Iniciar sessão ou registar-se
    • TMR
    • 13 novembro 2010

# 1

Boa Tarde,

Pretendia a colaboração do Fórum no sentido de ser esclarecido sobre o seguinte facto. Iniciei a construção de uma moradia e após se me ter levantado algumas questões, apurei que no projecto de estabilidade aprovado na Câmara Municipal da minha área de residência o Betão aprovado é o C30-37, contudo acabo por constatar que o betão colocado é o B25.

É um procedimento correcto? A nova legislação com as normas europeias não define o minimo como B30? Esta situação não viola a Lei? O que devo fazer para contestar esta situação?

Grato pela atenção

Tiago Rodrigues
  1.  # 2

acho que deve reunir com o director de obra e o empreiteiro para tirar isso a limpo.
    • TMR
    • 13 novembro 2010

# 3

O betão C30/37 corresponde a que tipo de betão b25 ou mais
  2.  # 4

Boas

É um procedimento correcto?

Não.

A nova legislação com as normas europeias não define o minimo como B30?

Não

O que devo fazer para contestar esta situação?

Concordo com o Marco1, indagar junto do director e do empreiteiro das razões disso ter acontecido. Fale também com o autor do projecto para que este avalie as possíveis consequências para a estrutura. Se quiser "oficializar" a situação pode também relatar o facto no livro de obra.

O betão C30/37 corresponde a que tipo de betão b25 ou mais

B37

cumps
    José Cardoso
  3.  # 5

C30/37 corresponde a um B35
  4.  # 6

Ups. Errei por 2. Tenho que rever aqui as minhas tabelas.
    • TMR
    • 13 novembro 2010

# 7

Qual é o minimo que a legislação obriga em betão?
  5.  # 8

Boas

Tem toda a razão, Zédasilva, é um B35. Estes engenheiros já não são o que eram.

cumps
    José Cardoso
    Estas pessoas agradeceram este comentário: TMR
  6.  # 9

Boas

Qual é o minimo que a legislação obriga em betão?

Depende da vários factores. Nos casos usuais o B25 é aceitável, excepto em fundações. Pode ver mais pormenores aqui, por exemplo.

cumps
    José Cardoso
    Estas pessoas agradeceram este comentário: TMR
    • TMR
    • 13 novembro 2010

# 10

Boa noite sr. Jose cardoso gostava de saber qual é o minimo que a legislação obriga a colocar de betão?
    • TMR
    • 13 novembro 2010

# 11

Boa noite o que quer dizer classe de resistência à compressão, p.E.: c30/37;num projecto de estabilidade?
  7.  # 12

Boas

Embora geralmente se designe o betão pela sua "capacidade resistente", há outros factores que determinam a escolha do betão a colocar em obra, nomeadamente a exposição à humidade, ao ar marítimo, etc.. Mais que a "capacidade resistente", é o tipo de ambiente que determina o tipo de betão. Assim, é compreensível que o muro de betão armado de uma cave sujeita à acção da humidade deva ter características superiores ao betão da restante estrutura. Em relação à resistência, posso até fazer uma obra em B20 desde que tenha isso em conta no cálculo da estrutura. No caso que expõe penso que o problema passa por saber quais os efeitos na estrutura, se é possível minimizar o facto ou se a construção se vai ressentir no futuro. É por isso que aconselho a consulta ao autor do projecto. Em todo o caso parto sempre do princípio que se o autor do projecto indicou esse betão é porque era necessário, e falha do empreiteiro - e, já agora, do director e do fiscal da obra - é inadmissível.

cumps
    José Cardoso
  8.  # 13

Boas

Boa noite o que quer dizer classe de resistência à compressão, p.E.: c30/37;num projecto de estabilidade?

Acredite que não quer saber isso, é demasiado "chato". Basta ter a noção que o betão é normalmente conhecido pela sua "capacidade resistente" e quanto maior for o nº mais resistente é: Um betão B 35 (C30/37) é mais resistente que um B20 (C20/25) e este é mais resistente que um B 15 (C12/15)

cumps
    José Cardoso
    • TMR
    • 13 novembro 2010

# 14

Agradeço desde já a sua atenção e disponibilidade,gostava de saber se é possivel enviar-lhe o projecto de estabilidade e memória descritiva da minha moradia para que possa ver se existe alguma incongruência pois na memoria descritiva do projecto de estabilidade vem betão b25 em toda a estrutura e nas folhas anexas em que tras as imagens da estrutura vem um quadrado no canto superior direito em que tras classe de resistência à compressão, p.E.: c30/37,o que quer dizer isto?
    Gostava que me ajuda-se se possivel?
  9.  # 15

Boas

Não precisa de mandar, basta ler o que escreve para ver que há uma divergência entre a memória descritiva e as peças desenhadas e é uma falha do autor do projecto. Põe-se a questão: qual está correcta? Cá por mim aposto que a memória descritiva está errada (a mania do cpoy/paste ...), mas pode tirar a dúvida: para além dos desenhos e da memória descritiva, faz também parte do projecto a memória justificativa do cálculo, um documento chatíssimo com várias páginas de cálculos. Algures por aí está de certeza escrito o(s) tipo(s) de betão a usar.

cumps
    José Cardoso
    • TMR
    • 13 novembro 2010

# 16

Agradeço desde já a sua ajuda pois acho que estou a ser enganado,mas depois dou-lhe feedback da situação,cmps obrigado
  10.  # 17

Colocado por: TMR

Boa Tarde,

apurei que no projecto de estabilidade aprovado na Câmara Municipal da minha área de residência o Betão aprovado é o C30-37,...

A câmara municipal não aprova projectos de estabilidade, eles apenas são entregues na câmara municipal.

Colocado por: j cardosoBoas

Cá por mim aposto que a memória descritiva está errada...

Pois eu aposto o contrário. C30/37 numa moradia?? não acredito, ou é estrutura muito complicada, ou então não existe nenhuma justificação para usar betão C30/37. Nas moradias devia ser sempre utilizado o betão C20/25 ,porque é o mais usual, as moradias normalmente são feitas por empreiteiros que nem sabem ler um desenho, e compram sempre o C20/25, nem olham para o projecto.

Colocado por: TMR... na memoria descritiva do projecto de estabilidade vem betão b25 em toda a estrutura e nas folhas anexas em que tras as imagens da estrutura vem um quadrado no canto superior direito em que tras classe de resistência à compressão, p.E.: c30/37,o que quer dizer isto?
    Gostava que me ajuda-se se possivel?

Podia ter dito logo não se tinha perdido tanto tempo. A primeira coisa a fazer é falar com o projectista.
    • TMR
    • 14 novembro 2010

# 18

boas o problema é que eu nunca vi os projectos de especialidades o unico projecto que vi foi o de arquitectura pois eu contratei uma empresa que por sua vez contratou um empreiteiro e nas peças desenhadas está uma caixa de ar e na memória descritiva esta um massame e o betão que colocaram na estrutura da minha casa que já está concluida é o b25 e não está caixa de ar nenhuma feita,o que poderei fazer?
    • TMR
    • 14 novembro 2010

# 19

boas também me estão a atribuir classe energética b a minha moradia sem o meu consentimento!poderei contestar e pedir a rescisão de contrato?
    • TMR
    • 14 novembro 2010

# 20

bom dia sr.jose cardoso como me indicou fui observar os anexos de cálculo e reparei que vem lá escrito:
    materiais de estrutura betão c30/37 30 mpa
    materiais de fundações betão c30/37
    materiais de lajes fungiformes,maciças,escadas e rampas betão c30/37,o que poderei fazer para rescindir contrato e pedir indemenização por ter pago por uma coisa que não foi colocada em obra,desde já agradeço a sua atenção.

0.0133 seg. NEW