Boas, alguém me sabe dizer se numa situação como a do desenho abaixo, a chaminé tem de ficar 50cm acima da cumeeira da moradia (telhado azul)? ou será aceitável que fique 50cm acima da cumeeira da zona do edifício em que se encontra (telhado verde)? A chaminé serve apenas para o exaustor da cozinha.
O projecto foi feito e aprovado com a chaminé a 50cm da cumeeira da moradia, mas acho que fica inestético. Acham que se alterar agora e reflectir essa alteração nas telas finais posso ter problemas?
Se a chaminé serve APENAS para o exaustor da cozinha, para que é necessário uma chaminé tão grande (/alta), que mais parece a de uma lareira ?
Na minha opinião, se a extracção é forçada não se justifica essa regra da chaminé 50cm acima dos obstáculos mais próximos (geralmente, as cumeeiras). Nem a dimensão mínima de 20x20cm.
Pode-se sempre dizer que "se não houver electricidade" a tiragem terá de ser "natural" e, para isso, a chaminé deverá cumprir essas regras. Mas se não houver electricidade, provavelmente também a placa vitrocerâmica não poderá funcionar e, portanto, não será precisa a extracção. :-)
Agradeço os comentários. Pois eu também não vejo necessidade nenhuma, mas infelizmente o legislador parece que viu :-) Mais alguém com experiencia nestes assuntos que queira comentar?
Julgava que eram casas diferentes, no entanto o fundamento é o mesmo.. caso contrário, se a chaminé ficar "tapada" por uma parede a saída de ar não será correcta, além de o fumo/cheiros/gorduras vão acabar por danificar a parede , assim de a chaminé estiver acima do telhado à maior fluxo de ar e uma melhor exaustão do interior para o exterior..
veja este link nomeadamente a foto nº 3 (é a situação mais semelhante à sua)