Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Boa tarde. Com a casa em "andamento" estamos a decidir como vai ficar a nossa cozinha! Em anexo vai a planta da casa onde a cozinha (disposiçao dos moveis) foi a sugerida pelo arquitecto. Agradecia ideias/alteraçoes para tornar a cozinha harmoniosa e funcional. Obrigada, Sofia
      12q.jpg
  2.  # 2

    Estava a pensar colocar naquela parede-meia com o WC um armario alto com vidro fosco de modo a privar um pouco mais a zona de confecçao de comida!! Desse modo o frigorifico tambem ficava protegido dos "olhares alheios"! Cumps, Sofia
      12qW.jpg
  3.  # 3

    já agora rode a mesa de refeições 90º
  4.  # 4

    Eu estou a construir uma moradia e tambem tinha uma cozinha desenhada que gostavamos muito.
    Eis quando senao uma das empresas que consultamos apresentou um projecto pelo qual ficamos apaixonados
    Veja o meu blog. Tem la a nova cozinha em 3D e tem tambem a planta inicial com o desenho original.
    Tire vantagem do facto de ainda nao ter a alvenaria concluida para pedir as empresas de cozinhas para explorarem todas as solucoes possiveis e talvez tenha uma boa surpresa.

    http://mynewhousesesimbra.blogspot.com/
  5.  # 5

    A cozinha está óptima, boa disposição e não há "entraves" entre forno, lava loiças e placa.

    Cuidado com o frigorífico... se for americano vai sair fora do alinhamento dos armários quase de certeza. profundidade de 75cm enquanto os armários tem 60.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Sargomes
  6.  # 6

    Obrigada pelos posts. Em principio vamos fazer aquele movel que encosta ao frigorifico com a mesma largura do frigorifico. A minha duvida agora prende-se em fazer ou nao armarios por cima da bancada!!! Gostamos da cozinha "arejada" mas tememos nao ter arrumaçao suficiente para os tachos e as panelas!!! Já sabem como sao as mulheres... Cumps, Sofia
  7.  # 7

    Colocado por: marco1já agora rode a mesa de refeições 90º

    Obrigada Marco1. A ideia é mesmo essa!! Fica bem e facilita mais a passagem. Cumps, Sofia
  8.  # 8

    Sargomes

    pode fazer um armário superior a "dividir" os espaços com aproveitamento tipo estante lá no alto para o lado da sala, tal como mostro com o tracejado.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Sargomes
      12qW2.jpg
  9.  # 9

    arquitecto?
    desculpe mas isso é um projecto"" de desenhador

    aqui vai a minha dica prolongar bancada para a sala e colocar cortina/parede a meia altura(2m)/ armário a dividir a sala da cozinha
      Untitled-1.jpg
  10.  # 10

    Colocado por: Fernando Gabriel arqarquitecto?
    desculpe mas isso é um projecto"" de desenhador
    Em que é que se baseia para dizer isso?
    Ou seja, o que é que indica neste projecto que o mesmo não foi feito por um arquitecto?
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Sargomes
  11.  # 11

    Boas... Erro meu ao tratar o fulano que arquitectou a nossa obra por arqutecto!!! Dou-lhe total permissao Sr. Fernando Gabriel arq de lhe chamar o que bem entender!! Quanto á sua ideia nao me desagrada. Obrigada, Sofia
  12.  # 12

    Colocado por: SARGOMESBoas... Erro meu ao tratar o fulano que arquitectou a nossa obra por arqutecto!!! Dou-lhe total permissao Sr. Fernando Gabriel arq de lhe chamar o que bem entender!! Quanto á sua ideia nao me desagrada. Obrigada, Sofia


    um arquitecto não faz ou não devia fazer:
    - arrumos com dupla porta em tão pouco espaço de uso, má relação exterior interior(porta de serviço indirecta)
    - espaço de sala e cozinha totalmente aberto, sem que haja uma intenção e vivência diferentes do habitual.
    - espaço de hall e sala com lareira, divididos por um grande vão, que permite a perca massiva de calor além de permitir relação visual demasiado alargada.
    - porta de wc em confrontação com a porta de entrada, sem que haja preocupação em diminuir esse impacto espacial, além que existe espaço para dispor organigrama de espaços de outra forma.
    - a lareira não bate com o móvel o que indica falta de atenção e minuciosidade.
    - disposição da cozinha deficiente em relação ao espaço disponível, mau esquema de zonas de cozinha e sua escala de utilização.
    - porta de arrumos/lavandaria a abrir directamente para a sala, mesmo se fosse só cozinha a sua disposição no espaço está mal concretizada.
    - não há ligação da estrutura com paredes de alvenaria exterior, não dá para ver o resto mas parece que há incongruências estruturais gerais.
    - pormenores como mesinha encostada ao recanto da sala (canto de ligação com wc), remendado espaços com moveis, em vez de estruturar o espaço e evitar cantos e recantos.
    - não há ligação de pavimentos exteriores, arrumos/alpendre, situação que evitava limpezas - o pisar solo, e foge de uma construção una, mais eficiente na hora de construção.
    - a cozinha tem duas entradas de serviço para a sua dimensão é contraproducente, já foi referenciada a entrada indirecta pelos arrumos, existem mil maneiras de chegar ao pretendido e não duplicar entradas/acessos.
    - desperdício de espaço de cozinha em circulação e hall da porta de serviço, em detrimento de bancada de trabalho.
    - escada enclausuradas no seu circuito criando espaço pobre (janela não chega - falta ver como desemboca as escadas mas será o mesmo prolongar de enclausuramento) com porta num patim a 80/85cms de distancia da ultima altura.
    etc...
    Estas pessoas agradeceram este comentário: mafgod
  13.  # 13

    s
  14.  # 14

    a
  15.  # 15

    Boas, citando Fernando Gabriel arq e tentando responder a negrito

    este fórum é visitado por várias pessoas, deixo a minha resposta: Acho que faz muito bem...chama-s a isso democracia
    um arquitecto não faz ou não devia fazer:
    - arrumos com dupla porta em tão pouco espaço de uso, má relação exterior interior(porta de serviço indirecta)
    - espaço de sala e cozinha totalmente aberto, sem que haja uma intenção e vivência diferentes do habitual. Mea culpa...
    - espaço de hall e sala com lareira, divididos por um grande vão, que permite a perca massiva de calor além de permitir relação visual demasiado alargada. Informamo-nos com pessoal especializado e todos nos dizem que um recuperador com cerca de 14kw de potencia é suficiente para tornar esses metros cubicos numa zona bastante agradavel
    - porta de wc em confrontação com a porta de entrada, sem que haja preocupação em diminuir esse impacto espacial, além que existe espaço para dispor organigrama de espaços de outra forma. Mea culpa de novo... nos prentendiamos uma IS á mao de semear e foi assim que nos foi sugerida...
    - a lareira não bate com o móvel o que indica falta de atenção e minuciosidade. Concordo 100%!
    - disposição da cozinha deficiente em relação ao espaço disponível, mau esquema de zonas de cozinha e sua escala de utilização. Quanto á disposiçao deficiente...acho que nao o entendi... quanto á escala..lá está a falta de atençao e minuciosidade...
    - porta de arrumos/lavandaria a abrir directamente para a sala, mesmo se fosse só cozinha a sua disposição no espaço está mal concretizada.
    Nao estou a ver bem como posso entrar para essa divisao sem ter uma porta naquela zona!! Aceitam-se sugestoes...

    - não há ligação da estrutura com paredes de alvenaria exterior, não dá para ver o resto mas parece que há incongruências estruturais gerais. Nao sei se ajuda mas a parede será tijolo termico com capoto...
    - pormenores como mesinha encostada ao recanto da sala (canto de ligação com wc), remendado espaços com moveis, em vez de estruturar o espaço e evitar cantos e recantos. Nao sei o que lhe diga...nos queriamos a IS perto da cozinha...
    - não há ligação de pavimentos exteriores, arrumos/alpendre, situação que evitava limpezas - o pisar solo, e foge de uma construção una, mais eficiente na hora de construção.
    - a cozinha tem duas entradas de serviço para a sua dimensão é contraproducente, já foi referenciada a entrada indirecta pelos arrumos, existem mil maneiras de chegar ao pretendido e não duplicar entradas/acessos. Mas o nosso "desenhador nao estava pra i virado... e só arranjou esta opçao!
    - desperdício de espaço de cozinha em circulação e hall da porta de serviço, em detrimento de bancada de trabalho.Esta a referir-se a porta que dá para o exterior na cozinha!!
    - escada enclausuradas no seu circuito criando espaço pobre (janela não chega - falta ver como desemboca as escadas mas será o mesmo prolongar de enclausuramento) com porta num patim a 80/85cms de distancia da ultima altura.
    etc...

    Agradeço sinceramente a atençao dispensada a este post. Cumps, Sofia
  16.  # 16

    Colocado por: SARGOMES- espaço de hall e sala com lareira, divididos por um grande vão, que permite a perca massiva de calor além de permitir relação visual demasiado alargada.Informamo-nos com pessoal especializado e todos nos dizem que um recuperador com cerca de 14kw de potencia é suficiente para tornar esses metros cubicos numa zona bastante agradavel

    a questão é o desperdício de energia que vai para as outras divisões, e muito importante é que esse ar está directamente ligado à entrada, logo perde-se muito mais facilmente.

    Colocado por: SARGOMES- porta de wc em confrontação com a porta de entrada, sem que haja preocupação em diminuir esse impacto espacial, além que existe espaço para dispor organigrama de espaços de outra forma.Mea culpa de novo... nos prentendiamos uma IS á mao de semear e foi assim que nos foi sugerida...

    a localização pode ser esta, apesar de não ser a ideal, e ter espaço para mais soluções, tem é de disfarçar esta situação se a quiser manter.

    Colocado por: SARGOMES- disposição da cozinha deficiente em relação ao espaço disponível, mau esquema de zonas de cozinha e sua escala de utilização.Quanto á disposiçao deficiente...acho que nao o entendi... quanto á escala..lá está a falta de atençao e minuciosidade...

    resumindo, a disposição de bancadas, zonas de comer e lavar podem estar muito melhor organizadas atendendo ao espaço disponível.

    Colocado por: SARGOMES- porta de arrumos/lavandaria a abrir directamente para a sala, mesmo se fosse só cozinha a sua disposição no espaço está mal concretizada.
    Nao estou a ver bem como posso entrar para essa divisao sem ter uma porta naquela zona!! Aceitam-se sugestoes...

    os arrumos podem ter outra forma e outra localização por exemplo

    Colocado por: SARGOMES- não há ligação da estrutura com paredes de alvenaria exterior, não dá para ver o resto mas parece que há incongruências estruturais gerais.Nao sei se ajuda mas a parede será tijolo termico com capoto...

    não tem a ver com isso, tem a ver com a construção/localização propriamente dita dos pilares, vigas e lajes, são pormenores técnicos

    Colocado por: SARGOMES- pormenores como mesinha encostada ao recanto da sala (canto de ligação com wc), remendado espaços com moveis, em vez de estruturar o espaço e evitar cantos e recantos.Nao sei o que lhe diga...nos queriamos a IS perto da cozinha...

    tem várias maneiras de controlar isso e não ficar com esquinas

    Colocado por: SARGOMES- desperdício de espaço de cozinha em circulação e hall da porta de serviço, em detrimento de bancada de trabalho.Esta a referir-se a porta que dá para o exterior na cozinha!!

    estou a falar do hall"" logo a seguir a essa entrada e que comparando com a zona de bancadas tem uma área exagerada""
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Sargomes
  17.  # 17

    Boas, modifiquei algumas coisitas... Peço desculpa pela apresentaçao pouco elaborada! cumps, Sofia
      12qE.jpg
  18.  # 18

    Pelo que percebi é a SARGOMES que quer o "open space".
    Não sei se tem experiência com espaços assim, mas se costumam cozinhar assiduamente aí por casa, evite essa solução!
    É o meu conselho...
    Os cheiros tornam-se demasiadamente desagradáveis, e vão se entranhando em tudo que é tecidos (e roupas!) da sala de estar...
    Mas se já tem experiência com estes espaços e gosta, então força!

    Já agora, aquele canto (o inferior esquerdo) serve para que? Para que aquele género de "corredor"? Não era melhor assumir um hall mais fechado e depois estender a sala por toda a largura da casa?
  19.  # 19

    está a ver...está melhor, e aqueles armários de canto que tirou ao mexer a porta de entrada da cozinha, pode por exemplo coloca-los a dividir a cozinha da sala, deixando claro uma passagem...
    o bar é que não me parece bem, pode arranjar outra solução para ai, ou então deixe como está se não quer mexer no wc.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Sargomes
  20.  # 20

    Caro Sr. Pedro.
    A nossa ideia é mesmo aquele espaço todo amplo...
    Quanto ao hall mais pequeno só me vem á cabeça este tipo de divisao que menciono em anexo...dividir com uma parede de 2.00m!!! Contudo tenho algumas reticencias...
    Cumps, Sofia
      12qE2.jpg
 
0.0204 seg. NEW