Iniciar sessão ou registar-se
    • Luis D
    • 10 novembro 2010 editado

     # 1

    Boa tarde,

    Sou novo por aqui, e tenho algumas duvidas sobre uma casa que adquiri á uns meses.
    Trata-se de uma moradia isolada T3 com 27 anos, cerca de 100m² (area de implantação) com aproveitamento do sotão realizado depois da construção(fora do projecto). A casa está legal, e vai ser uma casa de fins de semana.
    Agora pretendo fazer algumas remodelações e tenho algumas duvidas sobre a estrutura!...A única coisa que tenho são desenhos de arquitectura(planta, alçados, 1 corte) onde não aparecem pilares nem vigas assinaladas.
    Por questões de segura e para as alterações que tenho em mente realizar (eleminar 2 paredes interiores para anular um corredor e ampliar a sala.).

    A minhas duvidas são as seguintes:
    1 – Á data da construção (á 27 anos) não era obrigatorio realizar e entregar “projecto de estabilidade”?...
    Será que existe alguma coisa na Camara Municipal?

    2- Já realizei uns furos com ponteiro e pilares nessas paredes nada!...estou a falar de 2 paredes de tijolo de 11 em forma L(visto em planta), uma com 2.6mt e a outra com 2.5mt(com viga) e perpendicular a outra. É possivel á data da construção não ter pilar e a parede de 2.6mt fazer de “parede mestra”?

    Até breve,
    Obrigado
  1.  # 2

    Boas

    1 - É praticamente certo que a câmara municipal tem em arquivo esse projecto de estabilidade, que pode consultar.

    2 - Se detectou uma viga então os pilares devem andar por lá. Não é provável- embora seja possível - que seja uma parede mestra.

    Resumindo: é melhor ir à câmara consultar o projecto de estabilidade.

    cumps
    José Cardoso
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Luis D
  2.  # 3

    Boas novamente,

    Desde já obrigado caro J cardoso.

    Foi isso que pensei inicialmente, mas entretnato em conversa com pessoas da area alertaram-me para o caso de a moradia ter sido construida e mais tarde legalizada. O que á aquela data em zonas ainda rurais também frequente. O que eu achei logo estranho e daí a a minha duvida!.... afinal não foi assim á tantos anos(27 anos).
    Já tenho o doc para do requerimento da CM, e o melhor e mais seguro é mesmo pedir cópia de tudo o que exista na CM de projectos de especialidade. Neste caso mesmo para ter saber localização de pilares, vigas etc...o tipo de betão e aço das armaduras e suas dimensões etc...
    Já agora á 27 anos quais eram os projectos de especialidade obrigatorios entregar em situação normal na CM?...devia ser o de estabilidade, o de águas e de electricidade !?...

    Na minha 2 duvida, a questão é mesmo porque nas paredes logo por baixo viga as paredes são de tijolo. Imagino que exista um vão superior a 4mt entre pilares!?....

    Resumindo... tem razão nada como que pedir o projecto de estabilidade.

    Mais tarde voltarem com mais duvidas...afinal ainda muito que fazer.

    obrigado
    cump
  3.  # 4

    Boas,

    Pois ...eu como não estou muito por dentro da area, não tenho muito essa noção.

    Mas o meu receio é o facto de a casa ter sido projectada só com R/C. Actualmente o sotão está aproveitado, logo mais peso á estrutura!....
    Tambem foram feitas algumas alterações no sotão «das quais eu tenho algumas duvidas»... e com o projecto de estabilidade vai ser o tira-teimas do que foi feito depois.

    obrigado,
    cump
 
0.0105 seg. NEW