Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Boa noite,

Antes de mais, sou leitor deste fórum há já algum tempo, embora recentemente registado, e quero felicitar desde já todos os membros pela excelente comunidade que podemos encontrar neste cantinho da Internet.

Após uma pesquisa aqui pelo fórum não consegui encontrar resposta para as minhas perguntas, vou expor a situação:

Estou em processo de aquisição de um apartamento, através de uma imobiliária, no entanto foi-me solicitada a seguinte documentação para efeitos de credito habitação:
    - Caderneta predial do imóvel
    - Certidão do registo Predial

Solicitei estes documentos junto da imobiliária, e os mesmo indicam que não têm os mesmos, apenas a planta da casa.
    Através da imobiliária, foi efectuado um pedido de crédito na CGD no qual já foi feito avaliação e encontra-se pré-aprovado, no entanto com condições que não interessam nem ao menino Jesus.(spread 3.2)
    As minha questões são as seguintes:

1ª Se estes documentos são necessários para o pedido de crédito, como podem eles ter um crédito pré-aprovado na CGD sem terem os mesmos na posse deles?

2ª Poderei ir a algum lado, solicitar eu próprio estes documentos referentes ao imóvel (Finanças, Conservatória, Junta de Freguesia, etc... ), mesmo não sendo o actual proprietário? Se sim onde?

3ª - Existe alguma forma prévia de verificar se a casa tem algum tipo de hipoteca/penhora/divida, ou seja algo me possa vir a trazer algum dissabor?

Desde já agradeço o apoio.

Cumprimentos
  2.  # 2

A imobiliária tem os documentos, só que as imobiliárias tem protocolos assinados com os bancos, e recebem comissões sempre que angariam um cliente para crédito à habitação. Neste caso a imobiliária não quer que o b3dukes trate do pedido de crédito, porque eles perdem a comissão do banco.

Se fosse comigo, já não tratavam de nada, procurava o proprietário do imóvel e pedia-lhe esses documentos, se não conhecer o proprietário, e ele não residir no imóvel, fale com os vizinhos.

Para saber se existem hipotecas tem que consultar a certidão do registo predial.
    •  
      FD
    • 11 novembro 2010 editado

# 3

Colocado por: b3dukes2ª Poderei ir a algum lado, solicitar eu próprio estes documentos referentes ao imóvel (Finanças, Conservatória, Junta de Freguesia, etc... ), mesmo não sendo o actual proprietário? Se sim onde?

3ª - Existe alguma forma prévia de verificar se a casa tem algum tipo de hipoteca/penhora/divida, ou seja algo me possa vir a trazer algum dissabor?

A certidão permanente do registo predial pode ser obtida online: http://www.predialonline.pt/PredialOnline/FRM001RPOLCP_input.action (15€)
    Essa mesma certidão diz-lhe que ónus é que o imóvel tem (hipotecas, penhoras, ususfrutos, etc.).

A caderneta predial acho que só o titular é que a pode fornecer.

De resto é como o Picareta diz, a imobiliária é obrigada a pedir esses documentos ao vendedor para poder atestar a sua qualidade de proprietário.
    Uma bela queixa não era mal feita: http://www.inci.pt/Portugues/inspeccao/Paginas/ListadasContraOrdenacoesImobiliario.aspx
    Estas pessoas agradeceram este comentário: yanulya95
  3.  # 4

Colocado por: FD

A certidão permanente do registo predial pode ser obtida online:http://www.predialonline.pt/PredialOnline/FRM001RPOLCP_input.action(15€)
    Essa mesma certidão diz-lhe que ónus é que o imóvel tem (hipotecas, penhoras, ususfrutos, etc.).

A caderneta predial acho que só o titular é que a pode fornecer.

O problema é que para pedir a certidão permanente no predialonline é preciso o nº da matriz. (está na caderneta predial)
  4.  # 5

Poix, bem me pareceu, que a coisa era mais complexa, não faço ideia do nº da matriz, aliás, sei pouco mais do que a morada :( , vou tentar insistir com a imobiliária no sentido de me fornecerem estes documentos, caso contrário, a bela da queixa soa-me bastante bem.

Relativamente ao falar directamente com o proprietário é ainda mais complexo, pq segundo o "peixe" que me venderam, a casa foi uma permuta na aquisição de uma vivenda a um construtor, ou seja, o proprietário é um construtor, que ao que sei só foi lá uma vez para ver por qto a permutava.

Começo a achar que tenho aqui pano para mangas... :\
    Concordam com este comentário: yanulya95
  5.  # 6

Trata-se de uma moradia unifamiliar ou apartamento? é que se for apartamento, tem todos o mesmo nº da caderneta predial, é só pedir a um vizinho.

0.0076 seg. NEW