa noite,

    Muito já li neste forum sobre os preços de construção por m2 e, desculpem a ignorância, fiquei com duas duvidas. Será que me podem esclarecer?

    Em relação aos preços que falam (entre 600 a 1000 eur),

    1- inclui o juros do empréstimo(EUR+spread), isto é, caso não necessite de recorrer a empréstimo posso diminuir estes valores?

    2 - Exclui todos os arranjos exteriores e burocracia?

    E já agora outra questão: qual o preço médio do ferro para construção por Kilo? (tenho um esboço de uma moradia com 2 pisos com 300 m2 e a entrada têm um pé alto de 7mt). Alguém sabe quanto poderei gastar em ferro?.

    Obrigada
    •  
      FD
    • 11 novembro 2010

     # 12

    Colocado por: aannaa1- inclui o juros do empréstimo(EUR+spread), isto é, caso não necessite de recorrer a empréstimo posso diminuir estes valores?

    Não inclui.

    Colocado por: aannaa2 - Exclui todos os arranjos exteriores e burocracia?

    Sim.
  6.  # 13

    se fosse possível quantificar em €€ as dores de cabeça e o tempo que se investe analisar e escolher esses valores disparavam.. mas no fundo no fundo dá gozo.
  7.  # 14

    Bom dia

    Procuro uma opinião, se dentro do valor de referência do m2, posso considerar os custos com o estaleiro, escavações e demolições, fundações, paredes, revestimentos, cobertura, carpintarias / armários, serralharias, vãos, equipamentos sanitários, redes de águas, esgotos e electricidade, gás natural e limpezas naturais, de uma forma geral?
  8.  # 15

    Colocado por: pmtandradeBom dia

    Procuro uma opinião, se dentro do valor de referência do m2, posso considerar os custos com o estaleiro, escavações e demolições, fundações, paredes, revestimentos, cobertura, carpintarias / armários, serralharias, vãos, equipamentos sanitários, redes de águas, esgotos e electricidade, gás natural e limpezas naturais, de uma forma geral?

    Se não considerar isso, considera o quê?
  9.  # 16

    Peço desculpa pela minha ignorância sobre este assunto, mas a dúvida surge porque num projecto que tenho a decorrer o custo estimado, entregue com a arquitectura, na câmara, foi de 850 euros/m2, e entretanto, com a aprovação do projecto, a construtora, apresenta-me, um orçamento com valor de 1650 euros/m2 (inclui estaleiro, escavações e demolições, fundações, paredes, revestimentos, cobertura, carpintarias / armários, serralharias, vãos, equipamentos sanitários, redes de águas, esgotos e electricidade, gás natural e limpezas finais).

    Para uma casa de 295m2 (ab de construção), como consideram o valor de 485 mil euros (não inclui arranjos exteriores nem móveis de cozinha). Em termos de acabamentos não são de luxo, falando de revestimentos como flutuante Quick Step, mosaicos Revigrés City grafite, roupeiros Vicaima, instalações sanitárias Roca, modelo Victoria (5 wc), etc. A casa é composta por 1 sala, 1 cozinha, 1 WC de serviço, e 5 quartos com WC. Inclui ainda uma arrumação. Tudo num único piso.

    Agradeço a vossa opinião.
  10.  # 17

    5 quartos com WC?? e ainda não diz que não é luxo.....
  11.  # 18

    Boas
    Acho muito, mas mesmo muito caro, mas sem ver o projecto será difícil opinar.
    Onde se situa a Obra?
    Cumprimentos,
    Carlos Almeida
  12.  # 19

    Bom dia engcarlos,

    A obra situa-se no interior do distrito de Leiria. A razão da existência de 5 quartos com 5 wc (para responder a jorgferr) é porque os quartos têm acesso directo ao exterior, permitindo o funcionamento independente, no apoio a um projecto de turismo de natureza. Trata-se de uma casa de formato rectangular e cobertura plana, utilizando um método de construção de perfis metálicos e estrutura de betão.
  13.  # 20

    Colocado por: engcarlosBoas
    Acho muito, mas mesmo muito caro, mas sem ver o projecto será difícil opinar.
    Onde se situa a Obra?
    Cumprimentos,
    Carlos Almeida


    Bom dia EngCarlos,

    Gostaria que me enviasse a sua opinião. Se tudo correr como planeado, em inicio do próximo verão darei inicio à construção de 2 habitações geminadas( a minha e dos mues cunhados). Todos(eng, arq, e alguns construtores com quem tenho falado, dão como refº 650€/m2, desde que não haja desaterro, cave e acabamentos de luxo, coisa que não irá acontecer nas habitações. As casas medem cerca de 230m2, o que estima o preço de cerca de 150.000€ para cada uma e que seria o preço que posso pagar, pois vou recorrer a empréstimo bancário. Mas ontem apresentaram-me um orçamento de pedreiro e trollha no valor 95.000€para cada casa, o que me deixou bastante assustada, pois não acredito que consiga fazer o resto com 55.000€. Ainda estou a perdir mais orçamentos, mas não sei o que esperar. será quue todos me vão presentear com propostats tão caras? Será que consigo orçamentos, com qualidade, mais baratos? Na sua opinião Quando poderá custar essa parte? E em relação ao telhado, não pretendo poupar em nada de estrutura e sei que é a favor do zinco, mesmo sendo mais caro, mas será que realmente compensa? Vou enviar as plantas para ter uma ideia mais generalizada, a minha casa e a habitação B, a que tem a cozinha atrás.
    Já agora, é da zona norte litoral? Estou a precisar de um orçamento para fiscalização de obra... se estiver interessado!
 
0.0189 seg. NEW