Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Boas...
    Necessitava da vossa ajuda pois estou em vias de comparar um terreno e fui á câmara (Maia) informar-me do dito cujo, que foi dito que poderia construir se tivesse frente urbanística, ora como está virado para um caminho que não é rua necessitava de comprar apenas uma pequena parte do terreno da vizinha para fazer a entrada para o meu terreno. Esta prontamente acedeu ao meu pedido e vende cerca de 4,5m de frente do terreno dela virado para a a tal rua... Como devo fazer essa anexação? tenho de contratar alguém? Existe alguma regra mínima de compra de uma pequena parte do terreno ao lado?

    Espero ter sido claro mas por vezes não é fácil explicar por texto o que queremos dizer!
    Obrigado!
  2.  # 2

    nuno

    mas afinal do que é que se informou na camara??
  3.  # 3

    Informei-me se poderia construir no terreno que quero comprar... Ao que me foi respondido que sim mas que teria de ter frente urbanística uma vez que o terreno está virado para um pequeno caminho de acesso a outros terrenos e casas, dai eu ter ido falar com a vizinha do terreno que está virado para a rua principal para poder comprar uma parte que seria apenas de entrada...

    Obrigado!
  4.  # 4

    penso que se com esse bocado consegue ter a frente que a camara exige, basta ir falar com um solicitador e efectuar esse negócio. Depois com o artigo actualizado poderá iniciar o processo de licenciamento da sua casa.
  5.  # 5

    Muito obrigado pela sua rápida resposta...
    Em relação ao solicitador pode ser qualquer um? Estamos a falar do mesmo tipo de solicitadores jurídicos? Quanto à área mínima que a câmara exige isso não tenho resposta!

    Obrigado!
  6.  # 6

    pois, mas se a camara exige uma frente minima, convem que saiba qual a dimensão para que tenha a certeza que o bocado que quer comprar vai chegar.
    Quanto ao solicitador, tambem pode ir ás finanças e saber os passos a dar ou a um serviço "casa pronta" na loja do cidadão.
  7.  # 7

    Não compre nada, sem antes meter na câmara um pedido de informação prévia (PIP). A informação prestada pela câmara tem que ser por escrito, a informação que lhe deram não tem valor nenhum. O PIP, é fácil, barato, (e dá milhões) diriga-se à câmara pergunte o que é que é preciso para entregar um PIP.
  8.  # 8

    engraçado, já tenho "algumas" moradias projectadas e executadas e nunca meti um PIP
    bastou-me interpretar e cumprir bem o PDM e uma reunião prévia com o técnico camarário para a zona.
  9.  # 9

    Colocado por: marco1engraçado, já tenho "algumas" moradias projectadas e executadas e nunca meti um PIP
    bastou-me interpretar e cumprir bem o PDM e uma reunião prévia com o técnico camarário para a zona.


    Também eu, mas isso é para que sabe interpretar um PDM. Quem não sabe tem duas hipotese: Contrata alguém que saiba, ou mete um PIP na câmara. Eu acho a 2ª hipótese a mais barata e mais segura.

    Há... disse reunião com o técnico camarário, mas quem é que imformou o nunoepinto? provavelmente um funcionário administrativo.
  10.  # 10

    Quem me elucidou foi a arquitecta da zona onde tenho em vista o terreno....

    Obrigado!
    • TOM
    • 14 novembro 2010

     # 11

    Viva,
    Este processo é fácil,basta efectuar uma escritura para aumento de logradouro (seu),destaca determinado numero de metros da vizinha para anexar ao seu, neste processo a camara nao tem nada a dizer,primeiro paga o imt, faz a escritura, faz novo imi,altera a area na conservatória.quando entrar com o processo na camara já leva o levantamento topografico com tudo .

    Um abraço
 
0.0168 seg. NEW