Iniciar sessão ou registar-se
    • JoaoS
    • 10 novembro 2010 editado

# 1

Boas,
    agradeço a todos o nível de comentários.
    Vou construir e não sei que isolamento escolher: poliuretano projetado 3cm ou placas 6cm (o empreiteiro faz o mesmo preço).
    Disseram me que o projetado provoca condensação interior. Com o projetado a caixa de ar funciona? Que espessura e densidade? É aplicado na parede interior ou exterior?
    Qual a vossa opinião? Obrigado
  1.  # 2

Boas

Alguma razão para não fazer conforme o projecto?

cumps
    José Cardoso
  2.  # 3

O projecto contempla as placas e o empreiteiro disponibilizou em alternativa o projectado. Alegou o preço do projetado ser superior mas como poupava na mão de obra podia fazer este trabalho. Estou indeciso sobre qual escolher
  3.  # 4

Colocado por: JoaoSVou construir e não sei que isolamento escolher: poliuretano projetado 3cm ou placas 6cm (o empreiteiro faz o mesmo preço).
    Disseram me que o projetado provoca condensação interior. Com o projetado a caixa de ar funciona? Que espessura e densidade? É aplicado na parede interior ou exterior?

1º: é colocado na parede interior. SEMPRE!
    2º: 6cm de xps tem ums resistencia térmica superior a 3cm de PU. Ou seja isola mais.
    3º: Se aplicar PU tem de controlar muito bem as espessuras aplicadas. Se aplicar o XPS tem de controlar muito bem essa aplicação. Placas bem juntas à parede interior, todas bem encaixadas, pilares bem isolados, etc, etc. Ou seja, a aplicação é mais fácil de ser bem feita com o PU.
    4º: Em relação a provocar condensações, não percebo o porque....
  4.  # 5

Se bem entendo, controladas as espessuras, é melhor opção PU. Qual a espessura de PU que devo exigir equivalente aos 6cm de xps?
    A caixa de ar vai existir entre o PU e a parede exterior: esta caixa de ar tem espessura mínima?
    Das condensações, o que me adiantaram é que o PU não deixava a parede respirar e iria provocar a condensação e o acumular de bolores.
  5.  # 6

Aproveito este tópico.. no meu projecto, cobertura plana, tenho xps pelo exterior (4cm). Se complementar com poliuretano projectado pelo interior também vale a pena termicamente?

obrigado
  6.  # 7

Colocado por: JoaoSSe bem entendo, controladas as espessuras, é melhor opção PU. Qual a espessura de PU que devo exigir equivalente aos 6cm de xps?
    A caixa de ar vai existir entre o PU e a parede exterior: esta caixa de ar tem espessura mínima?
    Das condensações, o que me adiantaram é que o PU não deixava a parede respirar e iria provocar a condensação e o acumular de bolores.

Caro JoãoS, a proposta do empreiteiro não é benéfica para si. 3 cm de PU por 6 cm de Xps é diminuir em metade(mais coisa menos coisa) o isolamento térmico previsto. Não acredito que o empreiteiro aceite trocar 6 cm de Xps por 6cm de PU.

A caixa de ar não deverá ter menos de 2 cm.

O Xps não é dos isolamentos térmicos com melhores características para "deixar a parede respirar". Portanto ambos "padecem" do mesmo.:)

Colocado por: gugasAproveito este tópico.. no meu projecto, cobertura plana, tenho xps pelo exterior (4cm). Se complementar com poliuretano projectado pelo interior também vale a pena termicamente?

obrigado

Caro gugas, por cada cm que aumentar ao isolamento térmico terá uma melhor prestação. O facto de isolar a laje pelas duas faces fará diminuir a inércia térmica da mesma.
  7.  # 8

Desde já obrigado.
    Portanto, a trocar xps por PU só com igual espessura, correto? Em termos de densidade, que fazer?
  8.  # 9

Colocado por: JoaoSDesde já obrigado.
    Portanto, a trocar xps por PU só com igual espessura, correto? Em termos de densidade, que fazer?

Correcto.

Desde que garanta o isolamento encostado à parede interior, as condensações serão encaminhadas para a caleira da caixa de ar e em principio não afectarão o ambiente interior da habitação. Portanto a densidade do isolamento é "pouco relevante".
  9.  # 10

obrigado Rui.

diminuir ou aumentar?

para referência, no meu projecto tenho ETICS com 6 cm e XPS na cobertura com 4cm.
  10.  # 11

Obrigado Rui moreira. Explique me melhor o funcionamento da caixa de ar.
    Estando a parede interior isolada, as humidades interiores não passam para a caixa de ar...
  11.  # 12

Colocado por: gugasobrigado Rui.

diminuir ou aumentar?

para referência, no meu projecto tenho ETICS com 6 cm e XPS na cobertura com 4cm.

Caro gugas, o facto de estar projectado o sistema ETIC`s e o isolamento pela face exterior da laje é no sentido de potenciar a inércia térmica da sua habitação. Desse modo as paredes e as lajes serão aquecidas ou arrefecidas consoante a estação do ano de forma a libertarem energia para o interior da habitação.
    O facto de isolar a laje pela face interior fará com que a mesma perca alguma dessa capacidade de armazenar energia. No entanto aumentará a resistência térmica da laje. A somar aos 4cm de Xps pelo exterior, terá, por exemplo, 2 cm de PU pelo interior.

Para não ser incoerente com o projecto de térmica, poderá colocar Xps de 6 cm em vez dos 4 cm previstos na face exterior da laje.
  12.  # 13

Colocado por: JoaoSObrigado Rui moreira. Explique me melhor o funcionamento da caixa de ar.
    Estando a parede interior isolada, as humidades interiores não passam para a caixa de ar...

Caro JoaoS o funcionamento da caixa de ar é tema que já serviu a muitas teses.

Aqui vai parte de uma:

"A solução mais utilizada em Portugal é a que recorre a placas rígidas de isolamento térmico
    sintético, em geral polistireno extrudido ou expandido, utilizando-se também aglomerado negro
    de cortiça, poliuretano e lãs minerais aglomeradas com resinas. Estas placas rígidas, apesar de
    pequenas diferenças de condutibilidade térmica, de resistência à acção da água, de resistência
    mecânica e de impacte ambiental, partilham as mesmas técnicas de aplicação e o seu
    desempenho geral pode ser considerado equivalente. Devem ser aplicadas adossadas à face
    exterior do pano interior, deixando livre uma caixa-de-ar junto à face interior do pano exterior,
    com largura não inferior a 20 mm. Esta condição é particularmente relevante para os materiais
    de isolamento com elevada absorção de água. É da maior importância que não existam folgas
    entre placas ou entre estas e a parede interior e que a sua verticalidade fique garantida a longo
    prazo. Além do humedecimento e deterioração dos materiais, o desrespeito pelas regras
    enunciadas conduz a pontes térmicas localizadas, com a criação de fungos e bolores,
    frequentemente atribuídos (de forma errónea) a alegadas infiltrações pelo pano exterior. A
    colocação destas placas rígidas deve ser feita após a construção do pano exterior, utilizando
    espaçadores para garantir a caixa-de-ar livre. Para esse efeito podem mesmo ser usados os
    grampos de ligação da parede dupla, furando pontualmente o isolante.
    O recurso a isolantes projectados sobre a face exterior do pano interior, com posterior
    construção do pano exterior, também é adequado desde que seja garantida a uniformidade do
    sistema (quer nas características do material, quer na sua espessura efectiva). O recurso a
    isolantes flexíveis (por exemplo mantas de lã mineral) exige a construção posterior do pano
    exterior e um cuidado redobrado na fixação, para prevenir desalinhamentos, deformação
    posterior ou perda de verticalidade ou, ainda, contacto com o pano exterior de alvenaria..."

in Seminário sobre Paredes de Alvenaria, P.B. Lourenço et al. (eds.), 2007

Cumprimentos.
  13.  # 14

Ok. Muito obrigado a todos pela ajuda.

0.0198 seg. NEW