Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 541

Colocado por: luisvvAs Ordens, e outras corporações profissionais, servem para garantir remunerações anormalmente elevadas aos seus associados, perpetuando os seus privilégios, prejudicando e subjugando o interesse público a interesses privados."

Bolas, nem para isso servem, uma vez, que os arquitectos e os engenheiros ganham cada vez pior.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: marco1
  2.  # 542

Caro luisvv
    A primeira finalidade de uma organização, seja ela uma Ordem profissional, um sindicato, uma seguradora, uma escola ou universidade, um Governo, uma qualquer empresa, não é aquilo que elas dizem ser (defender os associados, proteger os segurados, ensinar os estudantes, governar o país, servir clientes). Não.

A primeira finalidade das organizações (da maioria das organizações) é proporcionar ás pessoas que as dirigem uma melhor qualidade de vida.

É aliás por isso que as decisões que são sempre cumpridas com 100% de eficácia, e com o máximo de rapidez, são as que têm a ver com a satisfacção das pessoas que tomam essas decisões (ver, p.exemplo, a decisão dos administradores da PT sobre as respectivos valores de indemnizações caso fossem despedidos, no dia da véspera de um Governo de um partido de que todos eles eram militantes, perder eleições)
    • lvs
    • 8 julho 2009 editado

# 543

Colocado por: Pedro BarradasCaro Jorgemc, tenho de corrigi-lo. as contas que apresenta reportam-se apenas para o Projecto de Arquitectura.
    O mesmo cálculo deverá depois ser efectuado para cada especialidade, sobre o valor de incidência para a mesma.

Por exemplo:
    Projecto de Estabilidade Estrutural, estima-se que o valor obra para fundações e super-estrutura = 30% do valor global da obra (100.500€x.3= 30.150€)
    Assim, pegando no documento de clculo de honorários referente a obras públicas fica:

30.150€x8,75% (CATII)=2.638,12 x1.2 (20% majoração para calculo ao sismo)=3.165,75€
    e assim sucessivamente para cada especialidade...

Efectuar o desconto ou não que se julgar conveniente.

excepto:
    SCIE
    RCCTE
    ACÚSTICA
    que deverão ser alvo de orçamento por valor global, visto não poderem ser indexadas a um custo de construção, mas sim à complexidade, utilização, nº de fracções, etc...

VALORES SEM IVA

Caro Pedro Barradas,

Visto que é um entendido nesta matéria, aproveito para pedir a sua ajuda quanto ao cálculo de honorários das diversas especialidades do seguinte projecto, pois não sei qual a percentagem a utilizar para cada projecto, tendo em conta que não acredito que para os outros projectos se leve a mesma % que as estruturas :

Onde posso tirar essas percentagens?

Dados:
    Remodelação de 2 lojas para clínica.
    Zona III, Classificação III
    Area: 450m2
    Estimativa do custo de obra: 265423,44 euros

Especialidades
    Projecto de Rede de Abastecimento de Águas
    Projecto de Rede de Drenagem de Águas Residuais
    Projecto Rede de Drenagem de Águas Pluviais
    Projecto de RCCTE ou RCESE
    Projecto de Instalações e Equipamentos Eléctricos e Telefones
    Projecto de Segurança Contra Incêndios
    Projecto de Instalação e Equipamentos de Aquecimento e Ventilação
    Projecto de Comportamento Acústico
    Projecto de Rede de Gás
    Projecto de Mobiliário e Decoração

Muito agradecido,

lvs
  3.  # 544

6000 euros por um projecto de arquitectura é um roubo, arranjo quem faça isso por 1/4 desse valor.
    • lvs
    • 9 julho 2009

# 545

UMA CASA É PARA TODA A VIDA!!!!!!!!

Roubo é um automóvel custar para cima de 40000 euros, só durar 3 a 5 anos nas mãos do 1º proprietário, e quando põe as "sapatas" fora do stand já desvalorizou os 6000 de um projecto de arquitectura.

lvs
  4.  # 546

Colocado por: Nephilim6000 euros por um projecto de arquitectura é um roubo, arranjo quem faça isso por 1/4 desse valor.

Um amigo disse-me que tinha pago 25€ por um bife no Eleven. Disse-lhe logo: "Foste roubado, no Aires pagavas 1/5 disso. Mas cuidado, que ele às vezes engana-se no troco. E quase sempre a favor dele."
  5.  # 547

Colocado por: AugstHill
    Colocado por: Nephilim6000 euros por um projecto de arquitectura é um roubo, arranjo quem faça isso por 1/4 desse valor.

Um amigo disse-me que tinha pago 25€ por um bife no Eleven. Disse-lhe logo: "Foste roubado, no Aires pagavas 1/5 disso. Mas cuidado, que ele às vezes engana-se no troco. E quase sempre a favor dele."

Sim mas aqui ninguem se engana no troco, e só se paga a ultima metade depois de aprovado.
  6.  # 548

No Aires só se paga no fim. Não convém é pedir Cornettos, que ele desliga a arca à noite, para poupar electricidade e depois a bolacha fica mole
  7.  # 549

Colocado por: AugstHillNo Aires só se paga no fim. Não convém é pedir Cornettos, que ele desliga a arca à noite, para poupar electricidade e depois a bolacha fica mole

Isso da bolacha estar mole é mais ou menos como nos projectos ao preço da uva mijona. O facto de estar mole até pode ser benéfico para quem tem poucos dentes. O problema é quando se apanha uma intoxicação alimentar.
    O problema das "intoxicações" nas casas é que são sempre de mais dificil cura e por norma custam bastante mais dinheiro
    Estas pessoas agradeceram este comentário: AugstHill
  8.  # 550

Colocado por: lvs

Caro Pedro Barradas,

Visto que é um entendido nesta matéria, aproveito para pedir a sua ajuda quanto ao cálculo de honorários das diversas especialidades do seguinte projecto, pois não sei qual a percentagem a utilizar para cada projecto, tendo em conta que não acredito que para os outros projectos se leve a mesma % que as estruturas :

Onde posso tirar essas percentagens?

Dados:
    Remodelação de 2 lojas para clínica.
    Zona III, Classificação III
    Area: 450m2
    Estimativa do custo de obra: 265423,44 euros

Especialidades
    Projecto de Rede de Abastecimento de Águas
    Projecto de Rede de Drenagem de Águas Residuais
    Projecto Rede de Drenagem de Águas Pluviais
    Projecto de RCCTE ou RCESE
    Projecto de Instalações e Equipamentos Eléctricos e Telefones
    Projecto de Segurança Contra Incêndios
    Projecto de Instalação e Equipamentos de Aquecimento e Ventilação
    Projecto de Comportamento Acústico
    Projecto de Rede de Gás
    Projecto de Mobiliário e Decoração

Muito agradecido,

lvs

Nesse caso em particular, visto tratar-se de obras de remodelação, o melhor é mesmo pedir orçamentos especificos para a obra em concreto... não existem "receitas"
    •  
      FD
    • 9 julho 2009

# 551

A vossa prosa anda riquíssima.
    Cornettos e bolacha mole... :D
  9.  # 552

10.  # 553

Não sei quem disse "uma casa é para toda a vida", é verdade mas o que me custa por vezes é ouvir isto de basicamente todas as pessoas e no final ficarem com uma aberração"" para toda a vida e na maior parte das vezes pagam 6.000 10.000 acima de isso...a questão não é o preço mas o projecto ainda ninguém percebeu isso...hum

Roubo??!! Porque? Algum cliente é OBRIGADO a aceitar esses valores?
    Ora essa... Se calhar quer obrigar as pessoas a cobrarem o valor que VOCE acha justo!
    Cada um cobra o que quer. O cliente aceita ou não...
  12.  # 555

Ora essa... Se calhar quer obrigar as pessoas a cobrarem o valor que VOCE acha justo!

Boa tarde. E o que não falta são gabinetes de arquitectura, arquitectos e engenheiros. É só escolher. Continuo a não perceber o porquê das pessoas questionarem determinados valores apresentados e dizerem que é um roubo. É muita falta de ética, respeito e educação. Só é "roubado" quem quizer, consultar muitos arquitectos, empresas, engenheiros etc... é um DEVER e OBRIGAÇÃO de cada um, estamos num regime democrático e a escolha é livre. Por favor, PAREM de insultar os demais. Também poderia dizer que o sr.Nephilim paga porventura 4,50 por um bitoque no Zé Manel e poderia comer o mesmo bitoque por 3,50 no Manel José. É um roubo????
    Atentamente
  13.  # 556

Colocado por: empatias

Boa tarde. E o que não falta são gabinetes de arquitectura, arquitectos e engenheiros. É só escolher. Continuo a não perceber o porquê das pessoas questionarem determinados valores apresentados e dizerem que é um roubo. É muita falta de ética, respeito e educação. Só é "roubado" quem quizer, consultar muitos arquitectos, empresas, engenheiros etc... é um DEVER e OBRIGAÇÃO de cada um, estamos num regime democrático e a escolha é livre. Por favor, PAREM de insultar os demais. Também poderia dizer que o sr.Nephilim paga porventura 4,50 por um bitoque no Zé Manel e poderia comer o mesmo bitoque por 3,50 no Manel José. É um roubo????
    Atentamente

Sim na realidade tens razao cada um é livre de pedir o que bem entender , lá isso é verdade. Mas o autor do topico pediu uma opinião e eu estou a dar...e tenho o direito de dar.

Agora se for um projecto de arquitectura de uma moradia normal, ate tar aprovado só a arquitectura 6000euros acho mto na minha opinião, se for todas as especialidades por 6000euros tb acho mto... se acho mto é porque logicamente tenho meios para arranjar mais barato, mas quem quiser pagar 6000 paga está no seu direito. Já agora a qualidade do projecto nao está necessariamente a ver com o preço ou em o arquitecto ser melhor ou pior nem os eng... tem a ver com a complexidade do trabalho com as horas gastas etc,,,, ha quem prefira ganhar menos e fazer varios projectos, ha quem prefira fazer 2 ou 3 e ganhar o mesmo.

Mas como disse e bem casa um é livre de pedir e escolher o que quiser.
  14.  # 557

Colocado por: NephilimSim na realidade tens razao cada um é livre de pedir o que bem entender , lá isso é verdade. Mas o autor do topico pediu uma opinião e eu estou a dar...e tenho o direito de dar.

Claro que sim. E tem todo o direito de achar caro. Agora chamar-lhe roubo é que é um disparate.
    Colocado por: Nephilimha quem prefira ganhar menos e fazer varios projectos, ha quem prefira fazer 2 ou 3 e ganhar o mesmo.

De certeza? Alguém prefere trabalhar mais para ganhar o mesmo? :) Eu não sou mesmo desses...
  15.  # 558

Efectivamente o forum é livre para cada um dar a sua opinião mas se formos a ver bem a nossa sociedade está como que corroida por isto e por aquilo e se cada um de nós não formos dando um pouco de dignidade "ás coisas" poderá ser o descalabro.
    E como se pode muito bem demonstrar, 6000 euros pode ser um preço bastante justo para um projecto de arquitectura assim como pode ser exagerado mas seguramente um projecto de arquitectura por meia duzia de euros será certamente algo á medida de quem o quer pagar assim e não me convençam do contrário, pois para qualquer outra coisa na vida é assim que funciona.
    Já agora faz confusão querer pagar o minimo pelo "boneco" e depois meter na obra qualquer coisa superfula até, por milhares de euros.
  16.  # 559

Colocado por: marco1Já agora faz confusão querer pagar o minimo pelo "boneco" e depois meter na obra qualquer coisa superfula até, por milhares de euros.

Isso é que é a maior verdade! "Poupa-se" em algo verdadeiramente fundamental, e depois colocam-se grandes panos revestidos a granito, com colunas em pedra todas trabalhadas (e caríssimas!), duas banheiras de hidromassagem (que vao ser ligadas uma vez na vida), etc, etc... Prioridades...

NOTA: a alusão ao granito, colunas, banheiras, etc é meramente um exemplo! Não quero que ng fique "melindrado"! ;)
  17.  # 560

Boas

a alusão ao granito, colunas, banheiras, etc é meramente um exemplo! Não quero que ng fique "melindrado"! ;)

Tarde demais! tenho as minhas casas de banho revestidas a grandes panos de granito, com duas hidromassagens cada e com colunas na entrada. Consegui isto tudo negociando com arquitecto o preço do projecto. Não consegui nada do engenheiro porque estes já ganham pouco: saí do gabinete dele com as lágrimas nos olhos :-)

Como o Troll não aparece, faço a vez dele
    cumps
    José cardoso

0.1498 seg. NEW