Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

boa tarde a todos os participantes, sou um particular que quer comprar um terreno com ruínas/casa velha (ainda não decidi), para reconstrução da mesma (1ª habitação). uma vez que não sou um "expert" na matéria, agradecia que me informassem dos pormenores técnicos a ter em conta antes de proceder à compra.
    melhores cumprimentos e bem hajam
    hugo ruão
  2.  # 2

Colocado por: Hugo Ruãoagradecia que me informassem dos pormenores técnicos a ter em conta antes de proceder à compra

Pormenores técnicos ?

Da maneira como eu vejo a coisa, a aquisição de uma ruína tem como objectivo a "reconstrução".
    Entre aspas.
    Porque na realidade é como construir uma casa nova, mas com a vantagem de beneficiar de uma taxa de IVA sobre a mão-de-obra de 6% (em vez dos 21%).
    (para este efeito, é melhor uma "casa velha", porque - em zona urbana - já tem/teve ligações ao colector de esgoto, contadores de água e electricidade, número de polícia, etc.)

Pode é haver limitações específicas (área e altura de construção, etc.) que terão de ser verificadas caso-a-caso na Câmara. Quando tiver um terreno em vista, consulte um Arquitecto da zona ANTES de se comprometer com a compra.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Hugo Ruão
  3.  # 3

caro sr. luis, agradeço desde já a sua disponibilidade na resposta. irei pois, assim como me aconselhou, solicitar a ajuda de um arquitecto. quando me decidir pela compra colocarei toda a informação adjacente para que me possam ir orientando, como tão bem" o fazem."
    melhores cumprimentos e bem hajam
    hugo ruão
  4.  # 4

cada caso é um caso, ainda mais em recuperações...contacte um arquitecto...
    existem vários factores para decidir, na compra de um imóvel...têm a ver com capacidade construtiva, intenções, fiabilidade e potencialidade do existente, questões monetárias etc
  5.  # 5

caro sr. fernando, muito agradecido pela sua resposta.
    melhores cumprimentos
    hugo ruão
  6.  # 6

Caro Sr. Hugo, agradeço desde já a sua disponibilidade. ainda não tenho nenhuma foto da casa/ruína, uma vez que ainda não decidi. de qualquer forma tem alguma ideia de valores para a reconstrução de uma área habitacional aproximadamente de 200 m2 + restante terreno, perto de Sintra?
    Provavelmente 2 pisos - com terreno para logradouro, garagem e piscina. materiais com alguma qualidade, sobretudo isolamentos, casa na generalidade típica portuguesa com alguns traços rústicos e contemporâneos. 2 quartos, 2 suites, sala com escritório e casa de banho social, cozinha com ilha, contemporânea e prática. Assim por alto será isto.
    Melhores cumprimentos
    Hugo Ruão
  7.  # 7

Colocado por: Hugo Ruão...tem alguma ideia de valores para a reconstrução de uma área habitacional aproximadamente de 200 m2 + restante terreno, perto de Sintra?
    Os valores mais consensuais rondam os 800 a 1000eur/m2 (com IVA).
    Portanto, cerca de 190mil euros.
  8.  # 8

atenção ao que está a pensar, o que diz em termos de programa pode caber em 200m2 mas em áreas muito bem estudadas e não generosas e sem contar com a garagem.
  9.  # 9

Bom dia Sr. CF Castro,
    Agradeço desde já a vossa inteira disponibilidade. Para que saiba, vivemos num país de burocratas, bem como de tecnocratas, mas enfim... passo a explicar: há poucos dias dirigi-me ao meu banco a fim de efectuar uma simulação para aquisição de terreno e posterior (re)construção da casa/ruína. Depois de saber que sim, era possível obter um empréstimo para esse efeito, começaram as restrições. Por alto, se me emprestassem o valor do terreno/ruína, depois só me emprestavam mais uma parcela depois da obra ficar em esqueleto, ou seja, teria que ter capitais próprios para a execução das fundações, vigas, pilares, etc..., depois, da obra reiniciar, iria um perito do banco fazer outra avaliação para saber se a parcela pedida seria a correcta, por fim, quando o banco emprestasse um total de 65% do valor, o perito deveria dirigir-se à obra e avaliá-la pela sua totalidade, ridículo não é. Conclusão, temos capacidade financeira através do crédito para avançarmos, mas como são tantas as restrições decidimos não avançar. Ora, se tivéssemos capitais próprios para aplicar em qualquer parte da obra, de certeza que não precisaríamos de obter tanto crédito, não concorda.

PS: Os valores pedidos foram 80 mil euros para aquisição do terreno/ruína e 120 mil euros para a obra.

Melhores cumprimentos
    Hugo Ruão
  10.  # 10

Enfim,

A ajuda é mais teórica que prática....tem de passar por tantos crivos que tornasse ridiculo.
    Lamento imenso, mas instigo-o a não desistir, veja outras opções, desista já.....forte abraço.
  11.  # 11

80 mil euros por uma ruina? essa ruína é onde? no centro de Lisboa? que área tem o terreno??

0.0174 seg. NEW