Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Viva!

    Após muito pesquisar penso não ter achado um denominador comum à minha dúvida neste fórum, ou pelo menos algo tão específico.

    Estou a restaurar uma casa (actualmente palheiro/curral) rústica na zona da Serra da Freita, cujas paredes estão construídas sob uma fraga granítica, assentes directamente nessa fraga em dois dos lados (ver fotos).

    Face às falhas existentes no granito, torna-se impossível isolar a casa por fora. A água acaba por entrar no palheiro tanto à superfície da pedra como brotando do próprio chão. E quando chove estamos a falar de "regos" de água :)

    A minha dúvida é como executar a hercúlea tarefa de impedir a existência de humidade na futura casa. Pensei em isolar a parede com tela + caixa de ar + parede de tijolo, mas além de me descaracterizar a casa rouba-me algum espaço, que por si só já não abunda. Relativamente ao chão, pensei em colocar uma boa camada de brita de grande granulometria + caixa de ar + mais placa.

    Qual é a vossa opinião?

    Antecipadamente grato.
      palheiro 1.JPG
  2.  # 2

    atenção ao chão... tem de levar também tela e arejar a zona, e já agora prolongar a tela às paredes, o chão é a principal fonte de humidade, não são as paredes.
  3.  # 3

    Só estou a ver uma forma de resolver o problema: executar no interior a parede de tijolo, deixar uma caixa de ar com uma caleira para recolha de águas, que seriam canalizadas para uma caixa, e daí para o exterior. Relativamente ao chão a sua solução parece-me boa, só terá que prever uma solução para que a agua que se acumula na base da brita seja conduzida para a caixa onde vai ter a água da caleira da parede.
  4.  # 4

    Fernando e Picareta, obrigado pela participação.

    Quanto ao arejamento do chão, já tinha pensado nisso, também para combater a condensação.

    A caleira parece-me uma boa ideia, visto que é das paredes que escorre mais água. A água que escorre do chão à partida é encaminhada para os drenos que estão na parte mais baixa da casa e que simultâneamente terão funções de arejamento da caixa de ar.

    Após alguma pesquisa descobri que há umas estruturas para o chão do género de "cuvetes" que me facilitariam o processo de drenagem. Alguém conhece? Relativamente à parede em tijolo, haverá algum material impermeável para a substituir? A ideia é ocupar o mínimo de espaço possível...
  5.  # 5

    Uma ideia!
    Será viável injectar argamassa hidrofugada naquelas juntas entre as pedras e depois apenas rebocar a parede interiormente igualmente com argamassa hidofugada?
    Nas paredes viradas a sul que tal aplicar no exterior uma estrutura em vidro que impeça a água de entrar em contacto com a pedra e possa ser criada assim uma parede de trompe aproveitando para aquecer a caso no inverno. esta parede assim não necessitava de ser rebocada por dentro podendo ficar com a pedra à vista.
  6.  # 6

    Colocado por: zepinhoQuanto ao arejamento do chão, já tinha pensado nisso, também para combater a condensação.

    é essencial

    Colocado por: zepinhoApós alguma pesquisa descobri que há umas estruturas para o chão do género de "cuvetes" que me facilitariam o processo de drenagem. Alguém conhece? Relativamente à parede em tijolo, haverá algum material impermeável para a substituir? A ideia é ocupar o mínimo de espaço possível...


    estará a falar disto? piso sanitário?
    o que mostro é uma boa solução
    http://www.ferca.pt/prod/pisos_sanit.htm

    há modelos de 5cms
    Estas pessoas agradeceram este comentário: zepinho
  7.  # 7

    Zedasilva,

    Provavelmente é isso que vou fazer na parte superior da parede, pois junto à pedra é impossível impermeabilizar a casa. Desse modo, mesmo que faça a tal parede em tijolo, esta poderá não ter a altura total do piso. Esqueci-me de referir que o andar inferior está abaixo do nível do solo, pelo que o vidro não teria qualquer função de aquecimento.

    Fernando, era exactamente isso que procurava :) Parece-me uma solução perfeita. Como é para uma casa habitacional não deverei precisar de grande altura.
    Além de me permitir uma drenagem perfeita, poderei utilizar esse espaço para passar tubagem. Vou estudar melhor este sistema.

    Só me falta uma alternativa à parede de tijolo para ficar uma impermeabilização perfeita :)

    Vou anexar nova foto para melhor esclarecer o zedasilva.

    Obrigado pelo apoio.
      palheiro fraga.JPG
  8.  # 8

    Colocado por: zepinhoSó me falta uma alternativa à parede de tijolo para ficar uma impermeabilização perfeita :)


    está a falar na parede de tijolo a colocar interiormente?
    essa não se pode fugir, nestes casos convém sempre fazer dupla parede, a existente em granito e outra em tijolo ou pladur, neste caso tijolo é o ideal.
    a zona da serra da freita é fria, as habitações requerem caixa de ar e isolamento, logo não se pode fugir a isso, só se for para arrumos apenas é que se pode colocar a hipótese de não isolar com dupla parede.

    Colocado por: zepinhoAlém de me permitir uma drenagem perfeita, poderei utilizar esse espaço para passar tubagem. Vou estudar melhor este sistema.

    exactamente, pode passar por ai tubagens,atenção é a dimensão das tubagens e do piso sanitário , ver se são compatíveis.
 
0.0150 seg. NEW